Como ligar Subgrupos

Rogerio

New Member
Ola, a paz a todos.

Possuo uma mesa antiga da Peavey SRC24000 porem muito boa, mas atras dela, possue dos 4 subgrupos "send" como eu faço para fazer esta ligação. Da Saida master para os subs? Como funciona??? Obrigado[/b]
 
simples.

se sua mesa tem sub grupo, ela deve ter endereçamento de saida, tipo
se quero mandar um canal para o master l & R as vezes tenho que endereçar atravez de chaves que vem ao lado do fader do canal (L & R OU MAIN)
tbm há nesse mesmo canal as chaves de sub grupo (SUB 1 & 2 OU 3 & 4 E .... PODE SER ALT 1 & 2 ...)

se quero usar o master l & r e tbm o sub grupo, eu preciso endereçar o main para enviar o sinal do canal para o master l e r e preciso endereçar alguns dessas chaves 1 2 ou 3 4 para enviar o sinal para o sub grupo, assim sai o sinal do canal no master l & r e no sub.

vamos supor que estou fazendo um som para um evento com banda e coral de 15 vozes com mic individual, o pessoal do coral parou de cantar e irá retornar daqui a pouco, para eu não ficar mutando 15 mic, eu posso usar o recurso do sub.

exemplo. vou endereçar os 15 canais para o sub grupo 1 e 2 e no master dos sub vou endereçar clikando nas chaves L & R assim enviando o sinal para o master l & r, quando eu abaixar o master do sub 1 e 2 automaticamente eu abaixo só os 15 mic.

ok abraço
 
Re: Ainda possuo duvidas para plugar

Rogerio disse:
Realmente possue do lado do fader estes botões para onde devo indereçar. Valeu pela informação. Mas a minha maior duvida é como faço para plugar atras da mesa. Ou seja as saidas "send" do subgrupos eu plugo de onde para onde???

Qual a sua intenção em ligar as saídas de sub? Você pode usá-las para insertar algum tipo de periférico no canal do subgrupo, vou pegar o exemplo que deram lá em cima dos 15 mics ligados no sub, se voce quiser adicionar um reverb nesses mics voce usa a o Sub Out(send) para enviar o sinal para o periférico que fará o reverb e pega o AUX(return) ou Sub(return) para receber o sinal que vem do periférico.
 
Olá Rogerio, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Pode usar a saída Submaster Send para um monte de coisas. Por exemplo....

- pode mandar para um gravador (gravar 4 subs em vez de L/R)
- pode mandar um sub específico para uma caixa em um ambiente diferente (por exemplo, pode mandar apenas a voz do pregador/cantor para uma caixa do lado de fora da igreja
- pode mandar uma (ou várias) fontes sonoras para uma caixa de reforço

etc.

Um abraço,

Fernando
 
Obrigado pelas dicas pessoal. Como eu poderia trabalhar no caso dos retornos, possue 6 saidas auxiliares. Teria como enviar 4 grupos sendo 1 para cada retorno??? E como faria esta ligação da saidas (send) do sugrupos iria para as potencias???
 
Olá Rogério,

primeiro, é interessante entender que submasters não são auxiliares.

Para uso em monitor (retorno de músicos e instrumentistas), o ideal é termos Auxiliares do tipo Pré-Fader, de forma que seja possível utilizar um volume diferente do volume geral (do PA).

Dê uma olhada neste artigo:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=52">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=52</a><!-- m -->

Se é possível utilizar subs para retorno? Possível é, mas não indicado. O submaster deve ser uma ferramenta que lhe auxilia na mixagem, facilitando o trabalho do operador (muito melhor trabalhar com 4 subs que 24 canais, não?). Se você usá-lo para monitor, o problema que pode acontecer é que, se algum músico ou cantor lhe pedir mais volume no retorno, você alterará toda a sua mixagem.

Mas, se você quiser testar, só ligar o SubMaster Send em um canal de amplificador e deste para a caixa de som.

Um abraço,

Fernando
 
Ogrigado Fernando

Então deixe ver se entendi:

Se tenho 6 Aux eu as uso para retorno e dessas duas possuo 2 pre e post fader como usaria estes pre e post

E quanto aos 4 subs posso liga-los em dois ampl. me dando um total de 4 caixas, correto??? Cada sub jogo o pan para L ou R correto???

E controlo para onde quero mandar através das chaves ao lado do fader 1/2 - 3/4 e L/R

Vc acha aconselhavel jogar um subgrupo somente para um ampl. de sub grave???

Obrigado
 
Rogério,

no artigo já citado, "Auxiliares, uma ajuda mais que bem vinda"

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=52">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=52</a><!-- m -->

é deixado claro para que você deve usar os Aux Pré e os Pós.

Quanto ao sub, o seu uso é explicado aqui:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=183">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=183</a><!-- m -->

Recomendo muito a leitura. Aliás, se puder ler também esta apostila:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/curso_completo_de_sonorizacao_ao_vivo.pdf">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/c ... o_vivo.pdf</a><!-- m -->

Leia a parte de mesas de som, comece na mesa pequena e vá "crescendo" nos recursos. Tenho certeza que lhe ajudará a tirar todas as dúvidas.

Um abraço,

Fernando
 
Bom estou entendendo, ja li alguns forum, mas ainda tenho uma duvida:

Eu endereço o sub para onde eu quero, mas qual é realmente o correto estar usando o subgrupos, na minha igreja, por enquanto uso as saidas aux para retorno. E os subs??

Ex: Se possuo um par de caixas que mando sinal do pregador e istrumentos através do master e se possuir mais um par de caixas eu jogo este par de caixas no sub1??? ai posso endereçar o sinal do pregador para o segundo par de caixas e o sinal dos instrumentos somente envio para o master????
 
Rogerio, entenda que os subgrupos nao sao necessáriamente feitos para controlar volume de caixas de som, mas sim controlar o volume de um grupo de mics antes de voce mandar o sinal desse mesmo subgrupo diretamente para o PA.
 
Geralmente (e põe geralmente aí) não se usa as saídas Sub Out para alilmentar amplificadores e consequentemente caixas de som.

O uso principal dos subs é para agrupar um conjunto de canais semelhantes (mesmo naipe de vozes ou instrumentos), de forma a facilitar a vida do operador de som. É muito mais fácil controlar um único sub que 10 canais de microfones de vozes, por exemplo.

Para alimentar caixas acústicas, é Aux Pré, com certeza!

Um abraço,

Fernando
 
bersan disse:
Geralmente (e põe geralmente aí) não se usa as saídas Sub Out para alilmentar amplificadores e consequentemente caixas de som.

Fernando

Eu nao ia colocar o ``necessariamente`` pois achei que alguem iria falar que pode ser usado dessa forma...mas tem problema nao...tamo em casa!!!
 
RECEITA DE TRABALHAR COM SUBGRUPO

Olá gente, esta mensagem eu recebi após consultar o Bersan em PVT, estou postando aqui por que ele pediu para publicar:

"Rogério,

Receita de bolo. Sua mesa tem 24 canais. Estou chutando números, mas eu montaria assim:

Canal 1 - Mic púlpito (do pastor)
Canal 2 - Mic sem fio 1 (para uso eventual, testemunhos, dons, orações, etc)
Canal 3 - Mic sem fio 2 (para uso eventual)
Canal 4 - livre (gosto de saltar um canal para separar melhor na mesa
Canal 5 até 10 - 6 mics para vozes femininas
Canal 11 - livre
Canal 12 até 17 vozes masculinas - 6 mics para vozes masculinas
Canal 18 livre
Canal 19 - violino
Canal 20 - flauta
Canal 21 - baixo
Canal 22 - violão
Canal 23 - guitarra
Canal 24 - teclado

Feito isto (claro, adapte ao seu uso), note que ao lado de cada fader de volume há botões assim indicados:

L/R
1-2
3-4

Vamos trabalhar com eles. No caso dos subgrupos (1/2/3/4), também é necessário trabalhar com o PAN. PAN todo para a esquerda, sub 1 ou 3 (depende de qual botão foi apertado). PAN todo para a direita, sub 2 ou 4.

Faça o seguinte:

Canal 1 - Mic púlpito - L/R
Canal 2 - Mic sem fio 1 - L/R
Canal 3 - Mic sem fio 2 - L/R

Canal 5 até 10 - 6 mics para vozes femininas - Botão 1-2 apertado, PAN todo para esquerda (logo sub 1)

Canal 12 até 17 vozes masculinas - 6 mics para vozes masculinas - Botão 1-2 apertado, PAN todo para direita (logo sub 2)

Canal 19 - violino - Botão 3-4 apertado, PAN todo para esquerda
Canal 20 - flauta - Botão 3-4 apertado, PAN todo para esquerda

Canal 21 - baixo - Botão 3-4 apertado, PAN todo para direita
Canal 22 - violão - Botão 3-4 apertado, PAN todo para direita
Canal 23 - guitarra - Botão 3-4 apertado, PAN todo para direita
Canal 24 - teclado - Botão 3-4 apertado, PAN todo para direita

Resultado disto tudo:

Os microfones do pastor e sem fio vão direto para o L/R. São microfones que estão sempre funcionado (ou podem funcionar) o tempo todo, nunca são cortados.

As vozes femininas estão todas controladas no Subgrupo 1
As vozes masculinas estão todas controladas no Subgrupo 2
Os instrumentos microfonados estão todos no Subgrupo 3
Os instrumentos de base estão no Subgrupo 4

Em cima de cada subgrupo, há botões escritos L e R (em geral, um botão para cada um). Aperte todos, tanto o L quanto o R, em cada canal.

Feito isto, vamos para a prática.

Ligue a mesa de som, abra o fader de volume Master (L/R) até a posição 0 (zero) daquelas marcas laterais existentes ao lado do fader. O mesmo com os faders dos subgrupos 1/2/3/4

A primeira regulagem, a mixagem de som, para uma voz não ficar mais alta que outra, para um instrumento não sobressair além dos outros, é feita canal por canal, fader por fader. Isto deve ser feito ANTES do culto começar, obviamente. Um ensaio meia hora ou 1h antes resolve.

Feito isto, na hora do culto, não se controla mais faders de canal, mas sim subgrupos. Em vez de trabalhar os faders de 12 canais de vozes, trabalha-se com 2: o sub 1 (femininas) e o sub 2 (masculinas). Exemplo:

o pastor fala "O coral vai cantar agora". O operador de som aumenta o fader dos subs apenas, em vez de aumentar os 12. Quando acabar o hino, abaixa 2 subs, em vez dos 12. Se as vozes femininas sobressairem, é só abaixar o sub 1 (feminino) em vez de abaixar 6 canais.

Só os mics usados pelos pastores que são controlados individualmente.

Resultado: muito menos trabalho para o operador de som, o que resulta em maior controle. E o som de cada subgrupo vai para o PA pois o endereçamento L/R de cada um dos subs é feito (os botões em cima do sub).

Um abraço,

Fernando"
 
Back
Topo