Karsect sem fio KRU 301

G

Guest

Guest
Olá pessoal, recentemente a Igreja comprou um microfone Karsect sem fio KRU 301 e sempre que usamos acontece uma interferência com a antena parabólica da vizinha, a antena capita todo som produzido no microfone, reproduzindo-o na televisão.
O que fazer para que não haja mais esta interferência? Já aconteceu isso com alguém?
A antena parabólica usa a frequência VHF e o microfone está no UHF.
Não sabemos o que fazer nesta questão, nos ajudem por favor.

Obrigado!
 
Talvez seja para a vizinha parar de ver novela e escutar o evangelho!!

Eu deixaria esse microfone ligado direto...

ehhehehehe
 
Olá Jreis, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Não sei o motivo do problema, desculpe. Sei que um transmissor de rádio (qualquer coisa que emita sinais de rádio) gera uma frequência principal (onde a qualidade e a distância alcançadas são máximas) mas também gera outras frequências, e uma delas deve estar interferindo no sinal de TV.

Não sei bem o que fazer (orar?), mas como os aparelhos são homologados pela Anatel, então o melhor é recorrer à Sonotec (distribuidora no Brasil da marca, <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.sonotec.com.br">www.sonotec.com.br</a><!-- w -->), ao fabricante da antena e, em último caso, à Anatel.

Passe a eles o problema, a distância envolvida, as frequências do microfone e do canal que capta o microfone, e conte aqui o resultado.

Um abraço,

Fernando
 
O que posso dizer é que nunca vi um sinal em VHF interferir num receptor de UHF. Os gaps entre as freqüências são muito grandes para que os harmônicos da portadora do microfone interfira na antena. Deve haver algum outro cabo ligado à TV que deve estar sintonizado na freqüência do microfone (ou em um de seus harmônicos primários) funcionando como antena.

[]'s
 
Jreis8...

Em nossa igreja temos um kit Karsect Kru 302 e a gente tinha um problema parecido com o seu...ao invés de interferir, o som sumia por um momento, a solução foi ajustar um botão que fica na parte de trás da base o nome é SQUELCH, um pequeno ganho neste controle resolveu o problema, verifique se o seu tambem possui este controle e faça um ajuste..

Espero ter ajudado.

Deus abençoe!
 
David,

você que é da área de telecomunicações...

A frequência principal gera harmônicos, igual aos do som, correto? Tanto para cima quanto para baixo?

Batista,

O Squelch é um controle que permite controlar a seletividade do canal. Quando você vira para um lado, ele aumenta a seletivadade (ele "trava" melhor na frequência específica) mas diminui o alcance, para o outro lado ele diminui a seletivadade mas aumenta o alcance.

Sua idéia é ótima, e boa para ser usada quando temos algum tipo de interferência no nosso equipamento, mas acho que não se aplica no caso dele: é o mic que está interferindo na televisão da mulher, não o contrário.

JReis,

a idéia do David é boa, de verificar se não há algum problema com a antena. Como me parece que ela não é da igreja, é de boa vontade com os vizinhos chamar um profissional da área de antenas para dar uma revisada no sistema e ver se existe alguma coisa a acertar. Mesmo que não resolva, isso mostra que vocês querem resolver o problema

Um abraço,

Fernando
 
Bersan disse:
A frequência principal gera harmônicos, igual aos do som, correto? Tanto para cima quanto para baixo?

Gera. Só que neste caso, mic em UHF e TV em VHF, as freqüências estão muito distantes uma da outra para que os harmônicos interfiram. Outra coisa estranha neste caso é que a potência do mic sem fio é infinitamente menor que a potência de irradiação de um sinal de TV. Tem de haver algo funcionando como outra antena.

[]'s
 
Na igreja onde congrego aconteceu um caso semelhante há muitos anos atrás.
Mas a vizinha se converteu. Hoje, é dirigente do Círculo de Oração.
O microfone era um Gemini duplo (eca). Era tão fraco de transmissão que se o pregador virasse as costas pro receptor o sinal cortava. Ou seja, só pode ter sido milagre ir parar na televisão da vizinha.
 
Será que não pode ser a própria tv q algum circuito nela funcione como antena? Vcs ja ouviram quando deixa o celular perto da tv aqueles barulhos q acontecem quando o celular ta recebendo alguma coisa neh?
 
Será que não pode ser a própria tv q algum circuito nela funcione como antena? Vcs ja ouviram quando deixa o celular perto da tv aqueles barulhos q acontecem quando o celular ta recebendo alguma coisa neh?

Isso acontece porque a frequencia dos CDMA no brasil são muito proximas aos eletro eletronicos.
Os celulares QuadriBand causam menos este problema...850/900/1800/1900 alguns smartphones em 2100/UTMS.


Bem provavel que o problema esteja nos receptores da TV. (quem sabe no receptor da parabólica, falo isso porque meu cel antigo fazia o receptor da tv a cabo ter varios barulhos)
 
jreis8..
O problema que vc esta enfrentando é devido o seletor de RF do receptor da parabolica, que deve estar com alguns filtros ruins ( capacitores ou transitores com passagem de baixa/alta). Pra resolver o problema faça o seguinte:

1º tente conseguir um outro receptor para colocar na parabolica da vizinha e fazer testes, o bom seria colocar de uma outra marca, mas caso não consiga vai da mesma marca que está sendo usada mesmo.

2º tente conseguir um outro microfone com frequencia diferente da que vc está usando agora, para vc fazer testes..

3º caso nenhuma das 2 opções anteriores resolva, então compre em qualquer eletronica um filtro de frequencia da mesma do seu microfone e instale na entrada de sinal (antena) do receptor que o problema será resolvido...

Apenas comentando.. seletores são compostos de bobinas, capacitores, fazem induntância e campos magneticos (alguns) por isso eles conseguem captar sinais de AM, FM, UHF e VHF ( se no seu caso é VHF c/ UHF, isso é devido ao fabricante que deve ter economizado alguns componentes na fabricação.

[]..
 
Ha.. mais uma coisa jreis8...

se possivel, vá até sua vizinha e verifique qual o canal ela está sintonizando (assistindo) na hora em que acontece a interferência, tipo ex:(SBT - posição V - Freq. 865) se for a mesma frequencia do seu mic.. tente entrar no modo de ajuste e mudar a frequencia p/ cima ou p/ baixo, alguns numeros...sem sair do sinal do respectivo canal, as vezes funciona.. e ai vc não vai precisar das alternativas acima..
[]..
 
David..
Sinal de RF são tanto VHF como UHF, o receptor pega todos... tbm AM e FM... faça um teste... pegue sua parabolica se tiver, e vai alternando as frequencias das bandas V e H, voce vai ver e notar outros sinais que irao aparecer... inclusive radio amador..

[]..
 
Galera,
Estou marcando com a vizinha para domingo realizarmos os testes.
Mantenho vocês informados.
E obrigado a todos pelo suporte.
 
Pessoal,
Chamei um técnico e ele explicou que para o problema ser resolvido é necessário um bloqueador de frequência no microfone, porém não conseguir encontrar este bloqueador em nenhuma casa de eletrônica aqui na Cidade, alguém poderia me informar o custo.

Obrigado!
 
Ola jreis8 ..

como é que é mesmo...
Chamei um técnico e ele explicou que para o problema ser resolvido é necessário um bloqueador de frequência no microfone
O problema não é seu microfone e sim o receptor da vizinha.. é nele que vc deve instalar um filtro da frequencia que esta interferindo.. só isso nada mais.. se vc colocar no seu microfone, eu acho que nem o seu receptor vai conseguir achar a frequencia do mic mais, isso se não for possivel vc trocar o seu microfone por outro de outra frequencia, mas qual o numero da frequencia que está com problema... ?
 
Leonardo, olhei no microfone e encontrei esta informação:

800-875 Mhz
775-566 Mhz

Irei novamente na quinta-feira realizar outro teste.
 
Se os filtros do receptor da TV estão com problemas, a vizinha tem de consertar o receptor ou trocá-lo. A culpa não é da igreja e não vejo pq a igreja tenha de solucioná-lo. A menos que vcs queiram pagar um preço para conquistar a vizinha para o Senhor... aí é outra história.

[]'s
 
Back
Topo