Cortina resolve!!

Metal disse:
Em 90% até os instrumentos se o músico quiser tocar tem que levar de casa, porque a Igreja não disponibiliza nada, além do ponto na medusa, e em muitas a mesa fica trancada dentro de um armário que só o Padre tem a chave.
Exatamente igual, na banda é tudo nosso: guitarras, violões, baixo, pedaleiras, bateria eletrônica, mesa, microfones, cabos... tudo comprado por nós. Só usamos as caixas da igreja, passando pela mesa. E a medusa fica trancada.

Metal disse:
um dia pediram para que não usasse mais, pois quando eu não estava na Igreja ficava muito evidente a diferença na qualidade do som.
(...)
Hoje só faço alguns trabalhos em eventos esporádicos, mas em outras Igrejas, quando se é de fora te respeitam e valorizam muito mais o que você faz.
Será o mesmo filme? Espero que não.

Douglas Alexandre Formaio disse:
Olha a maldade presa em um coração... hahahaha
Não é maldade, quero ver realmente qual vai ser a reação. Estou muito aberto, se falarem que não precisa, o retorno de chão deve atender bem, vou experimentar. E no final a banda que vai falar se o resultado foi bom ou não. Mas depois que passamos para os fones melhorou muito, duvido que queiram voltar para os retornos.
 
Não saiu do lugar. Pretendem montar uma equipe de operadores, mas não vejo muita vontade das pessoas em participar. Enquanto isso nós vamos continuar usando nosso equipamento.
 
Só que a parte de continuar usando nosso equipamento não foi discutido em reunião. Nós vamos continuar levando lá, gostando ou não. Não dá pra ter um aventureiro que não sabe nada e chega na hora perguntando "precisa de ajuda?".
 
Só dando um up na questão inicial.

Cortina resolve?!?

Depende do que se quer resolver.

Se for um problema com reverberação na faixa de agudos, aí resolve.

Se o buraco é mais em baixo, precisará muito mais do que cortinas e placas de "sonex" para resolver o problema.

Se o problema é volume. Diminua, reeduque e retire o que estiver destoando o conjunto.

Vejo os camaradas do fórum sempre trazendo uma solução feito receita de bolo, muitas das vezes partindo para recursos eletrônicos, não que eu seja contra ao uso desses recursos, mas uma máxima que aprendi com o Sollon do Vale é: "Problemas acústicos, soluções acústicas."

Se o problema todo é o excesso de reverberações que produz perda da inteligibilidade, provavelmente a causa disso são as frequências mais graves, que uma simples cortina ou alguns carpetes nunca irão resolver, precisará de absorvedores situados nas faixas de graves, basstraps são uma boa pedida, mas ainda existem os absorvedores de frestas que se mostram bem eficazes se sintonizados corretamente, outra coisa é analisar os "modos" da sala e verificar se há necessidade e possibilidade de modificar fisicamente o ambiente, diminuindo ou aumentando alguma das medidas...

Aquario, bateria eletronica, retornos de fone de ouvido, tudo isso é válido? Sim, mas isso nunca vai corrigir o problema da acústica do local, ao meu ver são medidas paliativas já que a acústica ruim da sala vai continuar existindo, esses recursos apenas mascaram levando as pessoas acharem que melhorou o som, quando na verdade o som foi retirado do ambiente, por isso soa melhor... ...quero deixar bem claro que esse é meu ponto de vista. Agora nos casos como o do Metal e carlosecg que não tem a autonomia necessária para poder mexer no ambiente, essas medidas são a melhor solução...

Desculpem por desenterrar esse morto, mas alguns pontos não haviam sido elucidados.

Abraços

Marcos Lyra
 
Bom dia Marcos

Não sei se você leu o tópico inteiro, nosso amigo tem dois problemas: Acústica Ruim e Alto Nível de SPL que gera reclamação da Assembléia.
Foi dito exaustivamente a ele que a cortina iria apenas dar uma pequena ameniza no problema da acústica e que ele deveria procurar um profissional da área para resolver este problema
As outras propostas: Aquario, bateria eletronica, retornos de fone de ouvido... foram apenas para resolver o problema do alto nível de SPl.
 
O amigo Marcos tem razão. Problemas acústicos exigem soluções acústicas. Mas não vejo aqui no fórum recomendações diferente disso. No final das contas você apenas sintetizou o que falamos por aqui.

O uso de bateria eletrônica por exemplo sempre é recomendado aqui para reduzir no nível de pressão sonora. Nunca como solução acústica, pois não é.
 
Metal disse:
Bom dia Marcos

Não sei se você leu o tópico inteiro, nosso amigo tem dois problemas: Acústica Ruim e Alto Nível de SPL que gera reclamação da Assembléia.
Foi dito exaustivamente a ele que a cortina iria apenas dar uma pequena ameniza no problema da acústica e que ele deveria procurar um profissional da área para resolver este problema
As outras propostas: Aquario, bateria eletronica, retornos de fone de ouvido... foram apenas para resolver o problema do alto nível de SPl.

O problema maior é que o "profissional" disse que a cortina resolveria.

Agora gente, será que eu vivo num "universo bateirístico" a parte??? Porque minha igreja é pequena mas a batera não incomoda tanto...

...Pensando bem, Glória a Deus!!! Porque se tivesse que gastar esses valores que são citados por aí... ...misericórdia...

Abraços

Marcos Lyra...
 
Deve viver cara kkkk!
Ontem fui num culto na semear daqui de campos, deve ter medir 30 x 50 ou mais, é bem grande.
Estava no meio do templo atrás da mesa, o tio da minha namorada é responsável pelo som de lá (diga-se de passagem baita estrutura com SC48 e tudo mais).
Na passagem de som apenas retorno+side a bateria chegava na mix tranquilamente e com FORÇA!
Ai abrir o PA quase que não era preciso botar volume na caixa...
 
Deixa eu adivinhar... ...o teto/forro/telhado dessa igreja côncavo (normalmente galpões adaptados) ou cônico (acompanha o telhado)? O púlpito ou altar tem forma de concha? Cadeiras de plástico?
 
Marcos Lyra disse:
Deixa eu adivinhar... ...o teto/forro/telhado dessa igreja côncavo (normalmente galpões adaptados) ou cônico (acompanha o telhado)? O púlpito ou altar tem forma de concha? Cadeiras de plástico?
Totalmente incorreto.
A igreja foi projetada, tem tratamento acústico e isolamento também.
Grande parte do chão é de carpete e usa arandelas acolchoadas.

E sim o batera estava descendo a mão, mas eu imaginava que o PA iria abafar bem, mas não acontece bem assim...
Se ele tirasse a caixa do PA ainda sim ela seria ouvida... logicamente que com uma intensidade menor, mas seria ouvida!
E para constar, o PA estava BEM ALTO!

1185180_500910639994953_1120889580_n.jpg

541758_500877736664910_1237156274_n.jpg

1175333_500910303328320_570652406_n.jpg

Detalhe nas RCF de retorno na imagem acima :)

Para os curiosos, o PA é da SPL (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.splaltofalantes.com.br/">http://www.splaltofalantes.com.br/</a><!-- m -->) os SUBS e side são da JBL (não sei o modelo).
A mesa é uma SC48 e o gerenciador é LAKE.
A mesa da iluminação é uma avolite 2010.
As fotos acima são do evento que eu fui e comentei.
 
Como pode dizer que eu estava errado?!?

Olha o formato desse teto!!! E o fundo da igreja parece uma concha acústica!!! Excelente para você ter o dobro de SPL no centro do local, já que nos conceitos de acústica é onde as grandezas se encontram (reverberação e fonte sonora), bem onde está a mesa e onde você estava né?

O que tem na parede do fundo? É só pintura ou também tem Material absorvedor?

Sabe qual é o material das telhas? PVC ou Metal pintado?

Ainda que tenha sido feito tratamento acústico, o formato da igreja não ajuda na acústica, o teto funciona como amplificador de reverberação, o fundo também.

Desculpa a pergunta, mas o que são essas arandelas?

Com essa quantidade de gente aí o carpete não faz o menor efeito no chão... ...já que absorve somente frequências agudas... ...e como o chão está "forrado" de gente... ...e "gente" também é um excelente absorvedor de frequências agudas e um pouco de médias... ...logo o carpete é só enfeite nesse caso da foto em específico...

Não quero nem comentar o fato do batera descer a mão...

Mas a caixa está sintonizada mais na faixa de médios do que na de agudos, por isso o tapete/carpete grosso que usamos lá na igreja é apenas para tirar a estridência.

Os pratos soavam como? Muito estridentes ou estavam bons? Porque se os pratos estavam bons, as medidas (se você frequentava a "lista" vai ver que o pessoal sempre falava disso lá) da igreja e o seu formato favorecem alguma faixa de médios fazendo com som da caixa se sobressaia sobre tudo.

Se fosse para diminuir a sensação de SPL alto eu adicionaria uns absorvedores em todo fundo na parte alta, colocaria no púlpito/palco atrás da bateria absorvedores e difusores sintonizados nos médios, também na parte alta na lateral colocaria uns difusores além de nuvens em cima do púlpito na altura dessa viga que sustenta a iluminação...

E se isso não resolver, troca o baterista... ...Porque não tem tratamento acústico que dê jeito num cara sem sensibilidade musical... ...Ah! Tem sim, tem o "CANTINHO DA DISCIPLINA", depois da outra foto que vi não consigo imaginar outro nome para o aquário de bateria...

Ando meio desatualizado na questão de equipamentos...
 
Não quero contestar seus conhecimentos, mas sabemos que na vida há dois panoramas, o teórico e a prática! Entendo que você tem seus embasamentos para dizer estas coisas visando apenas o teórico, mas de longe refletem a realidade do local.
Para se afirmar esta quantidade de coisas que você afirmou é preciso conhecer bem a fundo o local.

Quando cheguei não tinha nem 200 pessoas no templo, cheguei antes para pegar um bom local e para ver a passagem de som, pois já tinha combinado com o tio da minha namorada.
O som no local é bem agradável, não tem reverberação aparente pra mim estava bem sequinho, e se eles maneirassem no side/retornos o PA seria bem mais agradável.

Quanto ao baterista, o culto era jovem e o estilo era pop/rock então é complicado conter a empolgação, mas em condições normais creio que não seja tão problemático.

Quanto às arandelas me perdoe, estava comprando arandelas para minha igreja e acabei falando arandela... Eles usam longarinas daquelas de espuma.

Resumindo, queria muito ter “os problemas” citados por você no meu templo, desde que minha acústica fosse igual a dele :)
 
Fato: Teoria x Prática. Você estava lá, eu apenas vi uma foto...

Então o som estava alto mesmo... ...e bote alto nisso...

Agora Eliabe, pensa no projeto que vou pegar... ...porão, fechado no ar condicionado, concreto por todos os lados mais as janelas de vidro grosso, medidas 40 x 22 x 4, na planilha de reverberação, em uma situação hipotética de haver somente uma pessoa nesse templo chegamos a quase 3 mil segundos de reverberação, como diz o Silas Malafaia: "Chupa essa manga!!!"

O outro serviço que peguei antes desse fica parecendo brincadeira de criança... ...tinha apenas 360 segundos nessa mesma situação...
 
Back
Topo