Equalização Xenyx 2442 fx

MarceloCavic

Active Member
Alguém poderia me dizer se as bandas de equalização dos canais da Xenyx 2442 fx são aplicáveis também ao som retirado dos auxiliares send 1 e 2, pois utilizamos estas saídas como retorno, andei lendo o manual e não encotnrei nada que diga que não equaliza e nada que diga que equaliza, porém no meu ponto de vista a equalização do canal ocorre na entrada até pela ordem que estão colocados os controles, portanto nesse caso equaliza, será que estou certo?

Abraço,

Marcelo
 
Marcelo,

também dei uma olhada rápida no manual e não achei nada. Se tiver, não está onde fala em equalização nem em auxiliares.

Na SL2442, do mesmo fabricante, os Auxiliares são realmente Pós-EQ, consta isso no manual. Já é uma pista.

Mas porque não testar para descobrir? Pegue um dia sem ninguém na igreja, ligue um canal somente no Auxiliar (sem estar aberto para o PA), abra o volume, e "brinque" com a equalização. Se surtir diferença, então é pós-Eq, se não surtir, é pré-Eq. É simples.

Boa pergunta essa sua. Alguns fabricantes implementam auxiliares pré-Eq, outros implementam pós-Eq. Eu particularmente prefiro pré-Eq. Instrumentos como guitarra e baixos tem controles de tonalidade, assim como alguns violões (os chiques tem até equalizador de 3 faixas). Assim, prefiro deixar o retorno com o som do próprio instrumento, e a equalização é só para corrigir alguma coisa no PA.

Já pensou se eu tiver que tirar grave do baixo no PA, por causa da acústica do local, e isso se refletir no Auxiliar (o retorno do músico)? O contrabaixista vai reclamar, com razão. Por isso que prefiro pré-Eq.

Um abraço,

Fernando
 
Os auxiliares de grande parte das mesas de pequeno e médio portes são pós-EQ, mesmo sendo pré-faders... ou seja, alterou no PA, tb altera no retorno.

Alguns modelos possuem uma chave que inserem ou retiram a equalização do auxiliar, mas não creio que seja o caso das mesas da Beh...

[]'s
 
Eu também acredito que a equalização altere o retorno, mas vou fazer o teste hoje no ensaio e aí eu posto aqui no site.

Um abraço.

Marcelo
 
Já que ninguém se manifestou no outro tópico, vou tentar por aqui, :wink:

Será que na 01V96 da Yamaha, a equalização dos AUX é a mesma feita para o PA?

Se for, será que existe alguma mesa digital que tenha a equalização indepente e possa ser controlada via wireless?

Vamos ver se agora dá certo! :)

Obrigado!
 
Fala Marcelo,

Eu não sei as Xenyx, mas na Behringer UB que temos aki na igreja, alterando a equalização do PA, altera a do retorno também, e não há como separar isso... aliás, eu como tenho pouco tempo na área, não lembro de ter visto alguma mesa assim, podendo separar a equalização

Quem tem mais tempo no ramo deve poder conhecer exemplos...

Abs, Jaasiel
 
Calebe.

A equalização de canal da 01V atua tanto pro PA quanto para o monitor e não é possível desativar esta configuração... é o caso tb da LS9 e de outras.

O que vc pode fazer, se quiser EQ's diferentes é copiar o sinal da entrada para outro canal e trabalhar como se vc estivesse usando duas mesas. Por exemplo: se não me engano, a 01V possui 16 entradas físicas e em outra cena mais 16 canais virtuais. Copie a entrada do canal 1 também para o 17, mas não abra o fader do 17. Mantenha no canal 1 os auxiliares fechados e abra-os no canal 17. A única coisa que será comum aos dois canais será o ganho... todo o resto será independente... vc poderá colocar processamentos diferentes, EQ's diferentes etc. Qd vc estiver trabalhando com o PA, fique na cena 1... quando vc quiser alterar algo no monitor, mude para a cena 2... duas mesas... uma para o PA e outra para o monitor... dá um pouquinho de trabalho na passagem de som, mas funciona muito bem.

[]'s
 
equalização

Pessoal, realmente na Xenyx 2442 fx a equalização altera tanto o PA quanto os auxiliares 1 e 2 os outros eu não testei mas deve ser a mesma coisa, era uma velha discussão que eu tinha com o tecladista, mas ontem fiz um teste e pude perceber que a mesa trabalha desta forma.

Um Abraço a todos e obrigado pelas respostas

Marcelo.
 
Olá David,

Rapaz, esta resposta foi música para os meus ouvidos.

Estou querendo utilizar uma 01V96 só, tanto para P.A. quanto monitor, a mesa ficaria junto aos músicos e um operador controlaria só os monitores, enquanto o outro, o operador de P.A. controlaria a mesa do meio do povo, via wireless com um notebook de preferência um tablet.

Na minha igreja é fácil passar o som com os músicos pois os mesmos não são nada exigentes e como o monitoramento será via fone, diminuem-se as variáveis que implicam no som, creio que após alguns dias tudo estará equilibrado, de modo que o operador de monitor quase não precisará interferir, deixando a mesa "livre" para o P.A. durante o culto.

Muito obrigado pela ajuda!
 
Back
Topo