Marq.
Baseado na sua premissa (usar para falar), eu já trabalhei com as duas: LS9 e M-400. Na minha opinião a M-400 é melhor que a LS9. No entanto, vou listar abaixo algumas qualidades que vejo em uma e outra mesa:
M-400
- pré-amplificador melhor;
- operacionalidade mais intuitiva (as coisas estão mais na mão);
- tela de LCD maior;
- disposição física dos controles similiar à disposição dos controles no firmware;
- equalizadores gráficos mais precisos;
- semelhança entre o firmware e o software de controle para computador;
- o software de controle não instala nada na máquina, é um executável, que pode ser rodado a partir de um pen drive.
LS9-32
- expande até 64 canais;
- é compatível com vários protocolos de Áudio em rede (Cobranet, A-Net, Ethersound, MADI, Dante);
- pode ser conectada diretamente à uma rede, facilitando o controle remoto via wi-fi;
- os equalizadores dos canais podem ser usados como full paramétricos ou semiparamétricos, à escolha do operador.
Também discordo da opinião do seu amigo quando ele se refere aos dinâmicos e ao multicabo digital da M-400. Em termos de qualidade, não vi qualquer difernça entre os dinâmicos dela e os da LS9. O que acontece é que nas primeiras versões do firmware da M-400 só podia-se usar 24 dinâmicos simultaneamente (24 compressores e 24 gates). Nos últimos firmwares isso foi alterado e agora pode-se usar nos 48 canais. Quanto ao multicabo, o fato de ser digital traz algumas vantagens sobre os analógicos: não há perda de altas frequencias causadas pela capacitância dos cabos; imunidade a interferências eletromagnéticas; bitola menor; peso; custo. É lógico que é mais frágil, mas em função da bitola estreita e do pouco peso, pode ser passado por quase qualquer lugar, evitando-se as aglomerações.
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