Compramos: Yamaha MG24/14FX

ls.bastos

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Sim, compramos! Yamaha MG24/14FX.

Pra quem não conhece:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.yamahaproaudio.com/products/mixers/mg32_24/img/photo_ph_pop_01.jpg">http://www.yamahaproaudio.com/products/ ... pop_01.jpg</a><!-- m -->

Ainda não instalei... precisamos fazer um móvel sobre medida para ela, e embaixo domóvel embutir um rack de 19", foi a solução que encontrei para organizar todo o equipamento, já que dispomos de pouco espaço na área reservada aos equipamentos de áudio.

E depois disso vou ter que fazer todos os cabos, farei com conectores melhores, tipo Santo Angelo. Até a saída dela MAIN é XLR.

Impressões (testei apenas 1 vez!)

- Ela é muito pesada, sério mesmo, hehehe.

- Sobre a equalização, ela tem aquela escala de médios selecionável(semi-paramétrica, correto?) e não precisa se atuar muito nos controles para obter o ganho/atenuação nas frequencias solicitadas.

- Ao contrário de outras mesas, em vez de ter um botão de mute, ela tem um botão "ON", o que achei muito prático, o botão todo iluminado, você percebe claramente que canal está ativado/desativado.

- 6 saídas Auxiliares (4 Pré/Pós-fader e 2 Pós-Fader (EFF 1/2).

- 2 processadores de efeito SPX, nem precisa comentar muito, são de excelente qualidade, processadores de 32 bits.

- 4 sub-grupos

Ainda tenho muita coisa para ver nela.... Depois, quando tiver instalada, arrisco até escrever um pequeno artigo, com fotos, aí o Fernando dá uma boa corrigida nele (ehehehe) e se quiser postar no site, a vontade.
 
Oi ls.bastos.

Agora é "meter a mão na massa". Depois manda notícias.

Só uma pergunta:

Li em um post antigo seu:

"Eu preferi comprar uma Yamaha MG24/14FX por 2.450 reais do que uma Behringer SL2442 por 1.800 reais. ..."

Onde você comprou (encontrou) essa mesa Yamaha por esse preço.

Fico no aguardo.
 
Aqui Petrônio:

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.musicalcarioca.com.br">www.musicalcarioca.com.br</a><!-- w -->
 
Gostei da idéia do artigo,

já trabalhei com uma MG32/14FX, irmã maior do que ela. Beleza, mas foram só 2 dias, não "senti firmeza" em escrever um artigo completo com pouco uso.

não precisa se atuar muito nos controles para obter o ganho/atenuação nas frequencias solicitadas.

Mesas importadas usam potenciômetros lineares, nacionais usam potenciômetros logarítimos. Ambos funcionam, mas você descreveu a diferença básica.

Ao contrário de outras mesas, em vez de ter um botão de mute, ela tem um botão "ON"

A Staner e a Soundcraft também fazem isso. No fundo, ON e Mute é absolutamente a mesma coisa, só que um é o contrário do outro. Mas o ideal é que tenha luz indicadora do estado, o que na sua tem.

E depois disso vou ter que fazer todos os cabos, farei com conectores melhores, tipo Santo Angelo.

Sim, isso mesmo. Cabos balanceados e conectores balanceados.

Para quem tinha MXS, logo logo você verá que está no "céu" agora!

Um abraço,

Fernando
 
Pessoal,

Minha igreja tem uma Yamaha 32/14FX, gostava muito desta mesa quando operava o som lá. A minha única briga com esta mesa era a quantidade de auxiliares prés, eram poucos para a nossa necessidade, mas depois resolvemos este impasse.

Como tinhamos mais do que quatro músicos no pulpito, e sem contar as vias para os cantores, era um sacrifício monitorar corretamente só com quatro vias pré.

Hj os operadores da igreja mixam e masterizam uma única via que vai para uma mini-medusa no púlpito que então distribui este sinal para amplificadores de fones individuais da Samson.

Parabéns pela compra!

Abraços,
 
Spurgeon disse:
Pessoal,

...Como tinhamos mais do que quatro músicos no pulpito, e sem contar as vias para os cantores, era um sacrifício monitorar corretamente só com quatro vias pré.

Hj os operadores da igreja mixam e masterizam uma única via que vai para uma mini-medusa no púlpito que então distribui este sinal para amplificadores de fones individuais da Samson.

Parabéns pela compra!

Abraços,

Spurgeon, explica como vc faz essa mixagem e distribuicao para os amps de fone de ouvido.
 
Bersan disse:
A Staner e a Soundcraft também fazem isso. No fundo, ON e Mute é absolutamente a mesma coisa, só que um é o contrário do outro. Mas o ideal é que tenha luz indicadora do estado, o que na sua tem.

E ela foi além, pois não é simplesmente um Led, e sim um botão todo iluminado, você percebe de longe qual canal está ligado e desligado, muito prático.

Spurgeon disse:
Minha igreja tem uma Yamaha 32/14FX, gostava muito desta mesa quando operava o som lá. A minha única briga com esta mesa era a quantidade de auxiliares prés, eram poucos para a nossa necessidade, mas depois resolvemos este impasse.

E olha que a MG24 tem 6 Auxiliaes (na verdade 2 deles são Effect), a MG32 tem mais?
 
Não lembro bem não, mas nada que uma visita ao site da Yamaha (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.yamahamusical.com.br">www.yamahamusical.com.br</a><!-- w -->) não resolva.

O número 14 tem a ver com o número de saídas, inclusive de subs e L/R, tudo isso. Por isso o número grande.

Fernando
 
bersan disse:
Não lembro bem não, mas nada que uma visita ao site da Yamaha (<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.yamahamusical.com.br">www.yamahamusical.com.br</a><!-- w -->) não resolva.

O número 14 tem a ver com o número de saídas, inclusive de subs e L/R, tudo isso. Por isso o número grande.

Fernando

Tava vendo na foto que tinha aqui no PC, são 6 auxiliares também.

Olha, vou te falar, fiquei tentado pela aparência e recursos da Behringer SL2442, mas a qualidade e a questão de manutenção falou mais forte.
 
Raphael,

A mixagem é feita da seguinte forma: Para aquela via usada como "mandada" para o púlpito, tudo é corretamente direcionado para ela.

O próximo passo é trabalhar os níveis disto. Tente nivelar corretamente as vozes e instrumentos em seus devidos lugares. O que deve ser pensado é que em uma música os instrumentos não possuem o mesmo nível, que por sua vez não possuem o mesmo nível das vozes.

Depois, com a banda tocando, estruture o ganho desta via. Poucas mesas tem o recurso de AFL (After Fader Listen), se for o caso, coloque o nível de sáida em 0 dB. Um outro recurso usado na minha igreja é a compressão desta via (não é necessário), mas ajuda a "jogar" o sinal redondo no ouvido, ainda por cima, impede que vez ou outra o sinal "exploda" no ouvido dos músicos.

Uma vez no púlpito, o músico tem o controle do sinal desta via, e do sinal do seu instrumento, que ele coloca no nível que quiser no seu ouvido, ou seja, ele tem controle absoluto, tanto da via mixada que chega, quanto do sinal do seu instrumento, tudo independente.

Espero que tenha explicado e não complicado! rsrs..

Abraços,
 
Raphael,

É isto mesmo, na via que mandamos para os músicos tem uma mistura de todos os instrumentos. Reiterando, para que isto funcione corretamente, vc tem que trabalhar os níveis corretamente, caso contrário, fica muito ruim de se ouvir.

Pode parecer estranho para alguns já ter o sinal do instrumento na via, vindo da mixagem geral, e ainda assim dar ao músico controle sobre ele.

Uma vez que a via ja esta mixada, seria natural que ninguém reclamasse, só que o tecladista quer ouvir seu instrumento em um nível aicma dos outros, assim como o baixista e o guitarrista, logo, os amplificadores de fone executam esta função: Permite ao músico elevar o nível do seu instrumento, sem que isto reflita na mixagem geral ja entregue a todos.


Sobre o recurso AFL, este te permite monitorar o nível do sinal após vc ter atuado no fader, é o contrário do recurso PFL que monitora o nível do sinal antes da atuação do fader.


abraços,
 
Spurgeon disse:
Sobre o recurso AFL, este te permite monitorar o nível do sinal após vc ter atuado no fader, é o contrário do recurso PFL que monitora o nível do sinal antes da atuação do fader.

Qual a utilidade disso?
 
Is.batos,

Qual a utilidade disso?

Da mesma forma que vc monitora o nível de sinal que entra no canal usando a chave PFL, o recurso AFL te possibilita monitorar o nível e sinal que esta na saída da mesa.

Imagine vc aumentando o controle geral da via sem uma leitura do nível do sinal, e sem uma idéia do que isto signifca? Nada bom! Assim, este controle te possiblita monitorar o nivel que sai da via em questão.
 
Is.batos,

Qual a utilidade disso?

Da mesma forma que vc monitora o nível de sinal que entra no canal usando a chave PFL, o recurso PFL te possibilita monitorar o nível e sinal que esta na saída da mesa.

Imagine vc aumentando o controle geral da via sem uma leitura do nível do sinal, e sem uma idéia do que isto signifca? Nada bom! Assim, este controle te possiblita monitorar o nivel que sai da via em questão.
 
Ah essa questão do PFL e do AFL é para monitorar o nivel de saída do canal? Eu vi na mesa um Bar graph escrito PFL-AFL.

Então o PFL-AFL não tem uma saída específica física, serve somente para ver o nivel de sinal no bargraph?

Outra questão pessoal, a mesa veio com dois Pots arranhando, não era Fader, era do Auxiliar mesmo. Tem algum problema? De qualquer forma, a loja já se propôs a trocar o equipamento.
 
Equipamento novo com potenciômetro ou fader "arranhando" (com isso resultando em problema audível) deve ser realmente trocado em garantia, independente de lugar (se em fader ou em auxiliar). Vendedor agiu corretíssimo.

Fernando.
 
Por isso que disse que o vendedor fez certíssimo! Ele fez mais do que a lei manda. Lembre-se: você está comprando primeira linha! Nada mais justo que ter tratamento de 1a. linha também.

Se não desse para trocar e se tivesse que mandar para uma assistência técnica, ele (ou a própria Yamaha) deveria pelo menos lhe oferecer outro equipamento equivalente emprestado até o conserto.

Um abraço,

Fernando
 
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