01v96

gabriel_equalize

Moderator
Moderador
2 dúvidas:


1- Na 01v, a seleção de Pré/Post fader nos auxiliares é global, ou pode ser feita canal por canal?


2- Os auxiliares são pré ou post EQ?
 
ola,

1 - é feita canal por canal e independente para cada auxiliar. mas tem como usar um global mode sim, esse para cada auxiliar, ai vc coloca todos os canais em pre ou pos para aquqle aux.

2 - é pos eq.

abçs
ingo
 
E o fato de ser PÓS-EQ não prejudicaria a qualidade quando se usa fones de ouvido?

Uso atualmente uma Ciclotron CSM 24.8, que tem seleção PRÉ/POST EQ nos auxiliares...

Sempre deixo os microfones e instrumentos em Pré-EQ nos fones de ouvido, pois a equalização ideal para os PAs não fica legal nos fones....


Alguma idéia?
 
Seu pensamento é correto Gabriel.

O músico quer ouvir o seu som, do jeito que sai do instrumento, e não depois de equalizado para o PA.

Por outro lado, isso depende da mesa de som. Muitas são Pós-Eq, e não tem jeito de mudar isso, é característica do equipamento.

O PowerPlay HA4700 tem um controle de tonalidade, agudo e grave, que ameniza o problema.

Um abraço,

Fernando
 
A única alternativa que penso é usar 2 canais por instrumento, usando um deles para PA, e outro para os fones de ouvido...

Nada prático, mas acho que vou ter que fazer isso ao menos nos instrumentos eletrônicos, como Teclado e Guitarras com pedaleiras...

Ou faço cabo em Y, ou uso Direct Out->Line In
 
oi...
na verdade se vc for usar 2 canais, não precisa de cabo y nem sair e entrar de novo...
basta entrar no patch interno da mesa e nomear um outro canal dela com a mesma entrada. ai vc fica com 2 canais com o mesmo sinal, um para o pa e outro para o monitor. eles vão compartilhar o mesmo pre, isso eu sei. a noite qdo for pra record eu testo isso e te falo, ok??
abçs
 
ingo disse:
... na verdade se vc for usar 2 canais, não precisa de cabo y nem sair e entrar de novo...
basta entrar no patch interno da mesa e nomear um outro canal dela com a mesma entrada. ai vc fica com 2 canais com o mesmo sinal, um para o pa e outro para o monitor. eles vão compartilhar o mesmo pre, isso eu sei. a noite qdo for pra record eu testo isso e te falo, ok??

É isso aí mesmo, Ingo... é assim que funciona. Já fiz muito isso para fazer PA e monitor com a mesma mesa. Para ter uma EQ independente para o retorno, copiei os canais para a outra cena... a cena 1 era PA e a 2 era monitor. A única coisa chata é ficar virando página... mas vc se acostuma.

[]'s
 
Permitam-me outras dúvidas sobre a 01v...

1- Os 16 canais naturais da mesa, sem se utilizar das expansões, tem a opção de Phantom Power... E aqueles ligados através do ADA, não tem phantom?

2- A mesa tem recurso de inversão de fase?

3- Como faço para utilizar Direct Outs?

Obrigado pela atenção.
 
olá,
1- na parte de tras da mesa vc acha as chaves de phanton, em grupos de 4, como nas analogicas...normalmente, se vc usar um pre externo, ele mesmo tem a chave de phanton, mas se usar uma placa adicional, não terá phantom, pelo menos nem no site yamahamusical.com.br nem no yamahaproaudio.com tem referencia a alguma placa com este recurso.

2- sim, em cada canal vc tem esta opção. vá em VIEW, na aba PARAMETER, e vc verá uma simbolo de fase logo abaixo do meter. NOR é de NORmal e REV de REVerse.

3- é..esta mesa não tem direct outs...rsrss
se vc se refere aos omni outs, é so configurar no patch dela. clique em PATCH, vá na guia OUT PATCH e ache os 4 omnis dela. vc pode endereçar praticamente qualquer coisa neles, desde um sinal de insert out de um canal até auxiliares e buses. ai vc também configura os patchs das placas de expansão se vc tiver alguma...
abçs
ingo
 
Mano, certeza que não dá para configurar Direct Outs através de ADAs?

Um vendedor me garantiu que consegue colocar 36 canais, 8 auxiliares e 36 Direct Outs (um para cada canal, logicamente) nessa mesa... Fiquei pensando como faria isso...

Será que dá para ligar mais um ADA, e configurá-lo nos PATCHES para Direct Out?
 
opa....ai eh outra coisa.....rsrs
se vc reparar, deixei isso em aberto...qdo no meu ultimo paragrafo falo de configurar as placas de expansão. claro, ai vc pode colocar um monte de expansões e configura-as pra usar como vc quiser....
na record, por ex, na mesa de stand-by que tenho, temos placas de in e out, ai usamos todos os canais dela, analogicos e digitais, e todas as saidas dela, mais as das placas, pra distribuir o l-r dela pela emissora.
abçs
ingo
 
Sem querer abusar da boa vontade de nosso amigo Ingo, hehehe...

Como se faz a ligação dos cabos nos ADAs?

Se eu quiser usar TODOS os recursos da mesa, ou seja, 36 canais, 36 direct outs, 8 auxiliares, o que preciso comprar? Como fazer essas ligações?



Valeu mesmo pelo apoio ae.
 
opa...aproveita e abusa ai...rsrsrss
ligas os adas é ouuuuutra historia...
vai depender de que tipo de ada vc vai usar. a yamaha tem placas com varios tipos de conectores, desde os adat até aes.
vamos por partes...como vc falou que quer usar toda a mesa, vou ver aki na record q placas eles usam. ai te falo, ok?
so esperar q mais a tarde da uma folga aki e vejo..abçs
ingo
p-s.: q ada vc pretende usar ai???
 
Não precisa nem dizer que quero os da Yamaha, só que não tenho a mínima idéia do quanto custam...

Outra alternativa são os ADA8000 da Behringer... Preço de Behringer, Prés de Behringer (tenho consiência disso)..

Se eu trabalhasse com Yamaha para as entradas e Behringer para as saídas, para equilibrar o custo/benefício, é possível?
 
Bom... só prá esclarecer... ADA é da Behringer... os da Yamaha têm outra designação que não me lembro agora...

Quanto ao preço, da última vez que cotei os conversores da Yamaha, custavam algo em torno de R$ 7.000,00... mais caros que a 01V.

P.S.: O pré da Yamaha é o AD8HR.

[]'s
 
é...bom, como o david colocou, os pres da yamaha são caros, na verdade são uma linha indicda mesmo pra uso com mesas tipo pm5d, pm1d e por ai vai...
pras mesas de baixo custo, as da serie 0, (02r, 01v) e dm (dm1000 e dm2000), não são indicados pelo custo proibitivo. na verdade, a propria yamaha sabe que o pessoal usa os pres da behringer mesmo.
se quiser dar uma melhorada, tem a alto, presonus e outras com pres bons, mas um pouco mais caros tb...
ai pra ligar na 01v, so precisa da expansao dela, que a yamaha tem...
mas vamos ver ai com calma, escolhe um modelo de pre e vamos montando...
abçs
ingo
 
Duvida cruel

Olá, sou novo na area e estou com um problemão. Na minha igreja compramos uma 01v96 e não sabemos como usar os oito auxiliares, no momento estamos nos virando com os quatro existentes. Se alguem puder me ajudar com isso, ficarei muito grato.
 
Me corrijam se estiver errado, mas na minha cabeça, Behringer e Alto são marcas totalmente comparáveis... Ambos são de fabricação chinesa e preços muito próximos...

Mas vamos supor que eu compraria tudo Behringer mesmo (já que a Yamaha não nos dá opção)...
 
oi...vc está certo. behringer e alto são sim marcas em patamar parecido. mas ainda acho que a alto leva uma pequena vantagem pela qualidade/durabilidade. mas se sua aplicação não exige uma qualidade absoluta e o fator $$$$ pesa, os da behringer dão pro gasto. claro que devidamente testatdos e ouvidos, já que sabemos que há diferença até em lotes de produtos behringer.
abçs
ingo
 
ah....alguem ai saberia me dar o modelo dos behringer em questão..rsrss
nunca os usei, aqui na record eles usam pres da amek..r.srsrs
abçs
ingo
 
Back
Topo