Notícia Lançamento: Sistema de Coluna – DB Acoustic

Então o problema não tem nada a ver com o sistema de amplificação, mas com o uso dele.
E o problema não afeta só caixas importadas... Temos vários exemplos de amplificadores nacionais classe AB rendendo muito menos que o informado no manual

Isso tem acontecido em alguns nacionais acima de 8000w, 10000w. e como leigo acho que esta relacionado a fonte mal dimensionada. Isso geralmente não acontece com amps de menor potencia, parece que a fonte aguenta legal e dá o que promete.
Mas mesmos mentirosos, se esse é o termo, ainda rende mais que o digital de mesma potencia.
Então se no ab nacional tem uma mentirinha, no digital importado de mesma potencia tem uma mentirona. kkk
Seria uma covardia colocar um digital desses naquela bancada de testes de 5min que vc se refere.
Isso é fato. todo PAzeiro mesmo que não tenha entendimento nenhum para interpretar manuais, os cara tem anos de estrada e já testaram varios amps na pratica. Vc colocar um Machine 6.0 pra brigar com um Crown XTI 6000 é facil prever o resultado.

Voltando as cxs ativas. Minha briga não é com o sistema de amplificação digital das importadas como disse. Mas acho sim os numeros sempre altos. Yamanha DBR 1000w, JBLPRX 1500w, ALto 2400w, KSC 1000w,Behringer 1000w e por aí vai...

Sky 600 - 340w (tem um classe D e um AB, mas com fonte nao chaveada) pow que diferença enorme nos numeros.
E o spl é bom. Briga bem com as citadas acima.

Agora me responde uma coisa, vamos considerar a formula: parcela 1 + parcela 2 = resultado
boa amplificação + bons transdutores e projeto acustico = bom spl
- Se uma caixa declara ter 1200w-2400w pico (parcela 1 elevada)
- Se a mesma caixa tem toda uma engenharia envolvida e bons componentes (parcela 2 elevada)
- Logicamente devido a soma das parcelas ela tem obrigação de ter um spl absurdo. A potencia 2400w é absurda.
Tinha que tocar igual uma EAW KF. Os numeros fazem vc pensar assim.
Mas aí o spl declarado no manual não é tão elevado assim.
Então em qual parcela esta o erro?
- na parcela1? - o amp não dá o que promete ? rende bem menos implicando no resultado final e o trazendo para baixo?
- na parcela 2? - utilizaram um falante de concreto?
Uma das duas parcelas é responsavel pela queda de rendimento.

Então a suposição que eu chego é que a caixa tem sim bons componentes mas a amplificação esta "mascarada",
numeros altos porque isso chama mais atenção que o spl final. Isso é a primeira coisa que reparam na hora de comprar.
 
Mas mesmos mentirosos, se esse é o termo, ainda rende mais que o digital de mesma potencia.
Você tem provas disso?
De onde você tirou essa informação? Pode compartilhar conosco?

O fato de um amplificador digital ser testado de maneira diferente (por conta de tipologia) não significa que seja mais fraco.

Você tem distinguir potência de Pico com RMS contínua, e ver, além de tudo, todas as informações.

Yamaha DBR
http://download.yamaha.com/api/asset/file/?language=pt&site=br.yamaha.com&asset_id=63433

Pico: 1000 watts
RMS: 465 watts

QSC K10
Amplificador de 1000 watts
SPL : 129 dB peak -informação do manual

1000 watts nesse caso certamente deve ser pico. No manual não especifica.
Mas o SPL é racional

Agora é racional colocar no manual que a Sky 600 usa um amp de 340 watts (verdadeiro), mas produz 131db de pico?????
Não vamos pegar no pé só por um lado. Informação mentirosa abrange também SPL!
Lembrando que segundos papers divulgados a Sky 600 tem 100db de SPL, e que com os 340 watts chegaria a 126,1 db de SPL. Para atingir esses sonhados 131, teria de ser amplificado por 1050watts.

Para deixar claro, sou contra QUALQUER informação mentirosa, seja potência, SPL, peso, o qualquer outra coisa!
Pior ainda empresa que fala que duas colunas de seus lines fazem mais de 1.000.000 de pessoas...

---------------------------------------

Mas o foco do tópico não é esse, e não vou mais me pronunciar sobre isso.


======================================================================

Agora o que importa!!!!!


Estamos agendando um teste com esse sistema!

O que vocês gostariam que fosse abrangido por esse teste???
 
"Você tem provas disso?
De onde você tirou essa informação? Pode compartilhar conosco?"

Faça um teste auditivo e verá. Ou melhor, ouvirá. Simples
Aqui mesmo no forum tem relatos de Nashville batendo em Crown e Inuke com potencia declarada muito superior. (só vc jogar na busca e verá). Qualquer grupo de debate em outros foruns, facebook, isso é comentado.
Só não falo nada de Labgrupen e Powersoft porque nunca comparei lado a lado com nacional de topologia diferente. Agora o resto... Meus ouvidos sempre diz a mesma coisa: "numeros altos e rendimento nada compativel"
Então a caixa marca Alto que citei tem o modulo interno com potencia de 1200 continuo e 2400 de pico, mais que um X5 em mesma impedancia? Manda 800w de pico em 1 drive. E rende x spl como outras similares com potencia bem menor.
Sinceramente fica dificil de acreditar nesses numeros.

E o assunto não foge do topico. tudo começou estipulando uma potencia de 3000w total para tocar 2 subs e 2 torres.
Só as torres são 85w x 12 e o amp promete 700w para cada. Então já esta subdimensionado. nem vou comentar os subs.
Agora imagina se esses 3000w considerados totais e real baixar mais ainda por "fatores desconhecidos"

O termo "amp mentiroso" parece pesado demais. Mas o Murilo disse a mesma coisa com essas palavras segundo meu entendimento. E vc não fez nenhum retrucamento, Isinho.

"O conector de AC aparentemente é de 10A, e bi-volt, não creio que o consumo passa muita coisa de 1000W Everton, resta saber quanto a qualidade do modulo, potência real vs especificada. É um sistema interessante e o preço ta muito bom. "

Encerro por aqui também e poe logo essa bagaça pra tocar no teste.
 
Por isso que vamos testar!

Aliás, o que quer que observemos no teste, algo em especial?
É bom juntar aqui as dúvidas pra gente se ater melhor ao teste.

Agora, quanto ao dobro da potência por falante, isso é discutível. O Andrei mesmo estava comentando sobre isso esses dias aqui no fórum.
Quanto ao Murilo, entendi que ele falou da parte elétrica e possível rendimento, mas não comparou digital com AB, que foi o motivo da primeira postagem contigo.

Mas segue o tópico!
 
Agora é racional colocar no manual que a Sky 600 usa um amp de 340 watts (verdadeiro), mas produz 131db de pico?????

No caso da SKY600 muito provavelmente eles utilizam o falante Fane SOVEREIGN 12-200 com 100db de SPL e 200W de potência... neste caso: 100db spl + 23db (200W) = 123db spl contínuo (desconsiderando compressão e outras percas...) até aqui tudo OK, só não entendi porque +8db de pico??? pelo que sei são +6db.....

De todo jeito, em relação as importadas citadas acima e outras também, todo mundo está fazendo isso.... arrendonda pra cima aqui.... aumenta uns db ali... aumenta a "Wattagem" do negócio..... um exemplo que já questionei aqui foi a FBT Promaxx 14a com 135,5db de spl máx.. nem aqui nem na china ela alcança isso no OUVIDO até porque mais 4,5db ela irá competir com uma turbina de avião.... e aí já é o limiar da dor!

De todo jeito são caixas que fazem bonito, dá gosto de ouvir!!!
O que me preocupa é quando a mentira é grande demais, por isso também estou louco pelo teste......
 
O fabricante vai ceder o sistema para testes? É isso? O sistema vai tocar sozinho para analise?
O fabricante fez alguma ressalva, ou pode ter na sala outro sistema similar para efeito comparativo?

Dificilmente vai ter outro sistema similar de colunas disponivel (tipo o Evox) para montar lado a lado.
Mas podiam colocar pelo menos um 2.1 no mesmo salao para efeito comparativo. Tipo 1 par de 310 + 1 Sub (isso eu acho que vcs arrumam com mais facilidade)
 
O fabricante até agora não fez nenhuma ressalva. Não sei se vou conseguir outros sistemas para comparação porque não tenho sistema próprio.

Mas temos muitos referenciais que dá para ter uma ideia. Mas não sei se seria o foco comparar ao lado de um sistema convencional, já que a proposta é completamente diferente.
 
Eu Enxergo da seguinte forma:
Quando os fabricantes informavam o rms "quase" ninguém levava um numero tão pequeno a sério.
Quando os fabricantes começaram a informar em PMPO como o número cresceu logo logo os clientes compravam satisfeitos, comprando apenas um numero maior, mas trazia a sensação de comprar algo mais potente.
Quando a informação de que o PMPO seria um numero " FALSO" que na verdade o que se deveria levar em consideração seria o RMS, e que geralmente o PMPO seria o dobro do RMS, os clientes chumbaram a informação que PMPO é o dobro de RMS.
Outra vez as empresas se aproveitaram disso e criaram a potencia de PICO que não passa do PMPO em outra linguagem, sendo que de alguma forma fica 4 x mais o rms.
Como até eu estou achando o post meio Cafuso vou dar um exemplo:
Antes: Potencia 300rms 600pmpo.
Agora: Potencia contínuos 300, Potencia média 600, Potencia de pico 1200.
Realmente se a pessoa não trabalhar com isso ou não conhecer sobre o assunto fica muito fácil de se confundir.
Mas as empresas tem aquela velha carta na manga... A famosa forma de medição que mais uma vez é confusa, mas existe, não deixando as empresa nas mão de processos jurídicos, porque uma coisa é vender um produto para um brasileiro e outra muito séria é vender um produto em um país levado a sério.
 
Curiosidade: Olhando as fotos/manual do modulo de amplificação. Como ficaria a ligação dos cabos??
Não consegui entender pois precisa de 3 saidas amplificadas independentes
torre L e torre R individuais devido ser stereo
+ 1 saida mono provavelmente 4 ohms para 2 subs

Funcionando no 2.1 tudo certo.
torreL e torreR no speakon e o sub ta ligado internamente.

Agora no 2x2 como ficaria?
Só identifiquei visualmente 2 saidas speakon no modulo. provavelmente cortadas na frequencia das torres.
(descarta a hipotese das torres serem ligadas entre si, pois perderia o stereo)
Como alimento o sub passivo do outro lado? será que ambos subs tem um speakon na propria madeira para interliga-los?
 
O esquema de ligação é bem simples @Sandro_Alves, segue descritivo:

Esq_Ligação.png

Veja que a ligação entre os 2 subs é feita através de um cabo de 4 vias, levando o sinal tanto do sub quanto da top.
 
Nossa, vacilo meu, costume de só usar cabos 2 vias.
Acabei esquecendo que esses conectores tem 4 polos a disposição.
No manual tá tudo explicadinho. valeu
 
O fabricante até agora não fez nenhuma ressalva. Não sei se vou conseguir outros sistemas para comparação porque não tenho sistema próprio.

Mas temos muitos referenciais que dá para ter uma ideia. Mas não sei se seria o foco comparar ao lado de um sistema convencional, já que a proposta é completamente diferente.

Penso que seria mais interessante comparar com sistemas convencionais, pois assim teremos uma ideia se vale a pena usar "coluna" em vez de caixas convencionais.

Nos testes, comparando com caixas convencionais poderiam observar algums aspectos:
1 - Area de cobertura. Normalmente estes sistemas tem um area de cobertura horizontal muito maior que os sistemas convencionais, o que ajuda muito.
2 - Alcance.
3 - Diferença de SPL em relação a distancia de alcance(Quantos spl ambos sistemas perdem em uma mesma distancia
4 - Cancelamentos. Em uma possivel comparação do sistema em coluna com dois elementos e dois elementos do sistemas convencional(duas caixas juntas)
5 - Inteligibilidade.
6 - Linearidade do som em distancias variáveis.
 
Penso que seria mais interessante comparar com sistemas convencionais, pois assim teremos uma ideia se vale a pena usar "coluna" em vez de caixas convencionais.

@stract, todas as vezes que utilizo sistemas deste estilo fico me perguntando pq insisto nos convencionais.... Tudo bem que dos que utilizei estão: ICLive da Renkus Heinz, Evox8, NXL24a.....
 
na minha opnião as colunas vão ganhar muito espaço em vários segmentos. Só acho o preço meio salgado ainda.
 
Pois é stract, seria bem interessante testar assim... Tenho de ver se consigo um sistema equivalente e se eles não tem nenhuma ressalva
 
Não só eu mais sei que vários outros aqui no fórum estão ansiosos por este teste....

Será que seria fácil também "levar p/ briga" o sistema da Staner que tem preço semelhante?

E uma dúvida que me apareceu agora.... Considerando que tenho um sub que me atenda.... e queira adquirir somente as altas.... o que seria necessário fazer para "ajustar" este sistema?
 
Staner é impossível, além de longe, quando entrei em contato com eles, não demostraram interesse em nos atender na época...

Por mim precisaria de um processador, para os cortes, e amplificador para as altas. Mas esses detalhes você consegue com o fabricante.
 
Back
Topo