Artigo Cabos bons, bonitos e baratos

bersan

Administrator
Moderador
De vez em quando algum operador de som conhecido me telefona para saber onde comprar cabos baratos. Cabos são muito frágeis e vivem dando problema, então é algo que temos que regularmente estar trocando. O problema é que se uma pessoa for em uma loja e comprar um bom cabo pronto, de marca, vai se assustar com o valor, pois bons cabos são muito caros. Evidente que existem os baratos, mas de qualidade duvidosa. E então, o que fazer?

Eu não compro cabos. Eu mesmo monto os meus. Por incrível que pareça, são simples e fáceis de fazer, desde que a pessoa tenha habilidade com solda. Mesmo que não tenha, é fácil conseguir quem faça. Vou dar o exemplo de um cabo para microfone, com conector XLR-P10. A lista de compras é a seguinte:

a) metros de cabo balanceado de boa marca, ou seja, 2 condutores internos mais malha. É um cabo que poderá ser aproveitado depois se a mesa mudar para um modelo profissional, com entradas XLR. Compre a metragem que achar necessária, mas pense grande, sobra é sempre bom. Custo: R$ 2,00 a R$ 3,00 metro

Cabo_balanceado.jpg

Se for montar uma grande quantidade de cabos, algo próximo a 100 metros, é melhor comprar logo um rolo de 100 metros. Comprar assim significa bons descontos em relação ao preço por metro.

b) conectores XLR fêmea. Existem os "genéricos" e os "de marca". Evidente que a qualidade e a durabilidade acompanharão os preços. Existem plugues de R$ 3,00 (que derretem se a solda esquentar demais e tem muitas folga) a até conectores de R$ 15,00, que além de não terem folga vão durar uma eternidade (décadas).

xlr_femea.jpg

Se escolher os genéricos, pelo menos escolha os "menos piores". Faça assim: conecte um plugue fêmea em um plugue macho, e tente "torcê-los". Compre o que tiver a menor folga. Também evite os plugues XLR onde a parte de trás (que é enroscada na parte da frente, de metal) de plástico. São muito frágeis e quebram logo. Prefira os plugues ou totalmente metálicos ou com a parte traseira de borracha.

c) conectores P10 de marca. Evite ao máximo os conectores "genéricos" em plugues P10. Eles são bem mais baratos, mas sua durabilidade é mínima. Alguns chegam a quebrar (a ponta solta-se do restante do corpo) dentro do aparelho, gerando muita dor de cabeça (é necessário desmontar todo o aparelho para trocar o jack).

p10_mono.jpg

Aqui já deu para perceber porque alguns cabos prontos são tão caros. Os componentes usados também são caros. Conectores Neutrik, Switchcraft, Amphenol, Santo Angelo (este brasileiro). Assim como os fios, como os St. Angelo e os RFS, brasileiros.

Já os cabos baratos. … além de virem com conectores genéricos, muitas vezes os cabos são de baixa qualidade. Lembro de ter testado um cabo XLR-XLR que vinha com ruído próprio. Era só conectar na mesa de som o cabo (sem ao menos um microfone conectado do outro lado) e o canal da mesa começar a chiar.

Finalmente, se você souber fazer uma boa solda (ou um amigo que saiba), é só seguir as instruções de ligações existentes no seguinte arquivo disponível aqui no SomAoVivo:

http://www.somaovivo.mus.br/downloads/cabos_conexoes.zip

Algumas horas de trabalho e estará tudo pronto.

Mas caso você não saiba fazer soldas, nem conhece ninguém, saiba que os vendedores das lojas de eletrônicos costumam fazer esse tipo de "bico" na hora do almoço. Deixe o material com o vendedor e volte um ou dois dias depois para buscar. Não esqueça de combinar antecipamente o preço, o serviço é simples e não pode custar muito caro. Uma dica: R$ 1,00 por solda por cabo está de bom tamanho. Um cabo XLR-P10 envolve 5 soldas, um cabo XLR-XLR envolve 6 soldas.

Repare na economia: um cabo para microfones, XLR-XLR de 10 metros, chega a custar no mercado entre R$ 70,00 até R$ 90,00. Um cabo montado custará: (cabo: 10 x R$ 3,00) + (XLR: 2 x R$ 7,00 – genérico "menos ruim",) + (montagem: R$ 6,00). Total de R$ 50,00. Um bom desconto em relação ao preço de mercado. Se não precisarmos pagar montagem, melhor ainda.

Se os plugues forem "de marca", as coisas mudam um pouco de figura. Se o custo de cada conector for de R$ 12,00, o custo total subirá para R$ 60,00. Apesar de menos vantajoso, ainda assim uma opção mais econômica.

Se a solda for boa (e em geral o pessoal das lojas faz isso bem) e bons componentes (fio e conectores) forem usados, o resultado não ficará nada a dever a um cabo de "grife".
 
Editado por um moderador:
Olá para todos do site....
Gostaria muito da ajuda de vcs...Temos em nossa Igreja uma mesa Behringer SL2442FX que está ligada a um DBS720...pois bem,a pergunta é:posso fazer a ligação entre eles utilizando fêmea XLR-cabo coaxial-macho P10 (mono),interligando(jampeando)o fio positivo com o terra do conector XLR?
Explico:É que eu já havia feito os cabos sem fazer esta ligação do positivo com o terra,e uma chieira enorme prevalecia nas caixas.Quando eu trocava um dos cabos por um cabo de mic.XLR-P10 (mono)que já veio montado,a chieira simplesmente desaparecia.Abri o conector do cabo do mic. e percebi este tipo de ligação.Eu lembro de ter lido neste site que este tipo de ligação pode queimar um dos aparelhos mas não consigo achar onde está escrito(se é que não me confundi).
E aí pessoal!!Dá mais uma força para mim...
Obrigado.
 
Marcinho,

pode fazer sim, aliás é exatamente a ligação que uso entre a Behringer SL3242FX e o DBK 1500 da igreja.

Só tem um erro... o positivo fica isolado, é o negativo que jampeia com o aterramento.

Baixe este arquivo que tem o esquema de montagem do cabo que você precisa:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/cabos_conexoes.zip">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/c ... nexoes.zip</a><!-- m -->

Um abraço,

Fernando
 
Fernando,
Muito obrigado meu amigo,vou fazer amanhã mesmo esta ligação...
 
O conector tem 4 pólos:

+1, -1, +2, -2

você tem que seguir o padrão da sua caixa. Na caixa vem (pelo menos nas boas caixas vem) o padrão a utilizar: +1,-1 ou então +2,-2, etc.

Se a saída do amp também tiver Speakon, é o mesmo princípio: siga as instruções do fabricante.

Um abraço,

Fernando
 
É relativo! Eu particularmente prefiro Amphenol mas acho que tanto este quanto Neutrik e Switchcraft tem qualidade equivalente.
 
Alá, comprei 100 metros de uma cabo, não sei se posso dizer a marca, quando montei o cabo, ficou zumbindo, tem que ter cuidado pra não gastar dinheiro em vão.
 
O que dizem dos cabos paralelos de sinal, ou philips?

Os santo angelo (modelo bssc) já usei e são bem bons (aqueles de isolante tranparente).
Tenho cabos de instrumentos e paralelo da marca brasileira sparflex e estão durando, no entanto, não tenho conseguido achar pra comprar.

A mais comum na minha área, Tiaflex, encomendei um rolo de 100m e espero que funcione bem, alguém já usou? Sei que não é dos melhores, mas foi uma escolha.
 
Utilizo apenas uma caixa no meu sistema. Estou precisando de um cabo que "saia" da minha mesa que não tem OUT XLR, apenas P10 para conectar ou a entrada P10 ou XLR da caixa ( RCF). Qual seria o cabo e a conexão mais adequada? A que deve melhor resultado atingiria?

Esse P10 ( TRS ) é mono ou estéreo? No caso de eu usar apenas uma caixa, um só canal na mesa, o pino deve ser mono ou estéreo?

Alguém pode me ajudar?

Obrigado

Marco
 
Então, mas se na entrada/conexão da RCF eu tenho um XLR: não seria melhor?
saindo da mesa um TRS ( estereo ou mono) e na entrada da RCF um XLR, não seria melhor?
 
Li isso sobre esses cabos: "
O Conector TRS é uma família de conectores utilizada para transmissão de sinais analógicos, principalmente de áudio. Tem o formato cilíndrico e normalmente possuem três contatos, dando origem ao nome TRS (do inglês Tip-Ring-Sleeve, lit.ponta-anel-capa).

Os conectores TRS possuem três contatos, sendo dois para o sinal e um para o aterramento do circuito. Entre estes, existem isolantes que evitam o contato entre partes. No entanto, também existem conectores com dois contatos, chamado de TS(Tip-Sleeve), e com quatro contatos, chamado de TRRS (Tip-Ring-Ring-Sleeve). Quando utilizado em dispositivos de áudio, o conector TS normalmente é utilizado para transmitir sinais mono enquanto que o TRS e o TRRS são utilizados para transmitir sinais estéreo."
 
Quando utilizado em dispositivos de áudio, o conector TS normalmente é utilizado para transmitir sinais mono enquanto que o TRS e o TRRS são utilizados para transmitir sinais estéreo."

Sim mas o que se quer dizer com " dispositivos de áudio"? É um rádio? Um cd ou mp3 player?
É uma mesa de som? um amplificador? Uma caixa?
Dispositivo de áudio é muito abrangente. Em nossa aplicação de som ao vivo, será muito mais frequente encontrar estes conectores associados a sinais balanceados ou não. Tem diferença. Dê uma conferida no artigo que o Davi Fernandes tem a respeito no SAV, é muito esclarecedor.
Tb procuramos seguir padrões e um cabo P10/ XLR é um cabo fora de padrão. Pode ser usado? Pode, mas estará fora do padrão e padronização facilita a vida. Se tivesse somente a entrada XLR em sua caixa não haveria outra maneira a não ser usar este recurso, mas uma vez que vc tem uma entrada P10 acho melhor usar o padrão, mesmo porque no caso da ligação da mesa á caixa vc poderia usar um cabo de instrumento, que é mais barato e não um de microfone.
 
Back
Topo