[Ajuda] Disjuntor no rack de potencias

Tem isso aos montes na Net, só pesquisar. Tabelas de bitolas de cabo x comprimento x corrente.

Mas para facilitar, esse aqui é bem legal, pois trata de amplificadores:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.hotsound.com.br/dimensionando_cabos.pdf">http://www.hotsound.com.br/dimensionando_cabos.pdf</a><!-- m -->

Aliás, esse texto explica todo o dimensionamento que deu origem à pergunta inicial.

Um abraço,

Fernando
 
Caro Bersan a página que indicou da hot sound é excelente, consegui fazer os cálculos perfeitamente usando rock end roll, mas como sou Dj qual a porcentgem que eu uso?
 
Olá. Desculpe a demora em responder.

O IDEAL é se preparar sempre para a PIOR eventualidade possível. Você terá assim um evento pronto para qualquer tipo de situação. Rock and Roll = 40%. Mas tente Pink Noise, 50%, e você terá uma folga quando trabalhar com Rock. Mas se trabalhar com Raves, precisa de 100%, ou seja, se preparar para senoidal puro...

Um abraço,

Fernando
 
Olá..

Jeanderson, pelo que eu entendi do tópico vc quer colocar um disjuntor no rack de potências? Ou seja, o seu disjuntor estará junto com as cargas? Se for isso o disjuntor estará inutilizado.

Como várias pessoas disseram o disjuntor tem a função de proteger o cabo e para isso deve estar antes do cabo em relação a rede de energia.
Logo, o disjuntor para o seu uso deve ficar junto ao quadro de energia e não no seu rack.

Quanto ao dimensionamento do cabo ele deve levar em conta diversos fatores:

- Qual a carga atual?
- Planeja ter uma carga maior mais tarde?
- Temperatura ambiente máxima?
- distância da carga? e por aí vai... Mas esses são os mais importantes.

Posso fazer o dimensionamento pra você, mas vou precisar das informações acima para não subdimensionar, nem superdimensionar os valores.

Atenciosamente,
Rogério
 
Não se esquece de observar a curva do Disjuntor, pra o seu caso a correta é a curva C. Disjuntores do padrão NEMA tem variações de 10 em 10 amperes, pro seu caso, o disjuntor teria de ser de 35 A., então procure pelos IEC. Quanto ao cabo, tem toda a tabela pra faze o dimensionamento, eu prefiro fazer de outro jeito, pego o maior que puder, 10mm² ou 16mm², melhor sobrar do que faltar.
 
Back
Topo