VANTEC – A caixa de som Wireless da DAS

Hoje zapeando por sites e redes sociais na internet encontrei uma caixa de som interessante, que não me lembrava ter visto antes. A série VANTEC da empresa espanhola DAS, uma linha de caixas acústicas ativas com alguns diferenciais importantes.

A linha VANTEC que hoje conta com 08 caixas de som, sendo 04 modelos ativos com seus respectivos “irmãos” passivos. Diferentemente do que o brasileiro é acostumado por aqui, não podem ser interligadas com as ativas. Os modelos ativos não possuem saída amplificada, não sendo possível “economizar” com amplificador.

Painel Vantec 12A

Características da linha Vantec

As caixas de som ativas possuem duas entradas XLR COMBO (input 1 e 2) além de uma entrada TRS 3,5 mm denominada como “Auxiliar In”. Possui saída XLR com seletor de fonte com três opções: MIX (para utilizar o mesmo áudio que está sendo reproduzido pelos auto-falantes) e CH 1 e CH 2 para enviar o áudio das respectivas entradas, possibilitando também o envio do áudio recebido pelo “Auxiliar In” (CH 1) e também o áudio recebido pelo diferencial da linha VANTEC que irei falar daqui a pouco.

O painel de amplificação tem os diferenciais que a DAS idealizou para a linha. Começam com um sistema de DSP com vários presets de fábrica de rápida seleção. É possível também fazer ajustes finos de várias configurações que podem ser acessadas e ajustadas no painel. Esses ajustes são feitos com apenas um botão. O DSP da linha VANTEC possui vários recursos como: Ganho, HPF, LPF, EQ, Limiter, Delay e Expander.

O Diferencial

O grande diferencial da linha é o modo de uso WIRELESS. Isso mesmo, a linha VANTEC pode ser usada sem a conexão de cabos de sinal!!!

i2

O sistema conta com a tecnologia Bluetooth para realizar a tarefa de interligar as caixas com um dispositivo de reprodução. É possível ligar um Smartphone, tablet ou mesmo um notebook. A configuração e simples e a partir de duas caixas pode-se usar o sistema com canais separados (L e R).

A distância máxima entre o dispositivo com a fonte sonora e a caixas “master” é de 20 metros. Daí em diante é possível enviar o áudio de caixa para caixa também via Bluetooth, sempre com o limite de 20 metros entre uma e outra. Ou seja, a distância entre o dispositivo de reprodução e a segunda caixa pode ser de até 40 metros.

Li o manual da mesma e não ficou claro se é possível fazer a conexão de mais caixas ao sistema sem fio. Caso seja possível, as possibilidades de uso para eventos em que se faz o uso de várias caixas seria uma ótima opção. Para fazer a cobertura de um salão comprido, por exemplo num evento de desfile seria uma ótima pedida. Afinal, nem sempre é fácil passar cabos de sinal e “harmonizar” com a decoradora (rsrs)…

O que me espantou na linha foi o preço. Encontrei em uma loja três modelos (12A, 15A e 18A) com preços que vão de 6,6 a 10,9 mil reais!!! Certamente não são a primeira opção para fazer som ambiente em eventos de pequeno porte…

About the Author

Dener Pereira da Rosa
Dener Pereira da Rosa
Técnico de Som 1° Igreja Presbiteriana Renovada de Juína, Operador de Áudio e Vídeo Câmara Municipal de Juína e Produtor de Eventos

Be the first to comment on "VANTEC – A caixa de som Wireless da DAS"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Fechar