Furman M-8D e outros condicionadores de energia

Prezado Lázaro,

Não há a possibilidade de você ligar este cabo de três pinos (F+N+T) numa tomada comum, simplesmente porque estas tomadas não possuem o cabo de aterramento. O que a galera faz é quebrar o plugue do aterramento ou usar um "adaptador", que tecnicamente não serve para nada, ou seja, usar o adaptador e quebrar o pino é a mesma coisa.

Na verdade, segundo a NBR 5410 (Norma Brasileira da Instalações Elétricas de Baixa Tensão), a tomada padrão a ser usada no Brasil a partir da plublicação da norma é a de três pinos, pois o condutor de proteção (aterramento) passou a ser obrigatório em todas as novas instalações elétricas.

O que fazer então? Faça o seu próprio aterramento. Leve um cabo verde ou verde-amarelo e faça a ligação direto no quadro de luz, pois lá deve ter um ponto de aterramento.

No mais, aguarde o artigo do Bersan, que certamente deverá lhe esclarecer melhor o assunto.

A paz,

Eduardo.
 
ligando periféricos

Desculpem-me por estar entrando em contato só hoje ( não estava muito bem de saúde) mas quero agradecer à vc. Edlopessan pela dica e orientação. E você Bersan, muito obrigado também, e ficarei aguardando seu artigo. Valeu pessoal!!!
 
Ola a todos.

Apos ler o artigo vi que seria muito bom sugerir a compra de um condicionador de energia para a minha igreja, vai ajudar a diminuir a interferencia no som (não e muita, mas quanto menos melhor) e principalmente acabar com as tomadas em formato de T, que acho bastante perigosas alias... A questão é como saber se o Furman M-8D seria o suficiente ou teria que ser outro... os equipamentos não são necessariamente os mais novos, são eles: uma mesa Ciclotron mix-24, um equalizador da Staner (equalitron 2/3 de oitava), amplificador Cygnus SA-2Ab e amplificador ATTACK MA1280. Não consegui achar nenhum manual pela internet e com certeza os que vieram com eles ja eram, ou pq foram doados ou pq sao antigos mesmo...
Abracos

Charles
 
Consegui a liberacao do ministerio para comprar um Furman pra nossa igreja e tambem pras outras 6 da area, recentemente instalamos na igreja um projetor e alguns outros aparelhos, todos estes e os equip. de som estao ligados direto em uma so tomada, fiz o levantamento da carga total, calculei tambem o valor de todos os equipamentos (+/- US$10.000) e mandei um email pros responsaveis, na mesma hora o pastor liberou a compra devido a grande importancia do condicionador. Imaginem, um Furman de US$40 protegendo quase US$10 mil.
 
Na nossa igreja temos um furman parecido com o que esta com o amplificador Carvin......este furman aguenta até 1800W de potência?
 
Sim, este modelo aquenta 15A x 120V, o que dá... 1800 Watts.

Na dúvida, consulte o manual.

<!-- w --><a class="postlink" href="http://www.furmansound.com">www.furmansound.com</a><!-- w -->

Fernando
 
Para que você acha que eu coloquei aquele link???

Agora direto para os manuais...

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.furmansound.com/page.php?div=01&id=MANUALS">http://www.furmansound.com/page.php?div=01&id=MANUALS</a><!-- m -->

Fernando
 
Olá,

Sou novo aqui e sou DJ.

Nao costumo me registrar em foruns, mas essa qui relamente ta excelente e nao teve como nao me registrar.

Me encontro em uma situacao bem semelhante ao do anderson farias. Tenho meu equipamento todo, amplificador oneal op 2700(720 watts), notebook+ mesa da numark (120watts) , double derby(650watts) , fumaça (900watts). Meu maior problema é chegar nas festas pra tocar, e terem pouquissimas tomadas.
total de 2400 watts

Bom eu tenho 2 duvidas:

1- Nao entendi exatamente, mas do condicionador de energia para uma regua de energia com a applause (nao conheco a marca, nao sei se é boa, mas vi na internet), o que mudaria?? Já que vejo as mesmas vantagens nos dois. Na verdade, além de querer proteger meu equipamento, mais ainda meu objetivo é ter algo para poder conectar todo esse me equipamento acima descrito e nao ter mais problemas com tomadas.

2- Tendo um condicionador, uma régua, ou filtro de linha, nao sería errado eu conectar 2400watts nele já que eu iria sobrecarregar a tomada?

3- Caso eu queira conectar esse meu condicionador, uma régua, ou filtro de linha em alguma tomada atraves de extensao...Teria alguma extensao apropriada? eu tenho aqueles cabos que eu acho que a maioria usa: DUAL 1/4-1/4.

Muito obrigado desde já, essas informacoes serao extremamente uteis!
 
... Ola pedro, seja bem vindo ao SAV :D

pedroaboim disse:
1- Nao entendi exatamente, mas do condicionador de energia para uma regua de energia com a applause (nao conheco a marca, nao sei se é boa, mas vi na internet), o que mudaria??
... basicamente as protecoes ... o condicionador te dah realmente protecao, jah o "tomadeiro" uma protecao "falsa" ... tem algumas fotos comparativas nesse outro topico, vale uma lida: <!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=2333" onclick="window.open(this.href);return false;">viewtopic.php?f=23&t=2333</a><!-- l -->

2- Tendo um condicionador, uma régua, ou filtro de linha, nao sería errado eu conectar 2400watts nele já que eu iria sobrecarregar a tomada?
... iria sobrecarregar sim! ... por isso, para evitar surpresas vc tem que saber a soma da "carga de consumo" de todos os equipamentos que irah ligar no condicionador (geralmente vem no manual de cada um) ... os condicionadores em geral suportam 1500watts e soh trabalham com entrada/saida em 110V (questao de economia), se vai usar com entrada de rede em 220V vale ter um bom trafo (transformador de 220V/ 110V) a disposicao e dentro tambem da carga de consumo maximo dos seus equipamentos ... a conta para saber a carga suportavel/consumo eh facil, e serve para outros equipamentos: se fusivel/disjuntor de protecao = 15A, tensao de rede 110V, consumo maximo/carga suportavel = 15 X 110 = 1650w, os 150w que sobram eh margem de seguranca.

... lembro agora de um condicionador que suporta 2200watts, o isinho aqui do forum tem um, da Furman, com disjuntor de 20A.

3- Caso eu queira conectar esse meu condicionador, uma régua, ou filtro de linha em alguma tomada atraves de extensao...Teria alguma extensao apropriada? eu tenho aqueles cabos que eu acho que a maioria usa: DUAL 1/4-1/4.
... eu uso cabos PP de 2,5mm X 2, sem problemas em minhas extensoes.

... se quer realmente protecao parta para bons condicionadores como os FURMAN ou os nacionais PENTACUSTICA, custam a real protecao para seus equipamentos.

... outra dica eh que potencias geralmente nao precisam de condicionamento de energia, deixe o condicionador apenas para seus perifericos.

[ ]'s
 
Concordo com (quase) tudo que o Amarildo disse - e sim, tenho um Furman para 20 Ampères.
Só que acho que extensão para voltagem pode ser feita com cabo PP de 1,5 mm, 2,5 acho quase exagero, além do enorme peso...

Abraços
 
Isinho,

se o seu Furman aguenta 20A, então o seu cabo tem que ser adequado a 20A. Se não me engano, nem 2,5mm² aguenta 20A pela norma, tem que ser 4mm². Um fio de 1,5mm² aguenta 10A

Agora, imagine: um aparelho que aguenta 20A ligado a um fio que aguenta 10A. O seu limite máximo passa a ser... o do seu elo mais fraco! 10A.

Um abraço,

Fernando
 
ok, compreendi. Voce me disse que sobrecarregaria a tomada, entao, o que eu teria que fazer?
Digamos que tenho um condicionador de energia que aguente até 2500 watts, como que eu vou usa-lo se irei sobrecarregar a tomada?

qual é o limite de uma tomada convencional? 1200watts?
 
Boa Pedro...

Em um sistema

Furman - extensão - tomada - disjuntor

o elo mais fraco é o que dá a capacidade máxima do sistema.

Quando temos grande capacidade de carga elétrica instalada, ninguém fica ligando direto nas tomadas, geralmente de 15A no máximo. O pessoal liga direto no quadro de disjuntores.

Um abraço,

Fernando
 
Concordo chefe, mas sinceramente achei que poderia, tenho de achar essa norma...
Mas não se aflija, atualmente ligamos no Furman apenas mesa, equalizador, dois efeitos, dois cd's player's e o exciter...

Abraços
 
pedroaboim disse:
qual é o limite de uma tomada convencional? 1200watts?
... como o bersan falou, circuitos de tomadas geralmente teem disjuntor de 15A, logo 15 x 110 = 1650, esta conta voce ja sabe fazer!

... nao sei se isso eh padrao, mas, ai uma razao para os condicionadores na maioria serem de 15A!

... pensando mais um pouco, se vc tem 2500w para distribuir o ideal seria ter dois condicionadores, dividindo os equipamentos entre eles, e cada um em tomadas ligadas em circuitos diferentes, com disjutores de 15A ... soh vai precisar de tempo para indentificar os circuitos, se estes existirem :D

[ ]'s
 
Apenas complementando, a NBR 14136, que trata do novo padrão brasileiro de tomadas, padronizou os plugues e tomadas em 10A e 20A.

Acho interessante instalarmos nas nossas igrejas logo as tomadas para 20A.

Abraços,

Eduardo
 
Trabalho como DJ tambem...

Tenho 1 PWP8000 (2000w) e 1 Machina A6000 (1800W) + mesa yamaha 102c + notebook + controladora xponent...

Eu precisaria ligar os amplificadores nos condicionadores tambem ? Pensei em comprar um estabilizador comum para ligar o notebook + controladora + mesa...

Tenho um 'tomadeiro' como voces dizem..
Ele tem voltimetro e tudo mais..
mas nao acredito que seja condicionador..

Atualmente ligo o som todo em uma tomada nas casas e as luzes todas em outra tomada.
potencia das luzes: 250w + 250w das luzes coloridas, 1500w da fumaça, strobo 750w e laser que deve puxar nem 20w pqe eh 80mw verde + 200mw vermelho...
 
Canvboy,

por uma série de características, em especial o tamanho e tecnologia das fontes, os amps são os equipamentos menos sucetíveis a problemas elétricos.

No seu caso específico, diante de amps tão potentes, eles eu ligaria direto, enquanto os outros equipos passariam pelo Furman.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo