Comprando RCF art 310 ou 312

R.Dassaev

New Member
Boa tarde galera, depois de quase 10 meses sem comentar no forum, la venho eu de volta com uma boa dúvida.

Passados mais ou menos 10 meses desde a criação do meu primeiro tópico no SAV onde eu tentei tirar dúvidas para a comprar do novo som da minha igreja, la venho eu novamente para tentar sanar umas dúvidas.

Graças a Deus, conseguimos 4300 para investir em duas altas e mais uma grana para uma mesa nova,como a igreja é pequena, sei que vai ser mais que suficiente somente duas. As altas seriam no caso um par de RCfs e é aí que surge a dúvida. Um grande parceiro do Sav, o Gabriel, ja me ajudou muito, mas surgiu um problema de ultima hora e gostaria que me ajudassem nessa.

O problema, ou a dúvida se resume em:

RCF art 310 ou 312.

Eu estava praticamente 100% para a compra de duas art 312 mkIII amanha, já iria fazer o deposito na C.Borges, mas ligando la, o Wagner disse que iria verificar se ainda tinham as caixas em outra loja, pois estavam sem art 312 por la, ainda estou no aguardo da confirmação dele. Mas nesse meio tempo venho pedir a ajuda de vocês. O único fator que me faz querer optar pela 312 são os graves. Como já muito expliquei, irei passar no minimo um ano sem sub na igreja.

A igreja tem mais ou menos 6 m de pé direito, 18m de comprimento do altar a porta e 12 m de largura. Enfim, como irei passar esse periodo sem sub, será que a diferença de mais ou menos 400 reais pro par de art 310 vs 312 compensa ? Pois visto que nas specs uma responde em a partir dos 45hz e a outra a partir dos 50hz, não é algo gritante.

Pois bem, será que se eu comprar o part de art 310 conseguirei ter bons graves para o ministério ?

Algumas observações:

1- guitarra vai em um amp valvulado proprio e sempre microfonada.
2-bateria sem microfonar
3-estamos sem teclado, mas pelo menos uma ou duas vezes no ano temos eventos onde vem tecladistas de fora.
4-nosso baixista está sem cubo, logo liga na mesa. Mas irá comprar um brevemente.

Bom, é isso que temos hoje. Baixo, guitarra, bateria , 3 vocais e um violão. Meu receio é passar um ano com as rcf art 310 e faltar muuuito graves em algumas situações.

Hoje contamos com duas PAs feitas de forma caseira, bem ruins mesmo, tem uns 15 anos as caixas. Possuem em cada uma, um falante de 12 e um de 15. Mas apesar de gigantes não rendem nada, porque nossa potencia é bem fraquinha, ou seja, mesmo com falantes de 15 temos graves fracos e bem embolados, nada nitidos mesmo. Um verdadeiro lixo.

Conto com a ajuda de vocês, pois seria uma enconomia de 400 reais nas caixas se eu optar pela art 310 e esses 400 fazem muita falta pra agente, haha.

Ah e se possível, peço que me indiquem que mesa comprar. Até agora estamos optando pela soundcraft epm 12, que ja é o suficiente para nosso uso e é uma otima mesa. Mas se puderem me dar alternativas no valor de ate uns 1800 eu agradeço. Os nossos recursos são poucos, estamos tentando comprar o essencial para a igreja. Sem exageros, mas tb não queremos que falte nada.

Nosso projeto inicial é ter as duas altas rcf e um sub somente, provavelmente um fbt ou rcf mesmo. Ou quem sabe dois subs studio r de 12. Creio que ficaria um bom e enxuto sistema para uma igreja desse tamanho.

Abç
 
Bom, R. Dassaev, vai aqui minha opinião:

Estive no início desse fevereiro/2013 na C. Borges. Além de toda a atenção do Wagner, Andry e Júnior (são gente boníssima, nem deixam os visitantes pagarem o almoço! 8) pude testar diversas caixas, menos a Art 310, a qual haviam vendido todo o estoque e estava para chegar. Mas testei uma Art 410 e outras cositas mas, e posso te dizer o seguinte:

- Sua Igreja não é demasiadamente grande e, com esse pé direito, duas caixas para as médias e altas fazem o serviço com sobra.
- Grave de verdade, você não vai ter nem com 10 ou com 12 polegadas two way!
- o Set que mais me agradou na loja foi a Art 410 + Sub 905-as (Bass reflex de 15 polegadas, o qual comprei 2 unidades!). Testei também com a Hd 10-A (excelente caixa, som muito aveludado), mas aí é outra faixa de preço, contudo ficaria fácil fácil com ela...
- Pra quem vai sair do "tempo-das-cavernas", igual você e eu, essa busca desenfreada por baixas frequências é a maior bobeira. Tenho certeza que só a melhoria na via de médias e altas vai render comentários positivos para um ano inteiro na sua igreja!
- Fato: falantes de 10 polegadas respondem muito melhor na faixa de médio-graves (menor massa a ser deslocada) do que de 12 polegadas e, inclusive, "casam" melhor com subs de 15 polegadas. Os de 12 polegadas, em geral, fecham melhores com os subs de 18 polegadas. Tem muita informação no http://www.audiolist.org sobre isso.

Minha opinião:

- É melhor crescer planejadamente e, lá na frente, ter a certeza de que se fez a coisa certa e o dinheiro da igreja foi aplicado da melhor maneira possível (embora havendo diversas possibilidades)!
- Duas caixas de 10 e, futuramente um sub de 15, irão atender-te de maneira exponencial.
- Se realmente quiser gastar esses R$ 400,00 a mais em cada caixa, que tal investir numa 410 ou 710, mesmo sabendo dos predicados da 310? Pense nisso...
- "Arrocha o baixista" pra comprar o cubo dele e assim, como diz "Seu Creyssom", 80% dos seus problemas estarão resolvidos.

É o que penso. Qualquer coisa é só chamar.

Paz e Bem!
 
Paulo, vlw mesmo pelas dicas cara.

Tenho pensando muito nisso mesmo. Achei a diferença praticamente irrisória entre as duas em questão de graves (isso na ficha técnica, não pude eu comparar pessoalmente) e como vamos por um sub mais na frente, creio que a art 310 seria o melhor caminho. O baixista agente ta agoniando pra ele comprar o amp dele sim, haha. Faz um tempo que ele fala nisso. Então, estou pensando justamente nesse sub que citastes, ou o fbt promaxx 15sa. Creio que pela resposta eu acabaria indo de fbt, os preços da C. Borges em ambos são excelentes.

Meu medo fica justamente por conta do baixo e teclado. Tecladista agente ta sem por enquanto e provavelmente ficaremos sem por um bom tempo, mas como disse sempre que tem evento o pessoal tras. Mas daí agente regula pra não extrapolar no volume ou se pá, agente consegue algum sub emprestado so pro evento né.

Vou pensar bem nessa ideia mesmo. Vou encaminhar um e-mail pro Wagner e ver os valores da 710 :D. Creio que a 710, devido ao slp, duas delas + o sub atenderiam até o mini evento que fazemos todo meio de ano fora da igreja. O espaço é aberto e geralmente pra no maximo umas 400 pessoas. Tem mais ou menos 12 de largura por 25 de comprimento.
 
obrigado paulo pela visita e volte sempre que puder viu.

so correção a visita foi em 2014 mesmo

quanto sua indicação opto pela art410a sabe que ela fala muito sem comentários amais você ja disse tudo.

wagner oliveira
92-8104-119
 
Bom, estou agora por comprar a Art 410, como me foi recomendado tanto pelo Wagner quanto pelo Paulo. Mas gostaria de saber quais as vantagens de pegar a 410 e não a 310.

Abç
 
Pensando nas escolhas, dê uma olhada no site da RCF: http://www.rcf.it/en_US/professional-speaker-systems e compare os Datasheet das caixas.
Parece-me que a Art 410 foi descontinuada (não está constando no sítio), embora deva ter muito estoque dessa caixa para venda. Quanto a manutenção, não se preocupe, pois a C. Borges atende exemplarmente neste aspecto (eu mesmo vi diversos pedidos de manutenção - e peças - prontos pra serem despachados na loja Brasil afora!).

A Art Series 3 (310, 312 e 315) é a única com gabinete diferenciado em relação ao restante da Art Series. Penso que em razão de economia de escala, em breve, esse modelo de gabinete acabara descontinuado. A própria Art 310 MKIII (best seller de custo e vendas) é, eletronicamente falando, idêntica a "supostamente finada" Art 410. Na verdade, parece-me que está havendo um rearranjo das linhas por parte da fabricante pois, a chegada da linha HD (HD 10-A, HD 12-A e HD 32-A), embolou ainda mais o meio de campo, embora, como havia dito, seja um produto notadamente superior em uma faixa de preço ligeiramente acima. Quem pode dar informações técnicas mais detalhadas e o Andry...

Agora é puramente questão de escolha. Só pra te dar uma ideia de como as diferenças são tácitas, testei na loja uma FBT ProMaxX 12a e achei incrivelmente fastástica as possibilidades de utilização da caixa devido aos presets que se pode selecionar nela. Se fosse montar um 'sisteminha' portátil para tocar em casamentos e afins em outras igrejas seria minha escolha, dada a versatilidade de aplicações e configurações, ante mesmo a tão aclamada ProMaxX de 14 polegadas. O Spl dessa linha é meio bruto, tem um notório reforço médio-grave e grave. Mas... em termos de timbre, ficaria ainda sim com a RCF, embora não negue que estou 'de- olho-grande-pra-comprar' o monitor Stage MaxX pra minha igreja o qual, infelizmemente, não tive o prazer de escutar ainda. Só falta isso...

Foi mal Wagner, errei o ano! Tô com a cabeça em 2013, talvez por causa da formatura: Graças a Deus! 8)
Acho que em Abril próximo (de 2014, hehehe!) vamos comer mais um peixe. Dessa vez vai ser no molho com direito a uma fritada de "Pacovam" pra acompanhar. :lol:

Paz e Bem!
 
Fala pro baixista procurar aqui em Imperatriz as lojas de audio como: Studio Center, Morais Som, Atual Som e Canaã e comparar os preços. Eles dividem no cartão. O baixista da Igreja comprou um Cubo da Staner, o som dele é bom.
 
Opa Paulo Giovani, novamente vlw pelas dicas. Entre a 410 e 310 eu vi pequenas diferenças também e o valor chega a ser legal :D. Por isso a duvida está pairando. Eu dei uma boa pesquisada e vi opiniões contrárias, uns preferindo o timbre da 410 e outros da 310, agora não me pergunte porque, porque pelo site da RCF eu pude notar nas specs diferenças no drive das duas e também vi que na 410 tem Dsp e a art 310 não.

Mas será que compensa pagar um pouco a mais nessas "pequenas" diferenças ?

G.Jr, vlw a dica cara. Agente já passou por la, aliais eu falto morar na Studio Center haha, mas não cheguei a observar o sub da studior r não o_O. Depois vou da uma passada lá pra ver. Pode ser uma boa pra minha igreja. Creio que faria um belo conjunto com as duas art 410 :D.

Mas aí ficaria outra dúvida, o preço de dois sub 12 studio seria o valor de um fbt promaxx 15sa ou até mais caro que este.
 
Pois é, creio que um fbt 15sa seja uma opção bem legal mesmo, aliais, animal por falar né. Esse sub é cavalar. É carinho, mas creio eu, nunca fiz testes, que um dele rende mais que as dois sub 12 da studio.
 
Já que vai investir, compra logo o que há de melhor no mercado pra sua realidade.
Como falam que o FBT é melhor então vá de FBT. O problema todo é que aqui em Imperatriz não temos essas marcas pra ouvir.

Tenho dois Subs LF 1000 da Antera, eles atendem perfeitamente o ambiente do templo mas, se ligar ao ar livre...

Se quiser passa lá na igreja. O endereço é Rua João Lisboa, 872, Vila Redenção II. Próximo ao Posto de Saude.
 
Outra coisa importante. Pega logo uma mesa Digital. A Cristã Evangelica Semear ta testando um som e eles levaram junto um Mesa Digital.
Cara. É outra realidade, dá pra deixar o som "redondinho".
 
Sei onde fica tua igreja cara, conheço muita gente de lá . Eu sou da batista planalto, talvez c ja tenha andado por lá.

Sobre a digital, quem dera agente pudesse investir em uma agora. Agente ta ralando pesado pra comprar as duas rcfs, mesa + medusa. Os retornos vão ser improvisados por hora, vamos pegar as caixas antigas e mandar fazer retornos com elas, usando os falantes de 12. Somente ano que vem vamos poder comprar o par de retorno e o sub. Depois pensamos na mesa digital sim. A igreja tem pouca verba, agente do ministério fez um sacrificio enorme pra pegar valor das duas RCF + MESA.

Por hora nosso pensamento é uma pequena e ótima mesa, Soundcraft epm12 ou efx 12. Essas são demais, tem otimo timbre, durabilidade e já atende com sobras nossa realidade em numeros de canais. Mas futuramente agente ja pensa sim em uma digital :p.
 
Vi as fotos da tua igreja cara, conheço sim lá. Mas não cheguei a ver a nova estrutura do som. Parabens pela estrutura, ta demais mesmo. La na igreja gente não tem recurso hoje pra isso. A igreja ta com investimentos no muro externo por hora, somente após esse irá investir mais no som. Então agente do ministério resolvemos suar um pouco e arrumar uma grana pra trocar PA e a mesa de som e também pegar o mult, pra finalmente por a mesa no fundo da igreja. O que não vai acontecer logo de cara, pois precisamos treinar alguem para ser o nosso "operador " de som. Não temos ninguém fazendo isso hoje.

As mudanças estão começando agora, graças a Deus.
 
Conheço o pastor Thiago. Gente Boa. Quando compramos o som ele ajudou. Levantou um oferta.
Bom saber que nossas igrejas estão acordando pra questão do audio.

Nesse últimos meses as igrejas: IB.Porto Formosa, IB Mangueira, PIBI realizaram e estão realizando investimentos na estrutura de som.
A PIBI está investindo na Acustica e no Som, um baita projeto.
 
Pois é cara. Vamos indo devagar porque é o ministério que ta movimentando a compra das duas altas, mesa e medusa. Mas logo que a igreja terminar o projeto do muro externo, vai começar um investimento maior. Retornos, batera nova, cabos, proteção vai ficar por conta da igreja, mas logico, agente sempre ajudando tb, e se Deus quiser um dia convenço o Pastor a investir na acústica, aí o negocio vai render bem :p.

Pois é cara, as igrejas tem investido bem em som na região. Studio Center tem feito um otimo trabalho. Haylan ta estudando muuuito.
 
Bom galera, quero agradecer a todos pela ajuda. Hoje realizei o pagamento das duas art 410 mk II. Graças a Deus uma etapa vencida. Agora vamos comprar a mesa pequena, soundcraft emp 12 ou efx 12 até abril no máximo.

Gostaria de opniões quanto a isso. Em igrejas pequenas, sem tratamento acústico o uso de efeitos é legal ? Pois eu praticamente descartei a efx12 quando alguem me falou que os efeitos da efx 12 seriam inuteis pra mim em uma igreja pequena como a minha e sem nenhum tratamento acustico. Logo, optei pela epm 12, que é a efx 12 sem efeitos e com um aux pre a mais.
 
Sim G.JR, comprei na C. Borges. Opa, pode deixar. Chegar agente troca umas ideias. A mesa vamos comprar até abril no máximo, mas vamos instalar as caixas mesmo sem ela, na mesa antigona mesmo pra sentir a diferença das caixas pras nossas facão, ahueheuheu.

Vou tentar providenciar um bom filtro de linha ao menos, um upsai fht 1200 pra não deixar totalmente desprotegidas as lindonas. Nosso projeto inicial era instalar as duas em cluster central, mas como não temos forro ainda, resolvemos por em pedestais para poder tirar e por sempre, assim, evitar roubos. Ja sofremos alguns roubos la. Os malandros entrando pelo teto mesmo, 7 metros de altura e entraram na maior. Não queremos correr o risco de perder essas né :D.
 
Back
Topo