Calcular quantidade de caixa e amplificador

Nask

New Member
Eae rapaziada!

Queria uma mais uma ajuda de vocês, fiz uma busca no site e no forum, não achei nada relacionado. Se não me engano tem um artigo falando sobre esse tema, mas não achei, se alguem puder colocar o link pra leitura ...

Bom, qual seria o calculo para se ter uma quantidade, não exata, mas razoavel, de caixas, amplificadores, SPL? Tenho uma apostila do CAM onde fiz audio profissional, anos atras, la tem uma formula. Mas nunca testei ...

Se alguem quiser postar sua forma de dimensionar a estrutura sonora ...

Valeu
 
Vamos lá...

Seguem os artigos na sequência:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=145">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=145</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=146">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=146</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=149">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=149</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=180">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=180</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=181">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=181</a><!-- m -->
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=182">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=182</a><!-- m -->

Abraços

isinho
 
isinho disse:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=180">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=180</a><!-- m -->

Valeu isinho ... era esse link mesmo!

Essa conta realmente serve para ambientes abertos e fechados? Ou é melhor pra um, do que pro outro?

Ter 100 dB/SPL em um ambiente aberto é "diferente" que ter 100 dB/SPL em um lugar fechado. Diferente, por que, voce vai ter muito mais caixas e amplificadores no aberto do que no fechado. Teria como compensar essa diferença?
 
Nask disse:
Bom, qual seria o calculo para se ter uma quantidade, não exata, mas razoavel, de caixas, amplificadores, SPL? Tenho uma apostila do CAM onde fiz audio profissional, anos atras, la tem uma formula. Mas nunca testei ...

Se alguem quiser postar sua forma de dimensionar a estrutura sonora ...

Valeu

Nask.

Eu faço o CAM e a apostila deve ser a mesma, a forma de calcular que ta na apostila é a mesma coisa que esta no artigo, só muda a forma de fazer a conta, mas da no mesmo.

Em relação ao ter 100dB/SPL em um ambiente fechado e no aberto.

Não tem como comparar um ambiente fechado com um ambiente aberto, pois em um lugar fechado o som vai aumentar por causa das reflexões, se não tiver um ambiente acusticamente tratado. Já em um ambiente aberto não vai ter as reflexões então se vç fez a conta para ter 100 dB/SPL para o ultimo ouvinte ou até a house mix, voce vai ter 100 dB/SPL se quiser aumentar o nível de pressão sonora para 103 dB/SPL vç vai ter que dobrar o número de caixas.

Abraços!
 
Leandro disse:
... Em relação ao ter 100dB/SPL em um ambiente fechado e no aberto.

Não tem como comparar um ambiente fechado com um ambiente aberto, pois em um lugar fechado o som vai aumentar por causa das reflexões, se não tiver um ambiente acusticamente tratado ...
Eae leandro!

Com certeza, por isso que coloquei entre aspas a palavra diferente. Diferente, nesse sentindo que voce colocou. Onde teremos muito mais reflexões do que em um ambiente aberto.

O calculo é bem mais preciso para ambientes abertos do que fechados.

Vou repetir ... 100 dB/SPL em ambiente aberto, é muito "diferente" de um ambiente fechado!

Exemplo:
Devemos montar um sistema, onde a distancia entre fonte sonora e o ouvinte é de 80 metros, cada caixa tem 100 dB(sensibilidade) e sua potencia é 600 WRMS? Nivel de pressão sonora desejado é de 100 dB/SPL! Serão 106 caixas para ter o nivel de pressão sonora desejado.

A necessidade ter 106 caixas em um ambiente fechado? Nâo, no maximo a metade, por conta das reflexões do ambiente. Como ja foi dito acima!

Depois de muito procurar, achei ... Dimensionando Sistemas de PA
Código:
    * Sens - sensibilidade axial da(s) caixa(s) (dB SPL/0 dBW/1m)
    * D - maior distância entre caixa(s) e local a ser atendido (metros)
    * Ld - perda com a distância D (dB)
    * Np - nível de programa (dB SPL)
    * MPT - margem para picos e transientes acima do nível de programa (dB)

PEN = 10 exp [(Np + MPT + Ld - Sens)/10]

onde PEN a potência elétrica necessária em watts.

Para ambientes externos Ld = 10logD

Para ambientes internos calcule:

Ld = -10 log[(Q/4*3,1416*D*D) + (4/S*a)]

Nesta expressão, Q é a relação de diretividade adimensional da(s) caixa(s) acústica(s), S é a superfície interna total do recinto e a seu coeficiente médio de absorção.
Consegui achar a formula, mas não entendi quase nada, principalmente o calculo para ambientes internos. Alguem por favor me ajude com esses termos, diretividade admiensinal da caixa acustica, superfície interna total do recinto e a seu coeficiente médio de absorção ...

Achei também uma planilha do Álvaro Neiva excelente, mas planilha feita para 2 caixas em especifico (ativas) da attack PMH 2000F & PSB 2000R:

Dimensionamento de Sistemas: PA Attack ao Ar Livre

Minha intenção é fazer uma planilha para dimensionamento de sistemas ambientes abertos e fechados ; ativos e passivos!

Quem quizer ajudar, sera de muito bom agrado ...

Valeu ...
 
Nask,

os artigos apresentam os cálculos necessários, que é a mesma coisa do que você encontrou no Audiolist também. Na verdade, o cálculo é um só.

Mas puxando sardinha para o nosso lado, tentamos, nos artigos, esmiuçar o máximo possível para todos poderem compreender bem. Está tudo lá, bem explicado, revisado pelo Eng. Luis Fernando Cysne, e tudo mais. Mas leia também os comentários.

Agora, realmente o cálculo para ambientes abertos é "fácil", enquanto o cálculo para ambientes fechados é... para quem trabalha na NASA.

No nosso artigo, definimos três tabelas básicas, onde levamos em conta o volume (as dimensões) e a acústica do local. Há uma tabela para locais com boa acústica, acústica razoável e outra para acústica ruim. Não terá um cálculo exato, mas com boa margem de aproximação.

----------------------

Devemos montar um sistema, onde a distancia entre fonte sonora e o ouvinte é de 80 metros, cada caixa tem 100 dB(sensibilidade) e sua potencia é 600 WRMS? Nivel de pressão sonora desejado é de 100 dB/SPL! Serão 106 caixas para ter o nivel de pressão sonora desejado.

Rapaz, em ambiente aberto, é isto mesmo!!! Para termos 100dB no fundo, com mais 10dB de headroom, precisaremos de algo como 60.000W de potência. Haja amplificador e caixa.

Como esse cálculo envolve uns números "redondos", vou mostrar para o pessoal:

Cada caixa isoladamente, fornece:

dB SPL máx = sensibilidade + 10 x log (Potência da caixa)
dB SPL máx = 100 + 10 x Log (600)
dB SPL máx = 100 + 10 x 2,78
dB SPL máx = 127,8 - arredondando, 128dB SPL.

Verificando a Lei dos Inversos dos Quadrados, temos:

dB SPL (distância X) = db SPL a 1 metro + 20 x log (1 metro / distância X)

dB SPL (80 metros) = dB SPL a 1 metro + 20 x Log (1/80)
dB SPL (80 metros) = 128 + 20 x Log (0,0125)
dB SPL (80 metros) = 128 + 20 x (-1,90)
dB SPL a 80 metros = 128 - 38
dB SPL a 80 metros = 90dB

Agora,

- se eu preciso de 100db a 80 metros, eu preciso de 10dB a mais de volume do que uma única caixa pode me proporcionar.
- para ter 10dB a mais de potência, eu preciso de 10x a potência em uso, ou seja, 6.000Watts. Ou 10 caixas x 600W.

Só que são valores de pico, enquanto se quer um valor médio de 100dB, e um headroom (os picos musicais) de 10dB (um valor comum em shows de rock).

Para ter 100dB SPL a 80m e ainda 10dB de headroom, precisaremos de mais 10dB, ou seja, mais 10x a potência. 10 x 6.000 = 60.000W!!!! Ou 100 caixas!!!!

As outras 6 caixas do seu cálculo estão aí porque eu arredondei para 128dB, se não tivesse arredondado (127,8dB), seriam 106 caixas.

Mas... alguém aguentaria ficar próximo das caixas? Teríamos um total de 148dB SPL a 1 metro de distância delas, mais que uma turbina de avião a toda força....

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
... Agora, realmente o cálculo para ambientes abertos é "fácil", enquanto o cálculo para ambientes fechados é... para quem trabalha na NASA ...
kkkkkkkkkkk pareçe sacanagem, mas esse calculos, são coisas de louco. Pediria mais uma vez sua ajuda, somente pra disvendar o que seria esse Q, S, A da formula para ambientes internos.

bersan disse:
... Para ter 100dB SPL a 80m e ainda 10dB de headroom, precisaremos de mais 10dB, ou seja, mais 10x a potência. 10 x 6.000 = 60.000W!!!! Ou 100 caixas!!!!

As outras 6 caixas do seu cálculo estão aí porque eu arredondei para 128dB, se não tivesse arredondado (127,8dB), seriam 106 caixas ...
Realmente são muitas caixas e amplificadores! Calculo pra grandes shows! So pra ilustrar, nas minhas contas, deu 63.090 WRMS por isso 106 caixas ...

bersan disse:
Mas... alguém aguentaria ficar próximo das caixas? Teríamos um total de 148dB SPL a 1 metro de distância delas, mais que uma turbina de avião a toda força ...

Com certeza não. Mas esse total de SPL seria a soma de todas as caixas L-R. Dependendo do tipo de caixa o ouvinte teria "uma lapada na orelha" de 130 dB/SPL. Continuando muito alto ...

Agradeço pelas informações, vou continuar estudando esse assunto, desvendando a formula posto aqui!
 
Rapaziada negocio é o seguinte ... Hoje, no estudo matinal, me deparei com uma informação, um tanto conflituosa!

Lendo o livro Caixas Acústicas e Alto-Falantes de Homero Sette Silva (tradução) existe um topico: Potência, eficiência e tamanho do ambiente., onde tem essa tal informação "conflituosa" ... vou resumir ...

Caixas Acústicas e Alto-Falantes disse:
... Se consideramos um falante, com uma eficiência de 0,5% medida em um baffle infinito e um amplificador capaz de fornecer 50W RMS, então a potencia acustica será igual a 0,25 Watts acusticos ...

... Tomando os 0,25 Watts acsuticos e admitindo estar em uma sala tipica de 6x7x2,4 metros, o que corresponde a 100m cubicos de volume, tera um nivel de pressão sonora de 97dB ...

... Ao invez de duplicar a potencia do amplificador (para ter 100dB), outra solução é utilizar outro falante, ligado em paralelo com o primeiro. O segundo falante dobraria a área do cone e multiplicaria a potencia acustica por quatro. Assim a potencia acustica de 1 Watts acustico, produzida pelos dois falantes combinados, elevaria a pressão sonora no ambiente para 103 dB, mantido o amplificador original de 50W de saída. Para se alcançar o mesmo valor de SPL com um unico falante seria necessario um amplificador de 200 Watts ...
Agora vem a pergunta, não seria 100dB/SPL, com dois falantes combinados em paralelo?!

Quando ele diz:
Caixas Acústicas e Alto-Falantes disse:
... O segundo falante dobraria a área do cone e multiplicaria a potencia acustica por quatro ...
Seria algum problema de digitação?

Estamos aqui com queda de conceito? Onde falantes com mesma especificação, não seria somado mais 3dB, mas sim 6dB?!
 
Olá Nask,

muito interessante seus estudos. Continue assim.

Vamos ler tudo?

Tópico 0.60 Potência, Eficiência e Tamanho do Ambiente.

"A sensação auditiva provocada por uma determinada quantidade de potência, fornecida pro um amplificador, é uma função direta da eficiência do alto-falante e do volume de ar que ele está tentanto excitar."

Traduzindo:

A sensação auditiva = a quantidade de som; o volume; os dB SPL produzidos.

função direta = diretamente proporcional

eficiência do alto-falante = a sensibilidade do mesmo. Quanto mais sensível (X dB/1W/1m), mais eficiente ele é

volume do ar a ser excitado = quantidade de falantes (ou caixas acústicas) iguais. Quanto mais falantes (ou caixas acústicas), mais ar é colocado em movimento, mais som é produzido.

Note: não confundir volume do ar (quantidade de caixas) com tamanho de falante (10", 12", 15", 18"), a comparação que se faz é referente a falantes iguais, logo o tamanho do falante não entra.

Até aí, tudo certo. É isto mesmo. Um falante mais sensível produz mais som que outro falante menos sensível, lógico. Duas caixas de som iguais e juntas, (por exemplo, cada uma recebendo 2 x 25W) produzem sim mais som que uma única caixa de som recebendo 50W, por um negócio que você já ouviu falar, o acoplamento acústico.

Só que acoplamento acústico todo mundo diz que é de +3dB, enquanto o autor fala em +6dB. Estranho, não?

Vá para a página 48 e olhe os tópicos 1.90 e 1.91.

1.90 - Múltiplos alto-falantes

"Utilizar dois ou mais alto-falantes de graves em uma mesma caixa traz muitas vantagens sobre o sistema singelo. As três configurações básicas são: normal, push-pull e composta.

1.91 - Configuração normal

"Neste caso, dois ou mais falantes idênticos compartilham uma mesma caixa, sendo montados o mais perto possível um do outro. Para a situação de dois alto-falantes, vale o seguinte:

A. A frequência de ressonância FS para os dois falantes será igual à de um deles.

B. O fator de qualidade Qts, resultante, será também o mesmo de um deles.

C. O volume equivalente Vas (e o volume Vb da caixa) será o dobro daquele referente a um único falante.

D. A impedância equivalente será a metade da original, no caso de ligação em paralelo, e duas vezes maior, quando a ligação for série.

E. A sensibilidade sofrerá um acréscimo de 3dB na associação em paralelo, e uma redução, também de 3dB, no caso de uma ligação em série, em comparação com a sensiblidade de um único falante.

F. O deslocamento do cone será a metade do experimentado por um único falante. "

Notas minhas:

A - quer dizer que a resposta de frequência não vai mudar, nem vai dar mais graves por causa disto.

B - os principais parâmetros Thielle-Small não vão mudar

C - por serem 2 falantes a movimentar o ar, o volume tem que ser dobrado.

D - o comportamento das impedâncias é exatamente o esperado em uma associação qualquer

E - a sensibilidade (eficiência elétrica) aumentará +3dB porque a impedância cai pela metade (paralelo), assim como a sensibilidade diminuirá -3dB porque a impedância sobe para o dobro (série).

F - o deslocamento do cone será a metade porque cada um deles receberá metade da potência que seria enviada para um único falante!

No item E, também fala que se ligarmos em série, haverá uma diminuição de 3dB, o que é ruim. Só que, mais para frente, o livro explica:

"A duplicação da área do cone, proporcionada pela combinação de 2 falantes, adiciona 3dB na eficiência (nota minha: pelo acoplamento acústico), mas a associação série reduz a sensibilidade de 3dB (nota minha: pelo aumento da impedância), o que leva a um mesmo nível de pressão acústica (nota minha: +3 -3=0) na saída (...)"

Em resumo:

- 2 falantes juntos (ou duas caixas, o princípio é o mesmo) ganham +3dB por acoplamento acústico (dobro do ar em movimento), não importa se ligação em série ou paralela.

- em ligação em paralelo, ganha-se +3dB porque impedância = metade. Em ligação em série, perde-se +3dB porque impedância = dobro?

Ok, ok, mas onde está o raio dos +6dB citado pelo autor????

Em ligação em paralelo, temos os seguintes ganhos:
+3dB por causa do acoplamento
+3dB por causa da impedância
Total: +6dB

Em série, temos os seguintes ganhos:
+3dB por causa do acoplamento
-3dB por causa da impedância
Total: 0dB

Alguém dirá: "mas espere aí!!! O autor cita NA MESMA POTÊNCIA, +6dB, quando em paralelo. Ao mexer na impedância, estamos mexendo na potência, certo???"

Segue o texto do autor:

"A figura 1.34, mostra, para um nível de Lp igual a 1W, a comparação, feita por simulação, dos níveis conseguidos com caixas contendo um, dois (...) falantes. (...) Conforme previsto, o nível de pressão sonora na saída, para dois falantes em paralelo (...) está exatamente 6dB acima do conseguido com um único alto-falante."

Difícil contestar um autor que escreveu e ainda provou matematicamente (o gráfico) o que disse. Mas olhando o gráfico (desculpem, não deu para escanear), vemos o seguinte:

1 driver system 2,83V - 1 alto-falante, uma determinada curva de dB SPL x frequência
2 driver system 2,83V - - 2 alto-falantes em paralelos, a mesma curva dB SPL x frequência, só que 6dB a mais no SPL produzido.

Então, é 6dB mesmo? O autor está certo. Perdoem este humilde autodidata, mas acredito que não! Há sim um erro. Apesar do texto referir-se a 1W, o gráfico 1.34 não mostra potência em Watts, mas sim Voltagem, que é constante em 2,83V para ambos os casos.

Pela Lei de Ohm,

Potência = Voltagem² / Impedância

2,83 Volts = 1W em 8 Ohms, porque

Pot = 2,83² / 8 Ohms
Pot = 8 / 8 = 1W

Mas os mesmíssimos 2,83V, em 4 Ohms, equivalem a 2W.

Como o próprio autor cita, uma das consequências diretas de se ligar dois falantes (ou duas caixas) em paralelo é que a impedância vai cair pela metade (item C). Ora, a queda de impedância terá efeitos diretos na potência elétrica (Watts) recebida pelos falantes, que se tornará o dobro. É exatamente o que diz o gráfico, já que o que foi mantido como referencial foi a voltagem, não a potência elétrica.

Ora, se o gráfico está correto (e eu acredito que está), há sim aumento de +6dB, mas isto porque há +3dB de acoplamento e +3dB de aumento de potência, consequência direta d menor impedância.

Ou então, o gráfico está errrado. Mas que há algum erro, há.

------------------
Conclusão

Com base no gráfico mostrado, concluímos que, em situações onde temos dois falantes (ou duas caixas acústicas) em comparação com uma única:

Em paralelo:

- temos +3dB de volume de som por causa do acoplamento acústico (o dobro de ar é movimentado pelos cones)
- temos +3dB por causa da diminuição da impedância à metade, com o consequente aumento da potência fornecida pelo amplificador para o dobro.
- temos então um total de +6dB de volume, pela soma das duas coisas.

Em série:

- temos +3dB de volume de som por causa do acoplamento acústico
- temos -3dB de volume de som por causa da menor eficiência elétrica, já que a impedância aumentou.

Consequentemente, em série, não temos ganho nem perda em relação ao volume referente a um único falante. Mas observem que podemos ter outros ganhos, como melhor cobertura sonora, mais potência admissível, etc.

Na prática:

Alguns falantes são vendidos em versões 4 ou 8 Ohms. Notem só as diversas formas de implementação que podemos alcançar:

1) Um único falante de 8 Ohms = referência

2) Um único falante de 4 Ohms = +3dB em relação à referência, pelo dobro da potência/metade da impedância.

3) Dois falantes de 8 Ohms na mesma caixa em paralelo = +6dB em relação à referência, seja pelo acoplamento acústico, seja pela impedância final = 4 Ohms.

4) Dois falantes de 8 Ohms na mesma caixa, em série = não ganha nem perde nada em relação à referência

5) Dois falantes de 4 Ohms, na mesma caixa, em série = ganho de +3dB em relação à referência.

e antes que alguém pergunte, 2 falantes de 4 Ohms em paralelo = 2 Ohms, valor não comercial.

Nask,

parabéns. Tem coisa errada aí mesmo. Por outro lado, serviu para estudar as vantagens do acoplamento de caixas/falantes. Muito bom mesmo.

Um abraço,

Fernando
 
Ao invez de duplicar a potencia do amplificador (para ter 100dB), outra solução é utilizar outro falante, ligado em paralelo com o primeiro. O segundo falante dobraria a área do cone e multiplicaria a potencia acustica por quatro. Assim a potencia acustica de 1 Watts acustico, produzida pelos dois falantes combinados, elevaria a pressão sonora no ambiente para 103 dB, mantido o amplificador original de 50W de saída. Para se alcançar o mesmo valor de SPL com um unico falante seria necessario um amplificador de 200 Watts ...

Errado. Mantido o mesmo amplificador, ao reduzir a impedância à metade, ele fornecerá o dobro da sua potência (Lei de Ohm). 100W.
 
Eae Bersan!

Agradeço pelos parabens, o grande diferencial do tecnico hoje, não é so montar e/ou operar seu equipamento, mas montar e/ou operar o mesmo equipamento em diversos ambientes (vice-versa) e conseguir a mesma sonoridade! Para isso tem que estudar ... não adianta ... não nasci galã da novela das 8 ... hehehehe Apesar que não ser um "amaral" da vida ... hehehe

Como diz a velha canção: Quem sabe faz a hora, não espera aconteçer ...

Realmente tem alguns erros, por isso que para formar conceito, precisa-se de um vasto conhecimento.

Muito interessante sua abordagem ao tema. Simples e direta.

Se tivermos falantes ligados em paralelo, com as mesmas especificações teremos acrescimo de 6dB (metade da impedancia; acoplamento acustico). Conheço muito tecnico que vai arrancar os cabelos! Literalmente ...

Outro ponto que deve ser levado em consideração, falante feito para trabalhar em um faixa de impedancia 4 ou 8, abaixo disso cai proporcialmente sua vida util! Tem seus ricos para ter 6dB no sistema. Analisando assim teremos um apoveitamento melhor com 3dB ...

Obrigado bersan mais uma fez pelas explicações ... o forum agradeçe ...

Continuo estudando pra fazer a planilha de dimensionamento de PA ...
 
Nask disse:
Outro ponto que deve ser levado em consideração, falante feito para trabalhar em um faixa de impedancia 4 ou 8, abaixo disso cai proporcialmente sua vida util! Tem seus ricos para ter 6dB no sistema. Analisando assim teremos um apoveitamento melhor com 3dB ...

Desculpem a minha ignorância........
Quando vç falou que que o alto-falante é feito para trabalhar na faixa de impedância de 4 ou 8 ohms.

Vamos supor que se vç ligar dois falantes de 4 ohms em paralelo, no final vai dar 2 ohms, certo. Quem vai ver essa diferença vai ser o amplificador que vai começar a trabalhar em 2 ohms.

Cada alto-falante não iria continuar em 4 ohms? Então como cai proporcialmente sua vida util?

Abraços!
 
falante feito para trabalhar em um faixa de impedancia 4 ou 8, abaixo disso cai proporcialmente sua vida util!

Nask, o Leandro abordou corretamente. Você fazendo corretamente a associação, não há diminuição de vida útil nenhuma. Usado corretamente (e nisto leia-se: sem distorção), um falante de 8 Ohms dura tanto quanto um de 4 Ohms, ou de 16 Ohms, ou de 2 Ohms, etc.

--------------------------
Curioso com o assunto, e curioso por encontrar um erro em um livro já na sua sexta edição, fui pesquisar um pouco sobre acoplamento. Dêem uma olhada:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=3905">http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=3905</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://autoforum.com.br/index.php?s=92e8f48d955078d136d4a89dbf6692a7&showtopic=106369&st=0&p=1504829&#entry1504829">http://autoforum.com.br/index.php?s=92e ... try1504829</a><!-- m -->

Inclusive, em um desses textos vocês encontrarão a ideia de que, para que realmente haja o acoplamento acústico, é necessário que os falantes (caixas) estejam bem juntos.

Um abraço,

Fernando
 
Olá amigos...

Comuniquem o erro a editora...
Minha irmã descobriu um erro em um livro de contabilidade e informou a editora; na próxima edição, ela ganhou um livro....
Quem sabe...
Além de corrigir um possível engano que possa acarretar dano você pode ajudar a melhorar o conceito geral de futuros leitores do livro...

Abraços

isinho
 
Leandro disse:
Cada alto-falante não iria continuar em 4 ohms? Então como cai proporcialmente sua vida util?

Apartir do momento que voce faz ligação em serie ou paralelo o falante vai trabalhar com essa configuração.

Exemplo:

Falante 4 ohms 400WRMS

Isso quer dizer que ele poderar trabalhar numa resistencia maxima de 4 ohms recebendo 400W sem perder sua eficiencia e superaqueçer ... Fazendo a ligação em parelelo, o par de falante agora ira trabalhar em 2 ohms 800W RMS (400W para cada). Assim, o falante sempre irar trabalhar no topo(maximo) diminuindo sua durabilidade (vida util).

Componentes eletronicos foram feitos para trabalhar conforme suas expecificações, mudando algum valor no decorrer no caminho, acarretará em superaquecimento de alguns componentes, ilustrando o exemplo acima, por conta da baixa impedancia.

Pode ser que seu sistema, trabalhando nessas configuraçãoes, dure anos e não tenha problemas. Você sempre monitore o sinal de entrada, não deixando "clipar" no amplificador ... Mas quando exister um dinamica maior ... seu sistema não ira suportar, pois ja trabalha no topo(maximo).

bersan disse:
Nask, o Leandro abordou corretamente. Você fazendo corretamente a associação, não há diminuição de vida útil nenhuma. Usado corretamente (e nisto leia-se: sem distorção), um falante de 8 Ohms dura tanto quanto um de 4 Ohms, ou de 16 Ohms, ou de 2 Ohms, etc.

Bersan como disse à cima, componentes eletronicos foram feitos para trabalhar conformes suas expecificações ... um capacitor, resistor, transistor trabalhando diferente disto, ira estragar muito mais rapido. No caso dos falantes seria a bobina. Você melhor que eu sabe, para se usar qualquer componente eletronico é feito um estudo, onde e levado em consideração varios fatores, um deles é a resistencia. Se aumentarmos a passagem de corrente eletrica nesse componente, estaremos superaqueçendo o mesmo.

Isso não quer dizer que ira queimar, estragar, seu equipamento de imediato, mas tera um diminuição (metade) da sua vida util.
 
isinho disse:
Comuniquem o erro a editora...
Minha irmã descobriu um erro em um livro de contabilidade e informou a editora; na próxima edição, ela ganhou um livro....
Quem sabe...

Quem sabe ... Achei um erro no livro Mix - O Poder da Mixagem e envie o erro pro autor ele me respondeu dizendo que realmente havia um erro. No mesmo email trouxe a ratificação, não mais que isso! Quem sabe ... hehehehe
 
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