Calcular quantidade de caixa e amplificador

Nask, deixa eu ve se eu entendi.

Então eu acabo mandando por exemplo, 800w para o primeiro falante e ele manda os outros 400 w excedentes para o outro, ai acabaria forçando mais o primeiro falante.

É + ou - isso?

Abraços!
 
O Bersan está certo, a impedância neste caso é uma característica do falante, e não da associação. É o resultado da resistência elétrica e mecânica, da capacitância e da indutância do falante. Nenhuma associação de altofalantes vai mudar esses parâmetros. O que pode ou não mudar é a potência que ele receberá de acordo com a associação feita, mas isso depende das características do amplificador.
 
Nask,

Nos livros de Física do Ensino Médio, Eletricidade, Resistores, Associações, aprendemos que a energia elétrica se distribui igualmente sobre todas as resistências de um circuito. Isto vale até para resistências diferentes (uma de 4 Ohms e outra de 8 Ohms), continuarão recebendo a mesma corrente elétrica.

Se temos dois falantes de 400W associados (não importa se paralelo ou série) recebendo 800W, cada um será submetido a 400W, dentro dos seus limites, e não terão em nada a sua vida diminuída.

Se quiser confirmar, pesquise no Google sobre Associação de Resistores, há centenas de sites. Nos textos que ler, onde estiver "resistor/resistência", pense em alto-falante.

Achei um erro no livro Mix - O Poder da Mixagem e envie o erro pro autor ele me respondeu dizendo que realmente havia um erro. No mesmo email trouxe a ratificação, não mais que isso!

Opa! Aproveita e posta aqui a correção. Tenho o livro, quero corrigir.

Um abraço,

Fernando
 
Veja só...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.infoescola.com/fisica/associacao-de-resistores/">http://www.infoescola.com/fisica/associ ... esistores/</a><!-- m -->

"A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4 .."

Tá bem explicado, pode olhar.

Fernando
 
bersan disse:
"A corrente elétrica que passa em cada resistor da associação é sempre a mesma: i = i1 = i2 = i3 = i4 .."

Na associação em série a corrente é igual, e na associação em paralelo a tensão é igual.
 
Por falar em erros, acabei de encontrar um erro (tá, de português) no manual da AKG...

Nunca utilize as duas saídas simultaneamente! Poderá levar a uma perca de nível
e a ruídos mais intensos

Perca???
Nesse caso é PERDA de sinal...

-- Garanto que esse manual é feito e traduzido fora daqui, por isso acaba passando um erro desses...

Abraços

isinho
 
Quer judiar de mim, é falar perca...
As vezes leio umas coisas que até machucam...
MSN então, leio só com um dos olhos abertos...

:D
 
capacitor, resistor e transistor foi apenas um exemplo de componentes eletronicos, que mais comulmente, se estraga. Nâo vou entrar no merito dos calculos matematicos, o que simplesmente quis dizer, todo sistema trabalhando 100% tera sua vida util reduzida.

Como no mundo dos computadores é dito ... você esta fazendo um overclock ... Forçando seu sistema a trabalhar no maximo.

Cada cabeça uma sentença ...

Leandro

a potencia de saida do amplificador sera dividida pelos falantes. Se tiver 4 falantes (400W cada) de 8ohms ligados em paralelo = 2 ohms; seu amplicador em 2 ohms da 800 WRMS, esse 800W sera dividido pelos 4 falantes (200W cada).

Com certeza Bersan ...

Nask disse:
... Na página 195 tem uma dica um pouco conflitante.

Se você deu 2 dB de ganho em 3 KHz, atenue 3 dB na base exatamente em 2 KHz. Desta forma, onde o vocal está tendo ganho, a base está sendo atenuada em igual valor.

As informações estão corretas? Mais 2 dB em 3 KHz e menos 3 dB em 2 KHz?!

Pelo o que venho lendo no livro, cada instrumento deve trabalhar numa faixa de frequência, então o vocal não deveria ter menos 3 dB em 3 KHz?!

Poderia dar uma pincelada sobre esse assunto, ou realmente existe um erro ...

Resposta:

Livro Mix disse:
Olá Henrique,

Realmente houve um erro!!

O certo seria "se você seu 2 dB de ganho em 3 kHz, atenue 2dB na base exatamente em 3kHz.

Na próxima edição eu corrijo esta falha!

Obrigado pelo contato e parabéns pela percepção do erro! hehe

Um abraço,

Daniel Farjoun
 
Rapaziada toda essa conversa sobre SPL, casamento de impedancia ... me fez lembrar de um duvida. Pra quem ja perguntei, não consegiu responder.

Um falante tem sensibilidade 97dB. Para termos 100dB, adicionamos mais um falante com a mesma sensibilidade (97 + 97 = 100dB). Certo?!

Por algum motivo qualquer, os falantes tem sensibilidades diferentes, como é o calculo? 95 + 97 = ?

Faz o MMC ?
 
Um falante tem sensibilidade 97dB. Para termos 100dB, adicionamos mais um falante com a mesma sensibilidade (97 + 97 = 100dB). Certo?!

Não, é bem diferente disso...
Sensibilidade é medida com apenas 1 watt de amplificação!
A fórmula para cálculo do máximo SPL é:

(log da potência do falante X 10 ) + Sensibilidade em db = SPL Máximo

Entendeste?
 
nask,
um falante com sensibilidade de 97db a 1watt a 1 metro, terá (sozinho) 100db aplicando-se apenas 2 watts...103db com 4 watts...a cada dobra de potencia, +3db de spl.

só se vc tá se referindo que ele tem 97db de spl máximo, aí com dois falantes desses idênticos (dobrando-se tb a potência), teremos 100db de spl máximo.
 
isinho você não entendeu ... Não quero saber SPL maximo ...

para se ter o dobro de potencia (+3dB) você cai com a impedancia 4->2; 8->4; ... ou então adiciona mais um falante com a mesma sensibilidade. Como ja foi discutido em topicos acima.

97 + 97 = 100dB (dobro de potencia).

Quero saber qual o calculo para falantes com sensibilidades diferentes.

95 + 97 = ?

Faz o MMC ?
 
emartinspereira disse:
... só se vc tá se referindo que ele tem 97db de spl máximo, aí com dois falantes desses idênticos (dobrando-se tb a potência), teremos 100db de spl máximo.
Em momento algum disse que era SPL maximo e sim Sensibilidade do falante.

emartinspereira disse:
aí com dois falantes desses idênticos (dobrando-se tb a potência), teremos 100db de spl máximo
OK, identicos você ganha +3dB! E com sensibilidade diferente?

Exemplo:
97 + 95 = ?
 
Sensibilidade é única do falante, não vejo muita utilidade em somá-la a menos que vá fazer uma caixa com dois falantes diferentes em um gabinete (caixa de 3 vias, por exemplo).
Mas já não sei...
 
mínimo múltiplo comum, acredito que não.
para caixas de som, onde tem mais de 1 via com sensibilidades diferentes, usa-se a sensibilidade mais fraca (no seu caso, 95db) como sendo a sensibilidade da caixa.

se forem os dois para a mesma via de frequencias, acredito que não dê para se usar 95 + 95 (nivelando pelo mais baixo) = 98db dos dois juntos, pq podem ter outros parâmetros tb diferentes, não só a sensibilidade.

acredito que a resposta seja 95db, setar pela sensibilidade menor, mas esperemos os mais experientes postarem suas opiniões.
 
Muito provavelmente não seja tomada pela menor não. Afinal sensibilidade leva em consideração a "dificuldade" em se excitar o falante a ponto dele produzir um determinado nível sonoro com 1 watt. Portanto, se é adido um falante de sensibilidade maior, essa resistência também cai, e o resultado é alterado...

Porém, são considerações e opiniões pessoais, precisamos de alguém com maior conhecimento para nos dar uma mão nessa...
 
Back
Topo