Caixa Acústica

G

Guest

Guest
Caixa Acústica: VTX 150 Frontal Passivo 150 Watts - Leac´s.Qual a qualidade
desa caixa
 
Olá Wallace, seja bem vindoa ao SomAoVivo.

Pode ser boa ou ruim, tudo depende do seu referencial e do seu orçamento. Você não disse o que está usando (ou em que vai usar a caixa) nem quanto você tem para gastar.

Não é uma caixa considerada excelente (aliás, bem longe disso), mas dependendo do que você está acostumado a usar ou em que vai usar, pode ser uma boa opção. Assim, para responder ao certo, precisamos de mais informações.

Um abraço,

Fernando
 
Bom dia Fernando ! Bom dia pessoal !

Fabriquei um jogo de caixas para 4 vias !
E como eu não entendo sobre suas ligações internas; " sempre utilizei caixas prontas com divisores passivos; resolvi pedir ajuda!

Comprei 2 crossover CX3400, para que fiquem dedicados a cada PA.

A questão é a seguinte:
Preciso adicionar capacitores ou resistores em cada driver das caixas ou ligo diretamente na saída da potência?

Forte abraço a todos!
 
Olá Donalire,

O esquema é o seguinte.

Mesa de som -> sai o som "todo misturado". Graves, médios e agudos misturados.

=> Entra no crossover. Ele divide o som em 2, 3 ou até 4 faixas de frequência (graves, médio-graves, médio-agudos e agudos). Esta configuração dependerá dos falantes que você colocou na caixa (2 ou 3 vias, ou mesmo 4, como você disse que usou!!!!!!!!)

Cada uma dessas saídas do crossover (correspondente a cada faixa) você liga em um canal de amplificador, e cada canal de amplificador você liga em no(s) falante(s) correspondentes.

Assim, cada falante recebe apenas a frequência que consegue responder, sem risco de queimar nada, sem precisar de capacitores.

Os resistores de atenuação também não precisa, já que cada via tem um volume independente, logo é só ajustar no crossover.

Agora, quem te vendeu lhe empurrou um crossover a mais. A não ser que você queira som estéreo (algo raro em sonorização ao vivo, por incrível que pareça), o outro crossover é desnecessário.

E também não sei se quem lhe vendeu o crossover disse que conhecer os falantes é algo fundamental para fazer o correto ajuste das frequências de corte. Cortes errados são muito problemáticos, ou deixando "buracos" na resposta de frequência ou até queimando falantes.

Por favor, poste a lista dos falantes que comprou para podermos ajudar. Também a lista dos amplificadores, precisamos saber.

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado Fernando!

Também andei pensando a respeito do segundo crossover.
Preciso na realidade convertê-lo em um equalizador para um retorno.
Vou fazer cascata entre as potências de mesma frequência.
Você me proporcionou um alívio ao me informar que posso ligar tudo diretamente nas saídas !!! Não gostaria mais de abrir as caixas.! rsrsrsrsrs ! Fabriquei inicialmente um lado do PA. Fabricarei o outro somente após alguns testes. Futuramente vou projetar mais caixas para ampliação da potência e ajuste do delay. " Só que irei comprar prontas. "

Tenho poucos itens novos e muitos itens antigos, vou fazer um esquema completo das especificações e instalações ( dentro de uns três dias eu acho ) e se possível aguardo sua avaliação.

Forte abraço a todos !
 
Posta fotos das caixas que voce fez pra gente ver.

Agora me explica uma coisa, como se converte crossover em equalizador?
 
rsrsrsrsrsrs !
Sim, eu sou meio saudosista
cambiar / converter / permutar / barganhar
Ainda uso estes termos que são a mesma coisa que trocar !

Posto umas fotos para vocês verem sim.

Abraços !
 
Boa noite pessoal !!!
Por gentileza;
Me expliquem como eu faço para postar fotos
Nunca fiz isso !
Enviem uma receita de como se faz ! :D
 
Olha o "manual" aí...
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128">http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=128</a><!-- m -->
 
Bom dia ! Pessoal !

Já me cadastrei no photobucket mas o site está dando erro de página e não consigo subir as fotos !
Alguém poderia verificar isto postando alguma foto e me informa.

abraços!
 
Postei hoje e tudo bem, sem problemas.

Qualquer coisa manda para mim que eu posto.

Fernando
 
Oi pessoal, vamos movimentar este fórum !!!

Fernando; logo em seguida te envio as fotos.

Vou passar umas informações.
Objetivo: Além de uso particular, vou fazer locação destas caixas, por isso tenho preocupação com a praticidade. E elas devem ser de uso geral.
As fotos apresentam algumas fases em que trabalhei nas mesmas.
Como eu não consegui os dados dos falantes mais antigos ( sei que são de 300WRMS ), fui encaixando valores de volume da caixa até que se enquadrassem ao melhor rendimento plano; ( de ouvido! ), somente me contentei !!! " Na 6ª versão da caixa ".
Por isso é que segue o conselho para os que querem fabricar:
" COMPREM CAIXAS PRONTAS " direcionadas para sua utilização.

Fabricar caixas empiricamente demanda pelo menos um conhecimento mínimo, ferramentas adequadas, tempo, organização e "paciência"
Como meus falantes usados eram de 300WRMS, todas as vezes em que as testava, utilizava uma PA800 ( 150 WRMS por canal ) para que eu alcansasse o melhor rendimento ( de ouvido! ) numa potência menor. OBS: tenho esta potência se não me engano a 22 anos ainda é cara preta CYGNUS 1ª linha!!

AS FOTOS:
F01- Compensados de Virola 20 mm;
Utilizável !, mas o recomendado é madeira sólida de lei ou compensado naval;
F02 - Caixa quase montada;
Utilizei quase 200 parafusos e todos eles foram embutidos na madeira para melhorar o acabamento final;
F03 - Câmaras dos woofers devidamente reforçada com os sarrafos de canto e com as barras de travamento;
F04 - Caixa devidamente masseada e pré-lixada;
Note que os parafusos desaparecem e que todos os cantos serão arredondados;
F05 - Lixa final;
Note que não se bobeia com segurança. Todas as fazes que envolvem desbaste de madeira ou massa plástica requerem no mímino óculos e máscara !!!! E faço isto por Hobby ! Para meu uso ! Segurança é responsabilidade !!!
F06 - Revestimento interno;
Senhores, para quem não conhece, apresento-lhes " LÃ DE ROCHA "; parece um algodão doce endurecido. A densidade desta placa é de 96 Kg/m3, a de 128 Kg/m3 parece uma " rapadura gigante "; rsrsrsrs !!!;
F07 - Compartimento de cabo;
Detesto ficar procurando e carregando cabo; por isso planejo tudo.
Consigo distanciar minha caixa até 30 m do rack de potência; e a conexão é só plugar.
F08 - Parte traseira;
A tampa trazeira possui vedação para não vibrar. Libero somente a quantidade de cabo que preciso; os parafusos de fixação estão muito próximos uns aos outros !
F09 - Lay out;
O frontal montado;
F10 - Esse aí sou eu; conhecido aqui na cidade pelo nome de Ramos e utilizo o nome Donailre no site. Ao lado está a caixa;

UG-412-215-2000 - Lay out do modelo;
Criei este número somente para guardar o arquivo;
UG = uso geral
412 = 4 woofer´s de 12"
215 = 2 sub´s de 15" OBS: estou fabricando os subs ainda!
2000 = potência nominal ( um número próximo da real )

Fabriquei alças de metal. Esta caixa pesa uns 120 Kg. Depois vou levá-la em uma oficina para pesar.

Eu havia deixado de mexer com som a muitos anos, e um dos motivos pelo qual estou fabricando novamente é minha futura esposa, que ganhou um concurso de Karaodê na festa junina da empresa onde trabalha ( ano passado ). Vocês poderão vê-la no site abaixo. Vejam só o que aconteceu ? rsrs!!! Pena que a câmara era antiga e não gravava bem! nem o som, nem a imagem, mas dá para assistir.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=A5jbuBjKzwQ">http://www.youtube.com/watch?v=A5jbuBjKzwQ</a><!-- m -->
" por gentileza, espalhem " nos deixariam muito felizes.

Estejam todos com Deus!
Forte abraço a todos!
 
Cara, como as fotos não entraram, tenho alguns comentários "de olho"...

é madeira sólida de lei

Vixi!
Não é não chefe!
Ninguém faz caixas com madeira maciça, nem as melhores caixas importadas!

quase 200 parafusos

É muito parafuso ein!
Nas fotos quero ver, mas usou a que distância um do outro?

Esta caixa pesa uns 120 Kg.

SEM MAIS :shock: :shock: :shock: :shock:
hehe
Muita coisa ein!

Abraços
 
Back
Topo