Dia de Manutenção

Isinho... na hora de upar no Imageshack eu simplesmente esqueci de selecionar a opção de diminuir... peço desculpas...
 
Peligo,

primeira vez a gente nunca esquece, não? Dá um medão, mas é só ir com calma, anotando tudo, prestando bastante atenção que no final descobrimos que muitas vezes não é nada difícil!

Show de bola, parabéns.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan, parabéns pra você (parece até aniversário, mas é sério...), o artigo está ótimo e suas palavras sempre nos encorajam, mostrando que com força de vontade, estudo e cuidado, podemos vencer grandes "desafios" no mundo do som e da vida.

Parabéns por esta missão, tenho certeza que Deus se alegra ao ver o seu trabalho. Obrigado.

Vinicius "Peligo"
 
Muito bom! Rapaz, gostei do tópico! Parabéns!

Também tenho um FX-1000 na igreja que quebra um galhão, que uso tanto para dar uma "temperada" com reverb, como para atender a alguns solistas que gostam de delay (com moderação!!). Esse FX também passou por cirurgia a pouco tempo, o conector de alimentação na placa estava com solda fria. Bastou abrir e dar uma fixada :D . Agora... temos 4 Lesons de fio, que falta coragem para mexer! De tanto a criançada (tanto crianças de 5 anos de idade, quanto crianças de 40 anos) deixar cair. Cabo então... nem se fala.

Agora... eu tenho uma Meteoro Acoustic V.70 que além do afinador ter parado de funcionar, ela dá um choque terrível na pessoa! A pessoa do violão tem que tocar isolada!!! Ensaios?? De chinelo ou tênis! Tive que tirar da mesa as pressas, pois quando ela começou com isso, o pessoal que estava com o microfone de fio levava choque também!!! Quase que queima o canal da mesa!! Aqui não tem autorizada, desconfio que seja algum fio de alimentação que está em contato com o aterramento. Quando tiver coragem vou pegar ela pra brincar.
 
O meu também já deu isso. O Alesis MEQ, que usa fonte externa, também. É o mal das fontes externas: o "tira-põe" acaba fazendo isso.

O caso do seu Meteoro deve ser exatamente o que você descreveu. Acho que com muito bom sendo e um multímetro dá para descobrir. Mas lembre-se que isso é questão de segurança, então na dúvida melhor levar para algum técnico mais experiente.

Mas aí é que fica demonstrado o seguinte objetivo do artigo: que são muitos pequenos problemas que nós mesmos podemos resolver (claro, com atenção e bom senso), e que levar para uma dessas firmas de manutenção, pagar uma nota, por essas "besteirinhas" é bobagem.

O problema nessas firmas é que o cara cobra o quanto quer. Troca o fusível, refaz uma solda fria, e diz que queimou a rebinboca da parafuseta, que deu muito trabalho e que por isso o conserto custará R$ 200,00.

Claro que há técnicos e técnicos, alguns de confiança (estou precisando de um) e outros inúmeros que...

Um abraço,

Fernando
 
Olá gente, mais uma manutenção para acrescentar aqui.

Um cubo de baixo (bem fraquinho, mas o pessoal que comprou queria pagar pouco, logo) de uma igreja próxima, que estava com o seguinte problema: queimava o fusível logo que ligava o aparelho.

cubo1.jpg


Por uma dessas coincidências que só pela mão de Deus mesmo, eu estava com o rapaz da igreja junto. Ele na frente, ligando, e eu atrás do aparelho. Quando ele ligou, eu vi pelo buraco de ventilação um clarão, então eu sabia que alguma coisa estava queimada.

cubo2.jpg


cubo3.jpg


Ao desmontar o aparelho, vi que pela posição do clarão que só podia ser o transformador. Ele com certeza estava em curto. A grande questão: será que o curto atingiu outros componentes depois do transformador?

Fiz então os seguinte teste: tirei os cabos que ligavam o transformador na placa de circuito.

cubo4.jpg


E liguei novamente o aparelho. Queimou novamente o fusível. Então deve ser só ele mesmo.

cubo5.jpg


Primeiro, liguei para a Warm Music para solicitar o esquema, os valores do transformador, etc. Fui informado que a Warm Music não libera os esquemas, e que teria que levar para a assistência técnica autorizada, onde eles encomendariam um novo transformador.

Como no Brasil autorizada é sinômino de muito custo e serviço nem sempre bom (tem cada uma...), levei nas eletrônicas, perguntando para os meus amigos vendedores/gerentes o que fazer. Na primeira mesmo fui indicado para uma empresa que só faz recondicionamento de transformadores.

Descobri que esta empresa desmonta o transformador, conta a quantidade de espiras que possui, mede a bitola do fio, e depois refaz novamente tudo idêntico.

O serviço foi rápido (deixei de manhã e peguei à tarde), e custou R$ 60,00. Levei para casa e coloquei o trafo no aparelho novamente.

Aí bate a dúvida... como meus conhecimentos de eletrônica são básicos, deu aquele frio na barriga... se o não fosse só o transformador, alguma coisa na placa, eu teria ainda que levar na autorizada. Mas deu abençoou e funcionou tudo de primeira!!!

cubo7.jpg


Bem, quase tudo. O potenciômetro de volume estava arranhando muito ao ser alterado. Mais um trabalho: desmontar tudo...

cubo8.jpg


Com um alicate bem fininho desmontar a capinha que protege o potenciômetro:

cubo9.jpg


E dei um banho de limpacontato, e uma escovinha. Funcionou beleza.

O cubo está consertado faz 2 meses, e tudo certo até agora, sem mais problemas. Mais um amigo que sai aqui de casa com um sorriso de ponta a ponta.

Só para avisar, não cobro nada do pessoal, mas aviso que sou apenas um curioso, e que posso até mesmo piorar o problema. Mas com muito bom senso e alguns conhecimentos básicos, e com muita ajuda de Deus, tenho feito algumas boas ações, ajudando o pessoal que, de outro modo, não teria condição de pagar uma a$$istência técnica.

Mas não quer dizer que não cobro. Além de cobrar o material que gasto, de vez em quando o pessoal recebe uns telefonemas meus perguntando se podem me ajudar em "uma coisinha simples, é rápido, mas avisa em casa que você só chega depois da meia-noite. E traz roupa para se sujar".

Alguns dizem que preferem pagar uma assistência técnica da próxima vez, dá menos trabalho, hehehe.

Um abraço,

Fernando
 
Muito bom... e se aprende muito fazendo isso, basta ter um pouco de conhecimento e muita corajem, hehehehe!

Parabéns.
 
depois de tanto tempo eu fazendo comentário é q sou novo aqui no som mas achei bem legal esse topico. uma coisa legal que vi e fiquei com saudades são as chaves de fenda e phillps do Bersan são da Belzer Itima q pena q não fabrica + são exelentes melhor até q Gedore conserva elas eu trabalho com ferramentas e denho saudades delas. :lol:
 
marcos disse:
depois de tanto tempo eu fazendo comentário é q sou novo aqui no som mas achei bem legal esse topico. uma coisa legal que vi e fiquei com saudades são as chaves de fenda e phillps do Bersan são da Belzer Itima q pena q não fabrica + são exelentes melhor até q Gedore conserva elas eu trabalho com ferramentas e denho saudades delas. :lol:

É verdade Marcos, já trabalhei com Belzer também, ótimas ferramentas.
 
Olha, alguém que conhece...

Fui apresentado a marca 15 anos atrás, uma chave philips que um colega me deu quando se aposentou. Depois de ver que ela era ótima, eu comprei outras. São ótimas mesmo.

Hoje também uso Gedore (as de fenda são Gedore), é boa, mas realmente inferior às Itma.

Não uso parafusadeira. Ainda gosto do jeito antigo de trabalhar.

Um abraço,

Fernando
 
Queria você na minha igreja!!!

bersan - Predestinado, disposto, inteligente. Seria a solução para os problemas da minha igreja.

Ótimo artigo.

P.s.: Sem querer de nenhuma maneira usar a religião como modo de separação, que denominação é essa que dava microfones de graça? rsrs
 
Parabens pelo Artigo

Olá Parabens pelo Artigo, e pelos consertos efetuados.
É assim, quando a gente se proprõe a fazer algo e "pega" com vontade de fazer, como foi o seu caso, aí sai tudo certinho.
 
Rapaz minha irmã tem o mesmo amplificador de baixo, e ele tbm está arranhando muito o potenciômetro do volume, dá até uns estalos.

Vou dar uma olhadinha nele pode ser coisa pouca tbm.
 
velho ja usei um desses....
joga fora...rsrsrs....... brincadeira, bem que eu queria ter um desses em casa pra treinar... mas pra tocar msm na igreja é froidssss...
 
Meu chefe esta fazendo um sistema de Call Signal Flasher para o intercom da house mix... vou pedir permissao a ele para tirar umas fotos.

O sistema de comunicacao do Teatro e Riedel e eles nao tem um sistema proprio para usar como indicador na FOH.
Este e o site o riedel:
http://www.riedel.net/IntercomSolut...EDSeries/tabid/65/language/es-ES/Default.aspx

FL-7 - Call Signal Flasher
http://www.clearcom.com/products/party_line/party_line09.html

Ele simplesmente resolveu fazer um proprio!

Ele achou um site de algum tecnico legal que tinha informacoes de como montar e como progamar o brinquedinho. Diga se de passagem tinha ate os enderecos das lojas onde deveria se comprar os componentes (todos aqui no japao, obvio).

Ele ja esta fazendo 3 semanas e o brinqueinho esta nos finalmentes... acho que para a proxima semana ele termina.

Entao quando nao temos os recursos ou os equipamentos queridos fasamos nos mesmos

:wink: [/url]
 
Back
Topo