O controle de PAN é um completo desconhecido para a maioria dos operados de som nas igrejas. Ainda que presente em qualquer mesa de som, o pessoal simplesmente não sabe e/ou não usa. Esse comando pode ser um tremendo aliado para quem tem aquelas mesas de som mais simples, sem Auxiliares ou mesmo com poucos deles. O que vamos falar serve para qualquer mesa simples, qualquer marca e modelo.
O controle PAN tem marcado L na extrema esquerda, e marcado R na extrema direita. Isso quer dizer que, nas posições extremas, o som daquele canal será enviado somente para o Master L ou somente para o Master R. Nas posições intermediárias, o som será enviado em maior quantidade para um Master que para o outro. Na posição 12h (o controle no meio), o som é enviado igualmente para os dois canais.
Essa explicação só tem uso prático se utilizarmos em conjunto com os Masters. Veja um exemplo prático:
Uma igreja bem simples, com 4 caixas de som para o público (PA) e uma ou duas caixas de retorno para os músicos.
Assim, se usarmos o controle de PAN, podemos fazer mixagens diferentes, uma destinada ao público e outra aos músicos. Veja:
A idéia é simples, o uso é simples e fácil, mas muita gente não conhece e "passa aperto" com as reclamações dos músicos de que "não estão se ouvindo".
O ideal mesmo é ter uma mesa de som com recurso Monitor (Auxiliar Pré-Fader) e um amplificador dedicado apenas para os retornos dos músicos. É muito melhor para trabalhar, mas isso fica para um próximo artigo. Para quem conta apenas com equipamento simples, as idéias desse artigo são bem úteis.
Observação importante: o controle de PAN só é mais sentido próximo dos seus limites, ou seja, perto dos extremos. Isso é normal em todas as mesas, nacionais ou importadas.
O controle PAN tem marcado L na extrema esquerda, e marcado R na extrema direita. Isso quer dizer que, nas posições extremas, o som daquele canal será enviado somente para o Master L ou somente para o Master R. Nas posições intermediárias, o som será enviado em maior quantidade para um Master que para o outro. Na posição 12h (o controle no meio), o som é enviado igualmente para os dois canais.
Essa explicação só tem uso prático se utilizarmos em conjunto com os Masters. Veja um exemplo prático:
Uma igreja bem simples, com 4 caixas de som para o público (PA) e uma ou duas caixas de retorno para os músicos.
- Master L alimenta o canal A do amplificador e este alimenta as 4 caixas do PA
- Master R alimenta o canal B do amplificador e este alimenta as caixas de retorno
Assim, se usarmos o controle de PAN, podemos fazer mixagens diferentes, uma destinada ao público e outra aos músicos. Veja:
- A voz do dirigente do culto deve ser sempre voltada para o PA (PAN todo em L). Os músicos, que muitas vezes estão localizados próximos dos dirigentes, podem ouvir a voz diretamente. Isso inclusive evita microfonias que possam acontecer no mic do dirigente.
- Instrumentos acústicos (que produzem som por si só) podem ter mais volume no PA que no retorno dos músicos. Flautas, violinos, violões, todos eles podem estar com o PAN mais para à esquerda (mais para o PA) que para o meio.
- Instrumentos elétricos (teclado, baixo, guitarra), que não tem som próprios, esses podem estar com o PAN no meio ou até mesmo mais para a direita (mais para o retorno).
A idéia é simples, o uso é simples e fácil, mas muita gente não conhece e "passa aperto" com as reclamações dos músicos de que "não estão se ouvindo".
O ideal mesmo é ter uma mesa de som com recurso Monitor (Auxiliar Pré-Fader) e um amplificador dedicado apenas para os retornos dos músicos. É muito melhor para trabalhar, mas isso fica para um próximo artigo. Para quem conta apenas com equipamento simples, as idéias desse artigo são bem úteis.
Observação importante: o controle de PAN só é mais sentido próximo dos seus limites, ou seja, perto dos extremos. Isso é normal em todas as mesas, nacionais ou importadas.
Editado por um moderador: