Ligação de 2 Mesas de Som via Direct Box (DÚVIDA)

Gente, até esqueci de falar uma coisa.

Sabe porque a melhor opção, ao meu ver, é XLR OUT - P10 TRS?

Porque tanto a Yamaha quanto a Soundcraft tem entradas LINE (P10) do tipo balanceadas. Ou seja, o seu sinal ficará livre de ruídos e interferências.

Entretanto, como citado, devido à grande distância pode haver perda de agudos.

Um abraço,

Fernando

Ah... apesar de serem ótimas mesas, bom mesmo seria trabalhar com uma só, e não com duas.
 
bersan disse:
Entretanto, como citado, devido à grande distância pode haver perda de agudos.

Bersan,

Mesmo com os instrumentos já sendo ligados via direct box na yamaha (que fica na frente)?

Obrigado!

Obs: Se eu fosse fazer isso (ligação das duas mesas) seria pelo mesmo direct box de rack que eu ligo os instrumentos. Isso não teria problema né?
 
Lucas,

1) a perda se deve ao cabo grande entre uma mesa e outra. Mas, sinceramente, só ouvindo mesmo, e na minha opinião a diferença será mínima.

2) Pode sim, sem problemas.

Um abraço,

Fernando
 
não entendi duas coisas:

vc usa duas mesas, uma para monitor e outra para PA?

outra coisa, oq vc chama de fundo seria a mesa de PA e a que vc chama de frente seria a de monitor? pq frente é a de PA. acho que vc inverte esse raciocínio.
 
Emerson,

Quando disse fundo ou frente, me referi ao posicionamento delas na minha igreja.

Mas a galera me deu uma luz aqui. Vou ver se consigo utilizar só uma mesa a partir de agora.

Obrigado!
 
Lucas Braga disse:
Quando disse fundo ou frente, me referi ao posicionamento delas na minha igreja.

desculpe, ainda não entendi:

oq vc chama de fundo seria a mesa de PA?
e a que vc chama de frente seria a de monitor? pq pra mim, é o inverso.
responde por favor, até pra gente entender melhor oq vc chama de frente e fundo, que eu não consegui entender. to "boiando" nesse posicionamento. e creio que outros colegas tb não entenderam.

e vc usa duas mesas, uma para PA e outra para retorno?

muito obrigado.
 
Emerson,

A mesa Yamaha fica perto dos instrumentos (lá na frente, na Igreja).

A mesa Soundcraft fica lá atrás, na Igreja.

Na mesa Yamaha nós ligamos todos os instrumentos e enviamos o sinal L/R via multicabo para a Soundcraft.

Nos canais da Soundcraft que jogamos o sinal da Yamaha, deixamos os controles de grave, médio e agudo flat.

Aos seus operadores resta a tarefa de regular o volume geral dos instrumentos no PA. Os microfones (para o pastor e irmãos) também são ligados na Soundcraft.

Essa configuração não foi considerada ideal pela galera, porque na verdade nós deveríamos equalizar os instrumentos lá de trás e não de costas para o PA.

O problema é que eu utilizo retornos de fone lá na frente e precisaria de alguns auxiliares. Todos os auxiliares da Soundcraft já são utilizados para outras coisas.

Para resolver esse problema, o Bersan deu a sugestão de utilizar os inserts da mesa.

Vou ver se consigo implantar isso lá na Igreja.

Abraço!
 
deixa eu ver se entendi:

"A mesa Yamaha fica perto dos instrumentos (lá na frente, na Igreja)."
eu entendi assim: que a yamaha faz o monitor (retorno). estou certo?

"A mesa Soundcraft fica lá atrás, na Igreja."
a soundcraft faz mesa de FRENTE? (PA)? essa sim costuma se chamar de mesa de FRENTE, vc inverte.

"Na mesa Yamaha nós ligamos todos os instrumentos e enviamos o sinal L/R via multicabo para a Soundcraft."
vc mixa o PA de trás do PA? e envia o master lá pra frente só pro o operador aumentar e baixar o volume único geral?

"Nos canais da Soundcraft que jogamos o sinal da Yamaha, deixamos os controles de grave, médio e agudo flat."

"Aos seus operadores resta a tarefa de regular o volume geral dos instrumentos no PA. Os microfones (para o pastor e irmãos) também são ligados na Soundcraft."

desculpem, mas vcs entenderam claramente tudo?????

o colega usa duas mesas normalmente? PA e monitor? ou inventou de mixar metade dos canais numa mesa e a outra metade do PA na outra?

ou está confuso mesmo ou estou lerdo nesse tópico.
 
emartinspereira disse:
eu entendi assim: que a yamaha faz o monitor (retorno). estou certo?

a soundcraft faz mesa de FRENTE? (PA)? essa sim costuma se chamar de mesa de FRENTE, vc inverte.

Emerson,

Segundo essa nomenclatura, SIM:

A Yamaha é a mesa de Monitor (Retorno) e a Soundcraft é a mesa de Frente (PA).

Quando utilizei os termos "TRÁS" e "FRENTE", estava me referindo ao posicionamento dessas mesas no espaço físico, onde elas estão situadas na minha Igreja. NÃO em relação ao seu papel no Sistema de Som.

emartinspereira disse:
"Nos canais da Soundcraft que jogamos o sinal da Yamaha, deixamos os controles de grave, médio e agudo flat."

o colega usa duas mesas normalmente? PA e monitor? ou inventou de mixar metade dos canais numa mesa e a outra metade do PA na outra?

NÃO!

Na Soundcraft, nós deixamos os equalizadores dos canais onde chega o sinal da Yamaha, Flat`s. A equalização dos instrumentos (controle de graves, médios e agudos) é feita na Yamaha, "mesa de MONITOR".

Já os microfones da Igreja, são ligados diretamente, via multicabo, na Soundcraft, "mesa de FRENTE".

Dessa forma, os operadores da Soundcraft são responsáveis por equalizar os microfones, e lógico, operar os compressores, crossovers, etc.

E, SIM:

Nós precisamos mudar isso, pois estamos equalizando os instrumentos (frisando, somente os instrumentos) de costas para o PA.


Obs:

Na minha igreja, não tem palco. Os músicos tocam ao lado do Púlpito.

Dessa forma, quem está operando a Yamaha, possui uma caixa acústica do PA de frente para ele, ou seja, há como ouvir o som direcionado à platéia.

Isso, de certa forma, ameniza os problemas.

Mas é lógico que o ideal seria operar tudo lá de trás mesmo.
 
vcs mixam instrumentos em uma e mandam pra usar lá na da frente entrando na outra como se fosse um "subgrupo" de instrumentos?

eita confusão na minha cabeça.

ainda não consegui desenhar isso na minha imaginação.
 
as entradas e as saidas das mesas podem ser balanceadas, mas o cabo que interliga as mesas tambem tem que ser balanceado se nao vai continuar a mesma coisa!
 
opa!, estou com um problema parecido, e gostaria da sugetão dos colegas.

nós adquirimos uma mesa lx7 de 32 canais que poremos no fundo do templo para controlar o som do PA, e deixarei uma yamaha mg166c para retorno. nós temos uma medusa de 32 canais onde há 20 canais jampeados no painel para ligar o retorno fazendo que um mesmo sinal seja mandado para a mesa de PA e mesa de retorno ao mesmo tempo.
na verdade eu gostaria de mandar todo o sinal para a mesa de PA e retornar esse sinal via algum out para a mesa de retorno, pois queria ter a qualidade dos prés da soundcraft no meu retorno tambem. como a medusa tem 32 canais e a mesa do PA tem 24 canais mono penso em usar os 8 canais que sobreram na medusa para fazer o retorno.

está correto esse pensamento?
alguma sugestao?
 
Me corrijam se estiver errado, o direct out é o mesmo sinal da entrada, então não passa pelo pre da mesa. Salvo algumas exceções em que se pode controlar adicionando EQ e etc...
 
Me corrijam se estiver errado, o direct out é o mesmo sinal da entrada, então não passa pelo pre da mesa. Salvo algumas exceções em que se pode controlar adicionando EQ e etc...

Raphael, acho que não...
Pelo menos na LX7, o direct out sempre "sai" equalizado, esteja ele pré ou pós fader...
Só que na primeira opção, só o que influencia é o knob de ganho...
Acho que na esmagadora maioria das mesas com D.O. ele passa pelo pré e há a opção de ser pré ou pós fader...
 
Back
Topo