Como montar uma medusa

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Como montar uma medusa
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=107

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p>As meduzas são um dos elementos mais simples de um sistema de sonorização. Não passam de extensões, que atuam na distribuição dos sinais de áudio, conduzindo os sinais das fontes sonoras entre a mesa e o palco. A função é básica, mas se falhar, compromete toda a sonorização. </p>
<p align="center..."


Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
bersan,

Legal este texto. Tem muitos artigos deste autor aqui no site, né? Ele é um menbro do site tb?

Muito boa a proposta deste site. Gosto dos textos, dos que eu já li, são bem escritos.

Que Deus abençoe!

Abçs,
 
Obrigado pelos elogios.

Que bom que você gostou dos artigos. O autor é um autodidata, que sabe "um pouquinho". Não quer dizer que não existam imprecisões no texto, já que a experiência do mesmo é limitada.

Encontrando algum problema (tecnicamente falando) pode criticar e consertar. Exatamente isso que o Caio Ferrari está fazendo com os artigos sobre alto-falantes, onde o autor tem pouquíssima experiência.

Um abraço,

Fernando
 
Esse artigo realmente veio em boa hora!
Só uma curiosidade:
Dá pra adaptar uma banheira comum pra em "Y" sem prejudicar nada???

Abçs!
 
Rafa,

bom você ter perguntado.

No Anfiteatro temos algumas medusas que são duplicadas. Da banheira não sai um multicabo, mas sim dois! Em cada conector são soldados duas vias. Evidentemente que dá muito mais trabalho para montar uma medusa assim.

Para que serve uma medusa duplicada? Uma das vias vai para a mesa de palco e a outra via vai para a mesa de PA.

multicabo_papalco.gif


Se isso dá algum tipo de problema? Com microfones dinâmicos nunca tivemos problemas, mas já houve problemas com os Direct Box usados para instrumentos. Imagine a situação: o cara da mesa de PA liga o Phantom Power, e o cara da mesa de palco também liga o Phantom Power para o mesmo canal. O Direct Box recebe o dobro da tensão e queima! Isso aconteceu algumas vezes. Acredito que com microfones condensadores (que também precisam de Phantom) aconteça a mesma coisa.

Recentemente, lendo uma edição da revista Backstage, vi uma firma que usava uma única banheira de conectores ligada a 3 multicabos. 01 via ia para a mesa de palco, outra via para a mesa de PA e a outra via ia para a mesa de gravação. Muito interessante.

Um abraço,

Fernando
 
Pessoal...

No forum da AudioList tem um tópico sobre este assunto. O detalhe mais interessante é quando o Edu se refere a deixar o pino 1 do cabo que vai para o PA desabilitado. Isto impede que a tensão de phantom power seja inadvertidamente enviada aos mics/DI's pela mesa de PA, deixando a responsabilidade para a mesa de monitor.

Dêem uma olhada. O link é http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=1775.

Outra coisa...

Bersan escreveu:

Imagine a situação: o cara da mesa de PA liga o Phantom Power, e o cara da mesa de palco também liga o Phantom Power para o mesmo canal. O Direct Box recebe o dobro da tensão e queima!

Fontes conectadas em paralelo (que é o caso: para o DI, há apenas uma), se são iguais, mantém o mesmo valor de tensão. O que pode ter danificado o DI foi a corrente.

[]'s
 
Eu vi isso de deixar o pino 01 desconectado no Audiolist, mas observe só:

- o pino 01 é a malha, que protege o sinal das interferências eletromagnéticas. Será que se eu desligar esse pino eu não vou estar tirando o balanceamento do sinal, e com isso deixando ele mais desprotegido?? No meu caso, são 70 metros de multicabo, acho a distância muito grande.
 
Fernando.

o pino 01 é a malha, que protege o sinal das interferências eletromagnéticas. Será que se eu desligar esse pino eu não vou estar tirando o balanceamento do sinal, e com isso deixando ele mais desprotegido?? No meu caso, são 70 metros de multicabo, acho a distância muito grande.

O sinal balanceado não é referenciado à terra. O balanceamento é feito por meio dos sinais simétricos que trafegam nos pinos 2 e 3.

Dê uma olhada nos links do AudioList... acho que vão ajudar.

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=1183&highlight=balanceamento+sinais

http://paginas.terra.com.br/educacao/audiolist/faq/faq_teoria_div.html#2

[]'s
 
multi-cabo com conectores "Harting"

Olá a todos,preciso de fazer um multi-cabo de 40 canais com multi-pinos"Harting".Alguém pode me dizer se existe alguma forma de pinagem (standard) nos conectores? -Tipo:pino 1,Pino 2,Pino 3; ou 3,2,1?ficando assim pronto para qualquer STAGE BOX,ou F.O.H. que usem os mesmos conectores? -Obrigado!
 
Olá Soeiro, seja bem vindo.

Desculpe, não conheço os termos "Harting", nem "F.O.H". Poderia explicar melhor?

Já o termo Stage Box se refere (pelo menos aqui no Brasil) à banheira do multicabo, a caixa onde ficam os conectores. Essa caixa vem com com furos onde cabem um conector XLR de painel ou pode-se usar um jack P10 (fêmea), com um simples adaptador. Ou se quiser, pode usar um plugue Neutrik ULN, que tem conectores XLR E P10 no mesmo conector.

Quanto à forma de ligação dos cabos XLR, existe uma norma IEC de número 268 que diz o seguinte:

pino 01 - Terra, malha de terra.
pino 02 - Positivo
pino 03 - Negativo

Essa norma é utilizada no mundo inteiro. Alguns antigos equipamentos ingleses (antes de 1995) - tais como SoundCraft, Shelter - usavam pino 02 Negativo e pino 03 positivo.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Fernando_Obrigado pela atenção,"harting" é uma das marcas do tipo de conectores q são usados profissionalmente em som ao vivo <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.harting.com,assim">www.harting.com,assim</a><!-- w --> como "socapex", outra marca usual,são multi-conectores onde você pode fazer ligações de, por ex.40 canais num só conector,rápido e seguro."F.O.H."-É o diminuitivo de:Front house,nome dado á chamada (régie),ou seja,mesa de som da frente.Na minha duvida,era saber,a disposição dos pinos nestes conectores,tipo: se a massa/terra (1) é ao meio do (2) e (3),ou numa das pontas destes pinos. :roll: ABRAÇO!
 
Ah, entendi.

Aqui no Brasil, a marca mais comum de encontrar multiconectores desse tipo é Amphenol. Dê uma olhada em : http://www.penn-elcom.com.br/loja/default.php?cPath=26_37

Quanto ao padrão de pinagens, o melhor é dirigir-se diretamente à loja e perguntar por instruções. Desculpe não poder ajudar mais.

F.O.H aqui no Brasil é mais conhecido como "mesa de palco" ou "mesa de monitor". Mas obrigado, vou acrescentar o termo no dicionário do site.

Um abraço,

Fernando.
 
olá,
bom, uma correção ao bersan...
FOH é sim conehcido aki no BR como mesa de PA. ou a frente.

e dá sim para montar uma medusa com conectores combo.
 
Boa, Ingo, corrigiu o que ninguém havia notado. F.O.H é mesa de PA, que fica na frente da house (palco), e não na house propriamente dita (mesa de monitor).

Meninodosom,

rapaz, que é possível é. Mas já viu quanto custa um conector Combo da Neutrik??? E outra, eles são mais frágeis do que parecem, alguns que comprei foram embora muito mais rápido do que meu bolso gostaria.

Um abraço,

Fernando.
 
hum... bom saber, eu preciso de uma medusa de 16 vias(eu preciso quase que do equipamento todo kkk)...
poderia ser 12 vias XLR e 4 combo...
prático e o bolso não sofreria tanto...
 
Devido a diferença de preço (que não é muito grande), não compensa pegar um multicabo de 20 vias, 16 XLR e 4 P10?

Abraços

Israel
 
Minha mesa tem 16 canais mono e 4 estéreo(que não precisam de multi vias, só usamos prar quipamento ligados próximos)...
Mas o que vocÊ falou é uma boa opção pro caso de alguma via apresentar defeito.

Como diz Bersan:

É melhor sobrar que faltar...
 
Com certeza...

Ah, e se possível, compre da melhor marca que puder; valerá cada investimento.
 
Back
Topo