Evangelização em ginásio de acústica ruim, mas foi 100%

Sim Gabriel, com certeza a velocidade do som varia muito com a temperatuda ambiente.


Nos calculos de delay os graus celsios tem que estar lá.

A 21° a velocidade do som é mais ou menos 320m/s

A 30° é 340m/s

gente não me critiquem eu nao fiz os calculos, é só uma base..

Abraço
 
Raphael Leal disse:
Alvaro_Dominicini disse:
Queria muito estar lá, mas infelizmente não deu. Se tem uma coisa que eu tenho o prazer em fazer é isso...


Nasci para isso mesmo :lol: rsrs


Mas teremos uma próxima vez não é Fernando?


Um grande Abraço.
Isso é o que eu mais sinto falta do Brasil, aqui tem um por ano e olhe lá, ano passado foi cancelado.
Adrenalina corre solta! Mão suando antes de começar! Muito bom isso!


Pois é, Fernano me chamou mas eu tinha outro evento que estava programado a mais de um mes.

Abraço
 
Fernando,

Peimeiramante, parabéns!!

Agora uma dúvida: qual o nível médio de SPL nos louvores? E na pregação?

Tenho a impressão que não ultrapassa 80 dB SPL, correto? E penso tb que isto esa mais ligado a uma característa da denominação, é isto mesmo?

Pergunto porque tenho alguns amigos na ICM e já parcipei como convidado de algumas reuniões e percebi que o nível é bem no chão. No meu caso o canto da congregação sobrepujava a pressão do PA. Eu gostei demais, é muito bonito e agradável ouvir as pessoas cantando.

Por outro lado, para a maioria das congregações batistas (me incluindo) um PA como este daria dor de cabeça. A razão é o programa musical executado pela maioria dos grupos da denominação (Fernandinho, Apascentar, André Valadão, Fernanda Brum e etc..), em casos assim, necessariamente teríamos que ter mais energia e um PA que reproduzisse de forma a mais linear possivel o programa. Neste ponto a porca começa a" torcer o rabinho" (rsrs..) mas ai é outra história!

Abraços,
 
Spurgeon,

graças a Deus, em nossa denominação as coisas são mais "tranquilas", ficando em média 80-85db na pregação e 90-95dB nos hinos. Mais do que isto o próprio pessoal reclama.

Mas como tudo na vida, depende, e como depende! Temos pregadores bem "pentecostais", que gritam muito, e exigem retorno nas alturas. São poucos, mas existem. Dá um trabalhão... AKG C444 (meu preferido para estas ocasiões) ou Shure SM58 de mão para eles nessas horas, se for comigo sonorizando.

Quanto aos hinos, varia também. Cantamos um tradicional, "Os céus declaram / A Glória de Deus", com orquestra completa, tudo no último volume. Já medi 108dB/pico nesse hino. Morro de pena dos vizinhos...

Agora, uma coisa boa é que se investe muito é em orquestra. Cordas e metais à vontade. Cordas são microfonadas sempre, mas dão pouco trabalho. Metais, a gente pede para tocar mais alto e acabou o problema. Nessa reunião mesmo, eu coloquei mics nos violinos e deixei metais sem nada. Lá no fundo eu ouvia os saxofones tranquilamente. Bateria assim também.

Já tivemos reunião com algumas milhares de pessoas com a bateria sem microfone. Rapaz, cansei de ver baqueta quebrada, de tão forte que os caras tocam. Pior: eles gostam!!!! Se você perguntar se o cara vai querer microfonar a bateria, ele não quer!!!

Agora, uma coisa é interessante. Raramente precisamos/usamos subwoofers. Contrabaixo elétrico e bumbo de bateria para a gente não é tão importante. Mas isto para o nosso estilo musical, não daria certo realmente para quem quer sentir aquele "pancadão" no estômago. Por outro lado, quando precisa, aquelas Mackie dão conta sim... 50Hz-18KHz +/- 3dB.

Fernandinho, Apascentar, André Valadão, Fernanda Brum e etc..

Cantamos alguns deles sim, mas geralmente em menor volume, hehehe. Até por necessidade: nossas igrejas são muito abertas (ventiladas), e volume alto = dor de cabeça com os vizinhos. Literalmente, temos que nos acostumar com som baixo. Aliás, um bom costume. Graças a Deus.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan

Cara cantamos aclame ao senhor este domingo lá na igreja pedir para aumentar um pouco no master pois o mesmo estava baixo(como o templo na galeria sempre é vazio da impressão que o som estar muito alto),mas sempre tem aquele pancadão de baixo na musica,e já sabe,as vezes reclamo as vezes gosto pois combinou com a musica (tempo de deus o baixo vai por toda musica e ainda tem solo).

Bom já fiquei na mesa(naquela situação vou no banheiro fica ai),pregador que simplesmente deixou o microfone na mesinha e não usou ficou gritando lá na frente,eu simplesmente tirei o retorno dele,aumentei o microfone até o mais 5db da mesa (sorte minha que era cardioide tem angulo maior) e fiquei morrendo de medo das microfonias baixas,até que o menino decidiu colocar 2 microfones condensadores pra ele(tipo caneta),deu pra regular muito mais suave.

Outro pastor que foi um dia desses, fiquei desesperado,toda hora o amplificador clipava,apresentava luz de sobtemperatura e a propria mesa clipava,acho se você tivesse no meio da igreja dava pra ouvir tranquilamente ele e as caixas de p.a,como se fosse um sistema 3.1(hehehehehe),simplesmente odiei,odeio pregações que pastores gritam demais, entendo nada e só faz eu desviar a atenção.

Falando nisso conversei com maestro ontem sobre os metais usarem surdina,ele não quiz, e eu também disse que quando ele tivesse afim de um microfone nos metais, eu não iria arrumar,pois para não ficar muito alto o som dos metais,tem que aumentar tudo ficar num nivel de 100db,ainda quem senta até o meio da igreja ouve claramente esse tipo de sistema 3.1,quando vai ouvir a gravação tem um vazamento brabo dos metais no microfone da flauta ou dos violinos,no maximo quando coloco só no sax tenor pra ser tipo um solinho(eles não aparecem muito).
 
Esse Domingo, eu toquei baixo pq o min de louvor não pode ir... Volume alto, falta de retorno. O baixo ficou baixo pq eu quiz, já tava embolando o grave do violão com o teclado..... ai não queria ser eu o culpado. Meu irmão baixou no iphone dele um RTA que tem free, bateu 98dB na pregação, clipou o mic do iphone rsrsrs. ALTO d+, por mais que não seja real é uma métrica, ta alto e muitooo

Domingo proximo ficarei na mesa, já estou tentando abituar a congregação a um volume mais baixo, vou medir tb esse fds e falo.
 
Back
Topo