Cortina resolve!!

Calma gente, é uma situação hipotética e virtual.

Tenho as planilhas de cálculos de reverberação e modos do site Musica e Tecnologia.

A gente joga os dados nela e ela dá um resultado mediante os padrões já pré estabelecidos nela.

Contudo, tenho feito meu trabalho me baseando nos dados dela. E tem mostrado, na prática, resultados bem aproximados dos que foram simulados.

Formação... ...não tenho nenhuma faculdade, fiz alguns cursos livres da selenium para fabricação de caixas e montagem de PAs e tenho básico de eletrônica...

Pretendo um dia fazer uma na área de engenharia acústica, mas só tem uma no Brasil todo e fica um pouquinho (sul) distante de onde moro...

Então nesse meio tempo, vou coletando dados e informações de fóruns respeitados como AudioList, Som Ao Vivo e outros estrangeiros indicados, também devorei de capa a capa o Livro do Sollon, indispensável para quem quer começar entender sobre essa tal de Acústica, junto com isso 13 anos de experiência no quesito música/som/ministérios de louvor...

Não sou nenhum Dr. no assunto, mas a pratica tem me mostrado que o conhecimento ainda que sem um título ou canudo é válido.

Vou abrir um post sobre o serviço que será feito nesse local para vocês acompanharem e também opinarem sobre as soluções que serão apresentadas.

Links das Planilhas: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.musitec.com.br/downloads/">www.musitec.com.br/downloads/</a><!-- w -->‎

Tirem suas dúvidas e observem as informações que elas apresentam...

Qualquer coisa estamos aí...
 
Marcos, não adianta apenas jogar dados em uma ferramenta, é preciso interpretar o resultado.

RT60 de 360s significa que a energia sonora levará 6 MINUTOS para ter sua intensidade reduzida em 60 dB. 3000 segundos então nem se fala. Isso é absurdo (não no sentido pejorativo da palavra, mas como algo que não faz sentido). Não conheço nenhum ambiente NORMAL que tenha algo sequer próximo a isso.

Isso indica que tem algo errado. Podem ser os dados, pode ser a metodologia. Como eu já usei a planilha do Solon e obtive resultados próximos do medido (diferença em torno de 0,1~0,2s), tudo leva a crer que pode haver algum erro nos dados que você colocou nessa planilha.

A prática é importante, mas a teoria é tão importante quanto. Como eu já me interesso mais pela física teórica, pra mim é até mais importante.

Acredito que você está no caminho certo, mas se quer se aprofundar pode se preparar para entrar de cabeça nos livros de engenharia e de física.
 
Vou tirar fotos hoje do local e filmar, depois coloco no youtube pra vocês sentirem o drama.

Percebi o erro que estava cometendo com a planilha... ...disfarça... ...aproveita que ninguém olhou mesmo...

Esses valores estão absurdos assim pois eles estão baseados em que não existe nenhuma absorção no ambiente, contudo até mesmo o concreto absorve alguma coisa, ainda que mínima...

Valeu pela chamada de atenção!!!

Pelo que percebi no ouvido, outra vez que estive lá foi que o tempo deve estar beirando 1 min de reverberação...

Vou postar as fotos e video depois a gente vê isso direito...
 
Gente falando no quesito acustica de ambiente, sabemos que nao tem uma receita de bolo. Mas os tipos de materia que devem ter em uma sala como teto, parede? Exemplo teto disso ja ajudaria, parede com garfiado ja ajuda, etc etc.

Tem como dar uma receita, ou é impossível mesmo?
 
Não existe regra. Fiz um projeto numa igreja que usa forro de pvc e não foi preciso trocá-lo. Mas não conheço muito sobre os materiais, sou mais teórico.
 
Era essa resposta que queria saber mesmo Carlos, não é porque voce tem um teto de isopor que sera necessário trocar...Ou seja nao ah receita mesmo.

Valeu...
 
Back
Topo