Acabei com a acústica da minha igreja

Pertenço a Primeira Igreja Batista em Parque União - Rio de Janeiro/RJ, Parque união é uma das favelas ao lado da ilha do fundão onde fica a Universidade Federal do Rio de Janeiro e CENPES da petrobras. por se tratar de uma igreja localizada em uma comunidade carente, dá pra perceber que não temos muitos recursos. porém com um bom planejamento conseguimos fazer muito, lógico que quando nossos sonhos caminham lado a lado com os sonhos de Deus, tudo flui sem dificuldade, nosso sistema de som era muito bizarro, depois explico porquê, e após fazer alguns cursos, ler bastante e comprar alguns livros percebí que era preciso uma consultoria urgente, liguei para disconildo, girimum, um rapaz que trabalhava no estúdio da MK Publicitá e uma empresa chamada Solus audio design. tudo isso paguei do meu próprio bolso, pois não queria gastar dinheiro da igreja a toa, pois precisava ouvir o que os especialistas tinham a dizer. após isso fiz um planejamento com as prioridades definidas com as consultorias, para ser exato gostei da Solus, me deram assistência em qualquer horário!

porém um mês depois fomos assaltados, levaram 15 microfones (1 sistema shure vhf, 2 sistemas leson vhf, 6 microfones de karaokê shure lyric, e o 6 mics le-son sm58, equalizador cygnus, projetor multimídia e arrombaram todas as salas da igreja). agora com a necessidade de comprar novos mics, comprei um sistema shure pgx24 sm58, 3 sshure m58 e 2 sennheiser. aí só seguí as etapas, mudei as caixas de 3 vias que tinha grave embolado, por caixas de Duas Vias (Auto-falante 12''+ Driver), processadas (com crossover ativo eletrônico 24db/8a), Bi-amplificadas (2 potências, 1 para o driver e 1 para o alto-falante de potência), com Drive Ti e Woofer de 12''), correção de fase, com 450w RMS @ 8 ohms, entrada XLR balanceada e com volume do auto-falante e do driver independentes para um melhor ajuste, retornos com um sistema parecido com o do pa porém passivo, comprei 200m de fio SC30 Sto. ângelo e muitos conectores amphenol, Swichcraft, e sto ângelo, comprei um multicabo de 28 vias e outro de 20 vias, um para cada lado do altar, uma mesa Soundcraft Gb2 32, fiz um móvel para ela e para os periféricos, estou com 2 circuitos elétricos independentes que vem direto do quadro em uma faze diferente da iluminação com aterramento, na verdade falando assim parece que foi da noite pro dia... desde 2007 - microfones e cabos, 2008 - caixas, 2009 - subgrave e 1 medusa, 2010 - mesa, case para mesa, e outro multicabo. e agora pensei ERRADO sobre o forro, mas nunca imaginei que iria acabar tanto com a reverberação, o ambiente era tão reverberado que achei que nunca iria acontecer isso... que coisa não.
 
Levi,

acho que já fui na tua igreja. Meus primos eram daí: Moisés, Hudson, Ivete, Graziela...

espero que consiga resolver esta parada.

abs!
 
Ainda sobram graves? Ou já sobravam graves antes do forro?

Na verdade parece que enchi o bumbo com espumas... ao invés do tuuummmm, tuuuummm, do bumbo que existia antes só que um som começava antes do término do outro o que fazia embolar bastante.

agora no domingo foi assim TUFF, TUFF, e o som termina rápido (tipo um gate)

mas os retornos, principalmente do guitarrista que atrapalhava muito o PA, não se ouviu...

sentí também que tive que dar um "gás" a mais nos sistema, tive que utilizar mais volume do que o de custume para o som ficar a mesma coisa, e estou acrescentando médio agudos e agudos no vocal.

não tenho nenhum tipo de periférico! na minha lista está o equalizador TGE2313xs para alinhar o sistema, e 2 filtros de linha da Samson Powerbrite PB10 Pro, direct boxes imp2, Decibelimetro ICEL DL-4100, reverb lexicon mx300 ou Yamaha SPX990, antigamente queria todos os músicos com o koss porta pro, mas creio se fizer isso não vou ter mais som nenum dentro da igreja e vou fazer todo mundo dormir...

para quer uma idéia, se ouver conversa paralela durante o culto dá par aouvir claramente, até papel de bala dá para ouvir!

para ter uma noção de como eu me sinto quanto a mixar lá hoje - Na praia... sei lá parece que estou em um onibus de viagem...
 
bersan disse:
Ah, Levi, por favor, se não for problema informar, quanto custou o forro todo, e quanto custou cada m² desse Sonex Structura?

eu cotei em algumas empresa, a que me apresentou um teto bem colocado foi a ISOMIL Ind. Com. de plásticos ltda - <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.isomil.com.br">http://www.isomil.com.br</a><!-- m -->

acredito que o forro que deveria ter adotado seria o SIRIUS da Sonex Illbruck - M² Instalado com perfis de aço galvanizado na cor branca e demais acessórios para fixação = R$32,00/m²

O Structura está custando R$38,00/m² (foram calculados 250m² que resultou em R$9,500)
 
Caso interessante...

Mas eu ja vi aqui mesmo no SaV uma tabela que recomendava um valor de RT60 diferente para cada tipo de
programa musical.

Nas igrejas, temos diversos tipos de programa e fica impossível seguir a norma ao "pé da letra".

Minha igreja por exemplo, tem coral, orquestra, banda (baixo, guitarra, teclado, bateria, etc), cantores com banda ao vivo e
cantores com playback.

Imagino que nesse caso seja recomendável um ambiente mais "seco" e adicionar reverb no coral e instrumentos de corda
da orquestra.

Atualmente a acústica é muito ruim (reverberante) e estou estudando difusores e absorvedores para tentar melhorar o local.

[]´s
Bustillos
 
Imagino que nesse caso seja recomendável um ambiente mais "seco" e adicionar reverb no coral e instrumentos de corda
da orquestra.

tenho que orar mais, acho que estou vendo o copo meio vazio, enquanto muitos veem o copo meio cheio...

mas o programa musical é parecido com que vc comentou, oquestra, coral, peças de teatro, louvor com guitarra com POD X3 - Baixo em linha, teclado linha, violão linha, piano acústico tipo armário microfonado. é por aí...
 
levi disse:
rapaz, que coisa boa! o Hudson que conheço lá não tem Cabelo... mas valeu pela força!

sem cabelo e botafoguense (por um acaso não seria ele, que está de camisa branca, no lado esquerdo da penúltima foto?)

abs!
 
Isinho fiquei impressionado com a igreja, que estrutura! Muito Bonita!

Parece que o sistema é todo Bose mesmo duas MA12 para P.A e uma L1 com Sub para retorno se não estou enganado, deve ter Sub para o P.A também.

Levi espera um pouco que os feras vão se pronunciar, agora com as fotos vai ser melhor de dar umas dicas.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
Soundcraft GB2...

Caracas ein..

hehe

Sei muito pouco sobre acústica, mas acho que ocê está é com a solução, não com um problema.
Acho que hoje está muito mais perto de umbom resultado que antes...

Abraços
 
Fiquei impressionado com a igreja que o Isinho mostrou,é mais uma prova que você consegue aliar acustica com desing.
Essas caixas da bose se você não sair procurando você quase nunca vai achar elas,ainda mais pelo tamanho da panaray.

Quanto a igreja do amigo, tente ver a afinação da bateria,não acho certo sair (desculpe a expressão) metendo espuma dentro do bumbo se o estilo de vocês é outro,isso concerteza vai acabar com o som,no estilo pop eles usam só um pouco e na resposta,no jazz a bateria fica sem espuma nenhuma, e por ai vai.

Para rock, bumbo "gordo" e com impacto. No bumbo, a maior parte do grave vem da ressonância do corpo, ataque e harmônicos vem das peles. Para conseguir aquele impacto tão procurado, "desafine" as peles. Folgue-as até que fiquem meio frouxas. Terá um som pesado e com ataque, mas ressonante. Agora voce precisa abafar as peles: pegue duas peças de espuma densa (ortopédica) ou material semelhante (uma pequena toalha dobrada, por exemplo) e prenda com fita adesiva larga nas peles por dentro - uma na pele de trás, bem na borda, outra na pele de resposta, no mesmo ponto. Um baterista principiante se incomodará, mas um veterano saberá ajustar sua técnica.

Para um som mais POP, aperte bem as peles e use mais amortecimento: uma ou duas almofadas dentro. Terá um som menos grave e mais seco, que aparece bem no radio e TV.

Para um som mais "dance", afine como um grande tom, não um bumbo. E sem abafar.



Texto em italico tirado do Audio list, <!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=297">http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=297</a><!-- m -->
 
Vitor, você confundiu, olha só:

V. do FLY PA disse:
Quanto a igreja do amigo, tente ver a afinação da bateria,não acho certo sair (desculpe a expressão) metendo espuma dentro do bumbo se o estilo de vocês é outro,isso concerteza vai acabar com o som,no estilo pop eles usam só um pouco e na resposta,no jazz a bateria fica sem espuma nenhuma, e por ai vai.

Olha o que ele disse:

Na verdade parece que enchi o bumbo com espumas...
 
Não foi isso que ele falou?

Ta ok então, mas segue a dica se quizer microfonar a bateria vai ter que fazer mais ou menos isso.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=L5Fjuz7jXzs[/youtube]
 
Palpites,

Inicialmente sobre o tempo de reverberação recomendado, que alguem menciou, atualmente para a maioria das casas de oração (*) existe uma tendencia a se manter o RT numa faixa intermediaria entre um Audiotrio Multiuso e um Cinema, isso se da em razão de cada vez mais as cerimonias serem gravadas, televisadas e sua propria concepção se aproximar muito de um show mesmo, vide as igrejas americanas.
Lembrem-se que muitas dessas tabelas foram compiladas levando em conta cultos tradicionais de denominações tradicionais, e em geral são anteriores aos anos 70. Sendo que a maioria das igrejas pentecostais ou neo-pentecostais tiveram seu BOOM apos essa epoca.
Resumo da opera, atualmente, tempos de reverberação de Auditorios/Cinemas são mais adequados as facilidades eletro-acusticas e correlatos.

Com relação a igreja de nosso amigo, uma das coisas que aconteceu foi o seguinte, efetivamente ocorreu uma diminuição do volume total do ambiente, pois como vcs podem notar, a instalação do novo forro sumiu com aqueles caixões no teto, o que representam um volume consideravel, não da para estimar qual a distancia exata entre o forro e o teto (caixões) mas imaginando que a mesma seja por volta de 90 centimetros, numa area grande, bem façam as contas como lição de casa ! :mrgreen:

Logo algumas coisas aconteceram, a diminuição efetiva do volume, o que por si só ja diminui o tempo de reverberação e depois com o material do forro aumentou-se a absorção numa dada faixa de frequencias, diminuindo ainda mais a reverberação do local. E finalmente a propria montagem dos paineis do teto, que agem como um absorvedor de diafragma, de maior ou menor eficiencia.

A solução para "_melhorar_" o lance do desempenho do coral seria a instalação de rebatedores acusticos atras do coral, tais rebatedores seriam simples placas de compensado ou mdf (rs rs rs) pintado e com, uma geometria bastante simples. Vou fazer uns rabiscos deles e postar aqui mais tarde. Acredito que isso deva dar um grau legal no reverb necessario para o coro ....
 
Ullmann disse:
Palpites,
rebatedores seriam simples placas de compensado ou mdf (rs rs rs) pintado e com, uma geometria bastante simples. Vou fazer uns rabiscos deles e postar aqui mais tarde. Acredito que isso deva dar um grau legal no reverb necessario para o coro ....

Obrigado pelas dicas, então provavelmente eu não estou acostumado a ter um ambiente tão inteligível...

o caso é que tudo isso aconteceu neste final de semana e só teri como is para lá no próximo sábado...

sou responsável pelo som da igreja, porém moro há 50km da igreja... (Moro em Campo Grande/RJ e a igreja fica em bonssucesso/RJ)

moro próximo de onde tacaram a bolinha de papel na cabeça do ex-candidato a presidência Serra.... (entramos para história!!! rs rs rs)

mas sempre me dediquei ao máximo no que se diz fazer o meu melhor para Deus...
 
Walter Ullmann escreveu:

lance do desempenho do coral seria a instalação de rebatedores acusticos atras do coral, tais rebatedores seriam simples placas de compensado ou mdf (rs rs rs) pintado e com, uma geometria bastante simples

Walter, seria como uma espécie de concha para projetar o som para frente? E sobre trocar algumas das placas por outro tipo de forro como isopor? Com o que sobrar dá para fazer um estúdio de ensaio....

Levi escreveu:
agora no domingo foi assim TUFF, TUFF, e o som termina rápido (tipo um gate)

Legal, agora dá para descer o braço! :lol: O pessoal da minha igreja ia adorar a sua.

Abç,
 
Marcelo, extamente isso, paineis removiveis dispostos atras do coro.
Não creio ser recomendado trocar placas no forro, em função de problemas de montagem e de sustentação da estrutura. Mesmo sendo isopor não seria conveniente mexer com isso sem o apoio da empresa que instalou o dito.
Alem do mais depois outros paineis poderiam ser constuidos e posicionados conform o instrumento ou cantor.
Com a vantagem de poderem ser feitos conforme a verba permita.
 
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