Ligação de 2 Mesas de Som via Direct Box (DÚVIDA)

Lucas Braga

New Member
Galera,

Pode parecer uma pergunta idiota, mas como não entendo muito bem do assunto ...

Bom, na minha Igreja estamos dando uma reformulada no sistema de som.

Lá, nós possuímos duas mesas: EPM 12 da Soundcraft e a Yamaha 166 CX.

A Yamaha fica perto dos músicos e nós enviamos o sinal dela via stereo out para a Soundcraft que fica a uns 30 metros dela lá atrás no templo.

Minha dúvida é:

Fiquei sabendo que a saída stereo out possui nível de linha. Sendo assim seria necessário, devido a distância e qualidade do sinal, utilizar um direct box para liga-las?

Ou seja, eu tiraria o sinal em nível de linha da Yamaha, ligaria no Direct Box que fica no rack dela e enviaria o sinal para os conectores de MIC da Soundcraft.

Observações:

Esse direct que eu faria isso é o mesmo que eu ligo os instrumentos e envio para a Yamaha., pois é de rack.
 
Lucas Braga,

Da uma olha se a saída stereo out da yamaha é balanceada, se for pode ligar direto na sondcraft pela entrada de linha, mas se vç quiser ligar via direct box pode ligar tranquilo
 
Leandro,

As saídas da Yamaha são balanceadas.

Mas eu não teria um ganho na qualidade do sinal enviado a mesa Soundcraft caso fizesse a ligação via Direct Box (apesar de já ligar todos os instrumentos na Yamaha via direct box)?
 
Não tenho muita certeza, mas se a saída é de linha o sinal já sai com um alto ganho e não perderia muito sinal...............................

Espera o pessoal com mais experiência responder sobre o assunto, agora eu também fiquei com dúvida............... 8)

Abraços!
 
Se a saída é balanceada não precisa de DI, vai ser um circuito a mais no caminho entre as mesas sem acrescentar algo realmente proveitoso. Ligue direto na entrada Line da Soundcraft e seja feliz.
 
Em nossa Igreja os operadores de som não ficam encarregados dos instrumentos.

A eles basta somente regular o volume geral.

Os controles de grave, médio e agudo ficam em flat na mesa Soundcraft, que fica atrá do templo.

As equaizações dos instrumentos são feitas na mesa Yamaha 166CX.

Isso se deve ao fato de não possuirmos direct out`s na yamaha e, também, por que precisamos de auxiliares e subgrupos para os retornos de fone na frente (próximo aos músicos).

A minha dúvida surgiu pelo fato de a distância entre as duas mesas ser grande, aproximadamente 30 metros (apesar de já ligarmos todos os instrumentos via direct box na yamaha).

Também fiquei em dúvida se a sonoridade ligando as duas via direct box não seria melhor ...

Obs:

Também tenho outra dúvida:

Qual direct box é melhor?

O DI 100 ativo (Behringer) ou o IMP2 passivo (Whirwind)?
 
Aliás se a Yamaha fica perto dos instrumentistas, nem precisariam de DI's entre os instrumentos e a mesa...
 
Pois é Ilsinho,

Mas e no caso de mandar o sinal dessa mesa por 30 metros de multicabo para a outra mesa, que fica atrás do templo?

Aí precisaria né?

Obs:

O IMP2 passivo (Whirlwind) é melhor que o DI 100 ativo (Behringer)?
 
Lucas Braga disse:
As equaizações dos instrumentos são feitas na mesa Yamaha 166CX.

Caramba meu, que complicação desnecessária.
Desde quando se equaliza alguma coisa nos PAs de cima do palco? Ouvindo "as costas" das caixas...
Liga tudo na Soundcraft EPM12 lá atrás.
O técnico equaliza, mixa, e faz os volumes dos PAs e retornos.
Ai sim vc coloca os IMP2 nos instrumentos, e pronto.

É a ligação mais fácil, mais simples, mais correta, mais barata e com melhor resultado, com certeza.

A Yamaha tu deixa de standby ou para crescer o número de canais, se precisar em algum evento.
 
gabriel_renascer,

Rsrsrs ... Até eu já estou confuso! rsrsrs

Estou complicando td ... rsrsrs

Na verdade lá nem tem palco. Mas a posição para equalizar é ruim msm ...

Se a mesa da frente tivesse direct outs até faria sentido né?

Vamos ver o que a gente faz ...

Valeu!
 
Lucas Braga disse:
Se a mesa da frente tivesse direct outs até faria sentido né?

Aí que tá, meu caro... Não precisa existir "mesa da frente".
É só mandar os sinais direto pra Soundcraft lá no fundo do imóvel, através de um multicabo.
E controla tudo por lá, ouvindo as caixas de frente, igual as pessoas.
 
O ideal seria isso.

O problema é que nós utilizamos retorno de fones.

No caso, seria ideal eu trazer o sinal dos auxiliares da mesa soundcraft para frente, né?

Porque nós precisamos que os músicos se ouçam e ouçam outros instrumentos.

Atualmente, a gente faz isso através da saída link dos direct boxes para a entrada do aux in do Powerplay E no main in a gente entra com um auxiliar da mesa Yamaha com (outros instrumentos que não utilizam fone). Dessa forma, o instrumentista consegue, além dele mesmo, ouvir pelo menos dois outros instrumentos.
 
Olá a todos,

alternativas não faltam.

1) Você pode fazer uma ligação XLR OUT (Yamaha) - XLR IN (Soundcraft)
Funcionará, mas mantenha os ganhos baixos, ou melhor, mantenha a saída da Yamaha bem baixa, de forma que o sinal não exceda o nível de mic, queimando alguma coisa.

Problema: se alguém um dia levar os Masters Outs da Yamaha para o máximo... 2 canais queimados.

2) Você pode fazer uma ligação XLR OUT (Yamaha) - P10 TRS - P10 estéreo (Soundcraft)
Funcionará também, sem riscos, pois você estará ligando na entrada de linha agora. Resolvido.

Problema: pode haver uma pequena perda de agudos. Teste se o ouvido reclama de alguma coisa.

3) Pode testar com os dois Direct Box sim, sem problemas. E em vez de perguntar qual é melhor, ouça os dois, use o que melhor te agradar.

Eu, pessoalmente, usaria a opção 2. A perda de agudos deve ser imperceptível.

-----------------------
Solução para o seu problema de ter uma mesa lá na frente:

Você NÃO precisa tirar o sinal via DIRECT OUT. Também pode tirar o sinal pelo INSERT, bastando fazer um cabo especial.

Cabo:

Na mesa, P10 TRS - cabo coaxial - no amplificador de fones outro P10 TRS.

Nos conectores P10, faça um jamper (uma ligação) entre os dois sinais da ponta (Tip e Ring). Pronto, você já tem alimentar seu amplificador de fones sem problema. Imagino que seja um Behringer Powerplay ou Alto HPA ou outro semelhante (Samson, etc).

O único problema, óbvio, é que você não terá mais saídas Insert para processar algum sinal.

Um abraço,

Fernando
 
Não!

A opção dois é:


2) Você pode fazer uma ligação XLR OUT (Yamaha) - P10 TRS - P10 estéreo (Soundcraft)
Funcionará também, sem riscos, pois você estará ligando na entrada de linha agora. Resolvido.

Problema: pode haver uma pequena perda de agudos. Teste se o ouvido reclama de alguma coisa.

Eu, pessoalmente, usaria a opção 2. A perda de agudos deve ser imperceptível.

Você não necessita de DI!
Ele serve para balancear e/ou atenuar sinal!
E seu sinal já é balanceado...
 
Back
Topo