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Som mono é ruim? Um cara da minha igreja disse que o som lá é ruim porque é tudo mono. Que se fosse estéreo, ficaria tudo melhor.
É verdade?
É verdade?
Mas o que voce chama de "PA mono"? Podemos ter:
1) Um único cluster (agrupamento) central de caixas, suspenso acima do palco, como fonte sonora única.
2) A disposição comum de caixas, uma torre de cada lado do palco, porém, reproduzindo uma mixagem monofônica.
No caso 1, a maior vantagem é que assim temos um maior controle sobre a diretividade (e por consequência, a cobertura) do sistema de caixas. Tambem por estarem próximos, os falantes e drivers de diversas faixas de frequencia mesclam seu sinal de maneira mais harmoniosa, menos propícia ao efeito "comb filter".
Em outras palavras, o agrupamento central de caixas funciona (em tese) como um unico alto-falante, o que torna o sistema mais previsível e facil de se trabalhar.
Quando temos duas torres de som, uma de cada lado do palco, existe sempre uma interferência entre o sinal irradiado por elas, mais facilmente notada pelo publico localizado a distâncias desiguais das torres.
No desenho ao lado podemos ver o que acontece quando temos duas colunas de PA reproduzindo o mesmo sinal.
Os ouvintes que não estão numa linha central imaginária entre as duas, receberão o sinal em momentos diferentes, com um pequeno atraso entre o sinal de uma coluna e da outra.
Essa diferença de tempos causa irregularidades na resposta em frequência percebida, e o resultado é parecido com o gráfico abaixo (efeito comb filter).
Frequentemente, porem, não podemos dispor de um cluster central em nosso sistema, dai termos de fazer compromissos, às custas da qualidade do áudio. Nesse caso, acabamos usando um sistema comum, com torres de cada lado do palco, mas de preferência reproduzindo o audio em mono (caso 2). Não resolve os problemas acima, porem me parece mais sensato.
Certos operadores costumam mixar o PA como se estivesse num estudio, distribuindo os instrumentos entre as torres esquerda e direita, da maneira "usual": as peças da bateria vão de um lado a outro do PA, notas graves do piano na esquerda e agudas na direita, metade da percussão na esquerda e metade na direita, e por aí vai.
Muito bonito para quem está no centro da platéia (onde fica a house mix), mas o publico mais proximo ao palco percebe uma imagem estereo totalmente irreal. Simplesmente, o que se ouve não "casa" com o que se vê. Sem falar no "vazamento" do som do palco, ou seja, eles ouvem não apenas o PA, mas o retorno e amplificadores de instrumentos também.
Pior ainda para quem está mais próximo de uma torre que de outra: os instrumentos que estão posicionados no outro lado quase não são ouvidos, e o equilíbrio da mixagem vai por agua abaixo...
Uma mixagem em mono põe fim a essa questão (embora ainda reste o problema da interferência entre as duas torres). Em certos casos, podemos adotar uma solução intermediária: quase tudo em mono (endreçado aos canais L e R), porem os efeitos de ambiência (reverb, chorus, etc) podem ser entregues em estereo, assim como o over da bateria, corais numerosos, alguns teclados e efeitos especiais as vezes presentes em musica pop.
Melhor ainda seria usar uma configuração LCR (esquerda - centro - direita), onde o canal central (C) cuidaria da maioria dos instrumentos e os L e R, dos casos acima (efeitos, etc). Podemos então ter o melhor de dois mundos: as vantagens do cluster central (C) sem perder a ambiência estereofônica (canais L e R), mesmo em ambientes abertos.
A via de subgraves deve ser sempre em mono, em qualquer dos casos acima.
O estéreo é muito importante na psico-acústica, e uma ferramenta importante nas mãos de um engenheiro seja de estúdio ou de PA
Obs. Numa igreja onde a maior parte do tempo temos voz e há a necessidade de uma inteligibilidade muito grande, claro vai ser melhor e mais econômico um sistema mono!
ls.bastos disse:Lá na igreja usamos estéreo...
São quatro caixas para PA, duas da esquerda no canal esquerdo do amp e duas na direita, nos canais direito do PA.
David Fernandes disse:ls.bastos disse:Lá na igreja usamos estéreo...
São quatro caixas para PA, duas da esquerda no canal esquerdo do amp e duas na direita, nos canais direito do PA.
Como vc utiliza o PAN? Se ele fica no meio para todos os canais, o mesmo som que vai para o canal L, vai para o R. Vc tem som MONO em dois canais.
Mas é claro que vc já tem tudo à sua disposição para fazer um som estéreo.
[]'s
DennisSom disse:Como configurar um sistema LCR com uma mesa stereo e apenas um amp stereo? Usando duas caixas no meio e mais uma de cada lado?