Bitola de cabo adequada

Então, vou usar 2,5 ou 4 mesmo. Os amplificadores vão voltar para perto da mesa por falta de vias no multicabo mesmo (12 vias, sendo que 4 são usadas nos amplificadores e estamos meio sem grana pra comprar outro multicabo agora)
 
Ae rapaziada!

Pra quem mora em brasilia, fui hoje na leroy merlin ...

Cabo PP 2x2,5mm² 100 metros => R$223,00

Amanha ou hoje mesmo devo ir nas outras lojas de materiais eletricos, tendo os valores coloco aqui.
 
nask,
na Andra foi onde consegui o melhor preço:

Cabo PP 2x2,5mm² 100 metros => R$147,00 (economia de 76 reais).
Cabo PP 2x4,0mm² 100 metros => R$245,00

mas na Andra da Casa Verde - são paulo (nas outras filiais tem diferença de preço hehe, um pouquinho mais caro)
 
emartinspereira disse:
...nas outras filiais tem diferença de preço hehe, um pouquinho mais caro)
Isso se dar pelo frete. Quando se tem o consumidor final perto da fabrica, é bem mais barato.

Se o sedex pra brasilia for menor que R$76,00 compensa comprar ai ... Agora o PP 2x4mm² ta praticamente o preço do PP 2x2,5mm².
 
Nask disse:
Isso se dar pelo frete. Quando se tem o consumidor final perto da fabrica, é bem mais barato.
... Agora o PP 2x4mm² ta praticamente o preço do PP 2x2,5mm².

não é pelo frete. pedi os preços pra todas as filiais, e o preço sem frete dava diferença.

o pp de 4mm da andra está quase o mesmo preço do que vc vai comprar de 2,5mm.

veja quando dá de frete, pode ser mais interessante pegar na andra.

e estou no RS hehe.
 
Eae rapaziada!

Queria esclarecer uma duvida, o dimensionamento do cabo balanceado (sinal) segue a mesma regra do cabo desbalanceado (caixa)? Quanto maior a distancia, maior a bitola?

Outra coisa, o sinal que sai do ampificador, é AC ou DC?
 
raphael leal disse:
Sinal que sai do amp é AC.

AC ou CA= corrente alternada
CC ou DC= corrente contínua
OK! Desencargo de Consciência...

E sobre o dimensionamento de cabos balanceados? (Caixas Ativas)
 
Nask,

Como as correntes nesse caso são bem pequenas, a preocupação maior nem são as perdas por subdimensionamento dos cabos, mas a proteção para interferências.

Como o sistema já é balanceado, então não há maiores preocupações, salvo distâncias enormes.

Abraços,

Eduardo Lopes.
 
edlopessilva disse:
Nask,

Como as correntes nesse caso são bem pequenas, a preocupação maior nem são as perdas por subdimensionamento dos cabos, mas a proteção para interferências.

Como o sistema já é balanceado, então não há maiores preocupações, salvo distâncias enormes.

Abraços,

Eduardo Lopes.

Valeu, Eduardo! Tinha escutado um papo que o cabo balanceado, a grandes distancias, deveria dimensionar conforme o cabo de caixa(PP). Achei muito esquisito, se nao engano, a maior bitola para cabos balanceados é 1mm, quer dizer, inviavel! Então decidi saber ate onde vai a veracidade dessa conversa... kkkkkk

Tem tanta lenda no mundo som, que pareçe conto de fadas!
 
a maior bitola para cabos balanceados é 1mm, quer dizer, inviavel!

Eu nunca vi. O mais comum são os cabos 0,30mm², mas quando tive que passar dois cabos por 250m de distância comprei um RFS 0,50mm². Já ouvi falar em cabos 0,80mm², mas nunca vi também.

------------
6mm² para caixa de som é exagero. Você perde custo/benefício, já que cabos 6mm² são muito caros. De 2,5mm² para 4mm² o custo não é muito diferente, mas para 6mm², é demais.

Macete: para instalações fixas, nem precisa ser PP. Pode muito bem ser aquele cabo bicolor, flamenguinho, mais barato que cabo elétrico.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Bersan, mesmo lendo tantos materiais sugeridos ainda me encontro cético e confuso da necessidade real de ter que usar uma bitola PP 1,00mm ou mais para 700w em 8ohms, ou até mesmo 1200w em 4ohms para apenas 6 metros de distância entre amp e caixa.

Vejo que você algumas vezes recomenda até mesmo o "flamenguinho". Posso então estar utilizando o PP 0,50mm para essas condições ?
 
O Bersan já sumiu faz tempo, rsrss. esse tópico é de 2009.

Bem, eu penso assim:
Quanto maior a bitola do cabo melhor.
Lógico que não precisa exagerar ainda mais em 6 metros.
Na sua situação o custo $$ do fio fino (0,50mm) para um mais grosso (1,5mm) é irrisória, pois a metragem é muito pequena.

Se vc quer realmente entender como funciona a tabelinha de bitolas, com finalidade de estudos, seu questionamento é válido.
Fora isso, se quer apenas fazer tudo funcionar corretamente, acho que não tem sentido essa busca de tantos detalhes. Compra o fio um pouquinho mais grosso e tá tudo resolvido
 
Sandro Oliveira disse:
..
Bem, eu penso assim:
Quanto maior a bitola do cabo melhor.
...
Aproximado  : cada 1mm de bitola = 10 Amperes. Por exemplo : 1200W/4 Ohm corresponde a 18 amperes  ou 1,50 mm.

Abrcs,
andry1110
 
LeonardoPRC disse:
Olá Bersan, mesmo lendo tantos materiais sugeridos ainda me encontro cético e confuso da necessidade real de ter que usar uma bitola PP 1,00mm ou mais para 700w em 8ohms, ou até mesmo 1200w em 4ohms para apenas 6 metros de distância entre amp e caixa.

Vejo que você algumas vezes recomenda até mesmo o "flamenguinho". Posso então estar utilizando o PP 0,50mm para essas condições ?

Desculpa amigo, mas Oi Bersan ... Foi óóóó´tima.rsrsrsr
Voltando ao assunto.
Ou Melhor...
 

Attachments

  • 10377021_373138536199693_251394071283191630_n.jpg
    10377021_373138536199693_251394071283191630_n.jpg
    28.8 KB · Visitas: 20
Back
Topo