Ajuda URGENTE

diogoc_s

New Member
Tudo bem amigos do Site Som ao Vivo, primeiramente queria parabenizar a todos, criadores e moderadores e tambem participantes, estão de parabens muito bom mesmo o site, forum e etc.
Venho através desta pedir auxilios dos irmãos em função do meu "problema", como na maioria das igrejas temos pessoas de 1 mes a 94 anos (caso da minha igreja), ou seja, convivemos em uma sociedade heterogenea. Sei que será impossivel agradar a todos, mas temos que buscar sempre este objetivo, claro, miha objetivo maior e agradar a Deus. Creio que minha principal função é servir no corpo de Cristo da melhor forma possivel, em fim Deus com sua Graça e Misericordia nos sustenta dia a dia, mas as pessoas não enchergam muitas vezes desta forma, acham que somos EMPREGADOS deles, e so critica e critcam e criticam e mais um porco eles criticam, as vezes ninguem reclama mas sempre tem um bendito,mas faz parte. A minha igreja é de um porte medio, são aproximadamente cerca de 240 membros, suas dimensões são as seguintes:

- 23 metro de comprimento
- No inico 10 metros de Largura terminando com 11.5 metros no fim do templo
-Altura 4 metros e depois rebaixa para 3 metros

Possuimos um sistema de som bem compacto, segue a descrição:
- 1 par de PAs Antera CP 115 Ativas
- 1 par de Pas Antera CP 10.1 Ativas
- 1 par de Pas Antera CP 10.1 Passivas
- 1 SubWoofer de 18" SoundBox 1018 Ativo
- 1 Retorno SoundBox Stereo Ativo
- 1 Retorno SoundBox Passivo
- 1 Retorno Antera M 10.1A
- 1 Mesa Beringher Eurorack MX3242X
- 1 EQ Beringher
- 1 Cubo de Baixo Antera BX 150

Temos alguns problemas em função da ACUSTICA do local, tentamos trabalhar com o minimo de volume, mas mesmo assim alguns cerca de 10% do total da igreja reclamam, mas o problema é nesta media estão inclusos o Pastor e Presbiteros (mais antigos), reclamam de mais, estamos lutando para sanar o problema, um eu consegui, o problema era o som la na frente estava muito alto, repare que na foto abaixo na minha igreja tem um problema o teto da parte do fundo e rebaixado, tinhamos que dar um "gás" nos PAs para que o som la atrás ficasse inteligivel, a solução foi adquirir mais quatro PAs e distribuindo no templo para o conforto sonoro do ambiente.


Uma vista do palco para o fundo reparem no teto.


Posicionamos um par no meio e um par no fundo, logo no inicio do teto rebaixado.

Um outro problema era o cubo do baixo, o cubo é ligado na linha, mas como temos problemas de acustica na igreja o Grave reverberaba de mais, cortei do sub e dos Pas, deixando apenas no cubo, e ainda havia reclamações, solução foi suspender o cubo acia da cintura do baixista, sendo assim voltamos a jogar um pouco menos o sina do baixo devolta aos PAs e o Sub.


Ainda esta improvisado o suporte para o cubo, mas atendeu as reclamações, perdemos "PESO" no palco, mas ganhamos mais qualidade no para o publico, rsrsr arrumamos outro problema com o baixista rsrsr mas faze o que as vezesalguem tem que pagar.

Algumas ainda reclamam que na frente o som ainda é muito algo, estou pensando em fazer alguns ajustes no palco e peço ajuda de voces:

- Na area que rodeia o palco estou pensando em revestir de carpere. ou com placas estofadas com espumas de casca de ovo ou ate mesmo sonex, resolveria parte do problema, diminuiria acentadamente a reverberação no palco??? O bastisterio como voces veem ele interfere algo, deixar sua porta aberta ajuda alguma coisa???


A bateria esta coberta com um pano azul, tambem estamos querendo cnstruir uma caixa oca atras da bateria, a bateria um dos motivos que mais reclamam, mas estamos querendo evitar o maximo aquario, me ajudem quais soluções tomar???

Voces acham que retirando os PAs principais desta configuração voltando para os cantos resolveria alguma coisa no caso das reverberações? Levantando um pouco mais elas e diminuindo seu angulo resolveria???





Os tres retornos ficam espalhados no palco, sendo 2 para vozes e um para violao, teclado e Guita. Estamos planejando em comprar um Cubo para guita, o que acham, e microfonar ou em linha???



o outro esta no outro canto, e passivo e trabalho junto ao ativo, mas com controles individuais, muito bom pelo menos eu gostei.

O sub fica nocanto direito do templo em baixo do palco, muitos reclamam dele mas nem sabem para que serve, uma vez ele ficou desligado e vieram reclamar dele ai quando eu vi o bicho dsligado comecei a rir, rsrs segue a fotopara apreciação de todos.

Um monstrão de 18" falamuito bem para o ambiente.

Mesa de som, nunca mais compro beringher, horrivel durou apenas 5 ou 6 anos e não presta mais ja mandamos para uma autorizada e os mesmos problemas mas em canais diferentes não aguentamos mais, vou adquirir a Ciclotron CSM 24.8 ou 32.8 pensando no futuro o que voces me dizem a respeito desta aquisição.?




Sem mais agradeço a todos, e estgou aberto a sugestões por favor me enviem, muito obrigado.
abraços
 
vou adquirir a Ciclotron CSM 24.8 ou 32.8 pensando no futuro o que voces me dizem a respeito desta aquisição

É uma cilada Bino!!!!

hehehehe

Vai de Soundcraft, muito mais negócio, e com muito mais qualidade!

:D

Eu garanto...
 
Olá Diogoc_s, seja bem vindo ao SomAoVivo Consultorias Ltda.

Vamos lá... de baixo para cima!

Sobre a mesa de som.

Mesa de som, nunca mais compro beringher, horrivel durou apenas 5 ou 6 anos e não presta mais

5 ou 6 anos de durabilidade é um valor esperado para um equipamento de áudio de 2a. linha e não tem nada de estranho nisto. Vão dizer que durou até muito!

já mandamos para uma autorizada e os mesmos problemas mas em canais diferentes

Idade, companheiro, idade. Componentes se desgastam, e mesmo que você troque alguns, o desgaste continua nos outros. Acontece com qualquer equipamento.

vou adquirir a Ciclotron CSM 24.8 ou 32.8

Antes de comprar, dê uma pesquisada no SomAoVivo. Acho que você vai encontrar coisa melhor!

Sobre o subwoofer.
O sub (...) um monstrão de 18" falamuito bem para o ambiente.

Não recomendo usar subs em igrejas com acústica ruim. Geralmente são os graves que "sobram" em ambientes assim, e um subwoofer só atrapalha tudo. Enquanto não resolver o problema de acústica, a melhor coisa é mantê-lo desligado.

Sobre as duas caixas lá da frente
Voces acham que retirando os PAs principais desta configuração voltando para os cantos resolveria alguma coisa no caso das reverberações? Levantando um pouco mais elas e diminuindo seu angulo resolveria???

O ideal era ter as caixas juntas, uma ao lado da outra, como se fosse um conjunto só. Entretanto, acho que isto "mataria" a estética da igreja. Neste caso, mantê-las do jeito que estão é melhor que nos cantos.

Sobre levantá-las mais, é sempre uma boa ideia, mas você já está no limite do forro, não perca tempo com isto.

Som alto na frente
Algumas ainda reclamam que na frente o som ainda é muito alto

Uma boa ideia é investir em retornos com fones de ouvido para os músicos. Você terá grande diminuição do volume na frente ao fazer isto. E custa barato, mais barato que esse monte de caixa/cubo que você tem no palco.

Retorno por fones é um dos assuntos mais comentados aqui do fórum. Só pesquisar.

Ah, e dê um Koss Porta Pro pro seu baixista e ele vai voltar a sorrir!

Sobre a bateria:

bateria um dos motivos que mais reclamam, mas estamos querendo evitar o maximo aquario, me ajudem quais soluções tomar???

Aquário, não tem outra solução. É parte da solução para reduzir o volume no palco. Também pesquise, há inúmeras mensagens sobre isto.

Sobre acústica:

Na area que rodeia o palco estou pensando em revestir de carpere. ou com placas estofadas com espumas de casca de ovo ou ate mesmo sonex, resolveria parte do problema, diminuiria acentadamente a reverberação no palco??? O bastisterio como voces veem ele interfere algo, deixar sua porta aberta ajuda alguma coisa???

Companheiro, NÃO FAÇA as coisas de qualquer jeito. Tratamento acústico = projeto feito por engenheiro. Não coloque Sonex ou placas ou espuma, há muito custo e nenhuma garantia de que o resultado ficará bom.

Faça o seguinte:

Primeiro, invista em fones de ouvido para o pessoal do palco. Seu volume vai diminuir e o controle do som ficará muito melhor. Custo: R$ 2.000,00, mais ou menos.

Depois, se ainda assim a acústica permanecer problemática (que vai permanecer ruim, vai, resta saber se suportável ou não), invista em tratamento acústico, mas com projeto. Projeto de engenheiro é mais barato que parece e resultado = garantido.

Um abraço,

Fernando
 
Seja benvindo ao SAV, diogoc_s!

Em relação ao cubo da guitarra, eu preferia colocar fones para os músicos, diminuiria o volume alto no palco, seria melhor para todos.

A mesa vç estaria trocando 6 por meia dúzia, eu fico com o isinho, pega uma soundcraft e seja feliz!
 
Se eu entendi bem são 6 caixas para o PA?

Se for isso mesmo tem algo errado, na consagração da minha igreja tinha em média 320 pessoas e somente 2 Mackie com falante de 10" deram conta do recado...

Achei muita caixa pra pouco espaço.
 
Diogo,

Primeiramente seja bem vindo ao SAV, é bom ver esta família crescer.
Com toda certeza aparecerão mais comentários e mais bem fundados que o meu, mas seguem meus pitacos.

- troca de mesa: Pesquise e PLANEJE. Pelo que vi ja vai buscar uma mesa com uma sobra de canais. Que tal partir para uma que vai durar ( as Ciclo quer queira quer não duram, a que eu uso tem uns 20 anos), mas que tenha um desempenho bom quanto durável. Dependendo do orçamento, consegue Yamaha, SoundCraft, Mackie e A&H...os preços estão baixando de produtos importados, mas os nacionais....

- Baixo, to vendo um imp2 ao lado da mesa, pq não testa ligar o baixo via DI, sem usar o cubo. Eu so baxista, mas agora como op do som sei o problema que é o maldito cubo.
Experimenta isso, o baxista vai reclamar com toda certeza, mas seguinte, se todos os outros vocalistas usam o msm retorno pq ele não pode???

- Volume no palco, ja pensou em retorno via Fone?
- Bateria, cara, fala pro batera manerar, coloca algodão na ponta da baqueta :lol: :lol: :lol: batera e baixo são meus problemas ( não sei pq mas tb é de muita gente aqui rs). Se não for possível, o geito é aquário. Mas no aquário vc vai precisar microfona-la ( + mics e mais canais na mesa = + R$).

Qto ao posicionamento das caixas... tem várias variáveis, a se ter noção como angulação das caixas, angulo de dispersão dos falantes, cobertura... mas eu não tenho ( por enquanto em NOME DE JESUS) conhecimento suficiênte para te falar..


Agora de opinião pessoal, não sei se te aplica. O palco é um grande problema, que te influenciará diretamente no PA . O volume que coloca no palco sempre tera vazamento pro público. e o Pior geralmente as pessoas mais experiêntes costumam sentar-se a frente ( escutam PA + Bateria + cubo da baixo + retornos....) a diminuição radical do spl do palco te ajudará em muito a questão do volume para a igreja...

As cadeiras te ajudam na obsorção de freq médias/altas... mas as graves vão refletir legal la atras...

As caixas do fundo estão com delay? conhece o principio para utilização disso???

Off... cara, estudande e trabalhando do jeito q to, se o culto fosse como na minha igreja as 9:30 das manhã, eu que chego as 8.. numa cadeira dessas.........é ronco na certa!


a[]'s
 
Re: hum

diogoc_s disse:
Certo 24 canais, na faixade 5 a 6 mil qual modelo eu acharia?
Tem a LX7 da Soundcraft, acho que ta nessa faixa ou até mais barato. Dê uma cotada também nas Allen Heath, não sei o preço delas ae no Brasil, mas dependendo compensa pegar uma dessas. Tem as modelos Zed que "compete" com a LX7 e as GL Series que estão um nível acima das LX7.
 
Diogo o que vc me diz dessas Antera CP 10.1 Ativas ??? Tem boa sonoridade ??? Potencia satisfatoria ? Graves , Medios e agudos bem colocados ?? Estou pensando em adquirir 3 unidades para retorno, me de sua opiniao!!! abraço!!!
 
diogoc_s disse:
- 23 metro de comprimento
- No inico 10 metros de Largura terminando com 11.5 metros no fim do templo
-Altura 4 metros e depois rebaixa para 3 metros

Possuimos um sistema de som bem compacto, segue a descrição:
- 1 par de PAs Antera CP 115 Ativas
- 1 par de Pas Antera CP 10.1 Ativas
- 1 par de Pas Antera CP 10.1 Passivas
- 1 SubWoofer de 18" SoundBox 1018 Ativo

Tem certeza que precisa dessas caixas todas? Minha igreja tem dimensões parecidas com as que você citou e usamos apenas duas caixas full-rage 15" tranquilamente...
 
caramba.. quanta caixa... hehehe
esta usando delay? eu acredito ser caixa demais pro tamanho do templo...

que amplificador esta usando?


Obs: Gostei do recadinho em cima do equalizador.. deve ter bastante dedos que não tem o que fazer no meio do culto..

Abraço
 
hum vamos la

1 - Sim as caixas cp10.1 atenderam muito bem nosas espectativas, medio e agudo bem satisfatorio mesmo, grave vc sabe ne um falante de 10" responde bem na sua faixa de especificação, aconselho otimas.

2 - Hum não estou usando delay nao e nao uso amplificadores optei por caixas ativas meu caro, esse tanto de caixa é porque foi a forma mais rapida e instantanea de resolver um problema de pressão sonora, tenho problema meu teto no fundo do templo e bem rebaixado e áinda porcima o teto e baixo.

mandem sugestõe obrigado pessoal
 
Achei interessante usar projetores em ambos os lados do templo.. facilita a visão.. quem tem pode né...
ehheh
abração
 
hum

Neu caro usamosdois em função da posição dos PAs principais quem estava de umlado nao via pq os Pas atrapalhavam. Sistema de delay me fale mais
 
Olá Diogo.


Vc poderia embutir suas caixas no teto (não completamente, lógico), deitadas. Dê uma olhada nos projetos da LC Diniz, onde há caixas montadas desse maneira.


Abraços.
 
Bom.. eu nunca usei delay nas caixas.. mas a teoria diz o seguinte..

Voce coloca um pequeno atraso nas caixas do meio no templo, para que quem esta em uma posição de cobertura da caixas da frente, e do meio, escute o som dessas duas caixas ao mesmo tempo. E nas caixas do fundo um delay um pouco maior , para que quem estiver na cobertura das caixas que estão na frente escute o som das outras caixas no mesmo tempo... mas isso é questão de milisegundos...

Não deixa o som embolar...
Alguem me corrija se eu estiver errado..
 
Back
Topo