Furman M-8D e outros condicionadores de energia

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte Teste de Equipamento publicado no Som ao Vivo:

Furman M-8D e outros condicionadores de energia
http://www.somaovivo.mus.br/testes.php?id=19

Aqui está um pequeno trecho do teste:
"<p>Imaginem alguém com esse equipamento: uma Mackie CFX-20 (R$ 3.500,00 na loja), um Behringer Ultracurve DEQ-2496 (R$ 1.500,00), um Studio R Z-700 (R$ 1.000,00), um mic sem fio AKG WMS-40 (R$ 1.200,00) Total: R$ 7.200,00. Dá para fazer um barulho legal.</p>
<p>Agora imaginem esse equipamento servindo para a realização de eventos - cultos, casamentos, evangeliza&ccedil..."


Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Mas não é mesmo!
Fui ontem ver a montagem de um PA e quando bati o olho no rack de periféricos do palco, estava o Furman M-8D, "velho de guerra" mas funcionando perfeitamente(menos as luzes que estavam queimadas, rsrs).

Abçs :!:
 
Olá pessoal,

O Fernando disse tudo neste texto, quando o equipamento é seu, vc tem medo de conecta-lo à rede de qualquer forma.

O engraçado é que proteção é um dos ramos da engenharia elétrica mais rentáveis. Em outras áreas isto esta muito definido, ao passo que no áudio ainda existem pessoas corajosas que abrem mão de um condicionador em seu sistema, chegam a plugar 30 mil reais na rede sem condicionamento algum, acredito que quando isto ocorre é por desinformação pura. Este texto do Fernando esclarece tudo, excelente!

E mais: Fernando, se este set que engloba um Ultra Curve, um Studio R e etc... for seu, como eu desconfio que seja, estou te dando os parabéns, fino cara, muito fino!

Uso uma Mackie 32:8 no meu dia a dia, cara... amo o timbre desta mesa. Coisa linda! Sou fã de Mackie! rsrs..


Um abraço,
 
qual condicionador comprar?

Olá Pessoal,

Inicialmente, gostaria de dizer que já há muito tempo leio os textos desse site e ele me ajudou bastante, inclusive, na escolha de uma nova mesa de som, que ao ler o comparativo entre 3 fabricantes / modelos, comprei uma Unic Mac 12 xlr.

Bom, mas vamos para minha dúvida:

No artigo sobre condicionador de energia, foi citado que alguns até podem suportar que um amplificador seja ligado a ele.

No último dia 1 de dezembro fiz uma festa de casamento e apesar de ainda não ter muita informação sobre essa parte de energia elétrica, fiquei desconfiado das instalações existentes no espaço (duas tomadas próximas de onde montei os equipamentos estavam queimadas e as ´mais próximas ficavam a 7m).

Tenho uma Machine a-2500, essa Unic que já citei e ainda um par de Cdj Pioner 200 e um mixer Behringer 300 (sou dj).

Com esse pequeno equipamento, se eu puder utilizar um condicionador de energia, qual seria recomendado?

Obrigado e desculpem pela longa mensagem, deve ser coisa de principiante em forum!!!
 
Olá Anderson Farias, seja bem vindo ao SomAoVivo.

sem problemas com o tópico grande, quanto mais explicado, melhor.

Estava eu assistindo a formatura da minha esposa quando, com 20 minutos do início, o som desapareceu! 1.000 pessoas e o som sumiu! Depois de minutos sem o som voltar (e a formatura já havia se transformado em uma grande bagunça), fui lá e perguntei ao DJ que estava tocando música e cuidando dos microfones o que tinha acontecido.

Segundo ele que queimou tudo, devia ser algum pico de energia, e inclusive me mostrou a energia variando bastante no multímetro. Perguntei pelo backup, e ele comentou comigo que aquele já era o equipamento de backup, o outro já estava no conserto.

1.000 pessoas sem som e todos os equipamentos queimados. Nessas horas que vemos como é importante ter um condicionador de energia.

Quanto à sua pergunta, o certo é somar o consumo total de todos os equipamentos. Mesa, CD e Mixer não consomem muito (duvido que ultrapasse os 500W), mas o amplificador sim. Tentei ve o consumo no site da Machine mas não há o seu modelo. Consulte o seu manual.

Se a soma de todos os consumos for igual ou menor a 1800 Watts, que é a potência do Furman, tranquilo. Se for maior, procure um modelo que suporta maior potência ou então trabalhe com dois: um para o amplificador e outro para os periféricos.

Aguarde mais uns dias que estamos fazendo uma série de artigos sobre eletricidade. Está em fase de revisão.

Um abraço,

Fernando
 
Ainda sobre qual condicionador de energia devo adquirir

Boa noite Bersan,

Inicialmente, obrigado pelo retorno.

Agora, eis um problemão, que é o fato de não ter achado o manual original da potência e não consegui nenhuma resposta por parte do site da empresa também (mandei e-mail, mas, desde que você postou seu último comentário, não recebi nada da Machine).

Bom, o modelo é o Wvox a-2500, acho que no outro post eu escrevi errado.

SE puder me ajudar, agradeço muito pois estou mesmo preocupado com estas questões de segurança em relação aos equipamentos.

Um abraço,

Dj Anderson Farias
 
Anderson,

não sabe qual o consumo elétrico de um aparelho? Veja o fusível. Multiplique o valor dos Amperes (A) pela Voltagem (V). Repare que cada voltagem (110/220) existe um fusível de amperagem diferente. Com isso você terá o consumo em Watts do amp.

Potência (Watts) = V x A

Mas o seu amp está na página da Machine. Veja:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.machine-audimax.com.br/wvox.html">http://www.machine-audimax.com.br/wvox.html</a><!-- m -->

O Wvox A-2500 tem potência de 600W em 4 Ohms e 840W de consumo elétrico máximo.

Um condicionador de 1.800Watts deve bastar e sobrar.

Um abraço,

Fernando
 
fechada a questão do condicionador de energia

Bersan,

Quando vocês afirmam que dj's não manjam ou não precisam manjar muito da parte técnica de áudio, vocês estão com a razão, porém, com as exigências do mercado em constante atualização, acredito que essa mentalidade precisa mudar partindo de nós, por isso estou aqui.

Obrigado pelas dicas, agora, é só começar a cotar o condicionador, né?

Vocês são feras, valeu!!!

Um abraço,

Dj Anderson Farias
 
Anderson,

Quando vocês afirmam que dj's não manjam ou não precisam manjar muito da parte técnica de áudio, vocês estão com a razão,

Você deve estar se referindo ao artigo sobre profissões ligadas ao áudio:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=121">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=121</a><!-- m -->

Não foi escrito por mal que os dj´s não precisam de muito conhecimento técnico. Vocês realmente não precisam saber sobre compressão, muita coisa sobre equalização, subgrupos, mesas digitais, etc.

Em compensação, precisam sempre estar "ligados" nas novidades, no que está fazendo sucesso, precisam ter um gosto musical apurado, uma percepção e sensibilidade grandes para saber o que fazer a cada momento.

porém, com as exigências do mercado em constante atualização, acredito que essa mentalidade precisa mudar partindo de nós, por isso estou aqui.

Ah, você tocou em um ótimo ponto para todos nós - qualquer que seja a profissão. Quem não se atualiza, fica para trás.

Um abraço,

Fernando
 
para fechar a questão do condicionador de energia

olá Bersan,

Finalmente, consegui juntar as potências dos equipamentos a partir dos manuais:
Veja se pesquisei os dados corretos:

Cada Cdj (lembrando que são dois)


Power Supply - USA, Canada and Taiwan R.O.C. models: 120 V AC 10%, 60 Hz
European models: 230 V AC 10%, 50 Hz
Power Consumption: 15 W

Mixer Behringer (não entendi o cálculo que deve ser feito)

Tensão de rede

EUA / Canadá - 120 V ~, 60 Hz, Fusível T 500 mA H
R.U / Austrália - 240 V ~, 50 Hz, Fusível T 315 mA H
Europa - 230 V ~, 50 Hz, Fusível T 315 mA H

Mesa de som Unic Mac 12 Xlr:

Alimentação e consumo:

110 / 220 Volts AC 50 / 60 Hz - +/- 9 Watts

E por último a potência que você mesmo disse quanto consome:
O Wvox A-2500 tem potência de 600W em 4 Ohms e 840W de consumo elétrico máximo.

Agora, com esta precisão de dados a indicação de um condicionador de 1.800 watts continua valendo?

Obrigado,

Dj Anderson Farias
 
Anderson,

2 CDJ x 15W = 30W

Behringer você não olhou manual, mas apresentou os dados. A conta é:

EUA / Canadá - 120 V ~, 60 Hz, Fusível T 500 mA H

Então Potência (W) = 120V x 0,5A = 60W

Mesa de som: 9W

Amplificador: 840W

Total: 939 Watts.

Existem condicionadores de 1.200W (Zerotron) e 1.800 W (Furman, Pentacústica. Se você comprar um de 1.200W, você terá folga de aproximadamente 250W, mas se você comprar um de 1.800W, terá folga de quase 900W. Como a diferença é pequena, vale a pena comprar o mais potente, pois ele aguentará um segundo amplificador no futuro. OK?

Um abraço,

Fernando
 
agora, saga para encontrar o condicionador

Olá Bersan,

Eis que decidi então, comprar o Furman e fui atrás.

As lojas dizem não ter o Furman, ou acabou, está em falta e blábláblá...

Teve até um vendedor que disse que para meus equipamentos é besteira comprar um Furman tão caro, e tentou empurrar uma régua de tomada de 90 reais (não sei exatamente o que é isso).

Por telefone, outra loja ofereceu o seguinte equipamento:

FIltro de Linha OAC-801D

Estranhei o valor e não sei se os 3000 watts são verdadeiros.

O que você me diz disso?

Obrigado,

Anderson Farias
 
Quem fabrica condicionares são a Furman, Pentacústica, Zerotron e Samson (modelo Powerbrite). Esses são verdadeiros filtros. Você viu as fotos. Há diversos componentes eletrônicos.

Mas no mercado há inúmeros "filtros", como esse Oneal, que são apenas tomadeiros. Não há componente eletrônico algum, apenas uma barra que interliga as tomadas. Não passam de simples extensões de energia.

Esse Oneal é até bonitinho, tem voltímetro. Mas não se engane, é apenas tomadeiro. Já abri um (a loja inteira parou para olhar, os próprios vendedores achavam que era filtro).

E época de fim de ano costuma acabar tudo mesmo. Eu mesmo ando procurando um gravador de DVD (o DVD player do meu pai quebrou 2 dias depois do Natal) e ninguém tem.

Um abraço,

Fernando
 
Bom dia pessoal

Em substituição aos condicionadores, não poderia usar No-Breaks? Já que alem de proteção contra picos ele ainda te proteje contra falta de energia.
Claro que se ficar sem energia muito tempo não tem jeito, mas pelos menos ajuda contra aqueles apagões que duram poucos segundos e são a causa de muitos aparelhos queimarem. E um pequeno investimento de 10,00 na compra de um teste para saber a voltagem de uma tomada, tb evita surpresas desagradáveis.
 
Olá!

metal disse:
Em substituição aos condicionadores, não poderia usar No-Breaks? Já que alem de proteção contra picos ele ainda te proteje contra falta de energia.

A solução não é de todo ruim, mas o nobreak só atuaria no caso de falta de energia, fora isso seria a energia da concessionária mesmo.

No-breaks tem que ser calculados para o uso, não adianta pendurar um na rede e achar que vai funcionar perfeitamente.
Fui em um templo com um no-break que gerava uma indução fortíssima na mesa, fora a dor de ouvido que o coitado do operador saía de lá, depois de horas ali. Eu fiquei ali no máximo meia hora e o ruído incomadava muito.

Por isso muito cuidado com o que vc pendura na sua rede. Na minha igreja temos uma equipe que cuida somente da parte elétrica, para evitar esse tipo de problema.

Abçs!
 
Metal, Rafael,

o uso de no-breaks é interessante, mas há uma série de detalhes. Alguns no-break inclusive geram ruídos (induções) terríveis na rede).

Estou escrevendo um artigo completo sobre.

Um abraço,

Fernando
 
Ligando Periféricos

De acôrdo com a opinião de vocês, o melhor então para se proteger os periféricos seria o uso de condicionadores (furman, pentacustica etc). Mas resta uma dúvida, a qual gostaria que me ajudassem a resolver se possível: Estou pensando em comprar um furman ou pentacustica para a referida proteção de meus equipamentos, mas se esses condicionadores têem o cabo de ac, tripolar (fase,neutro,terra), como faço para ligá-lo em um tomada comun? sem nenhum sistema de aterramento? pois praticamente em todos os lugares onde faço som ao vivo existe apenas uma tomada comun (fase e neutro) para ligar os aparelhos? Antes não me importava com isso, ligava tudo na tora mesmo; mas agora não quero mais correr o risco de torrar meus periféricos, afinal de contas me custou horas e anos de trabalho!!!! Como vocês músicos e proprietários de equipamentos resolvem esse problema? por favor! se puderem me ajudar ficarei agradecido!!!.
 
Olá Lázaro,

há uma série de artigos sobre Sonorização e Eletricidade. O último, inclusive, trata exatamente sobre tipos de problemas elétricos e condicionamento de energia.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=173">http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=173</a><!-- m -->

Mais alguns dias e entrará no site um artigo sobre aterramento, sua importância e forma de usar.

Um abraço,

Fernando
 
Sem fugir muito do asunto do tópico,fotografei a inauguração da Unimed aqui em BG, quando ligaram as luzes do auditorio parecia que estavam estalando pipocas...tamanha a interferência no "som", prá piorar os conectores XLR "chumbados"na parede não funcionaram, sobrou para o único jack 1/4" (P10) fazer as honras da casa. A conversa é de que o "projeto acústico" custou R$ 120.000.
 
Olá Enilson,

não está fugindo do assunto não. Já tive muita dor de cabeça (e ainda tenho) com o quesito "lâmpadas". Às vezes montamos tudo à tarde, com as luzes apagadas, testamos e tudo 100%. Chega a noite, acendem às lâmpadas e.... é só problema. Um condicionador de energia pode minimizar esse problema. Provavelmente não vai eliminar, mas vai reduzir as interferências.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo