olá,
bom, vamos tirar um paradigma aki...rsrsrs
orçamento de televisão pra áudio é igual a compra de supermercado. você adoraria comprar um monte de bolachas, sorvetes, doces, carnes de 1ª e tal....mas acaba levando o que? arroz, feijão e musculo moído pra fazer croquete.
tirando a globo, que teve um apoio fenomenal na época da ditadura pra ter acesso a equipos estrangeiros (leia-se SSL, Neve e por ai vai), o resto ainda usa as mesmas mesas a 20 anos!!!!
quando trabalhei na bandeirantes, em 2005, eles estavam trocando uma mesa da sony, mxp-700 por uma studer 928. a mxp tinha pelo menos 15 anos de uso, estava toda arrebentada, afinal, depois de tanto tempo nem peça pra repor tinha mais. só funcionava metade dos canais.
na rede tv, tem ainda uma yamaha m2500, que na época que trabalhei lá, no fim de 2006, estava com quase 20 dos 56 canais dela queimados.
na record, tem uma series five, da soundcraft que estão pedindo arrego, alias, só não pararam pq são soundcrafts....rsrsrs
na própria globo, não sei se ainda estão lá, mas tinha duas neves dos estúdios 1 e 2 que estavam querendo se aposentar...rsrs
claro, a manutenção é constante, mas os problemas também...a própria SSL do estúdio 3 da globo, que tem uns 10 anos tb já está pedindo arrego.
nos estúdios onde costumo trabalhar aqui na record, usamos as 02r96 da yamaha. no estúdio ao vivo, já trocaram 4 faders da mesa. e olha que estou falando de emissoras grandes. imagina nas pequenas!!
infelizmente, áudio em televisão, no brasil é sinonimo de piada. se pifa uma mesa de som, vai se usando ela até ela queimar, e acredite é assim mesmo. a da band que citei ai em cima so foi trocada pq ela já tinha tantos canais pifados que não dava pra ligar tudo o que precisava. até que um dia, por sorte, a studer já estava ligada em paralelo e a sony simplesmente parou, pífou geral. o cara teve que botar a outra mesa no ar em questão de segundos....isso sem sequer receber um treinamento ou ter a mesa identificada sobre como estava ligada.
agora, imagine se pifa uma camera dessas novas, HDTV, que custa o conjunto de camera, lente, tripe hidraulico, controle de vídeo uns 300.000 a 500.000 dólares. tem gente que dá a luz!!!!!
complementando o que o bersan falou, exatamente pela dificuldade em comprar equipamento de áudio, e pela restrição de orçamento a ser gasto nisso (acredite, alguem viu algum diretor de alguma tv na última AES??? lembram qual era o tema? 'convergencia sourround', talvez interessasse em tempos de tv digital e áudio multicanal...) se compra tudo parecido. fica mais fácil o canibalismo...rsrs
quando um equipo se aposenta por ser substituído por outro melhor, se ele ainda funciona, é mandado pra retrasnsmissoras ou vai pra algum depósito mesmo. somente coisas maiores, como cameras, mesas de som e vídeo, vt´s que são vendidos a produtoras ou interessados.
esta semana está acontecendo a feira broadcast & cable, no centro de convenções imigrantes. vou até lá hj a tarde. sabe quem mais do áudio daqui vai? ningeum eu acho. mesmo pra eu ir, tive de trocar de horário com um colega. e sabe o que mais vai ter lá? cameras de vídeo!
de áudio mesmo, uns 5 ou 6 stands. studer, digidesign, shure, sennheiser e yamaha. se tiver mais algum é lucro!!!!
e viva o áudio broadcast no brasil!!!!!!!!
abraços
ingo