Escolas de audio

Lucas Ferreira

New Member
E aí pessoal, bom dia a todos!!

Eu sei que esse é um assunto meio complicado, meio relativo... mas vamos lá..

Tenho pesquizado bastante e tenho encontrado algumas escolas que ministram cursos de audio, como o IAV, o CAM, o Cysne e o Omid.

Vc conhecem?? Quais as escolas mais conceituadas?? Aonde se obtem um diploma com mais peso??

Alguma delas me dá algum tipo de registro de tecnico de som, (como uma certeira do CREA ou da OAB??)

Valeu, abraços!
 
Lucas,

Na minha opinião eu acho que o IAV é o mais conceituado, mas também o mais "salgado"..$$$.

Em relação ao registro de técnico de som não é a escola que dá, mas sim o "sindicatos dos artistas e técnicos de espetaculos", se não me engano,

Mais o pessoal mais experiente te informa direito.....

Abraços!
 
além do IAV da OMiD em sp tem a CDaudio que é do conservatório souza lima ( tem parceria com a barklee, e é bem conceituado ) e tem se conceituado.
Tenho um amigo que faz produção musical na AnhembiMorumbi, por lá falam desses três cursos que ajudariam o aluno na formação ( IAV, OMiD e CDA).
A EM&T ta com um curso de produção musical, parece que lançaram um curso para a formação de DJ's em parceria com uma rádio de SP 97,70fm ( pelo que eu entendi). quem sabe em breve eles lançam também no nosso ramo.
 
conheço sim, mas preferi não citar por uma negativa que recebi deles e pelo mal tratamento que recebi quando entrei em contato com o CAM de sp que fica na zona norte. preferi não qualificar nem desqualificar, mas para MIM nem de GRATIS serve mais.
 
philip, por telefone o atendimento não é lá essas coisas, mas da uma passada na escola, que vç vai ter outra impressão da escola.

Abraços!
 
por telefone e por e-mail a coisa foi meio feia...

Po leandro, desculpa cara mas, meu primeiro trampo foi numa escola de informática, trabalhei como estagiário para pagar meu curso, a primeira coisa que eu aprendi é que EU dependia do aluno e não que ELE dependia de mim.

Só pra dx claro, eu não gostaria de depender deles, quem sabe sim um dia passo la, mas não é pq eu fui mal atendido que vou sair queimando a escola ou não....
 
philip disse:
conheço sim, mas preferi não citar por uma negativa que recebi deles e pelo mal tratamento que recebi quando entrei em contato com o CAM de sp que fica na zona norte. preferi não qualificar nem desqualificar, mas para MIM nem de GRATIS serve mais.

Poh cara.. que coisa chata..
tenho conversado com a Elaine que é do CAM aqui do interior.

Eu mandei alguns emails para ela para ver questão de aulas e valores, mesmo eu não sendo aluno agente já até trocou conversas no msn.. rsrsrs super gente finaa!

Tenta repensar isso, as vezes vc pegou alguém de cabeça quente

Abraços
 
O meu primeiro contato foi com a Elaine, por e-mail, foi super atenciosa mesmo.
Mas o philip deve ter falado com o Sidney, que o dono da escola ele e gente boa mas é estressado pra caramba....rsrsrsrs
 
A Elaine foi muito edudaca comigo e passou os contatos para SP... aê desandou!!! mas blz.... Leandro. vc conhece pelo jeito.... vc indica?????
 
philip disse:
A Elaine foi muito edudaca comigo e passou os contatos para SP... aê desandou!!! mas blz.... Leandro. vc conhece pelo jeito.... vc indica?????

Olha Philip eu tenho um amigo que estudou no CAM, ele é super simples um pouco mais velho que eu. É super respeitado aqui no meio das igrejas e tal.

Tem feito som para algumas bandas aí, inclusive já fez o P.A. do Oficina G3 uma vez e 3 vezes o Paulo Cesar Baruk.
 
falando da OMid, se olharem os projetos acústicos que eles tem no site, nada de mais detalhado, mas se quiserem é bem legal, tem uns projetos bunitos, não se o mínimo pra dizer se são eficiêntes, mas são bunitos!
 
Eu indico, só em três aulas que eu fui já aprendi muito, a única coisa que eles falharam é que no curso de audio profissional, não entra a parte de consoles digitais, vç tem que fazer outro módulo de audio digital, não sei mas eu acho que eles fizeram isso para diminuir o custo do curso......sei lá
 
Estudar áudio tem muito mais a ver com dedicação individual e vontade de aprender. Sem isso, não existe escola!

A melhor escola do país é o IAV, não se compara com nenhum outro projeto de escola que você encontra por aí. É só ir lá e ver, inclusive, o preço tem a ver com a estrutura que a escola tem.

Ter trabalhado para para a Madona não signifa que o cara tenha conhecimento técnico (terá o mínino e com certeza terá muito conhecimento artístico e musical) nem muito menos, e principalmente, conhecimento para ministrar aulas.
Muitas vezes, não sabe nem ensinar o pouco que sabe!

E isso vale também para quem desenvolve projetos de sonorização e acústica.


Procure conhecer o currículo da escola e de quem ensina na escola. Veja se é bem estruturado, veja se o profissional possui algum treinamento ou curso sobre didática ou ensino.

Não acredite em nada que te prometa ensinar com carga horária inferior a 100 horas! Não é curso é workshop, seminário ou tudo mais que a pessoa quiser, menos um curso. E principalmente, promesas abaixo de 30 horas não possuem carga horária suficiente para ensinar nada! A não ser que o conteúdo, currículo, seja curto, focado em determinados assuntos.

E não confundam as coisas, estou falando de escolas que prometem ensinar o cara com o curso rápido, pouca carga horária e conhecimento amplo!

Procure também conhecer a estrutura da escola, algo fundamental!
Aulas práticas são extremamente importantes!

Mas, como já disse, só depende de quem quer aprender o conhecimento e a busca.


Áudio não é pra quem quer, é pra quem gosta e está disposto a pagar o preço, que muitas vezes é caro!

Abraços,
 
Opa Aldo, valeu pelo comentário..

Acho que agora vou para o IAV mesmo, ainda não vi os preços deles, maaaaas sonhar é bom.

Com certeza ler e tentar aprender sozinho é importantíssimo.
_____________

E acho que essa sua ultima frase sua é o caso de todo mundo desse fórum!
hehe

Abraços
 
Não acredite em nada que te prometa ensinar com carga horária inferior a 100 horas!

Boa! O curso que eu montei, e só com o básico, sem muita prática, feito mais para empurrar o pessoal para a frente (traduzindo: aprender mais sozinhos) tem 40h!

Já cansaram de me pedir para fazer cursos de 8h (1 dia), 16 horas (2 dias) e eu sempre falo: para palestra sobre um tópico específico, OK. Para dar curso, não adianta nada, prefiro não fazer.

Fernando
 
Atendimento CAM-DF é pessimo. Conteudo programatico repetitivo entre os cursos ... mais de R$ 1000 por 30 horas ...

Pra quem mora em brasilia, curso de operador de audio (120h) na ETB (Escola Tecnica de Brasilia) curso dividido em 2 partes, fundamentos de audio e operador de audio. R$ 300 ... tudo que eu vi no cam e muito mais ... bem mais... Unico que não precisa de sindicato pra tirar DRT. Certificado reconhecido pelo MEC!

Mas não se atenha apenas aos cursos, busque literatura sobre a area.
 
Back
Topo