Comprando RCF art 310 ou 312

Ronaldo, claro que da de fazer um ótimo som com duas boas ativas. Mas sim, o sub se faz necessário em muitas situações. Pode ser dispensado e mesmo assim ter um bom som sim, mas em alguns casos como disse se faz necessário.

Imagine que seu contrabaixo, teclado, bumbo serão todos na mesa. Boas altas não terão a mesma resposta que um sub nessas situações. Os subs como o próprio nome sugere irão tomar conta das frequências sub graves, aquelas que vem de 20hz até uns 100 ou 120hz. Boas altas começam em 40, 45, 50 hz, mas mesmo assim não tem a mesma resposta de um bom sub que inicia em 40hz, por exemplo. O sub é projetado pra isso.

Por isso se faz o corte pro sub responder até uns 120hz e as altas após isso. Boas altas tem seu rendimento no ápice de uns 70 a 80hz, isso digo nas frequências baixas.

Não sei se deu de entender o que quis dizer hehe. Mas pense no sub como um senhor complemento para teu sistema. Se tens um bom som sem sub, com ele vai ficar melhor e vais ter um rendimento maior e menos prejudicial para tuas altas em determinadas situações.

Abç
 
Entendi R.Dassaev. Valeu pela explicação. No caso seria bom então ter mesa com saída pra sub. Assim L-R fica pras altas, e saída sub pro sub. Assim posso cortar as frequencias altas pro sub, e as frequencias baixas pras altas. Ta certo isso?
 
Ronaldo se o sub ja possuir o crossover nele, como é o caso dos ativos top de linha, o legal seria mandar da mesa pro sub e do sub pras altas. Se não tiver é mandar da mesa pro crossover, dai pro sub e pras altas tb, fazendo os cortes adequados.
 
R.Dassaev disse:
Ronaldo se o sub ja possuir o crossover nele, como é o caso dos ativos top de linha, o legal seria mandar da mesa pro sub e do sub pras altas. Se não tiver é mandar da mesa pro crossover, dai pro sub e pras altas tb, fazendo os cortes adequados.
E pra equalizar isso? Tinha pensado em mandar da mesa pros equalizadores, e dos equalizadores pras caixas, e cortava as frequencias no equalizador. Não tinha pensado em crossover.
 
Pode ser sim, vc pode atenuar as frequências acima de 120hz para o sub e pode atenuar as que ficam abaixo disso para tuas altas. Esse corte é questão pessoal minha, mas é bastante recomendado esse valor. Tem muita gente que faz o corte em 100hz, 80hz, outros até 150hz...
 
Seria interessante você usar o crossover para fazer o corte, pois ele faz a divisão correte entre os graves, médios e agudos. O equalizador seria para equalizar o som, haha. Não tem muito o que falar sobre ele né.

Qual equipamento está em mente ?
 
To pesquisando aqui. Por hora pensei nas selenim 1204a, num sub da Antera que esqueci o nome, mesa Soundraft selenium SX3204, e retornos da antera.
 
Galera, minhas art 410 chegaram hoje, e só posso dizer que a caixa é magnifica como falam. Timbre espetacular e olha que testei muito pouco. É um gigantesco pra oq tem na minha igreja hoje e realmente se engana quem pensa que essa caixa não segura os graves, não é um sub mas tem lindos graves. É fantástica. Quanto ao slp não pude testar ainda, mas final de semana faço esse teste nelas.

Abç
 
Êeee coisa boa!!
Mais um usuário satisfeito!!
Temos RCF a uns 3 anos e sempre que nos apresentamos, o povo fica abismado com a qualidade e potencia das caixinhas de fósforo !! (apelido carinhoso dado as 310A pela minha esposa).
Parabens pela aquisição!!
 
Realmente duas caixas de fosforo. Quando peguei pensei que tinha vindo sem o amp e sem o falante, porque é muito leve e pequena, haha. Lindona ela e o timbre sem comentários.

Imagine que eu ja fiquei abismado sem testar em uma mesa boa, porque ainda não chegou a nossa. O teste que fiz foi em uma scarlett 2i2, um mic e tb algumas musicas. Os graves são suficientes pra o uso em minha igreja, a potencia vai sobrar até. É uma senhora caixa mesmo.
 
Bom saber, mais uma igreja melhorando o sistema de som aqui na cidade.
Marca uma hora que eu levo o Phonic PAA3 pra gente ver o SPL dela.

Quanto a mesa. Optou por qual, com efeito ou sem efeito?
 
G. jr, agente marca sim brother. A mesa agente vai pegar a efx 12 mesmo. Ta dificil encontrar a sem efeitos. Final de abril agente pega a mesa e uns cabos...

O teste que fiz foi usando minha interface de audio scarlett 2i2, liguei a caixa como fones de ouvido nela e usei o mic no pre amp da interface, ficou demais, mesmo sem equalizar nada. Toquei duas musicas e senti total clareza na caixa e não falta graves, é o suficiente pra o que precisamos hoje.

Mas iremos comprar o sub futuramente pra microfonar bumbo da batera e também para servir no teclado né.
 
olá pessoal
Faço trabalho em Barzinho, Festas, etc.... e meu Teclado é o (yamaha s710) e duas vozes, uso mesa yamaha 82FX e duas caixas ativas Staner TDA210, mas não aguento mais carregar tanto peso, as caixas são pesadas e estou interessada em comprar essas caixas RCF 310a MKIII, pela facilidade de transporte e pelo que eu tenho lido elas são bem boas. Parece que aguenta graves.
Vcs acham que elas vão dar conta do recado? Pois esse teclado tem um grave bem acentuado.
Faço trabalho para 100/200 pessoas. O que vcs me dizem?
Obrigada desde já a todos.
 
Cida, eu estou com duas art 410, tem ótimos graves, mas creio que uma com fone de 12 seria melhor para teu uso. Porque não ve art 312 ?

Agora te falar, as art 310 certamente vao ser beeem melhor que tua staner e com ctz tem bem mais folego que sua staner.

Sua staner responde bem ao seu teclado ? Se sim, indico a 310 sem duvidas, pesa uns 13kg somente e com ctz vai te da potencia de sobra, graves lindos e projeção de voz inacreditável.
 
oi Dassaev, quando eu uso o psr 550b dá pra tocar, tiro um pouco o grave tudo bem, mas com o s710 a caixa fica piscando o vermelho, parece que vai estourar, esse teclado tem muito grave, por isso deixo ele em casa e toco com o outro, mas não tem comparação o som do s710 com o 550b.
Te pergunto nesse caso é melhor a 410a? ela é leve como a 310a?
E essa 312 não conheço.
abç
 
Cida, olha, se ja ta sentindo clipar no seu s710 com a staner, apesar de eu achar a rcf 310 mkIII com uma otima resposta de graves, creio que ela em volumes altos tb irá clipar. Creio que uma art 315 seria mais interessante para teu uso. Tem uma boa projeção de voz e graves bem mais firmes que a versão com falante de 10 pol.

A 410mkII e a art 310mkIII vai ser 6 por meia duzia.
 
Re: falande de 10 ou 12?

Olá Amigos! Me chamo Marco Antonio Bouquard, sou cantor e compositor. Sempre trabalhei com musica acompanhando bandas de baile e artistas, porem a alguns anos venho investindo em uma carreira solo . Costumo me apresentar (Voz e violão) em bares, restaurantes, eventos particulares e quiosques de praças publicas ( todo artista tem de ir onde o povo esta, não é mesmo?) a media de publico varia, em locais fechados uma média de 50 a 100 pessoas, em locais abertos um máximo de 300 pessoas. Atualmente trabalho com o seguinte set: Ampli WVox A3000, equalizador voxman 15, mesa LsL Star 12 canais (muito ruim por sinal!!!) e uma caixa “artesanal” com falante de 15, corneta e twiter.
O problema é o som é MUITO complicado de transportar (pois faço tudo sozinho: monto, toco e desmonto), sem contar que é uma serie de “cabos” para dar problema! Com relação a volume nunca tive problemas o ampli faz 400 w p canal, ligo em mono, mas quando o assunto é qualidade o set deixa muito a desejar... Devido a estes fatores decidi dar um UP nele, adquiri um equipamento que me dê conforto na montagem e transporte e qualidade (para mim e para meu publico).
Estou pensando no seguinte set: Mesa Mackie fx12 ou fx8, e caixas ativas da RCF, penso em adquirir duas, ouvi dizer que as com auto falantes de “10” já iriam suprir esta minha demanda, porem em alguns momentos realizo som com trios (percussão , violão e guitarra), desta forma gostaria de saber de vcs: As caixas com falante de 10 iriam me atender? Seria melhor investir nas de 12? Com relação a orçamento pretendo investir uma media de 7.000. Vale ressaltar que ainda vou comprar um bom mic, e uma iluminação simples de canhões de Led.
Muito Obrigado pela atenção de vcs! Abraços para todos!
 
Olá Marco Antônio! O ideal seria que vc pudesse ouvir antes de comprar, isso daria 100% de certeza se serviria ou não pra vc!
Vou deixar aqui um pouco da minha experiência pra ver se te ajuda um pouco!
Sou Dj nas horas vagas e faço festas diversas pra públicos variados em ambientes tb variados pra uma média de 50 a 300 pessoas. Já usei vários setups, racks pesados com amplificadores e periféricos alimentando 2 caixas 3 way de 15", depois duas de 15"+sub de 18" e atualmente, visando menos peso e menos coisas pra carregar tb mudei pra sistema ativo e utilizo duas de 10" e um sub de 15" ativo de 1000W tb feito por mim. As minhas duas de 10" eu mesmo fiz usando falantes de boa qualidade (snake) e um módulo inbox da Taigar de 600W rms, todo esse sistema é muuuuito pequeno, fácil de transportar e quem ouve não acredita! Resumindo, minha sugestão pra vc é que use duas boas ativas de 15" ou duas de 10" e um sub (que fica bem mais fácil de transportar e na minha opinião rende mais que duas de 15").
Mesmo esse sub que uso atualmente será trocado por um da Studio-R de 12" que seria minha sugestão pra vc pra usar em conjunto com as 310 ou até mesmo com as da Studio-r sky 400 que fazem par com ele. Se optar pelas duas sem sub, tem a Turbosound Milan M15" ou a FBT Promaxx de 14" que são boas escolhas! Só tenha em mente que 300 pessoas ao ar livre pra se conseguir um spl alto vai precisar de um PA considerável, aí já é uma outra história mas nem se compara o que te indiquei com o que vc tem atualmente! Se o que vc tem atualmente te atende razoavelmente, vai sobrar som!
 
Back
Topo