01v96

Ingo....uma curiosidade...

Quando as tvs, tipo Record, Globo, vao comprando outros equipos, o que eles fazem com os usados, mas ainda funcionando?? Vendem, doam pra igrejas?? ehheheh

Imagino o tanto de equipamento que uma emissora de tv tenha pra fazer varios programas de auditorio, com bandas ao vivo, essas coisas. Imagino tambem que o orcamento seja bem generoso pra compra desses equipos....Com funciona isso? Quem define o que vai ser comprado?

[]´s
Andre
 
Eu tenho um amigo que trabalha na Rede Gazeta, retransmissora da TV Globo no meu estado, e me falou o seguinte:

Tudo o que quebra ou dá problema eles tentam consertar lá mesmo. Não sendo possível, jogam em um depósito grande, onde o material fica lá até não ter mais nenhum equipamento igual em uso, e só então leiloam, doam, jogam fora, etc.

Eles fazem isso porque sempre compram uma quantidade grande de um mesmo equipamento, por exemplo, 10 microfones sem fio iguais. Aí vão estocando os quebrados para fazer canibalismo (tirar peças) e consertar outros, e assim vai.

Só que, até tudo quebrar, leva anos, aí já viu, material mal estocado, depósito todo empoeirado, úmido, etc. Não sobra muita coisa aproveitável em um leilão.

É o que acontece aqui.

Um abraço,

Fernando
 
olá,

bom, vamos tirar um paradigma aki...rsrsrs

orçamento de televisão pra áudio é igual a compra de supermercado. você adoraria comprar um monte de bolachas, sorvetes, doces, carnes de 1ª e tal....mas acaba levando o que? arroz, feijão e musculo moído pra fazer croquete.

tirando a globo, que teve um apoio fenomenal na época da ditadura pra ter acesso a equipos estrangeiros (leia-se SSL, Neve e por ai vai), o resto ainda usa as mesmas mesas a 20 anos!!!!
quando trabalhei na bandeirantes, em 2005, eles estavam trocando uma mesa da sony, mxp-700 por uma studer 928. a mxp tinha pelo menos 15 anos de uso, estava toda arrebentada, afinal, depois de tanto tempo nem peça pra repor tinha mais. só funcionava metade dos canais.
na rede tv, tem ainda uma yamaha m2500, que na época que trabalhei lá, no fim de 2006, estava com quase 20 dos 56 canais dela queimados.
na record, tem uma series five, da soundcraft que estão pedindo arrego, alias, só não pararam pq são soundcrafts....rsrsrs
na própria globo, não sei se ainda estão lá, mas tinha duas neves dos estúdios 1 e 2 que estavam querendo se aposentar...rsrs
claro, a manutenção é constante, mas os problemas também...a própria SSL do estúdio 3 da globo, que tem uns 10 anos tb já está pedindo arrego.
nos estúdios onde costumo trabalhar aqui na record, usamos as 02r96 da yamaha. no estúdio ao vivo, já trocaram 4 faders da mesa. e olha que estou falando de emissoras grandes. imagina nas pequenas!!
infelizmente, áudio em televisão, no brasil é sinonimo de piada. se pifa uma mesa de som, vai se usando ela até ela queimar, e acredite é assim mesmo. a da band que citei ai em cima so foi trocada pq ela já tinha tantos canais pifados que não dava pra ligar tudo o que precisava. até que um dia, por sorte, a studer já estava ligada em paralelo e a sony simplesmente parou, pífou geral. o cara teve que botar a outra mesa no ar em questão de segundos....isso sem sequer receber um treinamento ou ter a mesa identificada sobre como estava ligada.
agora, imagine se pifa uma camera dessas novas, HDTV, que custa o conjunto de camera, lente, tripe hidraulico, controle de vídeo uns 300.000 a 500.000 dólares. tem gente que dá a luz!!!!!

complementando o que o bersan falou, exatamente pela dificuldade em comprar equipamento de áudio, e pela restrição de orçamento a ser gasto nisso (acredite, alguem viu algum diretor de alguma tv na última AES??? lembram qual era o tema? 'convergencia sourround', talvez interessasse em tempos de tv digital e áudio multicanal...) se compra tudo parecido. fica mais fácil o canibalismo...rsrs
quando um equipo se aposenta por ser substituído por outro melhor, se ele ainda funciona, é mandado pra retrasnsmissoras ou vai pra algum depósito mesmo. somente coisas maiores, como cameras, mesas de som e vídeo, vt´s que são vendidos a produtoras ou interessados.

esta semana está acontecendo a feira broadcast & cable, no centro de convenções imigrantes. vou até lá hj a tarde. sabe quem mais do áudio daqui vai? ningeum eu acho. mesmo pra eu ir, tive de trocar de horário com um colega. e sabe o que mais vai ter lá? cameras de vídeo!
de áudio mesmo, uns 5 ou 6 stands. studer, digidesign, shure, sennheiser e yamaha. se tiver mais algum é lucro!!!!

e viva o áudio broadcast no brasil!!!!!!!!

abraços
ingo
 
Caramba, achava que o Ingo vivia num paraiso de equipos de ponta e em quande quantidade. Como o David disse: Viva as Igrejas.

[]´s
Andre
 
achava que o Ingo vivia num paraiso de equipos de ponta

Mas ele vive! Olha só o que ele citou:

SSL, Neve, Sony, Studer, Yamaha, Soundcraft...

é tudo marca de primeiríssima. Mas mesmo marcas de primeiríssimas tem vida útil, e não aguentam décadas seguidos de uso.

O Ingo não citou, e até pergunto para ele, é o tempo de uso dessas mesas não em anos, mas em horas/dia e dias/semana. Em outro post ele citou que as mesas dos estúdios ficam permanentemente ligadas, para não se perder tempo em uma chamada ao vivo.

Acho importante saber isso porque é bem diferente comparar uma mesa de marca X que se usa na igreja 10 a 12 horas por semana (como a da minha igreja) e uma outra que se uma 10 a 12 horas por dia! Fiquei curioso neste aspecto.

Ingo, outra pergunta: você falou em canais queimados como uma coisa tão comum de se encontrar que imagino se eles propositadamente compram mesas com sobra de canais para poderem ir usando a mesma por bastante tempo sem precisar parar para manutenção. Por exemplo, precisam de 32 canais mas compram logo a de 48 canais, então só quando o número de canais ficar menor que 32 que eles param o equipamento para manutenção. É isso que acontece?

Disso se tira outra pergunta: eles tem backup? Outra Neve guardada para eventualidades?

Um abraço, valeu as aulas.

Fernando
 
opa....eu também imaginava isso!!!!

claro que se usa equipamento de ponta, mas nem sempre os mais atuais. como comentei, aqui na record, temos mesas soundcraft series five, analógicas super conceituadas, mas já um tanto gastas. a própria globo, que tem 2 ssl aqui em SP, passa por isso. são SSL, mas já tão velhinhas, desatualizadas. é um antagonismo engraçado. por exemplo, trabalho numa mesa 02r96, que custa uns 35 mil. não foi projetada pra uso intenso e ao vivo, e sim pra estúdio, logo, tá dando um monte de problemas, como comentei no outro post. mas sabem que prés eu tenho? 4 amek pure path, projetados pelo rupert neve, a lenda do áudio. minhas caixas são genelec, uma das melhores que tem. o instant replay já é o modelo novo, com conexão de rede e tudo, cd tascam e md sony. show de bola. mas e os mics? são uns sony sem fio, bons, mas ainda os acho piores que shure e sennheiser. o retorno do estúdio é feito por caixas eletro-voice (marca cara e muito boa) passivas, empurradas por amplis machine!!!! deu pra notar como é a coisa neh?
de um lado tudo do bem e do melhor, em outros, tudo errado!!
coisas do áudio brasileiro em geral...
abraços
ingo

ps.: lembram que eu falei que tava indo na feira?
pois eh...
tinha um mesa da digidesign num espacinho dentro de um stand, um stand pequeno da pride co mmics shure e caixas genelec, uma mesa pra rádio da studer em um canto do stand da libor, um stand razoável da yamaha com o prof. aldo explicando como funcionam mas mesas da yamaha, e tinha algumas lá, no stand dda apoio técnico algumas mesas pra rádio e só. o resto era tudo transmissor, camera de vídeo ou programas de edição. triste neh...enfim...
 
Olá galera! Desculpem-me por persistir no assunto...

Tenho muita duvidas sobre a yamaha 01v96. Como disse mais acima, na minha igreja compramos uma e não temos conhecimento de alguem na cidade que possa operá-la com maestreza. Eu sou de Porto Velho-RO e compramos ela no RJ, trouxemos tambem dois ADA 8000 da behringer para podermos trabalhar com os 32 canais, mas não sabemos como fazer para usar os AUX de 5 a 8, estamos usando os de 1 a 4 que são direcinados para as OMNI parte frontal da console. E aí está a dúvida... Como fazemos para usar os AUx de 5 a 8?, temos que comprar algum outro equipamento igual ao ADA 8000? Preciso resolver isso logo.... Obrigado.
 
Perguntinha besta minha... não estou querendo ofender não, é só para saber o seguinte:

já olharam no manual? Receberam manual em inglês ou português?

Fernando
 
Olá brother! obrigado por manifestar-se...

Olha só! não sou operador de áudio, sou baterista, mas a falta de alguem disposto a arregassar as mangas faz com que eu dê uma de bisbilhotero. Desde que a mesa foi comprada, comecei uma busca por fontes de informação sobre áudio, até que encontrei este fórum. O manual está em espanhol, mas isso não é problema, com ele já aprendi várias coisas, mas a falta de conhecimento na área não me permite compreender completamente alguns termos e procedimentos. Bom, vamos ao que interessa... Na parte frontal da console tem quatro conectores do tipo OMNI para onde são direcionados os AUX de 1 a 4, para utilizar os AUX de 5 a 8, provavelmente, terei que direcioná-los para algum lugar, mas... para onde? Os canais de 17 a 32 são direcinados para os ADA 8000. Seria necessário algum aparelho do tipo ADA para onde devo direcionar os AUX 5 a 8? não sei. Por favor, me ajudem. Obrigado
 
Perguntei porque na nossa seção de downloads tem o manual em português. Talvez ajude mais.

Um abraço,

Fernando
 
oi povo...bom vamos por partes..

bersan, o uso depende do estúdio, no jornalismo por ex, a mesa é uma series five da soundcraft que é usada desde as 5 da manha até as 14hs. uma folguinha pra ela a tarde, voltando ao ar as 18 e indo até umas 21hs.
na record news, o estúdio ao vivo é pior, a programação começa as 6 da manha e só para as 11 da noite, todo o tempo praticamente no ar. paradas de meia hora, uma hora no máximo para a programação gravada. uma 02r96 que tá lá.
no teatro, uma series five de 48 canais, usada umas 16 horas por dia, umas 4 vezes por semana no mínimo. isso pras gravações normais do teatro, fora os extras....há também alguns lugares, como o estúdio B que é usado atualmente como estúdio reserva, somente gravando locuções das matérias, uso paupérrimo da mesa. uma amek/soundcraft bb100 que tá lá.

sobre comprar com canais a mais, não é prática não. o pessoal compra é as mesas modulares mesmo. onde cada canal, ou no máximo um grupo de 4 canais é um módulo trocável. aí na manutenção tem uns 2,3 módulos de reserva. pifou um canal das fives por ex, tem uns 5 canais de reserva na manutenção. o técnico vai, retira o canal pifado e instala o novo. depois de consertado, troca-se de novo. mas o pessoal tem uma agenda de manutenção preventiva; pelo menos 1 vez ao ano, todos os módulos passam na bancada pra limpeza e pequenos ajustes/testes. se houver algum defeito, ele já fica lá pra arrumar. algo que deveria existir nas igrejas neh...e olha que aqui na record são umas 10 mesas grandes, fora as reservas.
e em cada estúdio tem uma mesa reserva sim, nos estúdios da record news, por já serem digitais, a reseva é uma 01v96. nos da record, ainda analógicos, é uma mackie vlz de 16 canais.

o isbatera,
para usar todos os auxiliares da 01v, vc precisa de uma placa com mais 4 outs pra espetar na mesa, ou ligar algum DA externo, mais um ada 8000, por exemplo...rsrs
alias, outro ADA te daria 8 saídas, que somadas com as 4 d amesa, total de 12, te dão a opção de endereçar ou um bus, ou uma cópia do master ou até mesmo um insert de canal.

e eu recomendo muuuito que você leia todo o manual, e até mesmo force os caras do áudio da sua igreja a lerem. pelo que você falou, parece que ninguem quer se dispor a fazer o que precisa neh?
se precisar de ajuda em oração, conte conosco aki também, ok?
abraços
ingo
 
Fernando, Ingo. Caras... Muito obrigado, valeu pela força.

Então os ADA 8000 que usamos para expandir os canais de entrada também posso usá-los para endereçar os AUX de 5 a 8? Brothers, vou quebrar um pouco mais de cabeça e depois volto a responder para dar os resultados. Deus abençoe cada brother. Obrigado!!
 
oi...eu tive olhando no site da behringer e pelo que li lá, da sim pra usar ele tanto como in como out. só não sei se dá pra fazer isso ao mesmo tempo...rsrsrs
baixei o manuel e dou uma lida em casa...aki na record fica ruim de ler...
ai amanha eu falo com mais certeza....
ou o santo david podia baixar por aki e responder logo!!! hahahahaha..ele que conhece tudo!!!
abçs
ingo
 
ola pessoal sou de maceio
espero encontrar ajuda aqui e tb se puder ajudar em algo,terei prazer em faze-lo

olha se serve de ajuda ja trabalhei com um sistema de som q tinha ad da behringer tanto pra input como pra out
 
então além de ser vbem vindo ao fórum.....já aproveita e conta como montaram pq é o que o outro colega tá precisando!!!!
abraços
 
bom dia
olha as mandadas de aux(monitor) eram todas direcionadas pelas AD8000

e' facil qndo vc conecta o ad na console,automaticamente o sistema ja reconhece as entradas e saidas.dai e' so selecionar o aux(send) e direcionar
as saidas bus da mesa.
para ter certeza absoluta hj a noite estarei com uma 01v96
e digo assim q sair de la
 
Back
Topo