Então, galera do bem. Fui nas lojas hj testar uns mics, e tive algumas surpresas boas. Vou tentar detalhar aqui as coisas pra vcs, mas como eu n sei nem pra onde vai essas tabelas de frequencia e tarará, vou dizer apenas as impressões q tive dos aparelhos testados, e como minha voz ficou em cada um deles. Ah. tava tudo flat, viu galera? Num segundo teste foi q eu dei uma subidinha do ganho e regulei os médios, pq no palco eu sempre faço isso.
1. SENNHEISER E815: Bem bonzinho de cantar, os médio-agudos são bem equilibrados, e a voz ficou com um som agradável, porém não senti que deu "gás" no timbre, apesar de ter gostado de uma coisa: ele deu uma atenuada no metal da minha voz, q é uma coisa q eu não gosto q apareça muito. Não é um mic de grande sensibilidade, e me pareceu extremamente resistente, o que me fez imaginar q é versátil e deve segurar legal a pressão do palco com banda.
2. SENNHEISER E835: Um luxo de som. A voz fica cheia, brilhante e glamurosa nesse mic, adorei. Os agudos ficaram belos e claros , médio-agudos super melodiosos e os graves aveludados. Sensibilidade maior q a do seu irmãozinho acima, e com a mesma resitência. Único porém: não gostei dos chiados [ssss] que ele fazia quando eu aproximava a cápsula da boca, a cada vez q eu pronunciava um "s". E isso aumentou quando dei o ganho, claro. Para poder utilizá-lo (e botar reverbe ou outros efeitos) certamente ter que buscar uma nova maneira de equalizar minha voz, mas acho que o esforço valerá a pena.
3. BEYERDYNAMICS OPUS 39: Excelente surpresa. Microfone sensacional. Confortabilíssimo de cantar, tanto por seu formato delicado (porém resistente, guenta o tranco bonito) quanto por sua resposta clara e bem equibrada. A voz fica gostosa de ouvir, muito feminina... Achei na verdade ele bem parecido com o E835, com uma coisa a mais, e o outra a menos, respectivamente: ele não faz os tais chiados irritantes, mas tb não deixa a voz espetaculosa (xD) como o rapazinho acima. Se bem que quando os devidos ajustes foram feitos, o resultado foi INCRÍVEL. Só não levei ele pra casa no mesmo instante pq não desisti ainda de testar o OPUS 69, que tomou doril e nunca mais apareceu em loja nenhuma (também não acho na internet... alguém me ajuda, please?)=/.
BEHRINGER XM8500: Já esperava q fosse bom. Todo mundo fala nesse mic. Bem sensível, puxa uns agudos bem claros. Ele tem a resposta parecida com a do Beta (guardadas a devidas proporções, né gente?), a gente canta facinho nele, não é "duro" como o SM58, além de ter um custo benefício inacreditável, pois é muito barato pra qualidade q tem. Mas o q não me conquistou nele (e nem no Beta) é que a voz fica qualquer uma, "voz de cantora" e nada mais. Não achei q ele ofereceu um up ao timbre e a voz ficou assim, sem muita identidade, sabe? Enfim...
SUPERLUX TOP 258: Vai ter gente dizendo que eu tô doida de bala. Mas esse mic é show de bola!!! Ele é um dos tops da Superlux, e faz juz ao nominho de série. A voz ficou aveludada, bem encorpada, e de todos os mics testados, venceu no quesito "timbre", por favorecer como nenhum outro o q a minha voz tem de melhor, ao mesmo tempo em que eliminou o tal "metal" indesejado e regulou super bem os médio-graves. Os agudos apareceram suaves e agradáveis. Voz natural, bonita e cheia de atitude nesse mic! Ah, a cápsula dele é de sensibilidade média, então dá tanto pra tirar um bom som só voz e violão, quanto pra espocar uma sonzera no palco! O único porém é o corpo pesadão dele, robusto além da conta. Mas ainda assim possui muitas chances de se tornar a minha escolha.
SHURE SM58: Juro pelo meu planeta querido que não sou um E.T, gente. Mas esse tão festejado aparelho é o único capaz da façanha de me deixar com voz de pato. Comigo ele não funciona de jeito nenhum.
A não ser que algum dia (e por um cachê nunca antes visto na história desse país) eu tenha que interpretar um pato numa peça infantil. xD
SHURE BETA 58A: A qualidade desse microfone é tão grande que assusta. Faz a voz atingir um grau de clareza perfeito, além de ter uma sensibilidade imbatível. Não é à toa que ele é considerado o bambambam dos mics, né gente! Milagre total encontrar ele aqui na minha cidade, ainda mais saindo à vista em dinheiro por 770 conto!! Por que que eu não comprei o bichão amarradona, no mesmo instante? Pq o Beta é tão perfeito que consegue emprestar a mesma qualidade pra tudo-quanto-é-voz, e fica todo mundo com a voz show, maravilhosa... Mas igual =/.
Então é claro que não, né?
Pois é. É isso. Em breve mais um capítulo da minha novela Em Busca do Microfone Perfeito. hhehehe
=*