VIZINHOS!!!

MarceloCavic

Active Member
A Paz a todos.

Na igreja em que congrego começamos a ter problemas com o vizinho ao lado devido ao volume do som, e para ajudar abriu outra igreja em frente! Estranho, né? Mas é bem de frente. Consequentemente o pessoal começou a tocar mais alto. Porém fiz um teste hoje e pude perceber que 65% do som que nosso vizinho ouve vem das caixas que estão em "Fly". Vou tentar explicar como é a instalação:

Salão:

- 21 metros de comprimento, 6,80m de largura e 5m de altura, sendo:
- 04 metros para o pulpito e "palco" e 15m para o salão, os outros 2m temos os banheiros, cantina e acima a sala pastoral e secretaria.

PA:
2 caixas 250W 15"+ 75W DTI em Fly, a 30 cm do teto.
Potencia UNIC 500W+500W em 4 ohms
Mesa beringher xenyx 2442 fx

RETORNO: recebe dos auxiliares 1 e 2 da mesa. Potencia DBS 720
1 caixas 300W 15"+ 70W + 50W, woofer, corneta e tweeter (não tenho certeza, pois já era do salão antigo) essa caixa fica do lados dos músicos que estão do lado esquerdo do púlpito em um patamar mais baixo de lado em relação a igreja, e uma caixa com um falante de 10" e um tweeter que fica do lado oposto, para os grupos que cantam lá na frente. Não preciso nem falar que ela some em comparação com a outra.

PROBLEMA SÉRIO: Não tivemos condições de instalar forro no salão, que não tem laje, tem um telhado de zinco, para suprir a falta colocamos um tecido (TNT)no teto, que ficou até bom para o som da igreja, graças a Deus não temos problemas com reverberação. Porém o som escapa pelo telhado e por incrível que pareça, da casa do nosso vizinho se ouve tudo, até os agudos!!! Quando o PA está aberto.

A parede do lado esquerdo faz divisa com a casa dele, não dupla foi usado a mesma parede que é o muro da casa e a parede da igreja, essa parede só é dupla da metade para baixo, da metade para cima ela tem algumas colunas, formando caixas que eu acho que até segura a reverberação do salão.
Meu pastor falou em colocar placas de espuma acima do tecido, mas tenho medo de gastar com isso e não resolver, será que terei que mudar as caixas do PA? A princípio vamos abaixar o volume que no meu ver é bastante alto. Problemas de acústica me deixam de cabelo de pé, são extermamente complicados!

Sugestões são bem vindas.

Abraço,

Marcelo
 
Hei camarada,
APDS...

Cara não sou o perito mas te digo logo, convoque alguem especializado para fazer um tratamento acustico em sua igreja URGENTE.
Derrepente do jeito que ela esta atende à vcs que estão dentro da igreja, mas se o som ta vazando isso é problema...

Outra coisa , com um bom tratamento acustico, vc evita que o som da Igreja da frente invada seu territorio.

Ai vem as dicas de sempre que a galera vai falar ai:
1 - Retorno de fones
2 - matar os cubos dos instrumentos
3 - Posicionar corretamente as caixas, talves até dividir elas de espaço em espaço, pra cobrir uma area maior mas com menos barulho
4 - Aquario no batera.
5 - Dá um jeito no seu retorno, pra ninguem ter que ficar ghritando pra se ouvir.

e por ultimo mas não menos importante, conerter seu vizinho, e dar testemunho pra ele. Geralmente os maiores problemas com vizinhos é por que eles tomam antipatia dos crentes. Se ele for convertito, na hora do barulho ele tb vai estar em alguma igreja!! hehehe.

Os acaras feras logo logo apareceram aqui pra sanar as suas duvidas, sou apenas um jovem padawan sonoplasta....
 
A Paz.


Temos um fator agravante nisto tudo, no atual momento não temos condições de arcar com os custos, sei que com um profissional a solução é certa, mas não podemos contar com essa idéia.

Marcelo
 
caros irmaos....

este assunto é muito importante, e quase sempre nao se da a mínima atenção ao caso.
Vamos ver o contexto bíblico primeiro.
Nós(filhos do Deus altissimo, Embaixadores do Rei Jesus aqui naterra 2Cr 5.20) somos representantes direto de Jesus, se tem alguem em que o mundo deve olhar e ver Jesus, este somos nós. Agora pergunto, se fosse Jesus Cristo o pastor ou mesmo o operador de audio, ou outro membro da nossa igreja, digo em pessoa fisica mesmo. Qual seria a atitude dele?
Irmaos, as vezes estamos escandalizando o evangelho, afaztando pessoas de Deus pelo simples fato de usar o som alto de mais e nao se preocupar com os visinhos, vem bem, se fizer-mos uma pesquisa aqui, vamos ver que quase todos aqui tem problemas com visinhos, se contar-mos somente aqui no forum acredito que vamos ter algumas milhares de almas que não sao alcancadas por causa da frieza com que tratamos esta questao. E qual o preco dessas almas? menos que os investimentos para resolver tal atrito? a biblia nao mensiona o valor de uma alma, nao em especie, mas por um preço incalculavel: O Sangue de Cristo na Cruz!!! Este é o valor pago no Calvario pela alma do seu vizinho que pelos sons altos fica inválido. Eu particularmente tenho muito medo de ser cobrado de mim isso no dia do juizo final.
Abrimos muitas igrejas, sem nenhuma estrutura, em qualquer lugar, e nao temos zelo com os vizinhos da igreja, muitas vezes os problemas já comessam na costrucao e depois so se alastram, e ai pessamos que nao podemos "dar mole" para vizinho nao atrapalhar a obra, mas nao é bem assim, não é seu vizinho que é contra a igreja, a Biblia diz que nossa guerra nao é contra carne ou samgue, sim, comtra os principados e potestades. O seu vizinho é alvo do amor de cristo, e é seu dever orar por ele, tudo de mal que possa vir do vizinho contra a igreja é obra maliguina, como nao conhece Deus, satanás toma conta de sua vida e atravez dele afronta a igreja.
Irmãos,sejamos zelosos, cuidadosos, não vamos manchar o evagelho com nossos vizinhos, vamos sim, obedecer as leis, seguir os ensinamentos de Jesus Cristo. Não vamos "pagar" o sacrificio de Cristo na Cruz com o valor de um planejamento acustico ou coisa assim.

vamos pelo contexto material:

a internet esta cheia de materias de igrejas multadas e até fechadas pela justica por violar as leis.
Clique aqui e veja.

Observem, no final vai ficar mais caro pagar as multas e as indenizacoes do que fazer o servico certo. Nao temos cuidados básicos, olhem este caso em questao: a igreja foi construida no muro de divisa, parede e meia com a casa ao lado, não há como nao ter barulho do outro lado, um problemas dificil de resolver, quase impossivel. e temos muitos casos assim.
Em paredes de studios bons, normalmente faz-se paredes de 40cm de espessura, com reboco de 3 a 4cm, e depois ainda entra as lãs isoladores e absorvedoas para que nao vaze e nem entre som e nem as vibracoes. Dificilmente vamos conseguir issocom templos colados nas casas.

Se continuar-mos com esse sistema a "moda vao se embora" dificilmente vamos ter resultados satisfatorios, tanto tecnicamente quanto espiritualmente.

abracos
 
Olá Marcelão, tudo bem?

Ah... pelo que entendi, você acredita que o som está "vazando" para o vizinho pelo telhado, estou certo?

Se sim, já pensaram em:

- diminuir a altura da caixa?

- alterar a angulação da caixa, deixando-as mais inclinadas para baixo, para o chão (jogando menos som para o telhado).

Claro que falo isso sem ver a igreja. Com fotos, talvez seria diferente.

Um abraço,

Fernando
 
A Paz a todos.

Realmente Alex você tem razão, porém o nosso salão é alugado e quem mora do lado é o genro do dono do salão, vamos conversar com dono e negociarmos o fechamento da parede até em cima. Inclusive vou encaminhar a reportagem ao meu pastor.

Fernando, tudo bem. Como vão as coisas na linda Vitória?

Eu estou no Rio esta semana, mas vou tirar as fotos assim que voltar e colocá-las aqui pra o pessoal dar uma olhada, estive pensando em contratarmos um empresa para jatear celulose no telhado o que acha?

Claro que a solução mais barata é diminuir o volume, vou baixar uma cópia da legislação paulista e comprar um decibelímetro, quem sabe assim o pessoal me entende.

Segue abaixo o link que consultei a respeito do serviço:

http://www.acustica.ind.br

Eles cobram de R$ 20,00 a R$ 24,00 o metro quadrado instalado.

E com relação ao angulo das caixas eu estive lendo a algum tempo o artigo "A lei dos inversos dos quadrados" (ótimo por sinal) e essa história de -3dB é séria, mas gostaria de saber se a queda em 3dB é gradativa a distância ou é como se fosse um barreira? Por exemplo:

A partir de tal ponto -3dB!

Pois utilizando meu "ouvidômetro" o que acontece lá na igreja é isso, a partir de tel ponto -3dB, achei estranho e estava até pensando em diminuir a inclinação das caixas jogando mais som no teto. Um vez que pelo lazer que usei para pendurar as caixas o domo do falante cai exatamento na altura do ouvido da pessoa que está sentado na última fileira de cadeiras. Porém pra ficar agradável lá trás onde está o operador no meio do salão o som está bem alto.


Um abraço.

Marcelo.
 
A queda de 3dB com o dobro da distância é gradativa. Mas isso é válido para ambientes abertos. Em locais fechados, a coisa é muito mais complicada.

Quando falei para inclinar mais a caixa, é de forma que a maior parte do som seja encaminhado ao chão, onde as roupas das pessoas ajudarão a absorver parte do som. Isso funciona bem com médios e agudos, mas pouco com graves.

E a linda Vitória continua linda mesmo.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
A queda de 3dB com o dobro da distância é gradativa.

Só prá lembrar, a queda do nível de pressão sonora com a distância, para sistemas de caixas com projeção cônica (sistemas convencionais) é de 6 dB e não 3 dB. O nível cai 3 dB quando se está utilizando sistemas do tipo line array... e como o Bersan bem disse, isso é válido para ambientes abertos... em ambientes fechados a coisa muda de figura.

[]'s
 
fotos

Seguem as fotos:

Essa é a vista frontal, tá meio embaçado por que foram tiradas com meu celular.

09-08-08_2145.jpg



Aqui é onde ficam os músicos: Pequeno né?

09-08-08_2144.jpg


Essa é a nave da igreja:

09-08-08_2146.jpg


Essas são as caixas do PA, queria colocá-las em custler, mas sabe a tal da "estética"

09-08-08_2147.jpg


Aqui fica o operador de som, meio improvisado, mas vamos acertar.

09-08-08_2148.jpg


Essa é a visão que ele tem, isso aí em cima no teto é tecido TNT acima estão as telha de zinco.

09-08-08_2149.jpg


São cinco janelas iguais do mesmo lado, a porta ao lado do púlpito fica sempre fechada, temos uma porta de correr de 1,20m da largura do lado direito logo atrás:

09-08-08_2154.jpg


Esse é o retorno ao lado dos músicos, do outro lado tem uma caixinha com um falante de 10" e em cima do púlpito outra com falante de 10":

09-08-08_2151.jpg


Espero que as fotos ajudem um pouco, estamos pensando em mandar jatear papel picado com espessura de 1" no telhado e remover o tecido. O que acham?

Até que não é tão difícil postar as fotos, só queria saber como deixá-las menores.

Um abraço a todos!

Marcelo
 
Eu uso o Paint do próprio Windows.

Abro a foto. Aí vou em Imagem - Alongar\Inclinar.

Na tela que aparece, em Alongar Horizontal e Vertical vou reduzindo a porcentagem da foto. Uso sempre o mesmo valor tanto na horizontal quanto vertical (caso contrário, distorce a imagem).

O valor da porcentagem correta depende muito da resolução da foto. Vou testando até encontrar o melhor valor. Se ficar grande ou pequena demais, vou em Editar/Desfazer.

Eu vou conferindo o tamanho em Imagem - Atributos. A foto tem que ter largura menor ou igual a 600 pts, que é para caber na tela de quem tem monitor de 14" e 15" e usa 800x600.

Dá um pouco de trabalho, mas a vantagem é que faço isso em qualquer lugar (casa do tio, Anfiteatro, serviço, mãe, etc). Todo Windows tem Paint. E o trabalho é só na primeira foto, descobrir qual a melhor relação de porcentagem a usar. Depois que encontra, só fazer direto para as próximas fotos.

Um abraço,

Fernando
 
salão

Davi e Fernando obrigado pelas respostas, vou diminuir as fotos na próxima vez, mas a respeito do salão, teriam alguma sugestão, conforme falei estamos pensando em contratar uma empresa para jatear celulose nas telhas, será que existe uma solução mais barata.



Abraço, Deus abençoe!

Marcelo
 
Back
Topo