Acabei com a acústica da minha igreja

levi

Member
Olá pessoal do Som ao Vivo!
Para mim é uma honra poder consultá-los, tendo em vista minha grande admiração por esta família.

bom, para começar eu fiz exatamente o que vocês leram, acabei com acústica da minha igreja.
A igreja decidiu colocar um sistema de ar condicionado, e o ambiente que era muito reverberante com portas e janelas abertas, iria ficar com a inteligibiligade bem mais prejudicada com as mesmas fechadas.
ao citar esta observação me deixaram a incubência de escolher a empresa a colocar o forro.
Pensei, tenho que absorver um pouco estas frequências danosas a inteligibilidade e pesquisei os forros da sonex de lã mineral, e escolhí o modelo STRUCTURA ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.sonex.com.br/produto.aspx?PrdID=22">http://www.sonex.com.br/produto.aspx?PrdID=22</a><!-- m --> )

Hoje, ao entrar no templo com a igreja vazia a sensação que dá e que estamos em um cinema!

Qualquer desafinada, semitonada está claramente audível. porém com antigamente com a igreja vazia uma pessoa não entendia o que a outra falava a uns 6 metros de distância. agora entendo a pessoa uns 16 metros de distância.

mas sinto que preciso urgente de um reverb! (o pior que ensaiei com o coro durante 4 meses e a obra ficou pronta 1 dia antes da apresentação e no dia não se ouvia o coro! precisei ligar urgente os condensadores e foi um desatre... no domingo após o natal, ficou legal a bateria que era ensurdecedora não se ouvia, e sentí até falta de brilho nela. estou triste mas estou tentando esconder minha decepção... como devo proceder em uma situação onde gastei muito R$ da igreja(com o forro instalado), estou decepcionado com o resultado. Esta tudo tão SECO, Tão Morto... me deem uma luz por favor. obrigado se precisarem de mais detalhes é só pedir..
 
A como eu queria que minha Igreja fosse assim, Igreja Católica é triste, na questão acústica.

Agora porque foi um desastre, quando ligou os microfones condensadores?

De alguns detalhes do som da sua Igreja, o programa musical, ect...
 
Bom, Minha igreja tem 13m largura, 18m de comprimento, pé direito de 4,40 e 3,70, lambrí em volta da parede a uns 1,70m, altar com uma altura de 75cm com carpete, temos 3 pilastras no meio do templo, e tudo fluia mais ou menos bem até eu colocar um teto com NRC=0.80!
Retornos de palco e Pa feito sob medida, com crossover ativo e biamplificada com boa resposta, Subgrave Attack 604 ativo, mesa de som Soundcraft Gb2 32 e mics Shure. acrescento fotos e mais detalhes do sistema se necessário.

O que acontece é que não estávamos preparados para este baque! ao colocar os condensadores c01 behringer, faltava 30 minutos para o começo do culto e eu não havia tomado banho! pois estava ajustando as caixas que haviam desligado para colocarem o forro.

estava sem tempo e sozinho... por isso não conseguia ouvir os baixos (vozes) pois os contrautos estavam na frente, em fim não ficou como planejado, pois com a reverberação existente não se fazia necessário o uso dos condensadores. porém houve uma diferença, entendí claramente o que foi cantado sem precisar ler no projetor multimídia. diferente de antes que 20 pessoas pareciam 50 pessoas cantando!
mas não se entendia claramente o que era cantado...

será que um reverb controlado (processado digitalmente) é melhor do que um ambiente demasiadamente reverberado?
 
Eu gostaria de conhecer sua igreja, para entender bem o que você está dizendo.
Porém, não necessariamente é o fim do mundo.

Se a bateria, que era ensurdecedora, agora está inaudível, vocês devem microfoná-la, fazendo-a sair pelos PAs.
Se os vocais estão secos, você deve adicionar reverb, através do processamento.

NÃO ESTOU FALANDO PARA VOCÊ SAIR COMPRANDO TUDO. Eu só falaria isso após conhecer pessoalmente sua igreja, e verificar que essa é a melhor solução.
Mas assim, no chute, sem conhecer, me parece o caminho.
 
Levi

Poderia colocar algumas fotos de sua igreja por aqui ? Desconfio que a solução para seu problema seja relativamente simples. MAs preciso ter uma ideia do local.

Abs
 
levi disse:
Qualquer desafinada, semitonada está claramente audível. porém com antigamente com a igreja vazia uma pessoa não entendia o que a outra falava a uns 6 metros de distância. agora entendo a pessoa uns 16 metros de distância.

Levi essa frase me chamou a atenção, me parece que ao contrario do que vc imagina, vc teve uma melhora significativa na acustica, por que antes vc não entendia a fala a uma pequena distância e hoje vc entende a uma distância muito maior, isso é muito bom, significa que melhorou muito a inteligibilidade...

Me parece que vc tem que se adequar a nova realidade, talvez um processador de efeitos ajude as vozes a ficarem menos seca no canto, por que na hora da fala (pregação) ao meu ver tem que ficar seca mesmo para se entender claramente o que esta se falando.

Manda as fotos aí o Ullmann pode te dar uma ajuda bem legal. Tenha paciência, acredito que vc tá no caminho correto em relação a acustica.

Abraços

Cassiano Ricardo
 
Acontece..
Levi..
Com a troca do forro.. é claro que sua acústica mudou, e mudou pra melhor.. agora é uma questão de ajuste.. e testes.. o problema é que foi de ultima hora.. e você não teve tempo pra se adaptar as novas estruturas.. isso ao meu ver é um erro.. não estou te culpando.. e sim o fato ser de ultima hora..(falta de planejamento) se o serviço tivesse sido feito antes.. e você pudesse ter acompanhado e feito testes, notaria com facilidade as deficiências e iria correr atrás para corrigir.. - agora é isso o que você deve fazer.. primeiro fazer vários testes e descobrir o que esta irregular, e comprar o equipamento certo.. isso agora é somente uma questão de tempo.. pra se adaptar e corrigir.. mas ao meu ver sua acústica esta ótima.

[]'s.
 
A igreja me parece que não ficou propriamente morta em acustica, mas tem um reverb, o que não deu tempo foi de você (você mesmo) acertar a equalização de acordo com o ambiente e o controle dos efeitos da mesa.

Realmente se você saber usar os efeitos da mesa o som fica uma maravilha, colocar um efeito de eco em algumas partes de musica lenta (pop lento), reverb sobre medida.

Tente isso em um ensaio,chame a equipe de louvor para ensaiar e aproveite para regular a mesa direitinho,lembrando que problemas de acustica sempre acontece,tem maneiras de regular com igreja vazia,com igreja semi-lotada e com igreja lotada,por isso que as cenas de mesa digitais são necessarios também na igreja.(não é seu caso)
 
Poxa, é um prazer imenso ser correrspondido por vocês, postarei as fotos lá para as 21:00 quando chegar do trabalho. mas desde já agradeço a todos pela atenção.
 
Este é o gráfico da curva de absorção do forro instalado:

e0a69d3ec7266d2405aecbaf8bd66460.jpg


Note que o forro começa a atuar a partir dos 150Hz e absorve ainda mais quando chega ao 3kHz, que está dentro da faixa de inteligibilidade humana que é 150Hz a 4kHz, ou seja, pode ter comprometido o resultado final.

Ainda sobram graves? Ou já sobravam graves antes do forro?

A melhor maneira de fazer a coisa dar certo seria uma análise de RTA no local antes da colocação do forro. Porém, como já está colocado, talvez uma solução eletrônica associada com a troca de algumas placas por outras que não sejam absorvedoras ou a própria mudança de posição funcione.

Mas isto dará trabalho e com a ajuda de um RTA ficará muito mais fácil. Poste as fotos espere pelo Ullmann. Não mude nada físico por enquanto. Dê um "tapa" no equalizador nestas frequências citadas e veja o que acontece.

Um abraço
 
Olá gente, olá Levi,

o caso do Levi é muitíssimo interessante, acho que um caso único no SomAoVivo até hoje.

Eles investiram pesado (devem ter gasto uns... R$ 30.000,00 ou mais nesse forro) em Acústica, mas tiveram um resultado inadequado. Em resumo, o tratamento "secou" a igreja demasiadamente. A igreja está "morta", sem vida. Os graves (vozes masculinas) desapareceram pela absorção excessiva, os agudos (vozes femininas) estão completamente mortos.

O MarceloCavic já fez o favor de mostrar o gráfico. Olhem bem: se o 0 é reflexão total e o 1 é absorção total de som (valores acima de 1 são previstos teoricamente, mas na prática a absorção total é = 1), então a igreja dele teve os graves muito reduzidos (um índice de 0,5 em 125Hz é excepcional) e lá pela faixa dos 1KHz (médios e agudos) para cima simplesmente sumiu tudo.

Em resumo: a grosso modo, nosso amigo Levi está com o som semelhante a um local aberto!

É por isto que é importante o PROJETO ACÚSTICO. Você gasta R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00 para o engenheiro analisar e fazer os cálculos do material. Depois, ele te diz EXATAMENTE o que precisa, e gasta-se apenas no que precisa. Evita-se erros por falta ou por excesso.

Poderia colocar algumas fotos de sua igreja por aqui ? Desconfio que a solução para seu problema seja relativamente simples. MAs preciso ter uma ideia do local.

O Walter que me desculpe (passar por cima de 35 anos de prática e projetos é fogo), mas acredito que a retirada de um pouco do material absorvente irá devolver um pouco de "vida" ao local. Eu só não saberia dizer de onde tirar o material, e onde colocar. Nessas horas que entra o engenheiro.... Mas suspeito que seja interessante deixar absorção nos cantos e retirar um pouco de reflexão (placas lisas, refletoras) no meio.

Levi,

Qualquer desafinada, semitonada está claramente audível. porém com antigamente com a igreja vazia uma pessoa não entendia o que a outra falava a uns 6 metros de distância. agora entendo a pessoa uns 16 metros de distância.

Você me perdoe no que eu vou dizer, mas seu grupo SEMPRE desafinou, sempre semitonou (existe a palavra?). Vocês só não conseguiam perceber, porque a reverberação ambiente ajudava a mascarar o problema. Agora, com o ambiente seco, cada detalhe é percebido. Aí...

Esse problema não é só seu. Aqui na minha região, uma das nossas igrejas tem acústica péssima. Ninguém chama o coral de lá para cantar nas outras igrejas (de acústica melhor), porque todas as vezes que eles foram cantar fora ficou ruim. Eles não cantam direito, mas dentro da igreja deles o resultado é legal.

a bateria que era ensurdecedora não se ouvia, e sentí até falta de brilho nela.

O ensurdecimento era causado pelos graves, que agora são absorvidos. A falta de brilho é aquilo que eu falei, excesso de absorção na faixa acima de 1kHz.

sinto que preciso urgente de um reverb!

Novamente, como falei, você "secou" demais o ambiente. É sim possível acrescentar um reverb (que nada mais vai fazer que "molhar" novamente o som), mas haja módulos de efeito para "molhar" todo mundo.

No caso, o melhor é consultar esperar o Walter ajudar, ou recorrer logo a algum outro consultor:

<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=31&t=4229">viewtopic.php?f=31&t=4229</a><!-- l -->

Um abraço,

Fernando

Ah, Levi, por favor, se não for problema informar, quanto custou o forro todo, e quanto custou cada m² desse Sonex Structura?
 
estou em horário de trabalho, mas quero prestar toda atenção a vocês, o valor total do forro instalado (perfis, placas, mão de obra) e mais detalhes posto mais tarde...
 
Bersan, sinta-se a vontade, a final isto é uma lista de discussão.
A ideia é QUASE ESSA , mas vamos esperar pelas fotos, ai vai facilitar muito.
Apenas lembrando que a absorção dos graves pode ser melhorada ou piorada pela forma de montagem dos paineis, que podem funcionar com absorvedores diafragmaticos, tanto individualmente como pelo conjunto todo.
Digamos que um painel sozinha absora freque na faixa de 100 hz .. (chute apenas) e que ois trabalhando junto uns 80 hz e d repente a turam toda alem de atenuar essas frequencias ainda de quebra, atuem na faixa dos 40 Hz ...

Isso seria plenamente possivel, e sabendo que existe a lei da Murphy .. Vai saber ! rs rs rs

Mas vamos esperar pelas fotos !
 
Amigos, isso me lembrou uma igreja nossa que foi inaugurada esse ano.
Não que tenha ficado ruim (o que eu duvido), mas olhem o naipe do som e do tratamento acústico:

Vista geral:
(Destaque para o telão de LED)
imagem2.jpg


Vista de uma das galerias:
imagem7.jpg


Área para os coristas e orquestra:
(Pelo que notei, o som de toda igreja é com sistemas BOSE)
imagem4.jpg


Detalhe do tratamento acústico:
imagem8.jpg


Os.: Ano que vem será o ano para tratamento acústico e compra do novo som da minha igreja... Uhu!
 
Essa última foto mostra uma parede de gesso da Knauf, com furinhos para que o som entre. Notem que existem diferentes tipos de diâmetro de furos, para graves, médios, agudos. Atrás, uma manta de absorção resolve o problema.

O teto todo angulado favorece a dispersão sonora, ou seja, não existem reflexões todas em um único sentido, mas sim espalhadas por todo o ambiente.

Isso deve ser um supertrabalho do Aldo Soares, do Walter Ullmann...

Um abraço,

Fernando
 
Vista do altar
vistadefrente.jpg


vista do meio para trás
meiotrs.jpg


Fundo para frente
fundofrente.jpg


meio para frente
meiofrente.jpg


Detalhe do desnível
desnvel.jpg


Close no forro
placaforro.jpg


Caixa PA esquerda
caixal.jpg


Caixa PA Direita
caixar.jpg
 
O antes da igreja eu infelizmente não tirei, mas tenho algumas fotos de quando eu entrei na equipe em 2007

reparem que o teto é cheio de ângulos de 90º, muitas cintas até o final da igreja, sem contar os pilares dentro do templo que me atrapalha um bocado.


foto1
2312071909.jpg

foto2
2312071833.jpg

foto3
2312071832.jpg

foto4
2312071824.jpg
 
Back
Topo