Olá MsCaioOliveira, seja bem vindo ao SomAoVivo.
Um segredo muito simples para evitar reverberações é colocar as caixas o mais perto possível do público. Com isso, SPL (pressão sonora) menor, o som chega com um caminho mais curto aos ouvintes e, consequentemente, menos reflexoes nas paredes (experiência própria no ginásio do Ibirapuera).
Certíssimo. Você terá som direto, sem problema de reflexões fazendo assim, com inteligibilidade máxima. Mas vai criar outro problema.
Imagine uma igreja comprida, e você colocando caixas lá na frente apenas. Para atingir um bom volume lá no fundo, terá que deixar as caixas com um volume ensurdecedor lá na frente. A diferença de volume entre frente/fundo será grande. Enquanto quem estiver na frente vai reclamar que está tudo alto, quem está atrás reclamará que está tudo baixo.
Por outro lado, se você começar a levantar a caixa da frente em direção ao teto, o volume da frente começa a diminuir (pois a distância aumenta), e o de trás fica praticamente o mesmo (pois a distância altera-se pouco). Uns cálculos depois, a diferença de som entre frente/fundo fica pequena, e o volume fica bastante nivelado por toda a igreja. Ops, usamos caixas em sistema fly para isto.
Tem tudo isto explicado em um artigo, chamado "A lei dos inversos dos quadrados".
Resolvido o problema da diferença de volume, infelizmente aparecem as reflexões nas paredes. Pode-se atenuar o problema das reflexões com a escolha correta da dispersão sonora das caixas, jogando som em cima do público e não das paredes...
Claro que, em um projeto bem feito, pesa-se tudo, prós e contras de cada coisa.
Alguém vai falar então...
"mas e se colocarmos um monte de caixas bem próximas do público, por exemplo, espalhadas de 5 em 5 metros.... resolve-se o problema da diferença de volume e é mais fácil de controlar as reflexões, correto? Todo mundo vai ouvir som direto, o que é bom..."
Sim, corretíssimo. Uma boa ideia, mas ruim de implementar. Neste tipo de instalação, um ouvinte situado na posição 20 metros ouvirá o som da caixa 4 situada ao lado dele, assim como ouvirá o som da caixa 3 a 5 metros dele, o som da caixa 2 a 10 metros dele, o som da caixa 4 a 15 metros dele, e o som da caixa 5 a 20 metros dele.... esse monte de som, ao ser percebido pelo ouvido, será exatamente como... reverberações...
Pode-se resolver isto com implementação de delays, onde cada caixa é atrasada para que o som de todas as caixas chegue sempre ao mesmo tempo ao ouvidos do público, acabando com esse problema de reverbação.
Em resumo: cada sistema de instalação tem vantagens e desvantagens, não há um correto nem um errado, mas cada tipo de sonorização exigirá um sistema diferente.
Um abraço,
Fernando