Ajuda: Santo Ângelo ou Sparflex

E quanto aos multicabos ? Preciso fazer uma medusa para minha igreja.
Alguem tem algum parecer sobre multicabo destas marcas ?

Abraços
 
Olá gente,

deixa eu aproveitar para acrescentar alguns detalhes. Tenho boa experiência com ambas as marcas, e considero ambas boas/ótimas nos produtos que já trabalhei.

Tenho mais experiência com o Santo Angelo, a quem uso a mais de 20 anos. Aliás, tenho cabos deles aqui com esse tempo de uso. R30, M30, e o onipresente SC30. Já usei o SPM-30, uns 200 ou 300 metros (contra uns bons KM da Santo Angelo). Também já trabalhei com ambos os Multicabos.

Mas deixa eu contar uma coisa sobre o Santo Angelo. No final de 2011, instalamos nos Anfiteatros onde eu cuidava do som 600 metros de multicabo 28 vias, com medusas duplas, também cerca de 560 conectores (8 medusas de 28 vias, todas duplicadas. Tudo Santo Angelo.

Foram cerca de 1800 soldas, feitas em regime de mutirão, tinha uns 10 rapazes soldando. Havia ferros de solda de 20W a 60W, gente com experiência e gente que aprendeu ali na hora, e tudo o mais. O que posso afirmar categoricamente dos Santo Angelo é que o isolante não retrai/encolhe/derrete, mesmo quando o sujeito vai com ferro de 60W e fica lá na solda 1 minuto com o ferro em cima.

Digo isso porque certas marcas de cabo (não sei falar isso sobre Sparflex, usei bem menos que o Santo Angelo. Os Sparflex eu que fiz a solda, tenho estação de solda e sei fazer rápido), quando você demora muito para soldar ou o ferro é excessivamente quente (60W para multicabo é exagerado com certeza), a borracha do isolante retrai (encolhe), o que deixa um pedaço do cobre muito exposto. As vezes que tive que cortar tudo fora e começar de novo não foram poucas.

Lembro de ter passado muita raiva com certas marcas, que estão fora da minha lista de indicações. Até conversei com os gerentes de produto nas feiras por aí, mas segundo eles, "os modelos mais baratos são assim, nós temos modelos de primeira linha que não tem esse problema". Como não gosto muito disso, optei por trabalhar com outras marcas, que só tem uma linha - a boa - de produtos.

Com os Santo Angelo, seja o modelo que for, NUNCA tive esse problema. Volto a dizer: a minha experiência com Sparflex me diz que "parece que eles não tem esse problema". Mas a pouca experiência não me deixa afirmar categoricamente, como o que eu faço com a Santo Angelo.

Ah, pro pessoal que falou que os Santo Angelo antigos são melhores que os atuais. Antigamente (mais de uma década atrás) a gente comprava rolos do M30 e R30, que são cabos especiais com diversos reforços na capa e na blindagem. Você pode usar um R30 do lado de um motor que a blindagem não deixa dar interferências, enquanto um SC30 talvez sofra problemas.

O SC30 é produto mais recente (deve ter uns 10 anos de lançamento), menos resistente e sim, bem mais baratos. Esses M30 e R30 vendem até hoje, mas são muito, muito caros, mas duram muito mais. Tenho alguns com 15 anos de uso, com Neutrik, e que vão aguentar mais 15 anos tranquilo. A linha de "combate" (a que mais vende) hoje é a SC30, um excelente cabo (os meus mais antigos são de 2002, vão durar muito ainda), e realmente "inferior" aos antigos, só que bem mais em conta que os outros modelos. Em resumo, para 90% das aplicações, o SC30 terá melhor custo/benefício.

Aqui, um experiência: tenho 2 cabos SC30 de 10 metros que ficaram 2 anos mergulhados em água, dentro de um eletroduto que ligava um lado de um tanque de batismo até outro. Toda vez (todo domingo) que usavam o tanque de batismo, o eletroduto servia de "ralo" para a água que escorria da piscina, que lá ficava... Bem, os cabos estão PERFEITOS, só ficaram com a borracha muito dura, difícil de enrolar.

Não estou "puxando saco" da Santo Angelo. É que, depois de trabalhar 20 anos com a marca, estou satisfeito com seus produtos, e sem intenção de mudar. Mas sim, já comprei o Sparflex para experimentar, dois rolos de 100m de SPM-30 (gostei muito) e alguns bons metros de multicabo (também gostei muito). Os P10 deles também parecem ser bons (até agora tudo bem, mas só 3 anos de uso). Já os XLR da Spar não gostei nem um pouco. Parece xing-ling!

Um abraço,

Fernando
 
Ah, esqueci de acrescentar.

Tenho usado um cabo da Sparflex que é o cabo de sinal + AC, um cabo que vem nele um XLR e um de força (AC, 3 x 1,5mm²), que uso para ligar caixas acústicas ativas. Esses eu não vi da Santo Angelo. Tenho uns 100 metros, comprados a uns 3 anos (desde 2010), e tenho usado muito. Sem a menor reclamação. Mas eu prefiro emitir um elogio melhor depois que fizerem pelo menos uns 5 anos de uso.

Fernando
 
Eu ja usei Santo Angelo e Sparflex. Mesmo com ferro de 30W o Sparflex retrai um pouco o isolamento sim, alem de ser mais duro e por causa disso torcer mais na hora de enrolar. Mas eu pago R$ 160,00 no rolo de 100m e o Santo Ângelo custa R$ 230,00 os mesmos 100m.

[]´s
Bustillos
 
bersan disse:
Mas deixa eu contar uma coisa sobre o Santo Angelo. No final de 2011, instalamos nos Anfiteatros onde eu cuidava do som 600 metros de multicabo 28 vias, com medusas duplas, também cerca de 560 conectores (8 medusas de 28 vias, todas duplicadas. Tudo Santo Angelo.

eu digo: queremos foto!!!
 
Fotos? Tirei não. Tremendo de medo pendurado a 8m de altura, passando cabo, em uma sujeira danada (galpão aberto, as vigas do telhado tem mais pó que tudo), e com prazo curtíssimo, a última coisa que você lembra é foto. Mas as banheiras ficaram show!

Bom foi a solução, o resultado. Depois de 10 anos, finalmente levamos o som lá para o fundo, onde deveria ter ficado sempre. A diferença (para regular, para trabalhar) é ABSURDA. E nem custou tanto, foram R$ 22.000,00 por tudo, meio a meio para cada anfiteatro.

Um abraço,

Fernando
 
A torau nem vende mais pela NET né? :S
Vou comprar 1 rolo para igreja para ficar de reserva caso precisemos!
 
Entre os dois prefiro SPM40 da Sparflex (2x0.40mm2 contra 0.30 da S. Angelo).
Algum tempo atras Sparflex melhorou qualidade e significativamente!Parou de se entortar , parou de se retrair com facilidade , deixou de ser cabo "barato".
Junto com politica de precos bem agressiva fica mais facil ainda.
Sobre plugs : Sparflex tem plug P10 muito bom (com pino central solido).Esse dai eu coloco como referencioa para outros fabricantes dos plugs economicos.Ja os XLRs deles deixe onde estao - na loja.Neste ponto concordo com mestre Fernando :) ...
 
bersan disse:
(...) O que posso afirmar categoricamente dos Santo Angelo é que o isolante não retrai/encolhe/derrete, mesmo quando o sujeito vai com ferro de 60W e fica lá na solda 1 minuto com o ferro em cima.

Digo isso porque certas marcas de cabo (não sei falar isso sobre Sparflex, usei bem menos que o Santo Angelo. Os Sparflex eu que fiz a solda, tenho estação de solda e sei fazer rápido), quando você demora muito para soldar ou o ferro é excessivamente quente (60W para multicabo é exagerado com certeza), a borracha do isolante retrai (encolhe), o que deixa um pedaço do cobre muito exposto. As vezes que tive que cortar tudo fora e começar de novo não foram poucas.
O SPM30 derrete se demorar mais de 3 segundos com o ferro em contato.
Soldei vários cabos neste último FDS, e como estava com ajuda de outras pessoas acabei ficando com o ferro de 60w, soldei cabos da SA e do SPF, e o SPF derreteu fácil se comparado ao SA.

SA - SC30
SPF - SPM30
 
Uma dúvida...
Comprei 3 Samson Q7 aqui para igreja e 3 cabos santo angelo ninja.
A impedância do Samson é de 200 Ohms. e no site da playtech tá dizendo que esse cabo santo angelo ninja é de alta impêdancia.
Então, terei problema com o som ao sai nas caixas, volume alto na mesa, mas som baixo nas caixas por causa da impedância?
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.playtech.com.br/ch/prod/19313/cabo-santo-angelo-ninja-lw-b-xlrxlr-3,05m.aspx">http://www.playtech.com.br/ch/prod/1931 ... 3,05m.aspx</a><!-- m -->
 
Assim como muitos amigos que postaram, também tenho cabo de ambos fabricantes e estão todos em ordem, não tenho do que reclamar.

O melhor mesmo é pesquisar onde está oferecendo menor preço .
 
Back
Topo