RECEITA DE TRABALHAR COM SUBGRUPO
Olá gente, esta mensagem eu recebi após consultar o Bersan em PVT, estou postando aqui por que ele pediu para publicar:
"Rogério,
Receita de bolo. Sua mesa tem 24 canais. Estou chutando números, mas eu montaria assim:
Canal 1 - Mic púlpito (do pastor)
Canal 2 - Mic sem fio 1 (para uso eventual, testemunhos, dons, orações, etc)
Canal 3 - Mic sem fio 2 (para uso eventual)
Canal 4 - livre (gosto de saltar um canal para separar melhor na mesa
Canal 5 até 10 - 6 mics para vozes femininas
Canal 11 - livre
Canal 12 até 17 vozes masculinas - 6 mics para vozes masculinas
Canal 18 livre
Canal 19 - violino
Canal 20 - flauta
Canal 21 - baixo
Canal 22 - violão
Canal 23 - guitarra
Canal 24 - teclado
Feito isto (claro, adapte ao seu uso), note que ao lado de cada fader de volume há botões assim indicados:
L/R
1-2
3-4
Vamos trabalhar com eles. No caso dos subgrupos (1/2/3/4), também é necessário trabalhar com o PAN. PAN todo para a esquerda, sub 1 ou 3 (depende de qual botão foi apertado). PAN todo para a direita, sub 2 ou 4.
Faça o seguinte:
Canal 1 - Mic púlpito - L/R
Canal 2 - Mic sem fio 1 - L/R
Canal 3 - Mic sem fio 2 - L/R
Canal 5 até 10 - 6 mics para vozes femininas - Botão 1-2 apertado, PAN todo para esquerda (logo sub 1)
Canal 12 até 17 vozes masculinas - 6 mics para vozes masculinas - Botão 1-2 apertado, PAN todo para direita (logo sub 2)
Canal 19 - violino - Botão 3-4 apertado, PAN todo para esquerda
Canal 20 - flauta - Botão 3-4 apertado, PAN todo para esquerda
Canal 21 - baixo - Botão 3-4 apertado, PAN todo para direita
Canal 22 - violão - Botão 3-4 apertado, PAN todo para direita
Canal 23 - guitarra - Botão 3-4 apertado, PAN todo para direita
Canal 24 - teclado - Botão 3-4 apertado, PAN todo para direita
Resultado disto tudo:
Os microfones do pastor e sem fio vão direto para o L/R. São microfones que estão sempre funcionado (ou podem funcionar) o tempo todo, nunca são cortados.
As vozes femininas estão todas controladas no Subgrupo 1
As vozes masculinas estão todas controladas no Subgrupo 2
Os instrumentos microfonados estão todos no Subgrupo 3
Os instrumentos de base estão no Subgrupo 4
Em cima de cada subgrupo, há botões escritos L e R (em geral, um botão para cada um). Aperte todos, tanto o L quanto o R, em cada canal.
Feito isto, vamos para a prática.
Ligue a mesa de som, abra o fader de volume Master (L/R) até a posição 0 (zero) daquelas marcas laterais existentes ao lado do fader. O mesmo com os faders dos subgrupos 1/2/3/4
A primeira regulagem, a mixagem de som, para uma voz não ficar mais alta que outra, para um instrumento não sobressair além dos outros, é feita canal por canal, fader por fader. Isto deve ser feito ANTES do culto começar, obviamente. Um ensaio meia hora ou 1h antes resolve.
Feito isto, na hora do culto, não se controla mais faders de canal, mas sim subgrupos. Em vez de trabalhar os faders de 12 canais de vozes, trabalha-se com 2: o sub 1 (femininas) e o sub 2 (masculinas). Exemplo:
o pastor fala "O coral vai cantar agora". O operador de som aumenta o fader dos subs apenas, em vez de aumentar os 12. Quando acabar o hino, abaixa 2 subs, em vez dos 12. Se as vozes femininas sobressairem, é só abaixar o sub 1 (feminino) em vez de abaixar 6 canais.
Só os mics usados pelos pastores que são controlados individualmente.
Resultado: muito menos trabalho para o operador de som, o que resulta em maior controle. E o som de cada subgrupo vai para o PA pois o endereçamento L/R de cada um dos subs é feito (os botões em cima do sub).
Um abraço,
Fernando"