Compra de mesa de som nacional.

bersan

Administrator
Moderador
Amigos,

depois de só investir em equipamentos importados, estou querendo comprar para meu uso próprio (é mais para emprestar que para uso próprio mesmo) uma mesa de som de fabricação nacional.

Requisitos:
- de 8 a 12 canais mono, com conectores XLR. Quanto mais próximo de 12, melhor.
- Phantom Power em pelo menos alguns canais
- que caiba em rack 19"
- não muito grande e não muito pesada. Na verdade, quanto menor e mais leve melhor.
- sonoridade decente. Não precisa ser uma Mackie, mas também não dá para ser uma MXS.

Assim, gostaria de pedir opiniões quanto aos concorrentes:

- Ciclotron AMBW 12
Recursos: para o que eu quero, está bom, mas não tem Phantom Power
Preço médio: na faixa de 700,00 reais.
Problema: som igual das MXS. Eca!

ambw12f_1.gif


A AMBW não atende, mas é o tipo de mesa (em tamanho, peso, formato e recursos) que estou procurando. Coloquei ela aqui só para dar o exemplo do que estou atrás. Não precisa ter Insert.

- Staner BUX 12 ou BUX 14
Recursos: tem Phantom Power, mas sinto falta de Mute. Pequena, 1U de altura (fora os botões)
Preço médio: na faixa de 1.100,00, caríssima!
Problema: já sei que os faders vão dar defeito com 2 a 3 anos de uso

mixer_bux14_g.jpg


- Ciclotron CSM 12
Recursos: a mais completa de todas. A IS R tem até varredura de médios.
Boa sonoridade
Preço médio: R$ 1.300,00 (dá para comprar uma Yamaha com esse valor, mas tudo bem, esta pelo menos tem os melhores recursos)
Problema: enorme e pesada, 11kg. Moro no 4º andar de escadas, e minhas costas não estão aguentando.

csm12isr.jpg


- Staner Imix 1202
Recursos: 8 canais mono XLR + 2 estéreos, mas parece que sem muita coisa (não tem mute, etc).
Tamanho: Pequenininha, bem legal. 3kg. Parece importada! A melhor nesse requisito.
Preço médio: R$ 800,00
Sonoridade: ainda não a ouvi, mas a Staner tem bom histórico.
Problema: Poucos canais com XLR. queria ter mais canais mono.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.staner.com/produtos/consoles_mixers/imix1202.php">http://www.staner.com/produtos/consoles ... ix1202.php</a><!-- m -->

grande_imix1202.jpg


Machine SMX-10 Plus
Recursos: 10 canais mono XLR. Parece que não tem Phantom. Tem efeito interno (delay), "com ajustes de tempo, repetições e intensidade" (chique, não?).
Tamanho: 1U de altura (fora botões, mas não fala do peso).
Preço médio: ?
Sonoridade: nunca ouvi
Problema: ? Nunca vi este modelo. As únicas que já vi da Machine eram de 16 canais e enormes, maiores até que as Ciclotron.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.machine-audimax.com.br/mesas.html">http://www.machine-audimax.com.br/mesas.html</a><!-- m -->

SMX10-PLUS.jpg


- Unic Audio MAC 12 Pro
Recursos: 12 canais XLR. Mesmos recursos que a AMBW da Ciclotron, só que menos Insert e mais luz de Mute.
Tamanho: Pequena 1U de altura sem contar os botões. 4,6Kg.
Preço médio: a MAC 12 XLR (que não tem ganho) custa 600,00 em uma loja aqui perto.
Sonoridade: legalzinha, do nível da Staner BUX. Mas estranhei a equalização de médios em 6KHz em vez de 2,5KHz como em quase todas as outras. Não quero dizer que é ruim, só estranhei.
Problema: não a encontro. A MAC 12 Pro, com ganho, é igual a mosca branca, procuro, procuro e não acho. Acho a MAC 12 XLR, a diferença é o ajuste de ganho, mas eu gostaria de ter o ajuste.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.unicaudio.com.br/mac12pro.html">http://www.unicaudio.com.br/mac12pro.html</a><!-- m -->

(a foto que tem lá é enorme, por isso que não postei aqui)

- Mark Audio CMS12
Recursos: 12 canais XLR. Mesmos recursos que a AMBW da Ciclotron, só que sem o Insert, e mais luz de Mute. Tem até saída para sub (corte em 100Hz).
Tamanho: 2U de altura (fora os botões), 7,3kg. Não gostei do tamanho, grande como as AMBW.
Preço médio: R$ 700,00
Sonoridade: não as ouvi, mas é da Attack, e Attack é boa marca
Problema: não vi nenhum.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.markaudio.com.br/produtos/cms12.html">http://www.markaudio.com.br/produtos/cms12.html</a><!-- m -->

cms12.jpg


Também olhei Oneal e LLAudio, mas sinceramente, desses fabricantes nada me agradou.

Sou eu que estou muito exigente ou o mercado de mesas de som pequenas fabricadas no Brasil está difícil mesmo? Pareceu-me que estão nos empurrando para as importadas.

Espero ajuda de todos para escolher a "melhor mesa de até 12 canais nacional" (ou será a "menos pior"?). Quem já usou algumas dessas mesas que eu ainda não (Staner Imix, Unic (não este modelo), Machine, Mark-Audio), desde já agradeço se puderem dar informações sobre.

Um abraço,

Fernando
 
Bom bersan..
não sei se foi livramento de Deus isso, mas nunca tive muitas experiências com mesas nacionais...

Já trabalhei com Oneal (definitivamente não gostei, totalmente comparável às AMBW)

Tive uma vasta experiência com as Ciclotron... AMW, AMBW, CSM... Considero as CSM mesas que fazem o trabalho direitinho, caso você saiba trabalhar com elas... Mas elas são maiores do que você está procurando, em especificações e preço.


Na boa, para pagar 800,00 numa mesa que não vai te agradar 100% (seja qual for sua opção), compre uma Yamaha. Sempre indico Yamaha para as igrejas que faço instalação, tanto comercialmente quanto na camaradagem.

Eu indicaria a MG166c: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.yamahaproaudio.com/products/mixers/mg_c_models/photos.html">http://www.yamahaproaudio.com/products/ ... hotos.html</a><!-- m -->

-16 canais, 10 com XLR.
-Compressorzinho em 6 canais (nunca usei, não sei dizer se é legal)
-EQ semi-paramétrica
-Ganho
-2 aux pré
-1 aux pré/pós
-2 pares de sub-grupo
-PAN, ON, PFL, HPF, Peak...
-Phantom +48v para todos os canais XLR


Sonoridade muito legal em apenas 5,3kg =)

Espero ter ajudado, bersan.
 
Gabriel,

eu olhei antes os preços das importadas, veja só:

Yamaha MG166C - 10 XLR - R$ 1.080,00
Yamaha MG166CX - mesma, só que agora com efeito integrado - R$ 1.288,00

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.megadisconildo.com.br/categorias.jsp?idCategoria=6305&inicio=21">http://www.megadisconildo.com.br/catego ... &inicio=21</a><!-- m -->

Behringer, então, dá para comprar por 800,00, 900,00 reais.

Mas eu realmente estou tentando fazer este "teste", comprar alguma coisa nacional "decente". Por enquanto tá difícil.

Um abraço,

Fernando
 
Vou ser chato e fazer merchan do "nosso" produto...

Se não fecharmos com uma igreja aqui da cidade, estamos vendendo nossa Ciclotron CMC 24.4 Super conservada... 1.000,00 mais frete por conta do comprador...


Pronto! Já fiz... (desculpem, mas não resisti...)

E já que estou com total falta de caráter hoje, também estamos vendendo uma potência Yamaha de 1.000 watts RMS - 4 ohms, e duas caixas JBL passivas - 8 ohms, cada uma com dois falantes de 8 polegadas...

- (sintam-se a vontade para deletar meu tópico, sei que é errado fazer propaganda...) -
 
Perdi Dinheiro

Pelo preço da Yamaha eu acho que perdi dinheiro na xenyx 2442 fx (R$ 1280,00), não tenho nada do que reclamar dela, mas Yamaha é bem melhor! Só que mesmo aqui em Sampa é difícil achar esses modelos menores. E infelizmente não existem mesas de som nacionais que nos convençam a não comprar as importadas.

Abraço
 
Fernando!
Dificil tarefa hein? rsrs...pra resolver isso só uma coisa:
Dar uma de chato nas lojas e testar essas "mesas" rs

abraço
 
bom... nesses casos de hiper-patriotismo, recomendo ciclotron.

Vai acabar caindo em uma CSM 12 IS R...


Aproveitando o post, alguem pode me explicar o que é exatamente "varredura de médios"?
 
Eh, ta dificil ai... concordo com o gabriel, vai de CSM mesmo... se bem que acho q num da nem pra comparar os recursos delas com as outras neh!?...

ah tah, msm duvida do gabriel tb, VARREDURA DE MÉDIOS? :?:
na behringer q eu uso tem, mas sinceramente num sei pra que serve, teoricamente...
 
Varredura de médio é um knob capaz de ajustar a frequência central de atuação do knob de médio. Por exemplo:

Se a varredura de médio estiver ajustada em 2,5 KHz e você aumentar ou abaixar o médio, a atuação será nas frequências próximas a 2,5 KHz. Se a varredura estiver ajustada em 800 Hz, o knob atuará nas frequências mais próximas de 800 HZ.

Ou seja é um knob que permite ajustar a frequência de atuação do médio, e é muito útil por sinal.

As veses o pregador tem uma sobra de médio grave (por exemplo 600 Hz) e sua mesa tem apenas controle de grave (80 Hz), médio (2,5 KHz) e agudo (12 KHz). Basta ajustar a varredura para 600 Hz e atenuar com o knob do médio (que depois do ajuste da varredura passou a ter como frequência central 600 Hz).

O resultado sonoro é muito melhor do que uma mesa que não possui este recurso, pois, se não tiver, precisaria abaixar um pouco de grave e um pouco de médio também.

..................

Fernado,
Acho que a melhor escolha é a CSM pois é a que aguenta mais o tranco, ainda mais que ela vai ser de empréstimo.
Ela apresenta ótima resistência mecânica, a melhor pintura que já vi, knobs e fader relativamente bons, sonoridade média, preço médio, peso pesado (é sofrido carregar uma dessas todo dia - eu faço isso), então acho que é a melhor opção. E, como você mesmo diz, é uma mesa de entrada no mercado profissional.
 
Se a varredura de médio estiver ajustada em 2,5 KHz e você aumentar ou abaixar o médio...
Bem colocado Thiago, só complementando...

É um eq semi paramétrico com Q(largura de banda) fixo e frequência central variável, nesse caso explicitado, apenas nas médias freq.

Sobre as messas eu ficaria com uma Yamaha(que efeito :!: ) ou uma xenyx, mas como vc já tem um arsenal aí e é para emprestar mesmo...
Unic Audio MAC 12 Pro
Preço médio: a MAC 12 XLR (que não tem ganho) custa 600,00 em uma loja aqui perto.
Sonoridade: legalzinha, do nível da Staner BUX. Mas estranhei a equalização de médios em 6KHz em vez de 2,5KHz como em quase todas as outras. Não quero dizer que é ruim, só estranhei.

Vc tá namorando essa mesa faz mais de um semestre, compra logo!

A eq vai ser perfeita pro povo que vc costuma emprestar, geralmente as caixas dessas igrejas só tem um médio grave horrível... (geralmente nós atenuamos o que falta, mas num sistema desses, tudo dimensionado no chute, "põe aí que funciona..." )

E tem um pré razoável com preço bem em conta, fora os descontos que vc consegue por conhecer o dono uns 20 anos.

Só para emprestimo, essa vai atender muito bem!

Abrção0o0o!

PS.: Se quiser comprar uma MG com compressor e spx eu não vou ficar triste, e até posso testar ela pra você!!!! :wink:
 
Boa Rafael, dei umas risadas,

mas namoro nem sempre dá casamento. Só quero Unic se tiver o ganho, mas não encontro a mesa. Tô pensando na MarkAudio.

Mas você falou na equalização da Unic. Ela é centrada em 6KHz, enquanto todas as mesas que vejo (nacionais ou importadas) - todas mesmo - são centradas em 2,5KHz. Aliás, você falou que é em médio-grave, mas 6KHz já está na faixa dos agudos, pelo menos médio-agudo.

Não pode todo mundo estar errado e só a Unic certa. Testei a mesa, gostei da sonoridade em flat, mas estranhei essa equalização. No teste, aguentei, na prática, não sei o que vou esperar.

E gente, não vale falar de Yamaha e Behringer não. Se eu comprar, insisto que seja nacional, nem que seja para me arrepender por toda vida depois.

Se alguém tiver outra opção de marca nacional, só falar. Tinha uma mesa antiga da Attack de 12 canais que tinha até o semi-paramétrico, mas não fabrica mais.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
Aliás, você falou que é em médio-grave, mas 6KHz já está na faixa dos agudos, pelo menos médio-agudo.

Uhum, isso mesmo.
Vc vai reforçar o que falta em vez de atenuar o que sobra,
por isso eu disse:(com a devida correção em negrito)

geralmente nós atenuamos o que SOBRA, mas num sistema desses, tudo dimensionado no chute...

Vou dar uma pesquisada também, se achar algo, posto aqui.

Abção!

PS.: A proposta da MG continua de pé! :mrgreen:
 
É quase a mesma coisa.

Na equalização paramétrica, podemos alterar o ganho, o Q (a largura de banda em que o filtro atua) e a frequência central.

Na Equalização semi-paramétrica, ou temos Q variável ou frequência variável. Alteração de ganho sempre existe.

Q variável é muito difícil de implementar, então todo mundo implementa um botão que varre (percorre) as frequências, permitindo escolher a frequência central que sofrerá o ajuste.

"Varredura de médios" é o nome do botão. Semi-paramétrico é o nome da função. Na prática, tudo a mesma coisa.

Um abraço,

Fernando
 
Ola bersan...


Polemico vc em cara..ehehehe
bom.. ai esta a sua mesa


ah claro.. não eh nacional, me parece que eh dos "los ermanos argentinos", mas nao eh europeia e nem americanda e nem coreana,chinesa, etc,etc.....

e ja que vc disse que esta disposto a pagar pra ver.. eheheh ve logo essa e fala pra gente.


abracos...
 
Ola...
Não quero atrapalhar o topico...
mas quero tirar uma duvida - Pq grandes bandas ou shows só usam mesa Midas e quase não vejo as Soundgraft (MH2..3..4)
só quero saber ?? é preço ou qualidade ?
 
Leonardo,
Não desmerecendo a SounCraft, mas Midas é Midas, um pré exelente :!:
Com certeza Qualidade!

Fernando, alguém aí falou SKP...
a tradução para o português seria eSKaPe !
Achei, pelo menos os mics deles, de péssima qualidade, um circuito muuuito ruim e resposta deficiente nas altas.
Foge disso!

Que tal uma...
index_ph_ci_01.jpg

:D
E pelo que eu li,e la já passou por uns upgrades depois da 01V96V2, agora 01V96VCM.

Achei num preço razoável, em relação as outra lojas de vitória, é de um amigo, pode confiar.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.zioninfomusic.com/lojavirtual/produtos.asp?produto=164">http://www.zioninfomusic.com/lojavirtua ... roduto=164</a><!-- m -->

Num é a nacional que vc queria, mas vc vai dar um salto em relação ao som!
Agora nem periféricos vc irá carregar, só o amp.
Imagina, um evento, mesa de 40 canais, comp,gates,eq toda parametrica + potência com apenas alguns poucos quilos!

Passe numa financeira mais próximo a sua casa, serão apenas cinco anos com suaves prestações... aperder de vista!!! rsrsr

Lembre se do quarto andar!!! hushaushuah

Mas vc sabe porque eu stou nessa torcida toda,não é?! 8)

Abçs!
 
Mas gente, tô insistindo nas nacionais.

Nada, nada? Ninguém usa nacional além de Ciclotron?

Fernando
 
Ola bersan..
assunto dificil esse teu hem.. rsrs..
mas vai ai minha opnião já tive mesas da staner de 8 e 12 canais as mais antigas, essas novas não testei ainda... eram boas para a epoca, mas Hoje..?? temos em uma comgregação a CMS12 da MarkAudio, o pessoal gosta muito dela é de facil manuseio pra qualquer um, certo que uma igreja de 130 membros cheia, aguenta bem e tem boa resposta, já fazem 2 anos e ainda não apresentou defeito isso é um bom sinal.. e ainda por cima ela tem Phantom que vc esqueceu..rsrs..
- conexão XLX,
chave seletora de voltagem,
Bargraph com seis indicações (sig, -6db, -3db, 0db, +6db e clip)
Tem bom acabamento,
Fader são de 45mm

Acho uma boa pedida pra Vc... se puder tente conseguir uma para teste.. rs..
Boa sorte..
 
Ola Bersan... bom agora falando serio...

eu infelizmente nao conheço muitas mesas de som. somete as staner, que fizeram parta de quase toda a minha vida de operador de som de igreja, desde a adolescencia, alias, na verdade na adolescencia era mesmo um aplificador quaser com entrada pra 4 microfones, 2 de P10 e dos de "rosca".
depois de usar stanner por varios e varios anos, conseguimos comprar uma BEHRINGER, uma serie anterior a estas mais populares hoje, agora recentimente me mudei de cidade, e aqui, encontrei uma watsom, olha, que saudade da staner, "catarina" eh o nome de uma stanner que eu usei por mais de 10 anos na igreja, a catarina tem me feito muita falta, era daquelas que só tinha grave a agudo por canal.
Assim que chegeui aqui nesta igreja tentei trocar a mesa, mas a igreja eh pequena, tentei ate achar aquela unic pro, achei ela super interessante olhand no site, mandei uns 5 emais para eles, mas nao tive respostas. Estive fazendo uma pesquisa por alto, nao tao a fundo como vc fez, mas fiz, e nao consegui achar mesas nacionais que pudesse me atender com um preco satisfatorio, ao ponto que no mercado livre encontramos meas de ate 1300 reais Mercado livre, bom, ai fica dificil comprar uma csm por exemplo que eh bem mas inferior, e me da medo so por ser da mesma cor da watson, sendo da mesma empresa entao!!!.a stanner parou no tempo, outros fabricantes sao poucos agressiveis, nao fazem a gente acreditar, ja tive de olho numa markaudio, mas nunca vi funcionando, o site do fabricante nao nos convence de que eh uma boa ideia. Os fabricantes brasileiros ainda nao se deram conta do mercado que estao perdendo, se eu tivesse dinheiro ja teria investido no setor de audio para igrejas, as nossas igrejas sao os maiores consumidores de audio de pequeno porte do brasil, um nincho de mercado muito grande, e que hoje esta se tornando cosumista de produtos importados, nem pelo preco, mas por nao haver algo equivalente no mercado nacional.
acho ate que deveriamos fazer um documento, especificando a melhor mesa e som para igrejas de ate 300 membros, que sao a maioria no brasil, especificar os recursos indispensaves, e a faixa de preco que melhor nos atenderia. Quem sabe um fabricante achando esse "manual" nao produza uma mesa para nos atender?

abracos...
 
Back
Topo