Bitola de cabo adequada

digosoul

New Member
Olá amigos, tenho que passar aproximadamente 25 metros de cabo PP para ligar um amplificador a uma caixa e, mais 25 para ligar a primeira caixa à segunda.

A potência máxima que será transportada para as duas caixas é de aproximadamente 400w rms. Qual bitola de fio é mais adequada para esta situação?

Eu estive pensando em fio 2,5mm² mas ainda estou em dúvida...

abraço
Rodrigo
 
segundo minha tabela aqui, pra 500 a 600 rms, em 4 ohms (as caixas são de 8ohms cada?), cabo de 4mm. o de 2,5 que vc pensou, só dá para até 260 rms.

use no mííínimo, 2 x 3,5mm (para 400 rms).
 
Graça e paz !!!

estive olhando o manual do meu aplificador e la diz que.

a uma distância de 30mts a 8hms vc tera uma perda de 5,1 % de potencia.


a mesma distancia em 4hms vc tera uma perda de 9,8 % de pontecia.


a mesma distancia em 2hms vc tera uma perda de 18,2 % de pontencia

isso usando cabo de 2,5

conclusão melhor opção é 2,5 acho q isso aplica se em outros almplificadores tbem

Abraço
 
marcos, a bitola varia conforme a potencia e a impedancia. seu amplificador é de que potencia?

a tabela que tenho impressa aqui dá a bitola em relação a potencia do canal em rms e a impedancia (2 ohms: bitola mais grossa...4...8...16ohms: bitola mais fina), tudo especificado com os valores certinhos.

se o colega for usar 2,5mm, boa sorte. eu já prefiro "que sobre e não falte".
 
A melhor é sempre a de maior bitola, mas esse te atenderá bem; porém, se vai ligar de uma caixa na outra, ela vai trabalhar a 4 ohms!
Aí a história é outra!
 
As minhas caixas são de 8 ohms cada estão trabalhando em paralelo, totalizando 4 ohms.

Estou pensando em fio 3,5mm², mas fico preocupado se passará pelos dutos...

Como é instalação fixa, vou utilizar fio "flamenguinho"
 
isinho disse:
A melhor é sempre a de maior bitola...porém, se vai ligar de uma caixa na outra, ela vai trabalhar a 4 ohms!
Aí a história é outra!

pois é, os 3,5mm que eu sugeri, é para 400 rms em 4ohms.
2,5mm é para as seguintes condições:
- 500 a 600 rms em 16ohms.
- 400 a 500 rms mas em 8ohms.
- 200 a 260 rms e 4ohms.
- 100 a 140 rms em 2ohms.

o 3mm é para ser usado ATÉ 300 rms em 4ohms. não mais que isso.
 
Não existe a possibilidade de vc colocar o amp mais perto das duas caixas ? pode até mandar o sinal pra ele pelo multicabo ...
 
Essa ideia do Rvtsom é ótima, é a adotada pelos profissionais, mas tem uma série de poréns. Por exemplo,

- o equipamento fica longe do operador de som e próximo do público; alguém pode chegar lá e querer descobrir para que serve cada botão.

- muitas igrejas tem verdadeiras salas-cofre onde ficam os equipamentos (alarme, grades, etc, tudo para evitar ladrão), então seria necessário colocar tudo junto mesmo.

Quanto à fiação, fio de 3,5mm eu não conheço. Você encontrará 0,5; 0,75; 1,00; 1,50; 2,50; 4,00; 6,00; 10,00mm².

Estou pensando em fio 3,5mm², mas fico preocupado se passará pelos dutos... Como é instalação fixa, vou utilizar fio "flamenguinho"

É a pergunta que iria te fazer. Se instalação fixa, não há porque usar o PP, o flamenguinho resolve.

Quanto a bitola, na minha opinião, não se preocupe muito com contas. A regra é simples: use o mais grosso que puder. Se 4,00 mm² não passar na tubulação, não saia quebrando tudo, use o 2,50mm². Mas se passar, faça um e$forço e compre logo o de 4,00mm².

Um abraço,

Fernando
 
Olá, dêem só uma olhada nisso:

Clique no link e procure por Dimensionamento de cabos AC e de Caixas acústicas, faça o download, o arquivo está compactado.

http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq3

Temos que considerar o fator de amortecimento do amplificador, lá na igreja eu uso 4mm2 para 20mts. Sei que exagerei, mas as vezes é melhor sobrar.

Abç,

Marcelo
 
MarceloCavic disse:
Temos que considerar o fator de amortecimento do amplificador, lá na igreja eu uso 4mm2 para 20mts. Sei que exagerei, mas as vezes é melhor sobrar.


Por isso é bom deixar o amplificador o mais próximo possivel às caixas e usar cabos com a bitola adequada, conforme a potência, impedância e distância.


Abraços.
 
rafaelrb disse:
Eu nao sei onde, mas eu vi uma tabela com distâncias, bitolas e perdas ...

Alguem sabe ???????

aqui (descer até "Dimensionamento de Cabos de AC e de caixas acústicas")
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq3">http://www.somaovivo.mus.br/download.php?acao=pesq3</a><!-- m -->
 
Hum .. essa eu tenho, mas eu tinha visto uma mais simples, eu acho que foi com o Bersan ....

Não era com distancias exatas, era com 5, 10, 15, 20 e 30 mts e as bitolas e perdas.

Se não me engano era isto mesmo.
 
Marcelo se vc exagerou imagina eu que coloquei logo fio de 6mm2, para uma metragem de 20m também kkkk mas creio que assim terei a menor perda possivel.
Respondendo a questão fico com o que Bersan falou, coloca 4mm logo que não tem erro.

Abraços
Cassiano Ricardo
 
No site da Studio-R tem, tanto para Caixa quanto para AC

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.studior.com.br/cabos.zip">http://www.studior.com.br/cabos.zip</a><!-- m -->
 
Back
Topo