Gabinete TL - Projeto DIY

Você conhece gabinete Linha de Transmissão?

  • Não, não conheço

    Votes: 11 73.3%
  • Sim, mas nunca ouvi

    Votes: 3 20.0%
  • Sim, já tive oportunidade de ouvir

    Votes: 1 6.7%

  • Total voters
    15
  • This poll will close: .
isinho disse:
Bem amigos, ainda não recebi uma resposta do Renato, dono do diyaudio.com.br, lhes farei uma pergunta:
Levando em conta as seguintes informações do meu falante, vamos calcular o comprimento da linha:
SD: 360cm²
FS: 31hz
Velocidade do som = 340m/s
Comprimento da Linha = (Velocidade do som/FS)/4
TL = (340/31)/4 = 2,74m
 
Opa!!!

Isso mesmo!
Vou dar uma saída e depois podemos começar a intentar as medidas...

Vamos ver que bicho vai dar...
 
Bem, segundo li e estudei, podemos considerar "para baixo" 15% desse valor...
O que mesmo assim resulta numa baita linha...
Vamos lá:

2,74 * 0,85 = 2,33 metros de Linha

Bem, a cada curva podemos reduzir 5% do tamanho também.
Vou dar uma lida e me basear em projetos já feitos pra fazer um primeiro projeto
 
Matéria da Revista Nova Eletrônica sobre Air Coupler e gabinetes TL (CCDB):

<!-- m --><a class="postlink" href="http://arquivos.audiolist.org/down_db.php?page=get_file&id=11">http://arquivos.audiolist.org/down_db.p ... file&id=11</a><!-- m -->

Desenhei um scketch rápido, o que acham?
Preciso de uma referência de quem já fez sobre essas medidas...

Dimenses1.jpg


dimensoes2.jpg


Dimensoes3.jpg


Totaliza 2,20 metros de linha...
Dentro do aceitável, haja visto que a cada curva podemos reduzir 5% do comprimento da onda...
 
Mas como dito, pra PA não rola não
Faça as contas:

Potência do Alto falante: 180 watts
Sensibilidade: 87db

Potência SPL
1 w 87db
2 w 90db
4 w 93db
8 w 96db
16 w 99db
32 w 102db
64 w 105db
128 w 108db
256 w 111db

Então significa que se você enviar 250 watts pra esse falante, nesse gabinete talvez você consiga uns 110 db de SPL máximo.
Sem contar que em um gabinete TL você não ganha SPL, no máximo consegue o mesmo que o falante te proporciona mesmo.

Pra se ter uma ideia, num falante com 99db de sensibilidade você consegue isso com menos de 20watts

(Tudo isso é teoria; calculado)
 
A pergunta que faço conquanto ao hipotético "protótipo" acima é se haveria problema da saída da linha não estar o mais próximo possível do cone...
Alguns artigos que li diziam que o mesmo deveria estar o mais próximo possível da saída do falante
 
isinho disse:
A pergunta que faço conquanto ao hipotético "protótipo" acima é se haveria problema da saída da linha não estar o mais próximo possível do cone...
Alguns artigos que li diziam que o mesmo deveria estar o mais próximo possível da saída do falante

Pelo que entendi, esta regra só é válida quando se objetiva atingir frequências mais altas, ou seja, ter uma caixa mais plana...
Ai utiliza-se um material absorvente no interior do “labirinto”, e se deixa a parte aberta do labirinto (duto) mais próxima possível do falante.
Tudo isso visando diminuir as ressonâncias e vales da onda sonora.
 
Material absorvente será colocado, mas pra deixar melhor pra mim as dimensões, seria interessante no local que está, e não abaixo do falante
 
isinho disse:
Material absorvente será colocado, mas pra deixar melhor pra mim as dimensões, seria interessante no local que está, e não abaixo do falante
Porque então você não deixa o falante para dentro da caixa?
Não há necessidade dele ficar exposto mesmo... deixa ele na face do labirinto oposta ao duto...
Tipo uma parada assim...
f055c64eed892449662793209bb7fb9f.jpg
]
Ou assim...
9e55e0abfe8da28d45290e379632739b.jpg


desculpa o desenho, só estou com BROffice aqui...
 
Pode ser também...
Mas agora pense comigo:
Não há diferença da posição né?
Então porque a abertura teria de ser próxima ao falante?

Tenho de ler mais...
 
Procurei mais não achei nada específico sobre...
Mais tem esta matéria que foi divulgada aqui mesmo no SAV (<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/caixas.pdf">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/caixas.pdf</a><!-- m -->), em que é feito uma citação interessante.

“O duto aproveita a radiação traseira do falante e é calculado de tal forma que essa radiação é somada à dianteira aumentando assim o rendimento do sistema.”

Então creio que pode conta deste fator pretende-se deixar o duto mais perto possível do falante a fim de aproveitar esta radiação.
 
isinho disse:
Entendo...

Mas como fica com o falante dentro?
Nisso que pensei
Não entendi, a dúvida é referente ao que tipo de reação? Como o SUB funcionaria com o falante dentro?
Se for quanto a radiação, ACHO que não tem problemas... ACHO que a madeira não seria capaz de segurar esta radiação, o importante é eles estarem relativamente próximos.
SE isso for realmente desta forma, acho que o melhor posicionamento seria com o cone virado para o duto, não é?
 
Então, já vi vários projetos com o duto saindo em frente ao falante...
Acho que vou acabar fazendo por tentativa e erro...
hehe
 
Bem amigos, como prometido, as fotos...

Primeiramente como era meu antigo sub - bem simples, in-a-box mesmo, com FS altíssima, praticamente um mid bass
Mas dava pro gasto. Era um Eastech (de um home Gradiente) de 7 polegadas:

DSC06663.jpg


DSC06661.jpg


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Outro mundo...
Sub NAR Áudio. Muito bem acabado (na minha opinião, bem superior ao Snake ESV que tive contato); um belo falante...

Importador/fabricante:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.nar-audio.com.br/">http://www.nar-audio.com.br/</a><!-- m -->

DSC06671.jpg


DSC06672.jpg


DSC06673.jpg


DSC06674.jpg


Amigos, precisaria muito de uma ajuda dos mais experientes em opinarem em meu gabinete.
Só falta isso pra "confraria do serrote" por as mãos para trabalhar...
 
Continuando meu projeto...
Resolvi deixar de preguiça e mexer no amplificador pro sub.

Vou usar o ETELJ que já comentei...
O problema é que ele está com um chiadinho crônico, que não sei o que pode ser.

Essa semana vou procurar um técnico de eletrônica que retire as saídas P10 e deixe apenas os fios, retire as entradas P10 e deixe apenas uma RCA de painel (no lugar da entrada de linha) e retire os controles tonais. Será que pode dar zica tirar os controles tonais?

Espero que resolva o chiadinho...
 
Bem amigos, devido ao baixo interesse do pessoal, resolvi fazer uma vented box mesmo.
Quem sabe mais pra frente encaro uma TL.

:?
 
isinho disse:
Bem amigos, devido ao baixo interesse do pessoal, resolvi fazer uma vented box mesmo.
Quem sabe mais pra frente encaro uma TL.

:?


Isinho, talvez não seja falta de interesse. Talvez seja medo de novas experiências e porque a maioria não gostar de "fazer suas próprias caixas" .

Eu tenho acompanhado o tópico e ache mais que interessante. Fiquei de olho nas opiniões que surgiram e poderia surgir no percurso :p :p

Não desista de sua TL!
 
Back
Topo