Impressões sobre a Expomusic 2009 - Parte 1

bersan

Administrator
Moderador
Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Som ao Vivo:

Impressões sobre a Expomusic 2009 - Parte 1
http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=197

Aqui está um pequeno trecho do artigo:
"<p>Este ano foi a minha primeira vez que entrei como profissional do setor, das demais vezes comparecia nos dias destinado ao público em geral. Não sabia o que estava perdendo: realmente não compensa ir à feira nos últimos dias por alguns motivos simples:</p>
<p>- O estacionamento fica inteiramente lotado, além de custar R$ 18,00. No Shopping ao lado..."


Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,
Equipe Som ao Vivo
http://www.somaovivo.mus.br
 
Meninodosom,

baixo custo e line-array, cornetado ou não, são coisas excludentes, hehehe.

Eu também fiquei curioso, até fui no site da Selenium para verificar, ainda não tem nada sobre o produto lá.

Falando de caixas cornetadas, as cornetas servem para duas coisas:

- aumentar o SPL gerado pelo falante em relação a um sistema não-cornetado. É a mesma coisa que acontece quando alguém coloca as mãos na frente da boca, formando uma corneta e falando mais alto assim.

- dirigir o som. A corneta "dirige" o som para determinados lugares, influenciando assim na dispersão horizontal e vertical.

Então o quê imagino ser um line-array cornetado?

Bem, todo driver de line já é cornetado, então a diferença não é nos médios e agudos. Também todo line tem dispersão vertical controlada, caso contrário não é line, correto?

Então, sobra o que? Sobra algum tipo de sistema em que a dispersão horizontal seja controlada, ou pelo menos mais restrita que a maioria dos lines existentes por aí no mercado. Isto pode ser uma boa ideia para alguns tipos de ambiente, evitando assim que um line jogue som em cima das paredes, por exemplo.

Mas isto é uma ideia com base no modelo teórico. A conferir depois.

Um abraço,

Fernando
 
Olá amigos...

Show de bola a cobertura do evento...
Ia perguntar a mesma coisa sobre o line cornetado, agora tem uma coisa Fernando, você não achou no site da Selenium porque o produto é da LEAC's!
(A menos que seja o lina da última foto, mas não vi corneta nele...)

Seria esse line?

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.leacs.com.br/produtos.php?IdProd=215&IdCateg=29&TpAt=M">http://www.leacs.com.br/produtos.php?Id ... =29&TpAt=M</a><!-- m -->
 
Isinho,

vou repetir aqui as palavras do MarceloCavic:

"Mas para nós amantes de um bom PA, a Selenium apresenta seu primeiro Line Array cornetado. Tocou por poucos minutos na feira, o som agradou muito:"

expomusic2009p.jpg


Ok?

Fernando
 
Desculpem, acho que essa linha passou desapercebida para mim!
É que jurei ver uma corneta nesse line (e como acabei não lendo a frase acima, não imaginei que fosse o Selenium):

expomusic2009f.jpg
 
Isinho,

todo driver tem sua corneta, line-array ou não. Neste aí, está mais fácil de olhar isto que na maioria dos lines, mas que todos tem, isso tem.

Fernando
 
Guia de onda é só uma corneta com angulação especial e nome afrescalhado. Até porque todas as cornetas guiam as ondas...
 
expomusic2009f.jpg


"O Line é ativo, e o amplificador fica na caixa de graves (na foto, a de cima). A caixa de grave é equipada com dois alto falantes de 8 polegadas, as demais são compostas por 2 alto falantes de 4 polegadas e um drive."

Posso estar errado, mas acho muito estranho o fato das caixas de graves estarem em cima dos demais, pois bem sei que freqüências graves e subgraves se reproduzem melhor no chão, neste caso eu precisaria de mais potencia para que os graves cheguem e mesmo assim não sei se os graves ficariam bons.

Se estiver errado por favor me Corrijam

James Ribeiro
 
Os graves são mais eficientes no chão porque eles passam a ter que mandar o som para apenas uma metade de uma esfera e não uma esfera inteira (não sei se exliquei direito). Quando não estão mais no chão, essa vantagem já foi perdida, e mesmo que fosse melhor ter os graves mais pertos do público, acho que o ganho seria muito pouco.

E além disso, é bem mais seguro pendurar eles junto aos suportes, já que têm os altofalantes mais pesados e caixa maior. Seria muito difícil colocá-los na parte de baixo do array e ainda fazer a angulação nas caixas com os drivers, ainda mais sem comprometer a segurança.

E com os falantes de grave mais perto do resto do sistema, o acoplamento entre as vias é melhor.

Esses são os principais motivos que eu vejo para se colocar as caixas na parte de cima.
 
Bom, em relação a Praticidade, não tem como discordar, porem ainda sou a favor de caixas de grave Montras porem com o grave limpo, do que pendurá-las, pense comigo (não contradizendo o fabricante, apenas não acho ideal) ondas em 100hz (que geralmente é onde damos o corte) precisam de 1,7 metros na menor distancia para serem totalmente reproduzidas uma vez que ela mede 3,4 metros de comprimento de onda, imagine ondas de um bumbo e de um contrabaixo, não é a toa que existem estúdios com salas com 7 metros de altura, então como a onda vai reproduzir sua totalidade? Ela precisaria ficar o mais perto possível do teto, porém esta uma variável que não podemos calcular antecipadamente.

Gosto de praticidade, mas, por exemplo, em meu sistema da igreja eu uso um caixa de grave da JBL da década de 70, não me lembro o modelo, em que o falante fica de costas, a caixa é enorme, fui testar com um falante de 250Wrms, isso mesmo, 250Wrms(prendendo agora colocar de 600Wrms para cobrir uma área maior), e o grave cobriu todo o salão (acho que 25 m2) com 300 pessoas, lógico que tive que colocar o grave no talo e abaixar o médio e agudo, porem não distorceu e foi um dos melhores graves que já escutei, ai me pergunto de que adianta praticidade e caixas menores se não tem a mesma sonoridade.

Bom mas isso é assunto para outro tópico senão vamos fugir do foco...

...Sugiro ser aberto um tópico para discutirmos melhor o assunto.

James Ribeiro
 
25m², Isso é 5x5... Você quis dizer 250m²?
Colocar grave no talo e abaixar outras frequencias, acho que isso já é um sinal de esse sistema não é muito eficiente. Ou está meio fora de parâmetros.
Bem ,elhor esperar os jedis se pronunciarem...
 
Olá a todos,

James comentou...

Posso estar errado, mas acho muito estranho o fato das caixas de graves estarem em cima dos demais, pois bem sei que freqüências graves e subgraves se reproduzem melhor no chão

Rafalermm comentou...

Os graves são mais eficientes no chão porque eles passam a ter que mandar o som para apenas uma metade de uma esfera e não uma esfera inteira (não sei se exliquei direito). Quando não estão mais no chão, essa vantagem já foi perdida

Explicação correta a do Rafael. Mas há um detalhe que explica tudo. O ganho por acoplamento acústico de +3dB acontece tanto com o chão quanto com o teto! Evidente que no chão é muito mais fácil implementar, mas em algumas situações, por causa da estética, é necessário colocar junto ao teto.

Um abraço,

Fernando
 
Back
Topo