Dúvida: qual microfone comprar?

souminha

New Member
Oi! Sou novíssima no fórum, e desde já peço desculpas se minha pergunta parecer um tanto amadora em matéria de áudio. Mas a gente tem que procurar saber é com quem conhece, né não?
Então.. Sou cantora e cansei de depender dos microfones dos locais onde me apresento - muitas vezes inadequados ao meu timbre vocal e em péssimas condições de conservação/higiene - e resolvi ir atrás de um aparelho que atenda à minhas necessidades.
Acontece que tenho um tipo de voz um tanto incomum, meio metálica e um pouco rouquinha, com boa amplitude para graves e agudos, mas emissão fraca para intervalos médios, o q faz com que em microfones inadequados, quando eu forço as notas médias a voz fica anasalada e ardida, além de ser uma dificuldade pros "peazeiros" alinharem direitinho o meu timbre (eles falam que o timbre é bom, mas é difícil).
Também sofro com pouca sensibilidade em vários modelos de aparelhos, o q faz com que eu tenha q aumentar o volume da voz (gritar) pra cantar, fazendo-a perder em timbre, corpo e brilho, principalmente quando canto com banda. Minha voz definitivamente não funciona "no grito", quanto mais tranquila eu canto, melhor fica, o que me faz inclusive pensar em adquirir um mic do tipo condenser, e largar os dinâmicos de mão.
Não me dou bem com shure sm58, pq como disse anteriormente, o meu próprio timbre não permite q esse micro desenvolva a tal resposta de frequência equilibrada, e a voz fica estranha demais.
Gostaria então de receber sugestões de microfones para valorizar meu timbre vocal e ao mesmo tempo cantar com conforto.
Anotei aqui alguns aparelhos pesquisados na net: Sennheiser E-835/ 865/ 840/ 935/ 965; AKG D-770/ D-5; Beyer Dynamic OPUS69.
Se eu tiver no rumo, e alguém quiser detalhar um tiquinho as respostas que eu poderia adquirir com esses modelos, ou até mesmo acrescentar outros, melhor ainda. Vou agradecer pelo resto da vida! xD

Bem gente. Falei demais! Então é isso! Desde já muito grata a quem puder me dar essa super força!

Um grande beijo!!!
 
Oi Jonatan! Muito obrigada pela sugestão! Olha, eu não canto rock não, apesar de a descrição q eu dei pra minha voz dar a entender isso, né? xD
Meu estilo é reggae/mpb/blues...
Mas vou pesquisar sobre os aparelhos!

Um abração, e obrigada mais uma vez!
 
Que tal um JTS NX8?
NX8.gif


É um MIC relativamente acessível (preço) e tem uma boa resposta nos graves, agudos e méridos controlados...
Se não me engano o Bersan tem um, de repente pode te ajudar com mais detalhes sobre este MIC.
 
Ai eu já recomendaria um equalizador de 31 bandas pra equalizar a voz dela certinho, pra não desconfigurar um behringer ultracurve deve dar conta do recado.
 
Nossa! Agora q eu vi q postei minha dúvida num campo errado!!! Que vergonha! Me desculpem!!! Coisa de amadora né gente?? afff...
Então! Tou impressionada com q quantidade de respostas q obtive, muito obrigada mesmo!!! Vou sair daqui uma craque em microfones, graças a vcs!!! :D

=*
 
thiagoborges, realmente vc tocou num ponto crucial do meu problema. Apesar de as pessoas gostarem do som da minha voz e da minha maneira de cantar (dizem que tenho um "vozeirão"), eu tenho que reconhecer que não possuo técnica vocal quase nenhuma, apesar de já ter feito aulas de canto. O incrível é que quando canto sem microfone, principalmente em ambientes de boa acústica, a voz fica linda de verdade, e eu canto livre, sem medo. Mas daí basta ter o aparelhinho na minha frente pra eu começar a grilar. Parece q eu tenho medo do som da minha voz! É uma coisa muito doida. E quando o retorno tá ruim piora tudo, pq perco inclusive a noção da minha respiração. Vc deve imaginar o desespero né?
Agora assim, já houve situações em que eu cantei com um bom microfone, bem equalizado e com ótimo retorno, e foi nessas q eu vi o quanto um bom equipamento faz diferença. Nessas vezes eu senti a voz sair plena, fluida, agradável, como quando canto sem mic, e a falta de técnica não me afligiu em nenhum instante.
Eu sei que para um profissional da música, mesmo para os bem inspirados, o estudo é imprescindível, e por isso já estou retomando minhas aulas de canto. Mas dessa vez quero estar amparada por equipamentos que dêem suporte à dinâmica da minha voz e ao meu estilo de cantar.

Obrigada!
 
Li o post aki sobre o Samson C-5, e fiquei realmente tentada! Agora tenho q ver tb que moro numa cidade em que os artistas sofrem bastante com aparelhagem de som ruim, e muitos operadores vão me olhar como se eu fosse louca no momento em que eu perguntar se a mesa deles possui Phantom. :roll:
É capaz de eu comprar o condenser e não poder utilizar, ou pior, o povo não saber equalizar o bicho e ele captar as sobras de tudo quanto é lado. Pq pezaeiro bom na minha cidade tb é lendaa.
Mas meu sonho é cantar num condenser, em cima do palco. ai ai
O AKG D-5 (antigo 880) tb é um mic q atrai minha atenção. Só que pra eu comprar vou ter q ter o máximo de certeza q vou ficar satisfeita, pq ele não vende aqui (como a maioria dos bons mics), só posso comprar pela net.
Por isso tou procurando o máximo de informação possível...
 
Tem que se ter muito cuidado com o pessoal que se opera o som por que eles podem ter o melhor equipamente do mundo nas mãos e o som não sai o que presta na verdade um microfone condesador é muito bom mais é mais fragil tem que se ter cuidado para não cair no chão, ai vem uma sugestão que é melhor por exemplo do que um Shure sm58 (minha opinião) é o Audio Technica MB3K microfone relativamente barato e bem equilibrado tem um som bem legal é um otimo custo beneficio você pode ter um desse e outros agora os Tops Shure Beta87, Audio Technica AT5400 por exemplo.
Microfones tem pra todos os gostos e Bolsos a compra do seu microfone também vai depender e muito do seu Bolso :lol: .
A minha sugestão do MB3K seria se você não tivesse com muito para investir porque é microfone que se sai bem com vozes femininas e masculinas. Mas pesquise e se possivel faça testes com os microfoens antes de compra.
Veja este link
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=20">http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=20</a><!-- m -->
Abraço
Cassiano Ricardo
 
souminha, primeiramente parabenizo este entendimento seu em buscar o melhor para a captação da sua voz. oxalá o pessoal aqui da igreja tivessem o mesmo interesse.

acredito que como dizem "não existe microfone ruim" a regra é testar, testar e testar. vá numa loja, de preferência com algum técnico de som qualificado, e, peça para testar vários modelos, inclusive estes que o pessoal está indicando.

outra coisa, o sistema(aparelhagem, caixas, técnicos) de som que costuma usar é bom? existe outra regra em áudio que diz sobre os elos da corrente da sonorização. talvez não adiantará muito ter o mic certo se o restante dos equipamentos e os recursos humanos não souberem transmitir com a maior fidelidade possível o real som captado.
 
souminha disse:
ou pior, o povo não saber equalizar o bicho e ele captar as sobras de tudo quanto é lado.

souminha disse:
O AKG D-5 (antigo 880) tb é um mic q atrai minha atenção.

Antes de mais nada, parabéns, você se interessou e, pelo que eu notei, estudou um bocado sobre microfones/captação. Saber da característica de sensibilidade dos condensadores, do fato do D-5 ser o antigo D880, são informações de quem gosta de áudio de verdade...

Vamos lá, você disse:
souminha disse:
com boa amplitude para graves e agudos, mas emissão fraca para intervalos médios, o q faz com que em microfones inadequados, quando eu forço as notas médias a voz fica anasalada e ardida...

Pela afirmação, não entendi se quis dizer que os graves e agudos estão satisfatórios, com médios "fracos" OU apesar de alcançar agudos e graves, não consegue emiti-los e sustentá-los em intervalos médios. Vou ficar com a primeira opção (mesmo achando estranho, as notas médias costumam ser as mais "naturais"), e pensar num microfone que tenha uma resposta equilibrada nos extremos, com uma valorização nas médias. E isso é difícil, a maioria das respostas costuma dar incrementos em graves e agudos.

souminha disse:
Também sofro com pouca sensibilidade em vários modelos de aparelhos, o q faz com que eu tenha q aumentar o volume da voz (gritar) pra cantar, fazendo-a perder em timbre, corpo e brilho, principalmente quando canto com banda. Minha voz definitivamente não funciona "no grito", quanto mais tranquila eu canto, melhor fica, o que me faz inclusive pensar em adquirir um mic do tipo condenser, e largar os dinâmicos de mão. Não me dou bem com shure sm58, pq como disse anteriormente, o meu próprio timbre não permite q esse micro desenvolva a tal resposta de frequência equilibrada, e a voz fica estranha demais.
Um grande beijo!!!

Nesse caso, eu recomendo fortemente que teste o AKG D-5 e o Sennheiser E835 em uma loja. Principalmente pela sensibilidade mais alta que os demais (que o SM58, por exemplo). Você não disse em que cidade/estado mora, a gente pode sugerir uma pequena visita a uma loja, que valeria toda a pena e tiraria algumas dúvidas.
 
compre logo o 865 senheiser . simples assim.

se fosse possivel vc comprar uma mesa o1v ai sim seria uma maravilha,mais não sei se dá pra vc . abs!
até que enfim de certo eu logar.rsrsrsrs
 
gente! muito obrigada pelas opiniões! ajudaram muito mesmo!!

peligo, menino, vc sabe tanto das coisas q acabou acertando nas duas opções que apresentou sobre meu problemas com médios! kkk... é sério, os médios não gostam de mim! xD
e eu moro em São Luís - MA. a cidade não é pequena, mas infelizmenta a galera que canta aqui não se interessa por investir em amplificação de voz com qualidade, o q acaba fazendo com q as lojas não invistam em aparelhagem profissional...
em todo caso, se vc puder me indicar alguma lugar pra ir por aki eu vou correndo! :lol:

giorgio henrique de assis disse:
se fosse possivel vc comprar uma mesa o1v ai sim seria uma maravilha,mais não sei se dá pra vc . abs!
giorgio, quanto custa uma mesa dessas? obrigada!

jopereira disse:
o sistema(aparelhagem, caixas, técnicos) de som que costuma usar é bom? existe outra regra em áudio que diz sobre os elos da corrente da sonorização. talvez não adiantará muito ter o mic certo se o restante dos equipamentos e os recursos humanos não souberem transmitir com a maior fidelidade possível o real som captado.
jopereira, a gente meio q sofre com aparelhagem por aki. mas ultimamente tenho usado um som bem bacana, com variedade de recursos e tal, só q o dono do som esqueceu de investir em microfone que preste... agora, como eu disse, operador de áudio bom em São Luís do Maranhão é lenda. De vez em quando tem um ou outro q acerta, mas via de regra eu tenho q me esgoelar em algum momento dos shows, por causa dos caras tirando retorno, agudo, ganho e o escambau da voz pra calar os piados. xP difícil né?
eu tou é pra procurar um curso de operador de áudio, pra ver se eu acabo com esse meu sofrimento (e o de praticamente todos os artistas da minha cidade xD).
=*
 
Olá souminha,

primeiro, parabéns. Você está no caminho certo. Sua voz é sua identidade, e a escolha correta do seu microfone é essencial. Veja Silvio Santos e Faustão: usam o mesmíssimo microfone há décadas (põe décadas nisso no caso do Sílvio Santos), todo mundo conhece a voz deles, grande parte disto por causa do microfone. Assim, compre o seu microfone. Aliás, compre 2 logo, para ter um de reserva! Cuide bem deles, mande fazer uma caixinha especial para proteção deles, e ande com os mesmos onde quer que você vá.

Agora, quanto a escolher o seu microfone... essa é outra história. Essa escolha é pessoal, e envolverá sempre duas pessoas: você e alguém da sua confiança, que conhece bem sua voz e o que você espera dela. Visite lojas, peça para experimentar na melhor mesa e na melhor caixa que tem, leve um MP3 com as músicas que você canta (o playback) e solte a voz. Não tenha pressa: teste TODOS OS MICROFONES da loja. Anote o modelo, e então vá em outra loja testar mais modelos, tudo de novo. Ah, é interessante fazer isto em um dia como segunda de manhã, ocasião em que as lojas ficam mais vazias e os vendedores tem mais tempo.

Quanto ao microfone, pela descrição que você fez da sua voz, experimente um MXL Fox. É um mic barato (mas difícil de achar em lojas), mas ele tem uma característica interessante: sua resposta é bastante plana (dos dinâmicos de mão, a mais plana que já encontrei), então ele terá uma boa fidelidade com a sua voz original. Mas não o compre somente por indicação de alguém. Teste-os em comparação com outros mics.

Um abraço, depois não se esqueça de contar aqui o mic que comprou,

Fernando
 
Até agora só encontrei o MXL Fox na Net em embalagens com 3 unidades, com preço médio de R$ 440,00 por embalagem. Acho uma boa opção também para igrejas.

sds


Toninho
 
Back
Topo