E ele descobriu dois novos amores: o áudio e o SomAoVivo

bersan

Administrator
Moderador
Olá gente,

essa é a história muito interessante de uma pessoa muito legal, o Rinaldo Gomes, que tivemos o prazer de conhecer quando ele passou aqui em Vitória com um sonzinho... (<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=5&t=4729&p=53639#p53639">viewtopic.php?f=5&t=4729&p=53639#p53639</a><!-- l -->). Tão interessante que vale a pena contar para todos.

Nossa história começa aqui:

S7304935.jpg


Esse é o Rinaldo Gomes, 38 anos, morador da "capital secreta do mundo"*, digo, de Cachoeiro do Itapemirim/ES. Ex-motorista de caminhão (por onze anos), atualmente empresário do ramo do granito, casado, uma filha de 12 e um rapaz de 6, evangélico desde novo, até 1 ano atrás ele nunca ligou para o som. Ele era como qualquer um: reclamava quando o som estava ruim e pronto, outro que resolva isto! A foto foi tirada logo na saída do aeroporto.

Ele é membro de uma igreja em que, assim como tantas outras, falar em som era falar de bagunça. Equipamentos que somem e ninguém sabe o porquê, aparelhos que aparecem quebrados de um dia para o outro (e ninguém viu, ninguém sabe), microfonias, problemas, etc. Músicos que com seus cubos travavam verdadeira guerra de volume no altar. Cultos com tanta microfonia e regulagem ruim que ninguém entendia nada. Em resumo: uma igreja "normal", assim como tantas outras. Infelizmente.

Aproximadamente um ano atrás, chegou na igreja um rapaz oferecendo duas Antera TS500, dois Subs LF1000 Antera, uma 01V96, tudo usado, por R$ 12.000,00. O pastor da igreja se interessou, já que o equipamento (caixas feitas à facão, mesa MXS da Ciclotron de 16 canais) era velho e "o som sempre estava ruim por causa do equipamento". Pediu ao rapaz para montar lá na igreja o equipamento, para ver como ficava em alguns cultos. Montou, o som ficou muito melhor do que era antes, o pastor gostou muito, comprou, pagou, e o rapaz... desapareceu. Assim como qualquer vendedor, o interesse dele era vender apenas....

Feito isto, a situação foi seguinte: uma igreja com um equipamento já de bom nível e ... absolutamente ninguém para operar. Mas sabiam operar uma mesa analógica, quanto mais uma digital. No primeiro dia sozinhos, ninguém sabia sequer como ligar tudo, quanto mais colocar para funcionar. O culto foi realizado com base nos cubos dos músicos.

Tendo esposa e filha que cantavam na igreja, o Rinaldo ouvia as reclamações do som ruim em casa. Ele mesmo insatisfeito com o som da igreja, resolveu um dia falar para o pastor que ele ia assumir aquilo, que ia tomar conta. O primeiro desafio - enorme desafio - para quem nada conhecia é começar logo de cara com uma mesa digital. Segundo ele "se eu soubesse operar uma analógica, eu pelo menos saberia o que é cada coisa que aparecia no painel da mesa. Nem isto eu sabia". Assim, ele buscou informações. Digitou 01V96 Yamaha no Google e... caiu no SomAoVivo.

Ah, foi uma ótima queda. Leu tudo o que podia, leu todas as apostilas e o manual da mesa aqui disponíveis. Começou a visitar o fórum, ver as discussões, começou a aprender. Claro que a falta de experiência foi um entrave. Tentou implementar fones de ouvido, mas após um Porta Pro ser destruído (arrancaram os fios de tal forma que não foi possível sequer consertar) e terem sumido com o Powerplay, teve que desistir da ideia. Mas aos "trancos e barrancos", conseguiu melhorar as coisas, e hoje o som da igreja já está bem melhor.

Ele credita tudo o que sabe ao SomAoVivo. Precisou de caixas de retorno para o pastor. Leu no SomAoVivo que as Attack MP 604Ti eram boas. Foi lá e comprou! Todos elogiaram a qualidade. Fios e cabos Santo Angelo e Amphenol, e acabaram-se os problemas de cabos ruins, estalando. Case para tudo e agora o equipamento já não fica mais largado nem nada mais quebra!

Só que a igreja dele de vez em quando faz retiros em sítios. Levou a mesa e as Attack para um retiro. Só que as MP604 Ti pesam 33kg, e no outro dia após montar tudo as costas dele... bem, quem sabe o que é dor nas costas pode imaginar. Falou para ele mesmo que nunca mais, que ia dar um jeito de encontrar alguma coisa melhor.

Procurando no SomAoVivo, encontrou as RCF ART 310A, leu os bons comentários. Então, em uma coisa que a própria esposa dele chamou de "coisa de maluco", comprou um passaporte da companhia aérea Azul (um passaporte que lhe permite voar quantas vezes quiser, no período de dois meses), foi até Manaus. Chegando lá, fez os vendedores colocar TODAS as caixas RCF para tocar (eles ficaram até bravos, são muitos modelos), e acabou comprando mesmo duas RCF ART 310 e mais algumas coisas. Nunca tinha sequer ouvido essas caixas! Voltou para casa, colocou na igreja, a esposa e a filha foram cantar e.... o que era coisa de maluco, virou só elogios. Sonoridade muito melhor que as Antera e as Attack. Peso muito mais leve. A voz delas pareciam outras, muito melhores. No outro retiro, tudo muito melhor, som muito melhor, mais elogios e nada de dor nas costas.

O Rinaldo aproveitou o sucesso e viajou novamente para Manaus, para trazer o sub e mais alguma coisa. Segundo eles, as compras lá, no total, foram:

- 2 x RCF ART 310, R$ 2.600,00 à vista o par
- 2 x Audio Technica ATW-702, R$ 600,00 cada - à vista - comprou porque viu aqui no site a indicação, excelentes microfones para as vozes da esposa e filha.
- 2 x pedestais de alumínio - R$ 85,00 cada um
- 1 x subwoofer RCF ART 905AS - R$ 2900,00 à vista.

Como mesa de som, ele comprou uma Mackie CFX-20 usada. Ah sim, a partir da digital ele aprendeu a usar a analógica. E quanto a digital, depois de ler e reler o manual diversas vezes, descobriu (também por aqui) que é mais fácil trabalhar com a 01V96 controlada por computador que direto na mesa. E tem feito isto.

Ele elogiou muito a C.Borges, o vendedor Wagner. Conheceu outros compradores, gente do Nordeste comprando aos poucos caixas de Line-Array da RCF. Os preços são fantásticos: parecia que tinha viajado para os EUA. Mas avisou: ir buscar lá é bom, não precisa pagar imposto, mas cuidado: o táxi do Aeroporto até a cidade custa R$ 100,00 (cada viagem, uma ida e uma volta), hospedagem e comida são caros.

Comentei com ele que agora ele tem um dos melhores e com certeza o mais leve P.A. de Cachoeiro, e que ele vai fazer com isto tudo. Segundo ele, a ideia é realmente usar na igreja, nos eventos, em casa com a esposa e a filha, etc. Mas que alguns amigos já propuseram entrar no mercado de locação, isso já. Ele comentou que "nunca fui ligado em música, mas agora não abro mão de ouvir um bom som, de boa qualidade".

O próximo passo é ajudar no projeto arquitetônico e acústico (e de sonorização) do novo templo, pois o terreno já está comprado. E imaginem onde ele vai buscar informações.

E isso tudo em um único ano! Pessoalmente achei impressionante. E ficamos felizes, em nome de todos do SomAoVivo, de podermos ajudar.

Um abraço,

Fernando

* não me perguntem porque, mas é assim que o pessoal de Cachoeiro chama a sua própria cidade.
 
Gostei muito Do post Fernando.

uma história super legal. Que Deus se alegre com suas atitudes Rinaldo. E que atraves da proclamação da palavras por estas maravilhas que conseguiu muitas pessoas se convertam.

Gostei mesmo, Shoooooowwww de bola
 
Fernando obrigado pelas palavras, relamente foi um prazer conhece-lo, tenho certesa que ainda tenho muito a aprender com voces aqui do forum. quanto as fotos vou fazer um tópico só sobre minha ida a Manaus e com as fotod de tudo, para tirar todas as duvidas que possam ter, amanhã vou fazer um som lá na minha empresa, só para testar as caixas, se alguem aqui da região quizer aparecer para ouvi-la e nos conhecermos, será um prazer, deve ser após as 14:00 hrs, me mandem um MP e informo o endereço, e no mais obrigado a todos pela ajuda que me tem dado e ao Fernando pelo tópico, fiquei muito honrado.
 
Tem coisa que é legal mas tem coisas que é super legal é essa é uma delas parabens ao Rinaldo Gomes por seu empenho e melhorar o trabalho do senhor.

Abraço a vc e o Fernando que abriu essa canal de benção que é o SAV.
 
Tenho também de deixar registrado aqui alguns agradecimentos, que preciso fazer. Primeiro a Deus que me tem dado força para superar as dificuldades (aquelas que todos sabem quais são), segundo aos meus pastores, em especial ao meu pastor presidente Francisco, que tem depositado em mim total confiança e me dado carta branca no que diz respeito ao som, também a o Luciano Bujica, membro da Primeira Igreja Batista daqui, que foi quem montou nosso som lá na igreja (ele trabalha com isso), e tem me socorrido todas as vezes que preciso e também me ensinado muito (e se tornou um grande amigo), a minha equipe de som lá da igreja Juliano, Paulo PP, Marquinhos e Fabiano e por fim a todos aqui do Som ao Vivo que tem tido muita paciencia (como tem com todos aliás) de esclarecer minhas duvidas, por isso tudo peço a Deus que continue abençoando a todos, e muito obrigado.
 
Me emocionou de verdade, parabéns ao Rinaldo, pela vivência da história e ao bersan, pela narrativa.
 
assim como a história do rinaldo, devem ter mais diversas aqui pelo SAV.

no meu caso.
nenhum cabo se quer lá da igreja, foi comprado sem que eu antes consultasse os forúms.

Grande ajuda.!

Com certeza o Senhor se Alegra com este brilhante site que busca ajudar um ao outro sem julgar cponhecimentos e capacidades técnicas.
Já vi engenheiros aqui no site, dando explicações pra quem sequer sabia o que era uma mesa de som!! Fantástico.
 
Rinaldo,

Parabéns cara! É de pessoas como você que o Reino de Deus precisa, você não tem idéia como falta gente para assumir a "bronca".

Deus te Abençoe e te capacite cada vez para fazer a obra!

E que o SomAoVivo continue sendo sempre essa poderosa ferramenta a serviço de Deus!

Abç,

Marcelo
 
Parabens Rinaldo, e obrigado por me colocar em contato com o Wagner. Agora estou sendo bem atendido.

Achei que a CBorges ia se tornar outro caso Torau.

[]´s
Bustillos
 
Tem mais, David.

Advinha quem viajou DE NOVO para Manaus, para trazer 2 x RCF ART 710A! Mas deixem ele aparecer aqui para contar história...

Fernando
 
Falar nisso, a Azul esta de novo com a promoção do Passaporte Azul, só que agora custa apenas R$ 599,00 pra viajar por dois meses pra onde quiser.

Tenho um amigo que pode fazer essas correrias pra Manaus, buscar coisas na CBorges. Se alguem tiver interesse e estiver aqui na região do interior de Sao Paulo, da um toque.


[]´s
Bustillos
 
Ueba!!!

Quem me dera ter dois meses de folga.... Umas 10 viagens para Manaus nesse meio tempo....
 
Fernando nem sei se você ainda lê o fórum, mas mesmo assim vou fazer este desabafo. Lendo os tópicos antigos, me deparei com este, me lembrei do orgulho e da emoção que senti ao receber aquela mensagem sua pedindo para te ligar que queria me encontrar no aeroporto, da emoção que foi saber que ia conhecer o "chefe", e da agradável surpresa que foram aqueles breves momentos em que conversamos, em que pude conhecer sua casa, cara como foi bom aquilo, mostrei para todo mundo depois este tópico, foi muito bom. Amigo não sei qual o motivo de ter se afastado daqui, mas sentimos muito sua falta, você é especial para este forum, por favor volte logo, um abraço de um amigo que sente saudades. :(
 
Back
Topo