Como usar a 01v96, PM5D ou M-400 sem fio (Wireless)

Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

a pedidos...rsrs

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.comtac.com.br/?url=produto&id=189">http://www.comtac.com.br/?url=produto&id=189</a><!-- m -->

conforme Aldemir (Novinho - Consultor Yamaha).

Coloca na mesa e conecta no router, e corre pro abraço!rs... no mes que vem vou pegar o meu
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Thiago.

Analisando o equipamento com mais detalhe, acho que ainda não é este. Ele é um roteador wireless 3G. Ele tem 4 portas Ethernet. A porta USB é para a conexão do modem 3G. Como é que conectaríamos a mesa (01V ou M-400), que só tem porta USB para comunicação de dados?

O outro aparelho, o que o Kadú indicou, é um servidor de dispositivos USB, mas tive a impressão que ele não é wireless.

Ainda acho que o dispositivo ideal é algo semelhante ao Silex.

No entanto, se vc comprar mesmo o aparelho e quiser me enviar para testes, estou aí.

[]'s
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Vamos partir para outra solução...

Pode-se usar um roteador wireless comum junto a um servidor USB 2.0 da Comtac, modelo WM9120. Este dispositivo não é wireless. É necessário conectá-lo ao roteador wireless. Veja a imagem:

93376131.png


Veja detalhes do produto aqui:

http://www.comtac.com.br/?url=produto&id=185

Custa R$ 215,00 na Atera Informática, de São Paulo. Siga o link:

http://www.aterainformatica.com.br/dispprod.asp?COD=SERVERUSB4P

Acho que vou comprar um para testes.

[]'s
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Meu único questionamento é: como pode funcionar um dispositivo USB 2.0 (480 Mbps) com esse usb server, se a interface de rede dele é 10/100 Mbps?
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Boa pergunta. A lógica diz que a velocidade será limitada pela mais baixa, mas 100 Mbps é suficiente para fazer o gerenciamento da mesa à distância. Já comprei para testar... deve levar uns 5 dias para chegar. Considerando o feriado, acredito que deva chegar só na semana que vem, lá para terça ou quarta-feira. Quem viver, verá...

[]'s
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Se o dispositivo for USB 1.1 sem problemas, a velocidade máxima é de 12 Mbps. Já um 2.0 pode ter problemas, talvez por isso o Tiago teve problemas de instabilidade. Pior ainda se a conexão wireless for de 54 Mbps.
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Amigos, lembremos que a velocidade do USB 2.0 é 480 megabits por segundo!
Não é mega Bytes!

Portanto a conta fica:

480/8 = megabytes

Que dá igual a 60 megabytes por segundo,aí, sem problemas!
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Sim, mas as redes com e sem fio também são em megabits/segundo (Mbps), e não megabytes/segundo (MBps).
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

carlosecg disse:
Sim, mas as redes com e sem fio também são em megabits/segundo (Mbps), e não megabytes/segundo (MBps).
Eu discordo ein...

Depois vou ver se acho algo que corrobore meu achismo... hehe
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Corroboro não, Isinho... tava todo mundo falando de Mbps e veio você com a conta para MBps.

Nada a ver, o pessoal tava indo certo.
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

A conta está certa, mas realmente a velocidade máxima do wireless é de 11Mbps (banda B), 54Mbps (banda G), 300Mbps (Banda N)...

Agora porque a velocidade real de uma rede 10/100 é maior que uma USB?
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Ai meu Deus.

Agora porque a velocidade real de uma rede 10/100 é maior que uma USB?

1) Rede de computadores: 100Mbps atualmente é o padrão mais comum (FastEthernet), com 1Gbps (Gigabit Ethernet) no Backbone

Prática: HD´s transferem dados a 100MBps no antigo padrão ATA (o SATA começa em 150Mbps, mas vamos deixar no ATA para não humilhar...).
100MBps são Mega-Bytes, então temos x 8 bits = 800Mbps. Literalmente, um HD alimentar uma conexão Fast Ehernet é fichinha.

2) USB: limite teórico de 480Mbps.

Prática: a maioria dos dispositivos Flash ainda tem velocidade limitada por questões de custo/benefício. Diga-se de passagem, é fácil notar que alguns pendrives são mais rápidos que outros, exatamente porque há diferentes tipos de Flash em uso, algumas mais rápidas, outras mais lentas.

Prática2: um HD-externo costuma ser mais rápido que qualquer pendrive, mas ainda assim eles são limitados e mais lentos que seus irmãos de Desktop. Por exemplo, esses HD´s feitos para externo rodam ainda a 5400rpm, velocidade em que são mais confiáveis e tem menos problemas com possíveis pancadas que venham a sofrer. HD´s de desktop já estão na casa dos 10Krpm.

Os fatores são inúmeros, incluindo o fato do Ethernet ter mais de 30 anos e estar amadurecido, enquanto o USB vai completar 10 anos agora e ainda ter um custo alto. Mas de quê o fórum é mesmo? Ah, de sonorização...

Um abraço,

Fernando
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Deixa pra lá, mas agora que vi que me expressei errado, seria o porque de uma rede wireless 54mbps ser mais rápido que uma USB...
Se bem que nunca fiz uma ponto a ponto com cabo USB. Sei que dá (o cabo é diferente) mas nunca tentei...
 
Re: 01v96 e M-400 Wireless (Em busca da solução)

Pessoal.

Como disse a vcs num post acima, comprei o servidor USB 2.0 da Comtac, modelo WM9120. Ele chegou na semana passada, mas eu estava viajando e só hoje tive a oportunidade de testá-lo.

Levei prá igreja o meu roteador wi-fi GTS e conectei à ele o WM9120. Vejam:

Roteador wi-fi GTS

Foto02.jpg


Servidor USB 2.0 Comtac WM9120

Foto03.jpg


Foto04.jpg


Vejam como ficou...

Foto01.jpg


As conexões são feitas da seguinte maneira:

  1. Conecte a mesa ao WM9120 via cabo USB.
  2. Conecte o WM9120 ao roteador via cabo de rede CAT5.
  3. Conecte o computador na rede wi-fi.

Observe:

Foto05.jpg


Foto06.jpg


Para usar o dispositivo, há necessidade de instalar no computador o driver da M-400 (ou da 01V) e o software do Comtac WM9120. Depois que todas as conexões estão feitas e os softwares instalados, rode o programa do WM9120. Quando o programa abrir, vc verá a seguinte tela:

Foto07.jpg


O dispositivo USB, no nosso caso a mesa, aparecerá no software como "desconectado", situação identificada pelo ponto de exclamação junto ao ícone do dispositivo, como se vê em destaque na imagem acima. Clique no botão "Connect" para ativar o dispositivo. Vc verá, então, que o ponto de exclamação será substituído por uma "gaivota". Veja no destaque abaixo.

Foto08.jpg


A partir de agora, é como se a mesa estivesse conectada diretamente ao computador. Agora vc já pode abrir o programa da M-400 e conectá-lo à mesa.

Foto09.jpg


Foto10.jpg


O sistema funcionou muito bem, sem qualquer latência perceptível. O único problema que tive foi na hora de conectar o programa à mesa, que recusou algumas vezes a conexão. Troquei o cabo USB (estava usando um bem fino) e o problema acabou.

Se conseguirmos um USB Server sem fio, como o Silex, aí poderemos dispensar o roteador wi-fi e trabalhar apenas com um aparelho.

[]'s
 
Back
Topo