[Ajuda] Disjuntor no rack de potencias

Olá pessoal, estou querendo colocar um disjuntor no meu rack de potencias para que eu possa puchar a energia diretamente do quadro de luz e a dúvida é a seguinte: tenho 2 potencias sendo uma de 2400w e outra de 1650w (fazendo a conta de 15A x 110v), eu posso colocar apenas um disjuntor para as duas potencias; caso possa de quantos amperes?
OBS: como já viram as duas potencias estão em 110v.
 
Re: Ajuda!!!!!!!!!!!!!

Olá,

Talvez não esteja pretenda ter esse gasto agora, mas a pentacustica tem uns gerenciadores de energia ótimos inclusive alguns modelo que suportam equipamentos de grande consumo com potencias, moving heads etc ... Acho que isso iria proteger melhor o seu sistema
 
Re: Ajuda!!!!!!!!!!!!!

Se você apenas quer um disjuntor para servir de liga/desliga do sistema, e ao mesmo tempo desarmar em caso de curto-circuito, compre um disjuntor o maior possível.
Algo em torno de 60 ou 80 amperes.
 
Re: Ajuda!!!!!!!!!!!!!

Opa.

Vamos por partes:

Se você quer um disjuntor para o rack pode até instalá-lo, mas não esqueça que os fios que sairão do quadro elétrico da sua igreja terão que estar ligados em outro disjuntor.

E ambos deverão estar dimensionados de acordo com a bitola dos cabos e não de com a potência dos amplificadores. Disjuntores não são liga-desliga, apesar de atenderem a tal função. Eles são exclusivamente para proteger os cabos.

Os cabos, estes sim devem ser dimensionados de acordo com a carga. Ou seja, potência de seus equipamentos.

Se quiser proteger seus amplificadores compre um gerenciador. Todo disjuntor suporta um certo número de manobras, cada vez que é utlilizado como interruptor é contado uma manobra a menos. Para se selecionar um disjuntor é necessário diversos fatores em determinados casos.

Curva de corrente, corrente nominal, corrente de curto circuito, tempo de desarme, etc.

Abç,
 
Re: Ajuda!!!!!!!!!!!!!

60 ou 80 amperes tudo isto? E se no caso eu quisesse colocar as potencia para trabalhar em 220v eu teria que usar um transformador de quantos kva e o disjuntor teria que ser de 60 ou 80 amperes ainda? Tenho essas duvidas pois vi aqui mesmo no forum um central de ac que usava disjuntor de 20 amperes e transformador de 2kva.
 
Entendi o valor alto(60 ou 80 amperes) que é para proteger de curto no sistema e se eu usar em 220v os valores continuam os mesmos? E em respeito ao tranformador tenho que usar de quantos kva(110/220)?
 
Jeanderson,

se você quer só uma opção de ligar e desligar seus amplificadores, basta colocar o disjuntor de mesmo "valor" (corrente) ou maior do que os fusíveis utilizados nos amplificadores! Caso seja uma ligação bifásica em 220v, utilize um disjuntor bipolar de mesma corrente dos fusíveis também.

A diferença do disjuntor bipolar é que eles são dois mopolares ligados juntos numa mesma caixa!

Lembrando que no caso de usar 1 disjuntor para 2 amplificadores, a corrente do disjuntor deve ser a soma das correntes do fusíveis: se cada um tem 1 fusível de 15A, use 1 disjuntor de 15A para cada ou 1 de 30A para os dois.

No entanto, se você quer realmente ter PROTEÇÃO para o seu sistema, vale apena investir num gerenciador, seja ele pentacústica, furman... sempre lembrando que o valor da potência destes (dada em VA) é só multiplicar o valor da corrente do fusível pela tensão de alimentação.

Por exemplo: se seu amplificador é 110v e o fusível é de 5A, você precisará de um gerenciador de:
P=110*5;
P=550 VA = 0.55 KVA, ou seja, no mínimo 0.6 KVA

Espero ter ajudado.
 
Israel Chaves de Sousa escreveu:

Espero ter ajudado.

Espero que desta vez ele leia! Já havia escrito tudo lá em cima.

Não se sai colocando disjuntor através de sorteio, tem que dimensionar.

A não ser que queira colocar fogo nas suas coisas.

Jeanderson, se você colocar os valores das potências e tudo mais que quiser colocar no rack podemos te ajudar.
 
Caro MarceloCavic pelo jeito quem não leu direito foi você pois na primeira pergunta que eu fiz informo os valores em watts das duas potencias que eu possuo e se fiz outra pergunta não foi porque fiquei sem ler foi por não ter entendido mesmo.
 
Jeanderson escreveu:

se fiz outra pergunta não foi porque fiquei sem ler foi por não ter entendido mesmo.

Eu vi a especificações das potências, pretende acrescentar mais algum equipamento? O disjuntor vai depender da bitola do cabo. E o cabo dos valores das correntes dos equipamentos que pretende alimentar.

Você não precisa instalar um disjuntor que tenha exatamente o valor nominal da corrente a ser utilizada, pode haver folga, só que 60 ou 80 ampères é muito o cabo teria que suporta tal corrente, veja a tabela mais simples que encontrei:

http://www.scinit.com.br/ficap/p27.asp

Att,
 
Jeanderson, pare tudo :shock: , não calcule disjuntor pela potência de saída do som, pois a potência de saída é em relação a tensão de saída, que é muito diferente da tensão de entrada, calcule assim, some a corrente dos fusiveis dos equipamentos que quer proteger, no caso postado duas potencias sobre este total adicione 30% por margem de segurança. compre o disjuntor mais proximo ao valor. s
Supondo que o valor da conta foi 26 amperes, compre o disjuntor de 25, ( valor comercial)se for de 29 amperes compre de 30.
Jamais faça o que foi dito anteriormente, disjuntor quanto maior melhor, é capaz de cozinhar seus amps e não desarma-los.
 
Essa conta dos disjuntores é facil se fosse em 220 precisaria apenas de um de 20A, por exemplo...

Agora a conta para dimensionamento do cabo que eu não sei... nem para o AC nem para cabeamento AMP ---- CAIXA :cry:
 
Semana passada aconteceu algo comigo que quero dividir com vocês...

Marcamos uma apresentação do ministério de evangelismo numa escola na periferia de nossa cidade, fizemos oficio e tal.. e pegamos o equipamento emprestado da igreja:

Amplificador MARK AUDIO 4600

e 04 retornos (facão) que usamos na igreja

Mais os instrumentos e algumas coisas, pedetais etc..., a mesa usamos a Xennyx 2442 FX do ministério...


Só que uma coisa só lembrei na hora do evento, a potência na igreja é usada em 220V o que não seria o caso da escola, até ai não tem problema ela tem seletor de voltagem porem... o fusivel não era compativel com a tensão em 110V, o que fiz foi somente orar e ligar não tinha fusiveis na igreja para 110 V (de maior amperagem) e as eletrônicas estavam todas fechadas...

O SENHOR nos honrou e deu tudo certo sem queimar fusivel e ficarmos na mão...
 
Olá MazBrandão, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Jeanderson, pare tudo :shock: , não calcule disjuntor pela potência de saída do som, pois a potência de saída é em relação a tensão de saída, que é muito diferente da tensão de entrada,
calcule assim, some a corrente dos fusiveis dos equipamentos que quer proteger, no caso postado duas potencias sobre este total adicione 30% por margem de segurança. compre o disjuntor mais proximo ao valor.

Deixa eu voltar à pergunta inicial... um amplificador de 2400W + 1650W. Ele não explicitou se o primeiro (2400) é potência útil (que vai virar som) ou consumo elétrico, mas como o segundo ele explicitou (15A - fusível x 110V = 1650W), então entendo que ambos são consumo elétrico.

Ora, vamos ver uma coisa.... 2400W de consumo elétrico quer dizer 2400/110 = 22A aproximadamente.

Seguinte sua conta, temos 22A + 15A = 37A. O valor comercial mais próximo é de 40A. Usar um de 35A (nem sei se é comercial, acho que não) não afetaria muito.

Jamais faça o que foi dito anteriormente, disjuntor quanto maior melhor, é capaz de cozinhar seus amps e não desarma-los.

Disjuntor serve para proteger a fiação, não os aparelhos ligados nele. O fusível sim, este é feito para proteger o aparelho individualmente. Imagine um aparelho de 100W ligado a um disjuntor de 10A (1.100W). Esse disjuntor não protege em nada esse equipamento. Exemplo que todos temos em casa: uma televisão (100W consumo médio) ligada em tomadas comuns de casa (10A, 15A).

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo