Como montar uma medusa

Re:

David Fernandes disse:
Pessoal...

No forum da AudioList tem um tópico sobre este assunto. O detalhe mais interessante é quando o Edu se refere a deixar o pino 1 do cabo que vai para o PA desabilitado. Isto impede que a tensão de phantom power seja inadvertidamente enviada aos mics/DI's pela mesa de PA, deixando a responsabilidade para a mesa de monitor.

Dêem uma olhada. O link é http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=1775.

Mas com ele (pino1 - malha) desconectado não haveria outros riscos diversos para o sinal? ou simplesmente não precisamos dele em sinais sem phantom?
 
Não há problema não.

O risco seria para o balanceamento, mas o mesmo já foi feito na mesa mais longe. O split com o pino 1 cortado é feito para a mesa mais próxima, logo menor problema de interferências.

Pelo menos é assim que entendo.

Fernando
 
bersan disse:
O split com o pino 1 cortado é feito para a mesa mais próxima, logo menor problema de interferências.

Fernando

acho que no link da audiolist mostra que o pino cortado é o da mesa de PA, a mais distante.
 
Eu olhei lá. É isso mesmo. Mas no texto...

Para evitar problemas com ground loops e de quebra evitar interações entre os phantom power de uma mesa com a outra, o pino 1 dos conectores que vão a uma delas deve permanecer sem conexão.

Eu faria isso para o monitor (cabos curtos), não para mesa de PA.

Fernando
 
Aproveitando o tópico...

Acho que vi alguém aqui que usou aquelas mangueiras de aquario para "espaguetar" as vias do multicabo.

Alguém se lembra?
 
Olá Rafael,

desculpe a demora em responder.

Sim, eu vi um serviço feito assim e passei a adotar como padrão. Hoje, só trabalho com multicabos espaguetados, e para "engrossar" as vias nos rabichos, eu uso a mangueirinha tipo de aquário.

Eu "engrosso" para dar maior resistência mecânica e para ficar bom no prensa cabo dos XLR e P10. A maioria dos cabos, mesmo espaguetados, é muito fino para ficar bem presso nesses conectores.

Esses dias eu comprei 2 rolos (cada um 50m), um deles já foi todo embora em uns multicabos que montei para o Anfiteatro de Vitória, o cabo fica na grossura de um SC30 normal, fica muito bom de trabalhar.

O rolo custou R$ 0,49 o metro. O serviço fica altamente profissional.

Um abraço,

Fernando
 
Eu achei a mangueirinha pra comprar, ja ate fiz o multicabo, tem umas fotos postadas aqui no fórum.

Você tem fotos desse que você montou?
 
Aproveitando.

Preciso fazer algumas manutenções na meduza da igreja. Quero fazer serviço completo mesmo, bem feito. Só que nunca usei espaguete termoretratil.
Preciso comprar um soprador, alguma indicação?
Os espaguetes eu já sei onde comprar, são chineses, tem alguma restrição, indicação de marca desses produtos tb?

eu vi um vídeo em que a pessoa usava um isqueiro, achei meio ogro. não sei se o resultado final agradaria.


Bersan, seria uma boa msm a foto do p10 com o "espaguete de aquário".
 
Phil, você pode usar secador de cabelo, eu usei e fica bem feito.

Sobre as fotos que falei acho que pode ajudar na sua curiosidade.
IMG_2092.jpg


IMG_2108.jpg


IMG_2110.jpg
 
Philip,

eu já trabalhei muito com o termorretrátil, você pode usar o próprio ferro de solda para esquentar.

Mas parei de usar isso em prol do caninho de aquário. MUITO MELHOR ACABAMENTO.

Um abraço,

Fernando
 
Rafa, Bersan.

Vlw as resposta.

Acho que vou refazer minha banheira. Estou vendo. E queria fazer tudo TOP msm.
Os conectores da banheira serão bons, misturados mas bons. Neutrik, Amphenou e Sto Angelo. Não confio no multicabo mas nele não vou mecher a curto prazo. Como tenho os conectores de painel quero deixar a banheira perfeita para evitar qualquer dor de cabeça.
Ja tentei usar o ferro de solda, não consigo!!!! vou tentar com o secador de cabelo. Podem zuar, sou jégão msm, alguns trabalhos pequenos eu peno muito para conseguir realizar.


Eu vi já esse "acabamento" mas não sabia que era com esse tipo de "tubo". Fica muito legal. Tenho mais um pedido de investimento em paralelo que estou esperando sair, a troca do rack da mesa que esta sendo devorado por cupins, dependendo de como ficar já aproveito para emtubar alguns
 
W. Crhistian,

se for sobre termoretrátil, foi o preto. Transparante só vi em Sampa, em Vitória só tem sob encomenda, pois sai pouco.

Sobre o caninho, foi o transparente mesmo. Dá um efeito legal, e permite ver o número da via no cabo espaguetado (ainda assim, eu coloco anilha de identificação, com o número, e ainda assim o sujeito me liga o 1 e 2 na mesa de som e o 3 e 4 no amplificador, e depois pergunta porque não tem som).

Um abraço,

Fernando
 
Gostei muito do artigo, mas me surgiu uma duvida?
No meu caso, preciso recolocar jacks que cairam da caixa e refazer as soldagens. Como saber em quais posicoes (positivo, negativo e terra) foram colocados cada cabo das vias do lado que conecta na mesa para que eu possa colocar na mesma ordem (cabo azul no pino 2 e tal...) na medusa?
 
Back
Topo