equalizadores digitais Behringer X alesis

Qual tipo de EQ vc prefere ou acha melhor?

  • Analógicos, pela praticidade e rapidez no acesso.

    Votes: 0 0.0%
  • Digitais, pelo RTA e outras funções

    Votes: 9 100.0%

  • Total voters
    9
Olá Medrmf.

Com esse filtro HPF, o que aconteceu foi justamente um rolloff dos graves, e isso não é questão de gosto. Serve para proteger os transdutores e evitar um esforço inútil dos mesmos em tentar reproduzir algumas frequências muito graves ou muito agudas.

Cuidado com esse reforço nos agudos, para que não soe artificial. Muito drivers e algumas cornetas se limitam até 18kHz, já não respondendo com muita eficiência um pouco antes disso.

Abraços.
 
medrmf disse:
O Rollof de graves já existe e depende da resposta da caixa, você pode ver isso na primeira foto, antes da equalização.
Se esse fator dependesse apenas da resposta da caixa, não haveria a chave "low cut" em muitos eq's gráficos. Quando não há o rolloff, o transdutor tenta reproduzir o sinal que lhe foi enviado, mas, a depender do diâmetro e outros parâmetros, ele não consegue, gerando calor e até danos piores.


medrmf disse:
O que eu fiz com o filtro, foi evitar que frequencias abaixo desse rollof chegassem ao amplificador e assim economizo potência do amplificador e esforço desndecessário do falante da caixa acústica.
A maioria dos amplificadores hoje no mercado (classe AB, por exemplo) respondem de 20Hz à 20kHz. O amplificador não sabe se o falante irá reproduzir o sinal enviado à este. Ele apenas o entrega. Mas, resumindo, o que aconteceu com o filtro que vc introduziu foi sim um rolloff na região dos graves, evitando assim, como vc mesmo citou, esse esforço desnecessário do falante.


medrmf disse:
O reforço de agudos está principalmente em 12Khz, e não, não está soando artificial, mas deu clareza ao som.
Eu não disse que está soando artificial. Eu disse apenas para ter cuidado. E, cá venhamos, um driver de titânio, com resposta até 22kHz, precisar de um incremento em 12kHz...parece-me estranho, apenas isso.

Como é o seu divisor ?

Abraços.
 
medrmf disse:
Em alguns tópicos aqui do forum, o que insinuam é que deve-se fazer o roll off de agudos suavemente e outro roll-off nas graves mais abrupto. Bom, discordo. O que eu não devo fazer é tentar eliminar esses roll offs.

Com relação ao roll-off nos agudos, há uma questão acústica envolvida, pq o som começa a ser atenuado no ar a partir de aproximadamente 4 kHz, à uma razão de 3 dB/oitava. Reforçar a região não mudará o fato de que o roll-off continuará ocorrendo, soando, no entanto, de forma artificial. Qd se faz isso no EQ gráfico, a idéia é manter a naturalidade do som.

[]'s
 
Agora deu uma dúvida!

Aprendi que se deve evitar ao maximo reforçar frequencias, trabalhar sempre atenuando, pois ha risco de soar artificial e até distorcer algumas
frequencias.
Li em muitos lugares e o pessoal fala que e necessário fazer alguns reforços.
Devemos mesmo fazer reforços nos EQ graficos? Ate que ponto poderia ir?
No grafico do nosso colega acima ele fez um reforço entre 2.5k e 4k aproximadamente. E no parametrico ele fez uma atenuação
na mesma faixa, usando um Q pequeno.
Se ele não fizesse esse reforço no EQ grafico, sera que ele precisaria atenuar no parametrico?


Postado por Sólon do Valle na audio list:

"
1 Sempre equalize tirando os excessos; evite reforçar em qualquer banda.

2 Nunca tente corrigir "buracos" (mais de 5 ou 6 dB em qualquer banda). Sua solução deve ser no alinhamento e na fiação.

3 Nunca crie "saltos" de ganho de uma banda para as vizinhas. Faça desenhos suaves.

4Não force a barra nas pontas. Sem equalizar, observe como o espectro cai nos dois lados e guarde esses dados na cabeça ou no papel. A queda nos graves é normal, dependendo do projeto da caixa. Nunca tente corrigir! Resposta abaixo de 35Hz é quase impossível e, além disso, inútil. Respeite seus falantes e, na hora de equalizar, deixe a queda de graves em paz. A mesma coisa acontece nos agudos. Resposta acima de 15kHz é quase impossível. Não force seus drivers!

5 Outra coisa a ser respeitada é o roll-off de agudos, causada pela acústica do local. Antes de equalizar, note que, a partir de uma frequência que pode ir desde 1kHz (locais enormes) até 8kHz (locais muito pequenos), a resposta cai lentamente, cerca de 3dB para cada oitava (dobra de frequência). Mantenha essa inclinação ao equalizar, isto é, procure obter, a partir da frequência de roll-off, uma reta inclinada até onde for possível.

6 Equalize cada canal de uma vez, e depois verifique se, com os dois canais acionados, aparece algum buraco na resposta. Se aparecer, volte ao item 2.

7 Depois de tudo equalizado, "suavize" as curvas que você criou nos equalizadores, mesmo que a resposta fique um pouco menos perfeita. Com isso, a resposta de fase melhorará e a sonoridade ficará bem mais natural e agradável."
 
Pessoal me surgiu uma dúvida minha igreja é pequena com altura de 3,84m, comprimento 13m e lagura 13m mas as caixas estão instaladas a menos de 13m no comprimento mais ou menos a 10m, que dizer afastada da parede do fundo 3 ou 4m. Qual o rollof de agudos que devo usar acho que deixei com rollof aparti de 12khz.
Como devo proceder neste caso?
 
Olá a todos,

Medfern, Cassiano,

sinceramente, não se proecupem muito com os desenhos e gráficos obtidos. Eu prefiro me preocupar com o som obtido. Se estiver legal, OK, bom demais.

Mas as considerações feitas pelo W.Chirstian e o David estão corretas. Ainda que o Medfern tenha dito que discorda de fazer roll-off nos graves, ele fez um roll-off nos agudos. O incremento em 12KHz não é usual, mas se agradou os ouvidos, está bom demais.

Caio,

Postado por Sólon do Valle na audio list:

1 Sempre equalize tirando os excessos; evite reforçar em qualquer banda.

A preferência é sempre tirar, não acrescentar. Lembre-se que atenuar nunca causa microfonia, mas reforçar sim. Mas não quer dizer que reforçar é proibido. Se você tem um "buraco" em alguma faixa, a solução é uma só, reforçar nessa faixa. Isso vale tanto para eqs quanto para a equalização de mesa de som.

2 Nunca tente corrigir "buracos" (mais de 5 ou 6 dB em qualquer banda). Sua solução deve ser no alinhamento e na fiação.

Qualquer coisa mais que 6dB significa que ou você está usando errado o equipamento (por exemplo, o crossover errado causa isso) ou tem uma caixa de som muito ruim. Ora, nesse caso, a solução é resolver o que está errado ou trocar de caixa. Entretanto, se sua caixa é muito ruim e você só tem ela para trabalhar, vai fazer o quê?

Aproveitando, uma curiosidade. A mesa de som LS-9 tem um eq. gráfico de 31 bandas incorporado, mas só permite mexer em 15 faixas simultaneamente. Um contrassenso, a princípio, mas no dia que você tiver que mexer em mais de 15 faixas para equalizar, significa que você tem que repesnar seu som.

3 Nunca crie "saltos" de ganho de uma banda para as vizinhas. Faça desenhos suaves.

Isso causa problemas de fase.

4Não force a barra nas pontas. Sem equalizar, observe como o espectro cai nos dois lados e guarde esses dados na cabeça ou no papel. A queda nos graves é normal, dependendo do projeto da caixa. Nunca tente corrigir! Resposta abaixo de 35Hz é quase impossível e, além disso, inútil. Respeite seus falantes e, na hora de equalizar, deixe a queda de graves em paz. A mesma coisa acontece nos agudos. Resposta acima de 15kHz é quase impossível. Não force seus drivers!

5 Outra coisa a ser respeitada é o roll-off de agudos, causada pela acústica do local. Antes de equalizar, note que, a partir de uma frequência que pode ir desde 1kHz (locais enormes) até 8kHz (locais muito pequenos), a resposta cai lentamente, cerca de 3dB para cada oitava (dobra de frequência). Mantenha essa inclinação ao equalizar, isto é, procure obter, a partir da frequência de roll-off, uma reta inclinada até onde for possível.

6 Equalize cada canal de uma vez, e depois verifique se, com os dois canais acionados, aparece algum buraco na resposta. Se aparecer, volte ao item 2.

7 Depois de tudo equalizado, "suavize" as curvas que você criou nos equalizadores, mesmo que a resposta fique um pouco menos perfeita. Com isso, a resposta de fase melhorará e a sonoridade ficará bem mais natural e agradável."

O restante explica as discussões acima. U

Um abraço,

Fernando
 
3 Nunca crie "saltos" de ganho de uma banda para as vizinhas. Faça desenhos suaves.
7 Depois de tudo equalizado, "suavize" as curvas que você criou nos equalizadores, mesmo que a resposta fique um pouco menos perfeita. Com isso, a resposta de fase melhorará e a sonoridade ficará bem mais natural e agradável."

Aproveitando o gráfico do colega, esses saltos que ele faz referência seria como os reforços feitos entre 1,25k e 5k, seria necessário suaviza-los?
O restante achei que esta suave, pois as frequencias proximas tambem estao atenuadas.

Obs:
Não estou querendo criticar, ou colocar defeito no trabalho do colega. Só estou utilizando as imagens ja postadas para tirar umas dúbidas!

Obrigado a todos!
Ate+
 
Caio,

não precisa "suavizar" nada não. Os reforços foram pequenos, e - principalmente - ele tem a ajuda de um RTA, o que dá muito mais certeza no que se está fazendo.

Um abraço,

Fernando
 
medrmf disse:
Caio Fábio disse:
Agora deu uma dúvida!

Aprendi que se deve evitar ao maximo reforçar frequencias, trabalhar sempre atenuando, pois ha risco de soar artificial e até distorcer algumas
frequencias.

Primeiro, se fosse proibido e de forma alguma pudéssemos fazer reforços, pra que os equalizadores fariam isso?

Bom, em primeiro lugar, o verbo evitar não quer dizer proibir... os reforços podem ser feitos sim, mas com parcimônia, pq reforços exagerados introduzem desvios de fase no sinal, que podem causar distorção. Este é o maior senão ao reforço de frequências nos EQ's.

Ah, medrmf... só mais uma coisinha... não deixe de levar em consideração nas suas medições a interferência do mic utilizado. Se vc usou um Behringer ECM8000, lembre-se que, como dizem alguns profissionais, ele tem uma resposta boa entre 100 e 8000 Hz. Eu diria que até 10.000 Hz ele vai bem. Abaixo e acima destes limites, o mic não é muito útil.

[]'s
 
Medfern perguntou...

E a propósito, o meu questionamento inicial não foi respondido. Gostaria de saber dos que estão mais acostumados com RTAs se a resposta que eu obtive é satisfatória ou deveria ser realmente melhor.

Rapaz, perguntar se ficou bom à distância? O que seu ouvido dizer é o que vale.

Gostei do texto do Edu Silva, mas há considerações a fazer.

Porque tanta proteção nos graves é necessária?

Já mostrei que muito pouco existe abaixo dos 40Hz. Se observarmos a saida de uma mesa de PA com um RTA (analisador de espectro), vamos descobrir que abaixo disso temos quase que apenas ruido - vento nos microfones, ressonâncias no palco ou ondas estacionárias num ambiente fechado, choques mecânicos, etc). Para que amplificar isso?

A StudioR fez isto, acho que em 2003/2004. Implementou um HPF de 40Hz nos seus amps todos, linha Z. Sugestão do Homero Sette, que avisou que, limitando a resposta de graves em 40Hz, a queima de falantes (woofers, no caso) cairia 90%. Resultado: as vendas dos amps cairam vertiginosamente, e eles foram forçados a abrir um recall. Até hoje está lá o aviso, na página deles.

Na teoria, tudo certo, certíssimo aliás. Os grandes mestres do áudio ensinam isto. Mas quando os usuários foram ouvir tais amps, reclamaram... Assim, acima de qualquer coisa, confie nos seus ouvidos. Se está agradável para você e para todos na igreja, então está bom.

Um abraço,

Fernando
 
Olá Medrmf,

Vi que você postou essa mesma equalização na Audiolist. Como foram os comentários lá?

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo