Implantacao de retorno via fones

R. Leal

New Member
Acabei de conseguir a liberacao de uma verba pra gente poder implantar o sistema de retorno via fones de ouvido, vamos usar o ALTO HPA6, compramos 3 Koss Sparkplug, 3 Porta Pro, 1 Behringer Ultra DI Pro800.

Os 3 Porta Pro vao pro baterista, baixista e tecladista, ja os Sparkplug vao pra guitarra, violao e violino.
Ja o Ultra DI comprei ele pra poder dar uma organizada melhor nos cabos e ficar com uma aparencia melhor la na frente, ou seja, o cabo sai do instrumento e entra no DI, pela saida Link eu mando o sinal pro HPA6, e na parte de tras do DI eu pego a saida balanceada e mando pra mesa.

Ja encomendei esses equipamentos e dentro de 10 a 15 dias ja deve estar tudo instalado, vou tirar algumas fotos da instalacao e postar aqui depois. O melhor de tudo foi que compramos tudo com uma irma que trabalha numa loja de eletronicos e consegue pra mim direto da fabrica marcas como Shure, JBL, SONY e algumas outras, coisas de Deus mesmo...
 
Ai Jesus,

O melhor de tudo foi que compramos tudo com uma irma que trabalha numa loja de eletronicos e consegue pra mim direto da fabrica

Além de já pagar pouco (EUA, impostos baixos), ainda consegue comprar direto da fábrica. Por que essas coisas não acontecem comigo????

Fernando
 
David Fernandes disse:
Raphael.

Aproveita a facilidade para aquisição de equipamentos e compra um compressor/limitador de oito canais da Alto, o ACL8 (http://www.altoproaudio.com/html/details.php?ID=25&), para a proteção dos músicos. Conecte-o na saída dos auxiliares da mesa e ajuste-os para funcionar como limitadores.

[]'s

David, eu ja tenho um compressor Behringer 4 CH, nao poderia usar ele ao inves do ALTO nao? Me de umas dicas de como regular ele como limitador.
 
Olá Raphael.

Vc vai precisar de um canal de compressão para cada auxiliar que vc enviar para os músicos. Se vc só vai mandar quatro canais, ele vai atender a sua necessidade sem problemas. Se vc vai usar um sistema híbrido (com fones para os músicos e spots para o back), não há necessidade de compressão nos auxiliares dos spots... somente nos canais que vão para o amplificador de fones.

Quanto a usar o compressor como limitador, é só ajustar o controle de ratio para atuar em infinito. O threshold vc pode ajustar bem alto, para que o sistema atue apenas nos picos muito fortes. Ajuste o attack e o release para atuação bem rápida.

[]'s
 
A minha intencao seria utilizar uma via de compressao apenas no AUX que eu vou tirar da mesa e mandar pro Main do HPA6.

No meu compressor tem o botao de limiter que vai de 0dB, passa por +12dB e finaliza em OFF.

Esse botao como deve ficar, sei que isso nao eh regra, mas so pra eu ter um ponto de partida. Vou experimentar tambem inserir um EQ nessa via que vou mandar pro Main do HPA6.
 
Raphael Leal disse:
A minha intencao seria utilizar uma via de compressao apenas no AUX que eu vou tirar da mesa e mandar pro Main do HPA6.

Entendi. Neste caso, vc precisa de apenas um canal de compressão e o seu compressor atenderá perfeitamente.

Raphael Leal disse:
No meu compressor tem o botao de limiter que vai de 0dB, passa por +12dB e finaliza em OFF.

Esse botao como deve ficar, sei que isso nao eh regra, mas so pra eu ter um ponto de partida. Vou experimentar tambem inserir um EQ nessa via que vou mandar pro Main do HPA6.

Se o seu compressor for o Behringer Multicom PRO MDX4400, a seção de controle de cada canal é como a figura abaixo:

Seodecontrolecompressor.jpg


O threshold da seção compressor [1] trabalha em conjunto com o threshold do peak limiter [9]. Eu recomendo a vc que ponha o peak limiter em OFF e trabalhe apenas com o threshold do compressor da maneira que citei no meu post anterior. Um bom lugar para começar é o 0 dB. Se vc perceber que está limitando em excesso, aumente o valor do threshold. Como este modelo não tem attack ou release, é uma preocupação a menos.

Só mais um detalhe: tome cuidado com o botão COUPLE CH 3 MASTER [11]. Se vc acioná-lo, o canal 4 do compressor passará a ser controlado pelo canal 3. O canal 2 deve ter um botão semelhante que transfere o seu comando para o canal 1.

[]'s
 
David, o meu compressor eh outro modelo mas praticamente igual ao que voce passou...eh o MDX4600.

MDX4600_top.jpg


Sera que muda alguma coisa nesse modelo!
 
Raphael.

Nada muda na relação entre o threshold do compressor e o threshold do peak limiter. Vc pode seguir as sugestões que dei no outro post.

[]'s
 
David, tenho tambem uma via do EQ dbx sobrando, eu poderia ligar ele pra dar uma equalizada no sinal q vou mandar pros musicos tambem!
 
Raphael,

tenho tambem uma via do EQ dbx sobrando, eu poderia ligar ele pra dar uma equalizada no sinal q vou mandar pros musicos

Até pode ser, mas cuidado!

Nem sempre os músicos querem ouvir o som equalizado! Além disso, é complicado você fazer uma equalização única para vários instrumentos diferentes.

Eu prefiri investir em fones diferenciados. Para o baterista e contrabaixista, comprei Porta Pro, pois os graves são mais importantes para eles. Para violão e guitarra, outros da Koss mesmo (não lembro o modelo) com mais destaque nos médios e agudos. Já os tecladistas eu deixei em aberto. Uns preferem o Porta Pro, outro o outro modelo.

Um abraço,

Fernando
 
Eu comprei quase igual a voce, baixo, batera e teclado vao de Porta Pro, ja violao, guitarra e violino vao de Sparkplug.

Ontem chegou o Ultra DI, extensoes de fones e os plugs P10, hoje vou montar os cabos que vao ''linkar'' os instrumentos no HPA6.
 
Raphael Leal disse:
David, tenho tambem uma via do EQ dbx sobrando, eu poderia ligar ele pra dar uma equalizada no sinal q vou mandar pros musicos tambem!

Bersan disse:
Até pode ser, mas cuidado!

Completando a idéia do Bersan...

A principal finalidade de um equalizador nas vias de monitor é o controle de microfonia. Nos fones, não há este problema e normalmente a equalização que vc faz na mesa é suficiente. Vc pode usar esta via de EQ que está sobrando insertado em algum canal problemático ou no subgrupo do coral, por exemplo.

Mas lembre-se da máxima de Pat Brown: "Em Áudio, menos é mais". Quanto menos vc complicar, melhor.

[]'s
 
raphael leal disse:
Eu comprei quase igual a voce, baixo, batera e teclado vao de Porta Pro, ja violao, guitarra e violino vao de Sparkplug.

Ontem chegou o Ultra DI, extensoes de fones e os plugs P10, hoje vou montar os cabos que vao ''linkar'' os instrumentos no HPA6.


Ta ae a foto dos cabos que acabei de montar.

IMG_1469.jpg
 
Gente, ontem chegou pra mim os 3 Porta Pro que vamos usar la na igreja, peguei um deles e trouxe pra casa pra dar uma ouvida no som dele.

Usei ele com um MP4 Creative Zen VPlus, o grave dele eh demais!!!Sou suspeito pra falar pq gosto muito de grave, mas o do Porta Pro eh muito gostoso de se ouvir, usei tambem pra efeito de comparacao um Bose modelo mais antigo, nao lembro o numero dele, mas nem se compara com o Koss.

Agora so falta chegar os Sparkplug e o HPA6 pra gente estrear o sistema de retorno por fones. Se ansiedade matasse....
 
Raphael.

Depois que vc ouviu o Porta Pro, vc vai achar os graves do Sparkplug bem fraquinhos... rssss... eu comprei um Porta Pro pro meu filho ouvir o MP4 dele e comprei prá mim um The Plug... a diferença de qualidade nos graves é escandalosa. E olha que tanto o Sparkplug quanto o The Plug são excelentes. Lá na igreja, todos (inclusive o batera) usam o Porta Pro.

[]'s
 
David Fernandes disse:
Raphael.

Depois que vc ouviu o Porta Pro, vc vai achar os graves do Sparkplug bem fraquinhos... rssss... eu comprei um Porta Pro pro meu filho ouvir o MP4 dele e comprei prá mim um The Plug... a diferença de qualidade nos graves é escandalosa. E olha que tanto o Sparkplug quanto o The Plug são excelentes. Lá na igreja, todos (inclusive o batera) usam o Porta Pro.

[]'s

Entao vou tomar cuidado para q os instrumentistas que forem usar os Sparkplugs nao oucam o som do Porta Pro, pq se nao vai dar confusao hehe, todo mundo vai querer usar o Porta Pro!!!
 
Ontem comecei a instalar o sistema de fones, ja quase tudo funcionando e a estreia vai ser no culto de amanha, por enquanto eles vao ficar em cima da caixa de retorno pq ainda nao temos onde coloca-lo e tb nao compramos um rack, outra coisa q notei eh q ta tendo um ruido de fundo nos fones qndo o volume ta zerado, creio que seja por causa dos cabos de audio passando junto com os cabos de energia. Mas esse ruido creio eu que nao vai atrapalhar em nada. Depois conto pra voces como foi a estreia do sistema e posto algumas fotos da instalacao.
 
Back
Topo