Olá Guinaum,
Manual em inglês você encontra aqui:
http://www.alesis.com/downloads/manuals/3630_Manual.pdf
Quanto às opções:
"Peak or RMS response. Determines whether the limiter will base its
operation on signal peaks or average signal levels. Each has its uses with
different types of signals (for example, peak with drums, and average
with complex program material)."
A tradução (mais ou menos) seria "Determina se o limitador vai operar com base em sinais de pico ou médios (RMS). O uso dessa opção vai depender dos diferentes tipos de sinal (por exemplo, use Peak para bateria, e RMS para programas mais complexos."
"Hard knee" or "soft knee" response. Each type of response gives a
different limiting action. The hard knee response is generally considered
more "severe," and the soft knee response, more "musical."
A tradução (meia boca novamente): Corte "duro" ou corte "suave". Cada tipo de resposta proporciona uma atuação diferente na limitação. O corte "duro" é geralmente considerado mais severo, e o corte "suave" é considerado mais musical.
"Input - Output - Selects whether the input/output meter displays the input signal or output signal."
Tradução razoável: Seleciona se o nível de sinal de entrada ou o nível de sinal de saída que será mostrado no diplay (os leds verdes/vermelhos).
Stereo or dual mono operation. The 3630 can serve as two totally independent units, or both sections can be strapped together for stereo
operation. In stereo, gain changes in one section are "tracked" by the
other section to eliminate wandering of the stereo image.
Outra tradução mais ruim que boa: "O 3630 pode funcionar como duas unidades totalmente independentes (Dual Mono) ou as duas seções estão interligadas para operação em estéreo. Em estéreo, mudanças de ganho em uma seção são rastreadas pela outra seção, para eliminar (algo como) "grandes diferenças" na imagem estéreo (o volume de um canal ficar muito maior que outro).
Bypass/Comp é fácil e nem preciso de manual: Bypass faz o sinal passar direto, sem atuação do equipamento, e na opção Comp, o compressor atua sobre o sinal.
Entendeu tudo? Em geral as pessoas não entendem quase nada, e acham que os compressores são muito complicados. Na verdade, o grande problema é que eles exigem do usuário bons conhecimentos prévios de áudio, imagem estéreo, envelope sonoro, etc. Bem ajustado, um compressor é uma ferramente indispensável. Mal ajustado, atrapalha muito mais que ajuda.
Se existe "receita de bolo", ajustes que funcionam + ou - para qualquer situação? Essa resposta é fácil: não! Cada instrumento, cada voz terá um ajuste diferente.
Dê uma olhada aqui no site e no fórum em artigos e mensagens sobre envelopes sonoros, sobre estéreo x mono, dê uma olhada também nas apostilas e em alguns textos sobre o assunto.
Desculpe não te ajudar mais.
Um abraço, e bom estudo.
Fernando