Equalizar voz na 01v96

pTjz disse:
Eu uso o smart desta forma, envio o PA para ele através de um BUS, esta será minha referência pois teoricamente o PA tem que soar exatamente como sai pela mesa.
E também capto com o mic de referência, o smaart então exibe duas análises uma azul (referência) e outra verde (MIC) então você saberá o quanto seu PA soa diferente do sinal original.
live_sia-smaart.jpg


Da para fazer isso com o oscilattor, basta enviar ele para um BUS/AUX a parte e enviar para o smaart.
[attachment=0]
Se você não tiver saídas físicas disponíveis para isto, use uma cópia do PA a partir do monitor out.

Rapaz, usando seu gráfico como exemplo, suponhamos que eu utilize o oscilador pra gerar o ruido rosa, essa vai ser a leitura de referência. O ECM vai captar o Ruido após a ambiÇencia, essa vai ser a leitura REAL do sistema. Suponhamos que você já tenha alinhado o sistema, como você faz pra minimizar essa diferença gritante que tem no seu gráfico sem matar a timbragem das vozes e instrumentos(Pois, teoricamente, teria que cortar muitas coisa que ta sobrando, como 600hz e algumas entre 1 e 4 k)?
 
Isto diz respeito a alinhamento do PA, ou seja no MASTER.
Corte de vozes e instrumentos são feitos a parte no canal individual do instrumento.

Teoricamente quando o PA está bem alinhado, os instrumentos e vozes não precisam ser mexidos demais, apenas cortes de praste.
Salvo os instrumentos ruins ou pessoas que tenham disfunções vocais.

Na minha igreja só uso LPF e HPF, com exceção de 2 preletores, um com a voz muito anasalada e o outro que parece o tio patinhas falando.
Todo o resto deixo bem plano.
Já meu PA tem um corte bem brusco na região dos médios (caixas antera).
Ele não soa extremamente bem, mas dentro do que temos disponível tiramos o melhor som possível.

Veja, este vídeo está com audio da câmera.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=s7jy1gmVwyI[/youtube]
 
Emerson Silva disse:
Sonzeira, que violão é este? lindo timbre, ele está na mesa via DI?
É um Yamaha silent com cordas de nylon.
Tava na mesa direto com um IMP2.

Tem esse audio um pouco editado.
Mantive o audio da camera e fui chegando o som gravado multipista até que ficasse um reverb natural... Não favoreceu muito o som do violão mais gostei do conjunto.
[soundcloud]http://soundcloud.com/eliabe/sdl-rogerio-velasco-eu-escolho[/soundcloud]
 
Rapaz, muito bacana! O audio ta realmente muito bom!
O que ocorre é que, após alinhar meu sistema, as vozes ainda ficam bem ruins, dependendo MUITO da equalização! Creio, sinceramente, que o erro esteja no meu alinhamento! Sempre alinho com o ECM8000 tacando ruido rosa pelo FBQ. A curva geralmente fica com um aumento até 120hz e depois vai saindo suavemente até os agudos(após o alinhamento). Não fica uma linha reta, fica tipo um moro. Os graves sempre iniciam mais alto, e sempre há sobra em 120hz (estranho rs), atenuo um pouco, mais essa região ainda fica mais alta no gráfico, e dali vai reduzindo até o agudo.

Alguém tem um artigo com fotos e alinhamento via SMAART, IMPULSE ou qualquer coisa pra eu ver os comparativos de resposta antes e depois?

Abraço
 
Vou falar como eu alinho.
Eu solto um ruído rosa e capto com o ECM, e vejo uma curva parecido com a que você descreveu.
Então eu pego a frequência de menor intensidade geralmente na região de 10k e tento igualar minha parte de graves e subgraves a ela.
Em seguida tiro os médios bem de leve tentando conseguir um gráfico mais plano possível.
Se a região dos agudos estiverem muito abaixo das demais, costumo dar uns +4db para igualar a parte dos médios.

Em seguida eu corto o PA até o limite do HPF do SUB, geralmente em 250Hz.
Dai para frente vou no “ouvidometro”, solto algumas músicas que eu gosto e conheço bem, com voz e também instrumentais, e vou corrigindo a EQ do máster até que ela me soe bem.
Depois parto para a MINHA voz, no “alo som, tééssste” mesmo e no “tss” para ver como esta a simbilancia.
Terminado isso, mesmo o PA estando com já com corte, faço ainda o HPF nos MICS por conta dos fones e retornos.

O que pode estar acontecendo com você?
Pode ser sua referência ou o que você esperava ouvir, digo isso porque sempre que meu irmão me visita ele reclama do microfone, ele praticamente não põe médios, fica um som muito velado e anasalado.
Já eu por ter anteras, até que gosto dos médios, não muito fortes mas dou uma certa ênfase para que as vozes fiquem bem claras.
Compare no smaart no mesmo esquema que te passei o som do MIC direto e o som captado no ambiente, verifique se sua EQ não está mudando demais as características originais da voz.
Eu já cheguei até mesmo a medir a voz da pessoa direto no MIC de referencia para depois compará-la ao som captado hahahahaha!


ps.: Já tentou fletar o PA e só usar HPF? Equalizar não deve ser regra, a menos que seja necessário!
 
grpst, depois de alinhar o PA, vc está começando com o eq dos mics em flet? Geralmente com um PA bem alinhado e bons mics pouco se mexe no eq do canal.
 
Emerson Silva disse:
grpst, depois de alinhar o PA, vc está começando com o eq dos mics em flet? Geralmente com um PA bem alinhado e bons mics pouco se mexe no eq do canal.

Rapaz, no AKG D5 nem preciso mexer, só dou um grau no agudo e um corte em 100hz pra evitar os pop's.
Já no SM-58, as vezes preciso mexer um pouco no médio.
Relativo aos outros 10 PG-58, raros são os casos em que não preciso mexer. Só não preciso mexer na voz daqueles que cantam um pouco mais forte. Nos outros, como tenho que elevar o volume pra ficar igual ao resto, as microfonias aparecem e preciso "matar" um pouco a voz.
Tem um e835 também, as vezes preciso mexer na região dos médios também, mas bem pouco em relação aos PG-58, nosso calcanhar de aquiles rs
 
pTjz disse:
Vou falar como eu alinho.
Eu solto um ruído rosa e capto com o ECM, e vejo uma curva parecido com a que você descreveu.
Então eu pego a frequência de menor intensidade geralmente na região de 10k e tento igualar minha parte de graves e subgraves a ela.
Em seguida tiro os médios bem de leve tentando conseguir um gráfico mais plano possível.
Se a região dos agudos estiverem muito abaixo das demais, costumo dar uns +4db para igualar a parte dos médios.

Em seguida eu corto o PA até o limite do HPF do SUB, geralmente em 250Hz.
Dai para frente vou no “ouvidometro”, solto algumas músicas que eu gosto e conheço bem, com voz e também instrumentais, e vou corrigindo a EQ do máster até que ela me soe bem.
Depois parto para a MINHA voz, no “alo som, tééssste” mesmo e no “tss” para ver como esta a simbilancia.
Terminado isso, mesmo o PA estando com já com corte, faço ainda o HPF nos MICS por conta dos fones e retornos.

O que pode estar acontecendo com você?
Pode ser sua referência ou o que você esperava ouvir, digo isso porque sempre que meu irmão me visita ele reclama do microfone, ele praticamente não põe médios, fica um som muito velado e anasalado.
Já eu por ter anteras, até que gosto dos médios, não muito fortes mas dou uma certa ênfase para que as vozes fiquem bem claras.
Compare no smaart no mesmo esquema que te passei o som do MIC direto e o som captado no ambiente, verifique se sua EQ não está mudando demais as características originais da voz.
Eu já cheguei até mesmo a medir a voz da pessoa direto no MIC de referencia para depois compará-la ao som captado hahahahaha!


ps.: Já tentou fletar o PA e só usar HPF? Equalizar não deve ser regra, a menos que seja necessário!

Rapaz, as vezes que o PA estava fletado(estava sem o EQ), geralmente eu obtinha timbres melhores, mas sempre tinha problemas com microfonia. Com o EQ, acabei com as microfonias, mas acho que também empobreci a voz rs.
Qual é a lógica usada pra igualar os graves à frequência aguda de menor intensidade? (Só pra entender teu raciocínio)

Abração
 
Desculpa Gabriel, eu ainda procurei em mensagens anteriores mas não consegui encontrar seu nome!

Mas como já foi dito aqui, não se resolve problema de acústica com EQ ou aparelhos eletrônicos, pode ser amenizado mas como consequência vai perder qualidade sonora pois serão sacrificadas algumas frequências!!
 
grpst disse:
Rapaz, as vezes que o PA estava fletado(estava sem o EQ), geralmente eu obtinha timbres melhores, mas sempre tinha problemas com microfonia. Com o EQ, acabei com as microfonias, mas acho que também empobreci a voz rs.
Qual é a lógica usada pra igualar os graves à frequência aguda de menor intensidade? (Só pra entender teu raciocínio)

Abração

Isso porque geralmente tenho na região de grave e medio-grave uma intensidade maior que a regão das altas.
Os médios ficam no intermédio entre o grave/sub-grave e altas.
Assim:
[attachment=1]

Então o que faço? Vou tirando as frequencias de grave com um Q largo até chegar perto das altas.
Depois tiro os médios até "planificar" o spectro.
No final deixo mais ou menos assim:
[attachment=0]
Isso medindo com ruido rosa!
Não gosto muito de dar ganho nas altas, sempre vem uma simbilanciazinha chata, mas dependendo do local eu dou uns 4db.
 

Attachments

  • 1.png
    14 KB · Visitas: 934
  • 2.png
    14 KB · Visitas: 934
pTjz disse:
grpst disse:
Rapaz, as vezes que o PA estava fletado(estava sem o EQ), geralmente eu obtinha timbres melhores, mas sempre tinha problemas com microfonia. Com o EQ, acabei com as microfonias, mas acho que também empobreci a voz rs.
Qual é a lógica usada pra igualar os graves à frequência aguda de menor intensidade? (Só pra entender teu raciocínio)

Abração

Isso porque geralmente tenho na região de grave e medio-grave uma intensidade maior que a regão das altas.
Os médios ficam no intermédio entre o grave/sub-grave e altas.
Assim:
[attachment=1]

Então o que faço? Vou tirando as frequencias de grave com um Q largo até chegar perto das altas.
Depois tiro os médios até "planificar" o spectro.
No final deixo mais ou menos assim:
[attachment=0]
Isso medindo com ruido rosa!
Não gosto muito de dar ganho nas altas, sempre vem uma simbilanciazinha chata, mas dependendo do local eu dou uns 4db.

O fantástico mundo do Paint hasuahuhsuah

Show de bola, deu rpa entender agora.
No smaart live, injetando 2 microfones terei 2 sinais de entrada separados automaticamente ou preciso configurar no smaart? Como faço pra escolher qual entrada vai pra referência?

Abraço
 
Não lembro como fiz, pois configurei a um tempão e nunca mais precisei mexer!
Tenho que olhar no PC e notebook da igreja
 
Galera, o meu já tava com a referência no Input 2. O 1 Ficou com o sinal real, consegui fazer direitinho!
Eliabe, na sexta-feira vou tentar fazer assim. Te agredeço os toques!
Abração
 
Pessoal, venho aqui a gradecer a todos pela força. Realmente, testei por 2x sem o FBQ e os resultados foram EXCELENTES. Tive que mecher em 4 frequências para ter bons resultados- 100hz, 1khz e 8khz estavam sobrando muito e 250hz sumia no templo! Após essas correções ficou muito bom, o resultado foi excelente! Teve um pouco de pop(puff puff) nos retornos, mas nada absurdo!!

Aproveito para tirar uma dúvida. To regulando o ganho do pessoal de forma que, ao cantarem, a entrada de sinal faça a barra(Lá no Home-Meter) chegue a -20dbfs, que é o 0db na 01v96i. Ocorre que, mesmo com 12 microfones com o sinal entrando assim, tendo seus picos bem próximo do 0dbfs, o VU geral da 01v NUNCA chegou no amarelo, o máximo que vi foi chegar no 3° verdinho rs. Tem algo errado. Hoje mesmo um microfone clipou em um pico na música, não acendeu nem o amarelo do geral! Creio que seja alguma configuração do VU.

Alguém teria alguma dica??
 
Parabéns meu camarada, é isso ae!
Quanto ao VU, não posso te ajudar, pois trabalho com o máster a -20 no meu templo pelo fato das caixas serem ativas e estarem com o volume alto e eu com preguiça de montar andaime kkkkkk.
Então nunca reparei como se comporta meu VU.
 
pTjz disse:
Parabéns meu camarada, é isso ae!
Quanto ao VU, não posso te ajudar, pois trabalho com o máster a -20 no meu templo pelo fato das caixas serem ativas e estarem com o volume alto e eu com preguiça de montar andaime kkkkkk.
Então nunca reparei como se comporta meu VU.

Sua mesa tá com o fader do master em -20, é isso? To grilado com isso rsrs
 
Sim, ou seja bem longe do 0db.
Então não me ligo muito no VU do máster, apenas no VU dos faders individuais através da home.
 
Back
Topo